Hatches Populares Renault Sedãs

Renault Sandero custa mais que o Logan: vale a pena a diferença?

renault-sandero-logan Renault Sandero custa mais que o Logan: vale a pena a diferença?

No caso da dupla Logan / Sandero, não é o sedã que custa mais caro que o hatch, e sim o contrário. O Renault Sandero chega a custar 2.500 reais a mais que o Logan, dependendo da versão escolhida. A Renault diz que os dois modelos tem propostas bem diferentes, então qual dos dois é uma melhor compra? Vale a pena pagar mais pelo Sandero, ao invés de ficar com as linhas quadradas do Logan?



A revista Auto Esporte fez uma comparação entre eles dois, então vejamos aqui qual é uma melhor compra. Se você for alistar as diferenças entre os dois, verá que elas são puramente estéticas. O exterior dos dois é bem diferente, e também o acabamento interno, que é mais pobre no Logan.

Comprar o Logan pode ser uma boa, mesmo ele tendo design dos anos 80 e acabamento fraco. Com um preço básico de 28.500 reais, ele só não é mais barato que o Chevrolet Classic, que sai por 26.200 reais. Todos os outros sedãs pelados do mercado ficam com preço acima do Logan, inclusive o Siena Fire, que custa 29.500 reais.

Já o Sandero não quer entrar na briga de quem custa menos. Ele quer entregar mais estilo, mais espaço interno, etc. Não é lá um primor de beleza, mas já entra em uma outra categoria. Uma coisa curiosa é que o Sandero tem respostas mais lentas do que o Logan, embora o motor seja o mesmo nos dois. É preciso uma boa pisada no acelerador para sentir o carro andar. O sedã foi mais rápido tanto nas acelerações quanto nas retomadas, nos testes da revista.

O acabamento melhor do Sandero deixou ele mais pesado, e isso pode frustrar o comprador do carro, que pensa estar levando um modelo com desempenho compatível com seu design, melhor que o Logan.

E carros extremamente pelados como o Logan tendem a ter uma pequena vantagem em termos de ruídos internos, já que tem menos peças encaixadas. O Sandero testado pela Auto Esporte tinha 1.000 quilômetros rodados e já apresentava rangidos insistentes no banco do passageiro dianteiro e na porta do motorista, isso fora o barulho do motor, que não fica muito isolado da cabine.

No final das contas, quem quer comprar um carro baseado no seu visual, o Sandero é uma boa. E essa pessoa vai pagar caro por isso. O modelo custa 29.990 reais na versão básica. Com a diferença de preço, a pessoa poderia comprar um Logan com pintura metálica e pacote de ar quente e desembaçador traseiro. Ou até mesmo pagar o IPVA do primeiro ano.

Veja os preços dos modelos populares da Renault:

Clio
Hi-Flex 1.0 16v – 27.490 reais

Logan
Hi-Flex 1.0 16v – 28.593 reais
Hi-Flex 1.6 – 31.840 reais
Hi-Flex 1.6 16v – 40.990 reais

Sandero
Hi-Flex 1.0 16v – 29.990 reais
Hi-Flex 1.6 – 31.996 reais
Hi-Flex 1.6 16v – 43.790 reais

Clio Sedan
Hi-Flex 1.0 16v – 32.190 reais
Hi-Flex 1.6 16v – 42.340 reais

Sandero 1.0 16V Hi-Flex            Logan 1.0 16V Hi-Flex
Vel. máxima – 150,5 km/h Vel. máxima – 148,2 km/h
Acel. 0-100 km/h – 17,4 s Acel. 0-100 km/h – 17,3 s
Consumo urbano – 9,1 km/l Consumo urbano – 9,5 km/l
Consumo rodoviário – 12,6 km/l Consumo rodoviário – 11,4 km/l
Consumo médio – 10,7 km/l Consumo médio – 10,3 km/l
Peso – 1.076 kg Peso – 1.066 kg
Frenagem 100-0 km/h – 52,6 m Frenagem 100-0 km/h – 50,1 m
Frenagem 80-0 km/h – 33,9 m Frenagem 80-0 km/h – 32,1 m
Frenagem 60-0 km/h – 18,7 m Frenagem 60-0 km/h – 17,9 m
Retomada 40-80 km/h –
10,7 s / 177,5 m Retomada 40-80 km/h –
10,1 s /167,9 m
Retomada 60-100 km/h –
17,5 s / 389,9 m Retomada 60-100 km/h –
16,7 s / 371,2 m
Retomada 80-120 km/h –
35,2 s / 991,5 m Retomada 80-120 km/h –
32,3 s / 911,7 m
Porta malas – 320 litros Porta malas – 510 litros

[Fonte: Auto Esporte]

  • Giovanni

    Não entendi a comparação… Um é hatch, outro é sedã. Está certo que compartilham a mesma plataforma e acabamento, mas o Sandero atinge um público bem diferente daquele do Logan. E de fato o Sandero custa mais, justamente porque linhas arredondadas representam um custo a mais no processo de fabricação. Acho a diferença até pequena, considerando tudo.

  • EduardoMello

    A diferença de desempenho, se deve à diferenças normais de produção, e não pelo fato do Sandero ter 10Kg mais que o Logan! Ridículo uma revista conceituada citar uma asneira destas…haveria diferença entre dois carros exatamente iguais! :cavera:

  • jnr_ferrari

    :OoO: Tá na cara que o Sandero é um carro melhor que o Logan… mas assim como o Giovani eu também não entendi o comparativo… dois carros de categorias diferentes e da mesma marca?. :eyess:

  • alcantara

    apesar de serem o mesmo carro, o SANDERO é mais caprichado, basta comparar os faróis….

  • Erves

    Um pelo outro fico com o Sandero. Concordo com os amigos, não há sentido comparar um com o outro, sendo que têm público alvo diferentes, admitidos pela própria Renault. O fato é que mesmo com design duvidoso, apresentam conjunto muito superior a qualquer concorrente na mesma faixa de preço. E isso é o que realmente importa!!!!!

  • antoniokings

    Aqui no Rio, a Renault está vendendo muito.

  • Acho digno esse comparativo sim. Afinal, o que está em jogo é o fato de um hatch custar mais que um sedan e, de mais, oferecer apenas um farol com MAIS máscara (porque o tamanho da lanterna em si é praticamente o mesmo). Eu certamente levaria o Logan, até porque acho um carro de visual legal, não é remendado nem nada, é aquilo e pronto. Sem contar que mecanicamente é muito mais carro que qualquer outro abaixo de 30 mil!

  • Roger

    O Sandero tem um desenho mais moderno que o do Logan, mas ainda é um carro de linhas antiquadas e “feito para custar menos”, mas custa mais! :wha:

  • Giovanni

    [Comentario #108714 sera citado aqui]

    Entendo teu ponto de vista Rafael, mas a diferença de preço é perfeitamente justificável. Fazer um carro de linhas arredondadas é bem mais oneroso pra indústria, pois tomam mais passos no processo de fabricação. Em outras palavras: leva mais tempo pra ser produzido, consome mais energia, exige maior precisão e cuidado na montagem, ferramentais mais elaborados, etc. Não pensem que o Logan é feinho só porque a Renault queria fazê-lo assim, é que um carro com tantas chapas retas sai de fato mais barato.

  • huahuahua

    É, Giovanni, O Sandero é mais difícil de ser produzido, mesmo tendo menor quantidade de soldas, não tendo bundão, tendo apenas a frente e a traseira diferente do Logan, tendo peças menos arredondadas (aonde que o Sandero é mais arredondado que o Logan? essa eu quase caí pra trás aqui…), tendo o mesmo interior, só que com alguns frufrus aqui e ali, mesmo tendo sua lataria prensada mo mesmo modo do Logan, mudando as fôrmas…

    É claro, o fato de que o Sandero é mais preferido não tem nada a ver com o seu preço, ele é mais caro porque é mais difícil de produzir, mesmo sendo mais fácil de produzir… seeei… ahh, então é por isso que o Palio Fire vende mais!!!!! pôô****, agoooora eu entendi!

    :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • huahuahua

    Ahhh giovanni, então é por isso por isso que o Polo mais caro que os concorrentes! porque ele tem muitas linhas arredondadas! pô, e eu achando que era por causa do revestimento das portas em aço, diferente do plástico dos populares, por causa da lataria feita 100% em aço galvanizado…

  • huahuahua

    …Por causa da ganãncia do seu Schmall,…

  • huahuahua

    opaaa, falei besteira, o Sandero é mais arredondado sim…

  • Ton

    Tá na cara que o Sandero é melhor. Tem mais estilo e menos porta-malas. Mas quem liga pra porta-malas. Não é todo mundo que quer um sedã. Vlw :cool:

  • tiago brito

    [Comentario #108696 sera citado aqui]

    e que geralmente os carros sedan são mais caros que os hatch principamente quando saõ derivados do mesmo projeto,o palio e mais barato que o siena, vice versa.

  • EDBSB

    Nào tem que comparar essas tranqueiras…tem que juntá-los e jogá-los no mesmo lixo.
    Coisas horrendas da RENAULT, aff!

  • Diguinho

    Pô, eu perguntei aqui quanto era um logan 1.6 16v completo sabe quanto é 47 mil diferença da bixoca :angre: moro em maceió

  • helmygalindo

    Ao contrario do que falam por ai, o Logan não é um carro horrível. O preconceito em torno do sedan é puramente por causa do preço e do mercado que ele atua (exclusivamente em paises sub-desenvolvidos).

    Se vc’s compararem direitinho o Logan e Sandero, vão verificar que o sandero possui menos peças e um processo de montagem mais simplificado que o Logan. Ao contrário do que o nosso amigo falou ai em cima!

    VEJAM O TAMANHO DO PARACHOQUE DO SANDERO E IMAGINEM QUE ALI POR BAIXO É PURO PLASTICO!

    O Logan atualizado na europa mudou muito pouco em relação a o vendido por aqui, e muita gente tem elogiado seu desenho.

    Entre Logan e sandero eu vou de Gol e Palio…

  • Giovanni

    [Comentario #108739 sera citado aqui]

    Bebeu? Todos os carros têm carroceria galvanizada. E a porta do Polo é igual à de um carro popular, não tem “mais aço”. A espessura da chapa é exatamente a mesma, pegue um paquímetro e vá conferir. O processo de solda muda sim, além da complexidade de fabricação. Estude um pouquinho de processos de fabricação e depois volte aqui para discutir. E já viu quantos % o Sandero é mais caro que o Logan? Pois é, se o dinheiro brasileiro não vale nada, o problema não é da Renault. Qualquer pequena mudança em um carro implica em alguns milhares de reais a mais facilmente, mesmo que o consumidor padrão não tenha condições de ver isto.

  • Giovanni

    [Comentario #108813 sera citado aqui]

    E se eu te disser que plástico pode ser mais caro que metal? E se eu te vender um carro que é 50% de plástico, você compraria? A Mercedes fabrica um carro assim, e é sucesso absoluto na Europa. Desnecessário dizer o nome deste carro. E quem não conhece Sandero e Logan, convido a entrar em ambos e perceber as diferenças. Não é o mesmo carro, embora compartilhem muita coisa. O Sandero tem razões de sobra pra ser ligeiramente mais caro, como de fato é (2.000 reais é um “nada” em pro nosso dinheiro, lembrem-se disso). O fato é que tanto Logan quanto Sandero são os carros mais baratos do país, proporcionalmente. O Ka é bem mais caro pelo que oferece. E ainda assim vem gente criticar os modelos da Renault. Que outros “populares” oferecem 3 anos de garantia, qualidade de rodar de um veículo médio e espaço interno que até supera alguns médios? Deixem o preconceito um pouco de lado.

  • Esqueci de citar que o Logan é um ótimo carro pra dirigir, imagino que um Sandero também seja. Tem gente que disse que vai de Palio e Gol. Sério, já dirigi de Kombi a Corolla, e afirmo que o Logan tem uma excelente dirigibilidade. Câmbio muito bom, motorzinho bacana e o espaço interno campeão. Projeto muito mais recente que o antiquíssimo Gol (G4), o ancião Palio (1996…) e outros dessa faixa de preço. por fim, 3 anos de garantia e manutenção muito em conta são sinais de “respeito” (ou melhor, “menos falta de respeito”) ao consumidor por parte da Renault frente às concorrentes.

  • Luis.J.R.

    Sei não mais acho que o sandero é mais caro porque o acabamento dele é melhor do que o logan?Bom acho que é isso? :assob:

  • Claudio

    O que a revista quis dizer é: se os dois são mesma plataforma e Sandero é hatch, porque custa mais?
    Bem, ele é um carro com detalhes melhorados em relação ao Logam, por isso!

    E vale a pena sim pagar mais por um Sandero, apesar de ter menos porta malas, ficou evidente que ele ganhou a aprovação do público, e com certeza quando estiver usado na hora da troca valera mais que um Logam,recuperando assim o que pagou a mais !
    Eu pessoalmente ficaria com o Sandero, a não ser que fosse taxista, o que não é meu caso!rs…

  • huahuahua

    [Comentario #108846 sera citado aqui]

    só que essas “melhoras” do Sandero justificam o preço 2,5k maior no carro menor, utilizando as mesma peças? o que eles andam fazendo no Sandero pra ele ficar tão melhor? soldando a laser??

    Polo é feito 100% em aço galvanizado, diferente dos concorrentes, que usam parcialmente (garantia de 12 anos contra corrosão), sua vedação das portas é em aço (abra uma e veja), e ainda é soldado e tem suas chapas cortadas a laser…. :banana:

    Realmente, todos os frufrus do interior do Sandero fazem o preço dele subir 2,5k, mesmo usando menos material que o Logan…

    Pra defender empresa falando que o carro é mais caro que a sua versão maior por ser mais difícil de produzir (:hauhau:), falar que dono de Classic e Palio não merece receber oferta de carros novos porque não quis comprar Gol G5, Sandero,… será que sou eu o ignorante que deveria ir estudar??

  • djowl

    Acho que todo mundo que testou esses carros, todas as revistas ou testes, comentou que o carro tem barulho nos bancos e em outros detalhes. É garantido, não falha, e continua assim. O barulho no banco é de graça.

    :)

  • Zafir Kiffar

    As diferenças no processo e no ferramental necessário para produzir o Sandero justificam a diferença de preço. Além disto, ele foca um público diferenciado do Logan.

    Esta semana tive a oportunidade de pegar um taxi em SP, um Logan, onde só escutei elogios a respeito do carro. Quando um taxista, que roda o dia inteiro, se mostra totalmente satisfeito com um carro, é sinal muito claro da qualidade do produto.

    • kleber

      Eu possuo um Logan 2009 e não quero outro carro ja andei no sandero e ele perde muito em desempenho pro logan que é muito maior internamente e externamente.
      o sandero é um bom carro mais o Logan é muito guerreiro, viajo bastante e nunca me deixou na mão.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend