Renault retoma produção de carros no Paraná

fabrica renault 1

A Renault reiniciou a produção de carros, comerciais leves e componentes mecânicos em seu complexo industrial no Paraná.


Com as unidades fabris do complexo Ayrton Senna, a Renault voltou a produzir os modelos Kwid, Logan, Sandero, Duster e Captur, além da Nova Oroch.

Também foi retomada a produção da van Master, assim como de motores, bem como blocos e cabeçotes para exportação.

O complexo estava parado há uma semana, quando seus 6 mil funcionários ficaram em casa, com a operação sendo retomada em 11 de abril (segunda).

Assim como em outras montadoras, o problema da Renault é a falta de semicondutores, que impede a conclusão dos carros produzidos, já que sem eles, os veículos não funcionam.

Com problemas na cadeia global de fornecimento, a Renault (e muitas outras montadoras) sofre paralisações e reduções de seu ritmo de trabalho dentro e fora do Brasil.

Tendo apresentado a Oroch 2023, devidamente atualizada, a Renault agora parte para seu projeto de SUV compacto nacional baseado na plataforma modular CMF-B, que terá ainda um motor 1.0 TCe para movê-lo.

Enquanto isso, a marca luta para atender a demanda, visto que não há previsão de normalidade na entrega de peças e componentes para o setor automotivo nos próximos meses.

Com variação no fornecimento, a Renault não faz projeções sobre as vendas futuras e isso pode, de certo modo, indicar incerteza no cronograma do projeto do novo carro para o Brasil.

Na indústria, alguns fabricantes afirmam que a crise dos chips não passa tão cedo. A VW, por exemplo, por meio de Arno Antlitz, diretor financeiro do Grupo Volkswagen, afirmou que a situação só se normalizará em 2024.

Outros fabricantes apoiam o argumento, dizendo que a situação atual ainda é o ápice da crise e demorará a normalizar o setor. Enquanto isso, demanda não atendida gera filas de espera e inflaciona o mercado de usados.

[Fonte: Automotive Business]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.