Renault Oroch Iconic 2025 1.6 Manual: Motorização básica e interior bom para o segmento, mas merece a atualização do Duster

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A Oroch é a picape da Renault que rivaliza com Toro, Montana e até com a Strada e Saveiro, dependendo do ponto de vista.

Possui motorização robusta, preço atrativo (em algumas versões), mas carece de uma atualização visual.

Avaliamos uma unidade da Oroch Iconic, com motorização 1.6, e trouxemos todos os detalhes para você.

A versão Iconic parte de R$ 131.150,00, fica posicionada logo abaixo da de topo, Outsider, e vem de série com:

Rodas de liga 16”, alargadores de para-lamas, capota marítima, interior com detalhes em laranja, ar-condicionado digital, sensor de chuva, sensor crepuscular, câmera de ré, direção eletrohidráulica, ABS, controles de estabilidade e de tração, banco do motorista com ajuste de altura e lombar, volante multifuncional, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, assistente de partida em rampa e mais.

Motorização faz o básico

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A Oroch possui versões com o potente motor 1.3 turbo, que apresenta bom desempenho, mas a versão descrita é acompanhada do propulsor 1.6 aspirado.

Esse motor é robusto e velho conhecido no mercado, dito isso, não espere grande performance do conjunto.

Rendendo 120 cv e 16,2 kgfm no etanol, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas, traz números de performance no máximo aceitáveis.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8s, enquanto a velocidade máxima é de 169 km/h, pouco mais que a do Kwid, por exemplo.

A Montana Turbo, com câmbio manual, faz a aceleração também na casa dos 11s, mas tem velocidade máxima de 180 km/h.

A Strada Turbo, que parte de R$ 139.990,00, tem desempenho superior, com 0 a 100 km/h na casa dos 10s e velocidade máxima de 180 km/h.

A carga útil da Oroch Iconic é de 650 kg, enquanto o volume da caçamba é de 683 litros.

A carga útil da Strada é a mesma, 650 kg, enquanto o volume da caçamba anunciado é de 844 litros, porém esse dado é um tanto quanto controverso.

No ponto de vista consumo, a Oroch faz, no etanol, 7,4 km/l na cidade e 8,0 km/l na rodovia. Na gasolina, são 11,3 km/l na cidade e 11,6 km/l na rodovia.

Strada Turbo faz, com etanol, 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na rodovia, com gasolina são 12,1 km/l e 13,2 km/l, respectivamente.

A Montana faz, no etanol, 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na rodovia, enquanto na gasolina são 12,0 km/l e 13,6 km/l, respectivamente.

Interior simples, mas bom para o segmento

A Oroch Iconic tem alguns adornos que tiram o ar de “versão de entrada”, mas não espere um interior luxuoso nem nada do tipo, essa não parece ser a proposta do modelo.

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Costuras e detalhes em laranja são o principal diferencial da versão, podem ser vistos já nas forrações de porta, que têm couro preto e costuras laranjas.

Alguns detalhes em prata e cromado deixam o conjunto acima de algumas concorrentes, que usam mais plástico preto.

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Adentrando o habitáculo, o volante é bem simples, com alguns detalhes prateados e poucos botões de fato funcionais.

Cluster é analógico, com o computador de bordo e velocímetro digital na região central, nada muito bonito, mas agradável para a proposta.

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A multimídia fica na porção superior do painel, destacada do conjunto, tem um desenho um pouco ultrapassado, mas cumpre a função.

O painel é bonito, com uma linha laranja que percorre toda sua extensão e acabamentos prateados nos difusores de ar, o conjunto possui apenas linhas retas, com poucas ou nenhuma curva.

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Os comandos de acionamento do ar-condicionado são rotativos, com frisos cromados.

O console central é bem simples, assim como a manopla de câmbio, sem muito destaque além do acabamento cromado.

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Os bancos de tecido têm abas contidas, com padronagem cinza-claro e escura e a linha laranja, que não poderia faltar.

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Na segunda fileira, o nível de acabamento decaí um pouco, como de praxe no mercado, notável facilmente já nas forrações de porta, visivelmente mais “peladas”.

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O espaço para as pernas não é lá essas coisas, mas não perde para as rivais menores.

Merece atualização seguindo o Duster

A Oroch está com visual ultrapassado, basta olhar seu irmão Duster, que recebeu atualizações estéticas importantes.

O segmento pede por outras qualidades em detrimento da estética, isso é fato, mas certamente o mercado está mais exigente até para picapes, o que pode impactar as vendas do modelo negativamente.

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Começando pela dianteira, com seus faróis um tanto quanto grandes, estão distantes do que hoje é aplicado no Duster, mais achatados e modernos.

Têm acabamento em preto brilhante, que melhoram o aspecto, mas ainda é um tanto ultrapassado.

A grade frontal possui frisos cromados que adornam o conjunto. O logo da Renault tem grandes proporções, igualmente cromado.

A porção inferior da dianteira é repleta de plástico preto que, nesse caso, passa um aspecto de robustez, vindo a calhar para a proposta.

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O capô tem vincos sutis, não trazendo muita complexidade.

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Os racks no teto são em preto fosco, combinando com a proteção da caçamba, com o contorno das caixas de roda e para-choque.

As maçanetas e o acabamento do retrovisor são em preto brilhante.

As rodas com fundo preto e face diamantada combinam com a proposta.

Na traseira, as lanternas têm acabamento quase inteiramente preto, deixando vazar a luz somente por determinados pontos. Assim como nos faróis, a intenção é boa, mas o desenho está cansado.

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Na tampa da caçamba, somente o modelo “Oroch” e o logo cromado da Renault são visíveis.

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O interior da caçamba é bem protegido, atendendo bem ao uso para trabalho.

Em vendas, não se sai muito bem

A picape tem concorrentes de peso, considerando a proposta ou preço, podemos compará-la à Strada, Saveiro, Montana e até Toro.

Entre as cinco, a Oroch é a que vende menos.

No acumulado de janeiro a julho de 2024, a picape da montadora francesa emplacou 7.308 unidades, colocando-a na décima posição dentre os comerciais leves.

O segmento é liderado pela Strada, com 70.789 unidades emplacadas, quase 10x mais que a Oroch.

Na segunda colocação, com bem menos emplacamentos, está a Saveiro, ao todo foram 28.862 unidades.

A Toro, triscando a Saveiro, está na terceira colocação, com 28.853 unidades.

Montana, na sexta posição, emplacou 15.373 unidades.

Uma atualização é bem-vinda para tentar alavancar um pouco as vendas da Oroch, que nunca foi líder do segmento, mas tem pontos positivos.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.