Renault Scénic é outra minivan francesa que morre

scenic 2021

Lembra da Renault Scénic? Pois é, a minivan francesa oficialmente fez seu obituário na Europa. Assim como a Citroën Grand C4 (Picasso), o monovolume do losango morreu.


O modelo de tamanho padrão saiu do configurador da Renault na Europa há alguns dias e não retornará. Sua produção já era tida como finalizada há algum tempo.

Da mesma forma, a Renault Grand Scénic, modelo maior, também sairá de linha nos próximos meses com o fim dos estoques europeus.

Renault Scenic

A saída da Scénic marca definitivamente a Renault, que manterá somente a Escape como uma minivan premium, inclusive com a versão de luxo Initiale Paris.

Lançada em 1996, a Renault Scénic estava em sua terceira geração, tendo a primeira sido produzida no Brasil, onde foi a familiar da marca francesa por anos.

Rival da Citroën Xsara Picasso, a Renault Scénic chegou a ser vendida aqui na segunda geração, como um produto importado, mas não durou muito.

renault scenic segunda geração 1

Com 2,8 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, a Scénic foi uma das minivans mais vendidas da Europa e teve papel importante numa época em que SUV era carro premium.

Ganhando a segunda geração em 2003, a Scénic não evoluiu no Brasil, onde manteve a primeira geração em linha até 2010.

Já em 2009, a Renault Scénic recebeu a terceira geração na Europa e assim foi até 2016, quando a atual surgiu por lá, feita sobre a plataforma modular CMF-B.

Renault Scenic

Diferente de outros modelos da Renault, a Scénic não recebeu opção híbrida leve ou comum, porém, segundo a imprensa europeia, o nome Scénic voltará.

Comenta-se que o produto voltará como um crossover elétrico mais adiante, atendendo assim aos desejos dos consumidores que agora só querem SUVs e crossovers.

Já a Espace está no mercado desde 2015 e em 2020 recebeu facelift, mas não deve durar muito mais por ser um produto de nicho.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.