Hatches Manutenção Renault

Renault Sandero: barulho na direção e desgaste dos pneus

Renault Sandero: barulho na direção e desgaste dos pneus

Alguns donos do hatch popular Renault Sandero estão reclamando de vários barulhos vindos da caixa de direção. O problema desses barulhos sempre ocorre quanto se esterça o volante. Isso ocorre mesmo em unidades com bem baixa quilometragem.


Além disso, o suposto barulho está acompanhado de um desgaste excessivo dos pneus dianteiros, conforme relatam alguns proprietários do Renault Sandero. Nestes casos, nem mesmo as concessionárias da Renault estão conseguindo alinhar de forma correta os pneus e nem sanar o barulho na caixa de direção, o que deixa os proprietários com um problemão nas mãos.

Segundo uma oficina especializada, os problemas de direção no Renault Sandero são antigos, e teriam surgido lá atrás com o Renault Mégane. Isso porque ambos utilizam caixas de direção com componentes semelhantes.

A oficina em questão diz que há uma folga dentro da carcaça da caixa. Para reduzir o barulho, uma solução simplificada inclui colocar graxa nas coifas, mas em poucos meses o ruído voltará, não é uma solução a longo prazo.


A solução definitiva é substituir a caixa de direção completa, mas isto significa muitas vezes pagar cerca de R$1.800! E sem a garantia de ficar livre do problema de vez, pois pode ser que a nova caixa também dê problemas depois de um tempo.

Renault Sandero – ficha técnica

Motor

1.0 SCe

1.6 SCe

2.0

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

3 em linha

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1597

1998

Válvulas

12

16

16

Taxa de compressão

12:1

10,7:1

11,2:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 79 cv @ 6300 rpm / Etanol: 82 cv @ 6300 rpm

Gasolina: 115 cv @ 5.500 rpm / Etanol: 118 cv @ 5.500 rpm

Gasolina: 145 cv @ 5750 rpm / Etanol: 150 cv @ 5750 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 10,2 kgfm @ 3500 rpm / Etanol: 10,5 kgfm @ 3500 rpm

Gasolina: 16,0 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 16,0 kgfm @ 4000 rpm

Gasolina: 20,2 kgfm @ 4000 rpm / Etanol: 20,9 kgfm @ 4000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 5 marchas

Manual 5 marchas ou Automatizado Easy´R 5 marchas

Manual 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado/ tambor

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Eletro-hidráulica

Eletro-hidráulica

Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço aro 14 polegadas

Aço aro 14 polegadas / Liga Leve aro 15 polegadas

Liga Leve aro 16 polegadas / Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

185/65 R15

185/65 R15

195/55 R16 / 205/45 R 17

Dimensões (mm)

Comprimento total (mm)

4060

4060

4060

Largura sem retrovisores (mm)

1733

1733

1733

Altura (mm)

1536

1501

1499

Distância entre os eixos (mm)

2590

2590

2590

Capacidades

Porta-malas (litros)

320

320

320

Tanque (litros)

50

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

456

450

458

Peso em ordem de marcha (kg)

1011

1053

1161

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,35

0,35

0,35

[Fonte: Revista Quatro Rodas]

Renault Sandero: barulho na direção e desgaste dos pneus
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email