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Renault Sandero Stepway decepciona em teste do alce na Europa

renault-sandero-stepway-alce-europa-1 Renault Sandero Stepway decepciona em teste do alce na Europa

Comercializado no mercado europeu como Dacia (marca de baixo custo da Renault), o Sandero Stepway não se deu muito bem no famoso teste do alce – sim, aquele mesmo em que a picape média Toyota Hilux falhou em uma avaliação realizada no ano passado. O hatch compacto em sua versão aventureira foi avaliado pelo site espanhol km77 levantou três das quatro rodas no teste de desvio de trajetória a uma velocidade de 72 km/h.



Na primeira avaliação a uma velocidade de 75 km/h, considerada intermediária, as impressões foram consideradas “ruins” pela publicação. Entretanto, em uma das primeiras tentativas, a 72 km/h, o Sandero Stepway levantou as duas rodas traseiras e a roda dianteira do lado direito, tanto é que os avaliadores interromperam parte do teste com receio de provocar algum acidente.

Após realizar uma série de testes, os motoristas conseguiram se acostumar com as reações do modelo da Dacia e aplicaram voltas mais flexíveis ao volante, contornando os obstáculos mais rapidamente e realizando movimentos mais progressivos. Porém, ainda assim, as duas rodas direitas do carro se ergueram, o rolamento da carroceria foi considerado muito elevado e os “saltos” da suspensão também.

renault-sandero-stepway-alce-europa-1 Renault Sandero Stepway decepciona em teste do alce na Europa

Ainda segundo o site, modelos como Nissan March e o crossover compacto Nissan Juke também registraram desempenho parecido. O mesmo aconteceu com o Citroën C3, mas neste caso com reações mais seguras. Em todos os casos, há a mudança brusca de faixa e o retorno à posição original após a manobra, simulando um desvio de obstáculo, para avaliar as condições do carro que podem ser replicadas no dia a dia.

Com estes testes, aplicando-os numa situação real, o Sandero Stepway poderia invadir uma terceira faixa ou colidir com as barreiras laterais de uma rodovia. O modelo, por se tratar de um pseudo-aventureiro, conta com suspensão mais elevada e com ajuste mais voltado para o conforto, o que influencia diretamente no resultado do teste. Vale ressaltar que o modelo vendido no Brasil como Renault conta com especificações diferentes da variante europeia.

[Fonte: km77]

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  • Marcio H. SCOTT

    Ainda foi melhor do que a tombilux, oops !!! Hilux. ..

    • Jonas

      É bem mais baixo que a Hilux. Obrigação ir melhor, né?

      • Pedro Leal

        Realmente…

      • delvane sousa

        Se fosse assim todo caminhao ou onibus capotariam na primeira curva. . A altura e so mais uma variavel envolvida

        • RRodrigo Souza

          quanto mais alto mais fácil para tombar, mas tem outras coisas envolvidas, tecnologias aplicadas

          • Fabão Rocky

            Vdd. Uma conhecida minha capotou um PUG 2008 ao ter a lateral atingida por um Agile qdo atravessava um cruzamento. Esses altinhos da moda n tem segurança nenhuma na fator estabilidade. Por mais q esteja na moda esses SUVs de shopping eu jamais compraria um.

            • RRodrigo Souza

              mês passado na tv passou um fusca que capotou uma hilux sw4 moderna tipo modelo 2006 a 2012 ,não sei como aconteceu

        • RRodrigo Souza

          olha o teste que esta sendo feito, não estão falando que o sandero capota em curva, e sim que pode vir a capotar ou que pode causar acidentes quando houver necessidade de fazer este tipo de manobra que chama teste do alce. nos caminhões existe uma coisa que alguns irresponsáveis fazem que se chama “quebra de asa” e muitos caminhões capota

      • Duh

        Não, pq a Hilux é um projeto com muito mais investimento e sofisticado, tinha que ser muito superior.

        • Whering Alberto

          Isso mesmo. Tô te aplaudindo com as mãos e os pés.

        • Ernesto

          Pesquise e veja que no ano passado mesmo a Toyota fez ajustes no ESP e a Hilux foi testada novamente e aprovada nesse teste de Alce.

      • Whering Alberto

        E bem mais barato (baixíssimo custo) e leve. Comparando a gravidade do desrespeito ao consumidor, a do Dacia é menos severa.

        • Ernesto

          Se pesquisasse saberia que a Toyota fez alterações no ESP e a Hilux foi testada novamente e aprovada nesse teste de Alce.

          • Whering Alberto

            Eu sei disso também, amigo – soube assim que o novo resultado foi disponibilizado. OFF TOPIC: apreciável o seu nível de educação, hein? Tá de parabéns.

      • Daniel
    • Diógenes P P Filho

      kkkkkkkkk

    • Ernesto

      Não mais. No ano passado mesmo a Toyota aplicou alterações no ESP e fizeram um novo teste do alce em que a Hilux foi aprovada.

  • Jonas

    Se lá com ESP foi mal, imaginem aqui…

    • Whering Alberto

      Que tem “especificações diferentes da variante europeia”. kkkkk

  • A.T.

    Aqui não terá problemas: não tem alce ! 😂😂😂😂😂😂

    • Alexandre Maciel

      Hahahaha… mais ou menos isso… jumento não conta? Hahahaha…

      • Raimundo A.

        Só jumento? Cavalo é comum, cães e gatos então…

  • carroair30

    Quer dizer que agora essas “intituiçoes”que fazem testes em carros vao querer tambem DESAFIAR AS LEIS DA FISICA ! Obvio que quanto maior o carro maiior vai ser a açao gravitacional em um teste como esse

    • No_Name

      Hein? Fala isso para o Nissan X-Trail que passou no teste a 80 km/h…

    • delvane sousa

      Negativo colega. O que determine a eficiencia nesse teste e a qualidade do projeto e nao a sua altura..

    • Wagner Lopes

      Santa ignorância Batman……..kkkkkkkkk.

    • Paulo Lustosa

      Fala isso pros ônibus

    • Junoba

      Eles testam a estabilidade da carroceria em curvas acentuadas. A montadora pode resolver esse problema.

      • Railson Corrêa

        *em manobras acentuadas, não em curvas*. A maioria dos motoristas não fariam uma manobra dessa, mesmo e carros com boa estabilidade há uma grande chance do motorista não conseguir segurar o carro.

        • Junoba

          Talvez desviando de algum obstáculo… É possível sim.

        • Gilberto DePiento

          Depois que você atropela um cachorro e tem um prejuízo daqueles, você passa a tentar desviar sempre que possível.

          • Railson Corrêa

            Cachorro, tatu, gato, urubu, já atropelei alguns; Quando vc passa um susto pra controlar o carro, verá que é mais barato segurar firme o volante.

    • saulo

      Fala isso pra Land Rover Einstein, ou como diz o Galvao Bueno “a física nao permite”…kkk

    • Lucas

      Assiste os testes da Amarok, da Ranger e da Triton, além da DODGE RAM. Sim, DODGE RAM 1500. Todos foram muito bem no teste, mesmo muito, muito mais altos.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    como assim levantou as duas rodas traseiras e uma dianteira? Ficou sobre uma roda só? Confuso

    • delvane sousa

      Por albums milesimos de segundo sim, tava iniciando um capotamento mas recuperou no ultimo instante.

      • Walter Augusto

        Isso que o asfalto do teste é bem plano…..imagina algum ressalto alí naquela região……capotava sim

    • Gilberto DePiento

      Você não viu o vídeo no fim da matéria? Tem vários replays, é fácil de entender, e o vídeo tem menos de 3 minutos.

      • Edson Fernandes

        Muita gente “não vai perder 3 minutos da vida” vendo o video… pode ter certeza. Melhor não entender mesmo…

        • Gilberto DePiento

          Sem intenção de ofender o colega, mas ele gastou tempo escrevendo comentário e lendo respostas. Muita gente na internet não lê textos nem vê vídeos, preferindo o caminho mais fácil de perguntar nos comentários à espera de que alguém explique. Claro que há pessoas que têm alguma limitação, mas essas geralmente explicam o motivo da pergunta.

          • Edson Fernandes

            Sabe… eu acompanho muitos grupos de clubes de carros, o que é o mais comum entre os donos é ver uma luz no painel acender e ao invés de ver o manual, perguntar na internet.

            Essa preguiça dos donos em ler um livreto para a segurança dele é um absurdo. Como a pessoa pode dar uma resposta sem ver o video? Como terá argumento para defender esse tipo de coisa?

            Sabe… por muitas vezes eu ignoro pois como moderador, acho que seria até pior atuar em cima disso.

  • Eduardo Sad

    Sandero é uma nave! Quase tirou as 4 rodas do chão…

  • Gu92

    Imaginem um Kwid nesse teste, pesando menos de 800 kg uma altura do solo de mais de 18cm e calçado com pneus 165/70 R 14 acho que iria capotar na certa!!

    • delvane sousa

      Talvez, mas o peso menor supostamente favoreceria ela inertia, mas o resultado tem mais a ver com a qualidade do projeto (centra de gravidade, electronics) que da altura somente

      • Gu92

        Mas teoricamente quanto maior a altura em relação ao solo e menor a área de contato pneu/solo mais instável o veículo será, a não ser que tenha muita eletrônica envolvida!!

        • Marcos Souza

          Pra diminuir o centro de gravidade, algumas montadoras deixam o motor bem mais baixo do que o cofre do motor permite.

  • delvane sousa

    Se fizessem esse teste por aqui garanto que essa modinha de SUV iria diminuir muito.

    • thiago_lacerda88 .

      pelo contrário, aqui quanto mais inseguro o carro, mas se vende.

  • CanalhaRS

    Não daria para esperar muito de um DACIA.

    • Cesar

      Tu viu que não foi só o Dacia: Nissan March, Nissan Juke, Citroën C3. E não se esqueça da famosa tombilux.

      • Edson Fernandes

        Na verdade é dito no video que o comportamento da suspensão é parecido mas que se sairam melhores que o sandero, mas inferiores aos similares melhores que é o Fiesta e mais um outro que esqueci agora. Ou seja, estão na média.

        • Cesar

          Edson,
          Eu postei os vídeos mãos em cima. Dê uma olhada. O C3 por exemplo, não levanta tanto as rodas como o Sandero, mas chega a levantá-las do chão.

      • Ernesto

        Pesquise e veja que a Toyota fez alterações no ESP da Hilux e ela foi testada novamente e aprovada no teste de Alce. Isso ocorreu no ano passado mesmo.

    • acelerandonaweb

      Lembrando que na Europa este carro é low-cost, só aqui que é vendido como um Renault e custando caro.
      E sim, eu sei que muitas alterações são feitas no modelo brasileiro, porém continua sendo um projeto Dacia, nunca será um Renault de verdade.

    • Gilberto DePiento

      Lembrando do Mercedes Benz Classe A que capotou no mesmo teste no fim dos anos 1990, obrigando a fábrica a vendê-lo sempre com ESP.

  • Emanuel Schott

    Só não sei quem é o “jênio” que faz uma curva fechada a mais de 70 Km/h e não quer que o carro levante as rodas.

    • Junoba

      Mas levantar 3 rodas ? Teve outros carros que eles testaram que ficaram colados no chão e as rodas não levantaram.

    • Railson Corrêa

      Eu também estou começando a pensar que esse teste do alce é meio forçado. Acredito que todos os concorrentes nessa faixa de categoria teriam o mesmo comportamento, salvo uma ou outra exceção.

      • No_Name

        O Fiesta consegue desviar do “alce” (coloque seu animal preferido ali) a praticamente 80 km/h (79 km/h na geração do conceito Verve). Creio que quanto mais rápido um carro conseguir desviar em segurança, melhor, pois o susto no motorista é menor e a reação melhor. Se o cara precisar frear até uns 50 km/h (como era com uns carros do passado) para conseguir desviar sem que o carro saia do controle provavelmente já terá batido no animal.

        • Edson Fernandes

          Eles até provocaram o Xantia a 92km/h mas os avaliadores ficaram assustados com a tecnologia de suspensão…rs

        • Railson Corrêa

          Mas o fiesta não era uma versão “levantada”. O fiesta tem obrigação de ser melhor que o sandero, visto que o projeto não é de baixo custo, o centro de gravidade é bem mais baixo e é menor!

    • VaeVictis
    • Edson Fernandes

      Imagina vc em uma estrada com uma faixa de ida que é permitido 80km/h, o que não é incomum em vias vicinais na Europa. A possibilidade de aparecer um animal é gigante e a pessoa no susto tentar desviar e perder o controle. O teste do alce simula exatamente essa situação.

      • Railson Corrêa

        Eu seguro o volante e tchau, exceto animais de grande porte.

        • Edson Fernandes

          Sim, mas o normal das pessoas é justamente tentar realizar a manobra de desviar do animal. E é aí que esse teste entra. E é bom que exista esse teste, para demonstrar que o ESP dos carros costumam agir no momento correto.

  • Eskarmory .

    Pq Dacia é tão repugnante?

  • Cesar
  • Natán Barreto

    Se o europeu se saiu assim imagina o brasileiro.

    • No_Name

      Talvez o Sandero RS seja um pouquinho melhor, mas como os europeus não o tem por lá, nós não saberemos.

      • Gilberto DePiento

        Se tem agroboy fazendo exibições suicidas com suas Hilux, bastaria um cityboy filmar algo parecido hehehe. Pena que esse povo que quer aparecer geralmente não entende nada de carro e compra pela aparência ou fama – mesmo os que têm dinheiro.

        • Samluzbh

          Principalmente os que tem dinheiro!

  • No_Name

    Tava olhando aqui, o Peugeot 308 da zoropa foi muito bem: 82 km/h e sem qualquer indício de instabilidade.

    Dos pequenos o melhor é o Fiesta, seguido pelo Clio.
    Ibiza MQB de razoável para ruim.
    Micra novo (March) foi ruim.
    Ka ruim.
    C3 ruim.
    208 razoável.
    Etc.

    • João Martini

      O Fiesta foi melhor que o Golf, se não me engano. O carrinho é muito bem acertado de chão mesmo!

  • Geraaaaldo

    Sandero Pererê

  • Marcus Vinicius

    Mas mesmo assim poderia ter o teste do Alce promovido por alguma revista brasileira de carros no atual Sandero Stepway nacional !

    • Samluzbh

      Como aqui não tem Alce seria o teste do Viado!

  • Henrique Bittancourt Gouveia

    Porque esse teste me lembrou o feito pela revista Quatro Rodas com o Effa M100?

  • Uranium

    “Dacia é igual Renault” é o que dizem os pseudoespecialistas por aí… Claro, porque faz todo sentido você comprar uma montadora de baixo custo (como a Renault comprou a Dacia) para vender carros iguais aos seus hahaha

  • Evandro

    Pois é, e depois vem o cara aqui discutir que a renault é isso e aquilo….

  • Rogério R.

    A Renault deveria conservar a traseira atual na reestilização do Sandero 2018 brasileiro assim como fez com o Dacia Sandero europeu, essa ideia de misturar Dacia by Renault com Renault by Renault não ficou nada bom.

  • Razzo

    Tombalux fazendo escola…

  • Alvarenga

    Ver um veiculo desempenhando extremo é sempre uma coisa divertida.

  • Basil Sandhurst

    Esse teste do alce é muito cruel, e já fez muitas vítimas, de Classe A, passando por Toyota Hilyx, Duster…Não significa necessariamente “Dacia é um lixo”. Esse tipo de manobra leva o carro a provocar o limite da estabilidade projetada para uso comum.
    O “teste é um lixo”. Não, de modo algum. Vários carros foram aperfeiçoados a partir dele.
    Abs

  • yurieu

    No rio grande do sul, uma hilux totalmente desgovernada chocou-se de frente a uma scania que vinha em sentido oposto. A frente da pick up ficou intacta, mas para ver só a estabilidade do veículo, a lateral ficou completamente arruinada. Agora é muito tarde, resta lamentar a tragédia evitável.

  • tech76

    Detalhe: o Sandero Stepway e a Hilux reprovaram COM controle de estabilidade, imaginem as versões daqui, sem ESP.

  • ALR

    É a segunda vez que fazem o teste do Alce com ele e é a segunda vez que ele é reprovado.

  • Ricardo

    Era de se esperar, como qualquer outro “SUV” engana trouxa”

  • Thiago K. Galiza

    Se vc pegar 80% dos testes da KM77 a maioria dos veículos completam a manobra de maneira satisfatória aos 72Km/h.
    Exceto esportivos e sedans médios que se saem melhor e chegam a completar por volta dos 80km/h. O titulo é um pouco tendencioso.

  • Eliandro Baseggio

    Se fizerem esse teste com o Ka e o Onix, o perigo não é capotar, e sim a carroceria de desmanchar…

  • Rafael japa

    SUV é mais instável mesmo. Tive dois SUVS: Sandero Stepway e Palio Adventure. São mais instáveis que outros carros normais. Tem que tomar cuidado na hora de fazer curva.

  • afonso200

    imagina o kwid

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