Elétricos Europa Hatches Mercado Renault

Renault Zoe lidera mercado de carros elétricos na Alemanha

zoe-leclerc

O mercado de carros elétricos na Alemanha é promissor, especialmente agora que o governo federal propôs um plano de incentivos fiscais para que os consumidores possam ser atraídos para este segmento. A meta era ter um milhão de veículos com emissão zero em 2020, mas dificilmente será atingida.

Como não há benefícios governamentais atualmente, os fabricantes alemães fazem sua parte, mas com preços proibitivos. Assim, quem se aproveitou da situação foram as marcas estrangeiras. Dos 10 carros elétricos mais vendidos no país, cinco são de fora. O líder, por sinal, também.

renault-zoe-campinas-3

O Renault Zoe domina os emplacamentos de carros elétricos na Alemanha, um mercado que geralmente não vislumbra os modelos franceses e de outras origens, preferindo mais as marcas locais. Ele tem 12% de participação com 1.052 unidades. O vice-líder é o BMW i3.

Entre os dois, existe uma diferença enorme de preço, que atrai os alemães. O Zoe custa € 21.500 e tem aluguel de baterias bastante atrativo. Já o compacto germânico não sai por menos de € 34.950. E não é somente ele que é caro, os VW e-Golf e o Nissan Leaf saem por € 34.900 e € 34.385, respectivamente. Diante disso, a vantagem do francês fica bem evidente.

Além do preço baixo, o Renault Zoe também tem uma autonomia muito boa, agora em torno de 240 km, bem acima do alcançado pelo BMW i3 e comparável ao dos rivais citados acima. Com a ampla rede de recargas, o compacto francês acaba tendo um custo operacional bem menor.

[Fonte: Foro Coches Eléctricos]





  • Mr. Car

    Já vi este Zoe de perto. Bem bacana o carrinho, he, he!

    • Bruno_O

      Um Clio elétrico. Teria fácil se não custasse os dois rins.

  • Ailton Junior

    sairia por uns 80 mil aqui no Br

    • Bruno_O

      Nem fuu, esse carro custa mais que o Prius em qualquer país, pode chutar 130 pra cima.

    • Franco da Silva

      Por 80 teria comprador. Com os preços de Golf e Focus (ah, mas não é o mesmo segmento – no preço e na “legalzisse” seria).
      Só que, convertendo direto já dá quase 90. E esse preço é sem as baterias, precisaria de um aluguel, que aqui seria uns R$ 450.

    • Lucas Furtado

      Fazendo uma regra de três com o i3 que aqui custa 170k e lá 35 k, o zoe sairia aqui por 105 mil. Excelente preço, mais barato que o prius que é apenas híbrido.

  • Henrique12

    Carro francês debutando na Alemanha, o mundo está mesmo a mudar.

    • DiMais

      porque todas as montadoras vendem as baterias junto com o carro, a Renault tem um plano muito diferente com o aluguel. agora não sei a que pé está, mas eles tinham até mesmo o protótipo de postos de recarga que substituiriam uma bateria sem carga por outra carregada instantaneamente (tão ou mais rápido que abastecer um carro com combustíveis convencionais), como ela é a dona das baterias isso não seria problema algum.

  • Pacheco

    É um excelente carro. Por um preço bom, venderia bem aqui.
    O problema é que ele chegaria acima de 100 mil.

  • CanalhaRS

    Se ele fosse vendido aqui a uns 80 mil (o que é quase impossível, mas ainda assim caríssimo) poderia dominar o mercado de elétricos que vem por aí.

  • DiMais

    a sacada mais inteligente que a Renault fez foi o aluguel das baterias, um dos componentes mais caros do carro e que inevitavelmente vai chegar ao fim da sua vida útil antes do veículo, por isso tão barato frente aos rivais que em algum momento precisarão comprar uma bateria nova, caso que não vai ocorrer com os modelos da francesa.

  • fbl

    Legal que o ar condicionado ao menos parece com os dos renault do brasil. Estamos no caminho certo rumo ao primeiro mundo!

  • Airplane

    Esse é o futuro: carros elétricos e híbridos. E aqui no Brasil pessoal querendo liberar diesel para carro de passeio. Lamentável !

    • armtoos2

      Lamentável é o seu comentário. Procure conhecer sobre o diesel que é utilizado na Europa, e que polui menos que a gasolina tenebrosa que temos por aqui. Pesquise colega, pesquise muito.

      • Airplane

        Diesel só polui menos só em termos de CO2 mas polui muito mais em termos de NOx e particulados, que são altamente cancerígenos conforme a OMS. A Europa já está pulando fora do diesel que é coisa do passado.
        A tendência lá agora são os híbridos e elétricos e estão empurrando o diesel para os emergentes (sub-desenvolvidos ) onde existem desinformados iguais a Vc que aceitam este lixo cancerígeno !
        Sou Engenheiro Mecânico com especialização em Engenharia Automotiva e trabalhe atualmente numa montadora americana gerenciando a área de powertrain.

        • armtoos2

          Sou engenheiro mecânico e trabalho em montadora, que inclusive, é filial da Europa e investe tanto em desenvolvimento de veículos diesel como elétricos. Desinformado é você. A Europa está com índices de vendas estáveis no que diz respeito aos veículos diesel filho, vai pesquisar, já que está bem desinformado. Essa sua pós-graduação não serviu para absolutamente nada pelo jeito. Quer discutir mesmo matriz energética?! Vamos falar sobre como uma matriz elétrica seja ela hidrelétrica, carvão, gás ou nuclear polui e traz de impacto ambiental?! Quer mesmo discutir isso!? E se diz informado desse jeito?!

          • Airplane

            Os veículos diesel são produtos correntes e vão ter seu fim de vida normal, daqui a poucos anos. O desenvolvimento de novos produtos das montadoras europeias modernas (a sua não deve ser uma delas) estão se dedicando aos híbridos e elétricos, tais como a BMW, Mercedes e mais recentemente a VW, depois do escândalo do “Dieselgate”.
            Diesel é presente mas principalmente passado. O futuro são os híbridos e elétricos. Vc está defasado. Atualize-se !

            • armtoos2

              Os veículos diesel são o presente, o futuro ninguém sabe dizer, já que carros elétricos são tão ou mais problemáticos que os carros diesel querido. Só pra você saber, em um horizonte até 2027 não se pensa em diminuição em massa de produção e desenvolvimento de carros com este combustível. É isso que você chama estar atualizado?! E diz que trabalha na indústria ainda?!?! Bom, eu tenho certeza do que falo, pois não só trabalho em uma montadora, que como falei, a empresa que eu trabalho investe em carros totalmente elétricos, e foi a primeira das top 5 a fazer isso, como tenho pleno conhecimento de que ninguém sabe qual rumo tomar ainda querido. Atualize-se, você, está precisando, e muito.

              • Airplane

                A VW está indo para os híbridos e elétricos. A Europa e a Alemanha, em particular, estão caminhando fortemente no mesmo caminho. É questão de pouco tempo.
                Até no Brasil, com o Ford Fusion Hybrid e o Toyota Prius os híbridos já são realidade !

  • thi

    esse é o futuro

  • Luccas Villela

    Bom ver um carro francës liderando no mercado alemão.



Send this to friend