A Oroch é a picape da Renault que rivaliza com Toro, Montana e até com a Strada e Saveiro, dependendo do ponto de vista.
Possui motorização robusta, preço atrativo (em algumas versões), mas carece de uma atualização visual.
Avaliamos uma unidade da Oroch Iconic, com motorização 1.6, e trouxemos todos os detalhes para você.
A versão Iconic parte de R$ 131.150,00, fica posicionada logo abaixo da de topo, Outsider, e vem de série com:
Rodas de liga 16”, alargadores de para-lamas, capota marítima, interior com detalhes em laranja, ar-condicionado digital, sensor de chuva, sensor crepuscular, câmera de ré, direção eletrohidráulica, ABS, controles de estabilidade e de tração, banco do motorista com ajuste de altura e lombar, volante multifuncional, multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, assistente de partida em rampa e mais.
Motorização faz o básico
A Oroch possui versões com o potente motor 1.3 turbo, que apresenta bom desempenho, mas a versão descrita é acompanhada do propulsor 1.6 aspirado.
Esse motor é robusto e velho conhecido no mercado, dito isso, não espere grande performance do conjunto.
Rendendo 120 cv e 16,2 kgfm no etanol, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas, traz números de performance no máximo aceitáveis.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8s, enquanto a velocidade máxima é de 169 km/h, pouco mais que a do Kwid, por exemplo.
A Montana Turbo, com câmbio manual, faz a aceleração também na casa dos 11s, mas tem velocidade máxima de 180 km/h.
A Strada Turbo, que parte de R$ 139.990,00, tem desempenho superior, com 0 a 100 km/h na casa dos 10s e velocidade máxima de 180 km/h.
A carga útil da Oroch Iconic é de 650 kg, enquanto o volume da caçamba é de 683 litros.
A carga útil da Strada é a mesma, 650 kg, enquanto o volume da caçamba anunciado é de 844 litros, porém esse dado é um tanto quanto controverso.
No ponto de vista consumo, a Oroch faz, no etanol, 7,4 km/l na cidade e 8,0 km/l na rodovia. Na gasolina, são 11,3 km/l na cidade e 11,6 km/l na rodovia.
Strada Turbo faz, com etanol, 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na rodovia, com gasolina são 12,1 km/l e 13,2 km/l, respectivamente.
A Montana faz, no etanol, 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na rodovia, enquanto na gasolina são 12,0 km/l e 13,6 km/l, respectivamente.
Interior simples, mas bom para o segmento
A Oroch Iconic tem alguns adornos que tiram o ar de “versão de entrada”, mas não espere um interior luxuoso nem nada do tipo, essa não parece ser a proposta do modelo.
Costuras e detalhes em laranja são o principal diferencial da versão, podem ser vistos já nas forrações de porta, que têm couro preto e costuras laranjas.
Alguns detalhes em prata e cromado deixam o conjunto acima de algumas concorrentes, que usam mais plástico preto.
Adentrando o habitáculo, o volante é bem simples, com alguns detalhes prateados e poucos botões de fato funcionais.
Cluster é analógico, com o computador de bordo e velocímetro digital na região central, nada muito bonito, mas agradável para a proposta.
A multimídia fica na porção superior do painel, destacada do conjunto, tem um desenho um pouco ultrapassado, mas cumpre a função.
O painel é bonito, com uma linha laranja que percorre toda sua extensão e acabamentos prateados nos difusores de ar, o conjunto possui apenas linhas retas, com poucas ou nenhuma curva.
Os comandos de acionamento do ar-condicionado são rotativos, com frisos cromados.
O console central é bem simples, assim como a manopla de câmbio, sem muito destaque além do acabamento cromado.
Os bancos de tecido têm abas contidas, com padronagem cinza-claro e escura e a linha laranja, que não poderia faltar.
Na segunda fileira, o nível de acabamento decaí um pouco, como de praxe no mercado, notável facilmente já nas forrações de porta, visivelmente mais “peladas”.
O espaço para as pernas não é lá essas coisas, mas não perde para as rivais menores.
Merece atualização seguindo o Duster
A Oroch está com visual ultrapassado, basta olhar seu irmão Duster, que recebeu atualizações estéticas importantes.
O segmento pede por outras qualidades em detrimento da estética, isso é fato, mas certamente o mercado está mais exigente até para picapes, o que pode impactar as vendas do modelo negativamente.
Começando pela dianteira, com seus faróis um tanto quanto grandes, estão distantes do que hoje é aplicado no Duster, mais achatados e modernos.
Têm acabamento em preto brilhante, que melhoram o aspecto, mas ainda é um tanto ultrapassado.
A grade frontal possui frisos cromados que adornam o conjunto. O logo da Renault tem grandes proporções, igualmente cromado.
A porção inferior da dianteira é repleta de plástico preto que, nesse caso, passa um aspecto de robustez, vindo a calhar para a proposta.
O capô tem vincos sutis, não trazendo muita complexidade.
Os racks no teto são em preto fosco, combinando com a proteção da caçamba, com o contorno das caixas de roda e para-choque.
As maçanetas e o acabamento do retrovisor são em preto brilhante.
As rodas com fundo preto e face diamantada combinam com a proposta.
Na traseira, as lanternas têm acabamento quase inteiramente preto, deixando vazar a luz somente por determinados pontos. Assim como nos faróis, a intenção é boa, mas o desenho está cansado.
Na tampa da caçamba, somente o modelo “Oroch” e o logo cromado da Renault são visíveis.
O interior da caçamba é bem protegido, atendendo bem ao uso para trabalho.
Em vendas, não se sai muito bem
A picape tem concorrentes de peso, considerando a proposta ou preço, podemos compará-la à Strada, Saveiro, Montana e até Toro.
Entre as cinco, a Oroch é a que vende menos.
No acumulado de janeiro a julho de 2024, a picape da montadora francesa emplacou 7.308 unidades, colocando-a na décima posição dentre os comerciais leves.
O segmento é liderado pela Strada, com 70.789 unidades emplacadas, quase 10x mais que a Oroch.
Na segunda colocação, com bem menos emplacamentos, está a Saveiro, ao todo foram 28.862 unidades.
A Toro, triscando a Saveiro, está na terceira colocação, com 28.853 unidades.
Montana, na sexta posição, emplacou 15.373 unidades.
Uma atualização é bem-vinda para tentar alavancar um pouco as vendas da Oroch, que nunca foi líder do segmento, mas tem pontos positivos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!