Comprando e Vendendo Finanças Governamental/Legal Mercado

Renave: Sistema de venda e transferência de veículos entra em vigor

comprador-concessionaria Renave: Sistema de venda e transferência de veículos entra em vigor

O Contran aprovou o novo sistema Renave, sistema informatizado de venda e transferência de veículos novos e usados. Ele foi implantado de forma oficial em julho de 2017. Com o Renave, a venda de carros particulares por pessoas físicas não muda em nada.



O que muda é o sistema de compra e venda de carros pelas concessionárias e pelos revendedores independentes. Eles deverão registrar a entrada de veículos novos e usados nos estoques, garantindo mais segurança nas operações, que hoje são feitas através de papéis. É claro que isso também garante o imposto pro governo do valor que a loja faturou na venda do carro usado.

O registro de compra e venda será totalmente informatizado e validado imediatamente no Denatran, Receita Federal, Detrans e Secretarias de Fazenda estaduais. Por agora, apenas revendedores de automóveis novos e usados poderão e deverão utilizar o Renave, mas a expectativa é que mais adiante pessoas físicas possam também fazer a transferência através do sistema, para ficar tudo registrado e informatizado.

De acordo com informações do Denatran, o Renave permitirá mais rapidez e segurança nas transferências. A desburocratização dessas operações comerciais beneficiará diretamente o consumidor final, segundo o órgão federal.

Abaixo, um esquema mostra como funciona o sistema Renave:

Renave-esquema Renave: Sistema de venda e transferência de veículos entra em vigor

[Fonte: Automotive Business]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend