Renault prepara nova plataforma para exportação em 2025

Renault prepara nova plataforma para exportação em 2025

A Renault está preparando uma nova plataforma para exportação na Argentina. A montadora francesa quer uma nova linha de produtos para ampliar as exportações a partir do país vizinho.

Luca de Meo, CEO da Renault, revelou que a planta de Santa Isabel, em Córdoba, terá uma plataforma que atende o modelo de negócios que a empresa entende obter resultados na região.

Nesse caso, a intenção é implementar essa nova linha até 2025, permitindo que um terço do volume seja para o mercado interno e o restante para exportação.

Para atuar nesse segmento, a fábrica passará por mudanças, porém, no momento, ela já produz um modelo de exportação e esse é o Renault Kangoo (Dacia Dokker).

Apesar da produção não muito longe da fronteira brasileira, esse modelo não é vendido no Brasil, mas enviado para Colômbia e México.

Renault prepara nova plataforma para exportação em 2025

Contudo, o que podemos imaginar, visto que a Renault não deu detalhes, é a que a nova plataforma será a da próxima geração da Alaskan, irmã da Nissan Frontier.

Como já se comenta, a próxima picape será fusionada com a Mitsubishi L200 Triton, porém, com o contrato desta com o grupo HPE, provavelmente apenas Alaskan e Frontier serão produzidas na Argentina.

Tendo o segmento de picapes forte na Argentina, a Renault quer assegurar sua presença neste e a Alaskan serve bem ao propósito.

Ainda assim, a Renault poderia ampliar a coisa com a base modular CMP. Falar que ela não será feita na Argentina, ainda mais com a política de evitar importações em volume, seria um retrocesso não aplicá-la no país.

Outro ponto é que, com a CMF-B, a Renault poderia reproduzir em Córdoba uma picape média monobloco em parceria com Nissan e Mitsubishi, que não possuem rivais para bater Fiat Toro, Chevrolet Montana e VW Tarok, por exemplo.

Com isso, a empresa poderia exportar do Chile ao México.

[Fonte: 16Válvulas]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.