Crossovers Mercado SUVs

Renegade lidera entre os utilitários esportivos em julho

Jeep Renegade

O Renegade passou o HR-V em julho e assumiu a liderança do segmento de utilitários esportivos. A dupla segue bem à frente do EcoSport, que ficou em terceiro, seguido de perto pelo arquirrival Duster.

Fora desse grupo, o Tucson ficou mais distante, tendo a SW4 bem próximo. O ix35 aparece logo depois. 2008 e Tracker estão bem posicionados entre os 10 mais vendidos, onde o Sportage – renovado recentemente – fecha o grupo.

Mas, bem próximo, já aparece o Kicks com 590 emplacamentos no mês passado. Ele deixou a dupla ASX/Outlander. O X1 ficou à frente do GLA e o Discovery Sport já mostra sua força após virar nacional. O sueco XC60 e o chinês X60 fecharam os 20 mais vendidos.

Confira os 20 utilitários esportivos mais vendidos em julho de 2016:

1) Renegade – 4.746 unidades
2) HR-V – 4.338
3) EcoSport – 2.409
4) Duster – 2.233
5) Tucson – 1.012
6) SW4 – 982
7) Ix35 – 922
8) 2008 – 857
9) Tracker – 746
10) Sportage – 665
11) Kicks – 590
12) ASX – 399
13) Outlander – 355
14) X1 – 350
15) GLA – 313
16) Discovery Sport – 311
17) Q3 – 266
18) Pajero – 212
19) XC60 – 171
20) X60 – 152

[Fonte: Fenabrave]





  • Pacheco

    Peugeot também errou no 2008 hein.

    Carro tem as versões e equipamentos tudo errado e agora leva um sabugo até do ix35.
    Era pra estar brigando com o Eco e Duster e nada.

    Hora de rever as versões, motores e equipamentos.

    • Hugo Leonardo

      Eu já acho que ele vende muito bem, pelo número reduzido de concessionárias, ausência de propaganda, péssima fama do pós-venda e câmbio AT8.

      • Pietro_Turbo

        Vende bem?
        Apenas melhor que as chinesas. Até a Tucssauro vende mais.

        • Rodrigo

          Pra quem queria vender 1000/mês e vende média de 850/mês nessa crise, tá bom!
          Ser líder por si só não quer dizer que é sucesso garantido. Imagina investir pra produzir 10mil e vender apenas 5mil?
          A Peugeot está OK.

        • Rodrigo

          Tucson vende bem porque de todos é o que tem o preço mais justo (não necessariamente barato). Ix35 me parece seguir o mesmo caminho.
          Também concordo que tem algo errado no 2008, pois pra mim não parece ser apenas a falta de câmbio At na versão de topo.

      • Pacheco

        Eu entendi o que vc quis dizer Hugo.

        Porem, é um carro que poderia tirar a Peugeot do buraco. O 208, 2008 e o 301 (caso ela fosse esperta de vende-lo aqui).

        O carro tem suas qualidades. O que ele precisa: Mais equipamentos na versão Allure e Grife Automatica. Precisa de ESP, 6 air bag, uma central mais completa, ajustar melhor a suspensão, melhorar a nivel de qualidade, etc.

        Colocar o cambio at6 na THP, fazer propaganda, colocar o carro na televisão e também estruturar as equipes.

        Fazer um marketing agressivo do carro. Era pra ele estar vendendo mais de 2 mil unidades/mês.

        • Jackson A

          No contexto de vendas eu discordo de algumas coisas, 2008 não precisaria de ESP ou 6 AB [ isso não faz carro vender.], apenas o cambio AT6 em todas as versões assim como a multimídia e ser um pouco mais alto, pois não parece concorrer com hrv, eco, etc…

          • Pacheco

            Mas toda concorrencia tem e o mercado já olha pra isso. Antecipa logo o motor 1.2 THP, equipa e vai pra cima do mercado.

            É um carro lindo e tem um preço bom.

            • Jackson A

              De fato tem, mas não acho que algum comprador se importe com isso kkk.
              Claro, sempre tem o 1%.

          • Zeca Piroto 🤘🔥

            Concordo contigo. Mas, acho também, que o tempo passou, mesmo tendo uma versão thp + At6 (o que, na minha visão, o tornaria o melhor da categoria)… ele não venderia tanto, a não ser que a PSA invista brutalmente no marketing do carro, o que infelizmente, não é o perfil da empresa… O maior vacilo foi desovarem os At4 nele… as vezes chego a achar que nessas empresas, não tem ninguém prestando a atenção nas críticas e relatos na internet, é como se eles simplesmente apertassem o F@#-se e pronto.
            O kicks mesmo (como é, que a proposta do carro é ser desenvolvido para os brasileiros e eles colocam um motor que é incapaz de pegar uma ladeirinha sem gritar horrores?), deveria ter, pelo menos uma versão com o 2.0 do sentra +CVT, mesmo que beberrão, seria um CxB muito maior que Renegade e Hr-v da vida e com certeza traria muito mais prazer ao dirigir, andaria muito mais que os irmãos mancos.

            • Marcio Santos

              O câmbio não foi desovado no 208 e 2008, a peugeot não possuía um câmbio at6 que coubesse nesta plataforma, nem mesmo na Europa.
              Este câmbio estava para ser lançado na Europa, ou será lançado em pouco tempo, mas quando estes modelos foram lançados não havia este AT6.

              • Zeca Piroto 🤘🔥

                Isso é conversa. Tanto não tinha, que a PSA quer trazer para o 2008 (e sabe Deus quando, irá chegar para o 208 e C3) o e-AT6 utilizado na mesma época, na Europa e nos EUA…

                • Marcio Santos

                  Isso é mentira, primeiro que o carro não é vendido nos EUA e segundo que na época do lançamento do 2008 eu entrei no site da peugeot francesa, não havia nenhum 208 ou 2008 com AT6 na França.
                  Nesta época estava sendo divulgado na impressa que lá fora ainda levaria algum tempo até haver um AT6 para estes carros.

        • Racer

          Se o THP tivesse o câmbio AT6, ele estaria na minha lista para o futuro.

          • Pacheco

            Sim, o 1.2 THP com uns 125cv e cambio At6.

        • kravmaga

          Eu já acho que o problema principal do 2008 é não ter aparência de SUV, mas de perua “adventure”.

          O povo quer comprar carro “quadradinho”, que tenha aparência de jipinho.

          • Pacheco

            Eu já acho isso o maior atrativo do 2008. KKKK

            • Rafael

              Também. Visual de perua mais motor thp. Mas na prática o kravmaga está certo. Não tem aparência de Suv. Ele parece brm menor que o Hrv e Renegade.

              • Pacheco

                Resolveria colocando uma prolongador nos paralamas, criando uma versão Escapade… kkkk

                • Rafael

                  Kkkk tipo isso!

          • Paulor1899

            Verdade, parece uma Parati.

    • Lucas086

      Errou sim, mas não acho que os equipamentos errado. A versão Griffe 1.6 só deve o tsc/esp, pq de resto tem tudo. Drl, 4 bags, teto paronico, ar digital, banco tecido/couro… eu não comprei uma para minha mãe única e exclusivamente por causa do 4 marchas, pq o carro em si, muito bom e bonito, além de bem montado.

      • Pacheco

        Tem que colocar o ESP/ASR, 6 air bag, melhorar a central e o cambio AT6 com o motor 1.2 THP.

        • Lucas086

          Ai vai demorar um pouco kkkkk ai eu trocaria a RN de casa sem nem pensar. Podia ser o 1.6 mas com um câmbio at6.

          • Pacheco

            Falam que não cabe o AT6 no 1.6 atual.

    • Artur

      Eu já acho que só falta um AT6 para o 2008 dar uma deslanchada.
      Se lançarem com o 1.2 PureTech turbo, parece que o AT6 cabe no cofre do motor.
      Eu compraria um sem medo (se tivesse $$, rsrs).

      • Pacheco

        Esse motor 1.2 THP com 125cv e cambio At de 6 marchas deixaria o carro bem melhor.

    • Diego Ávila Monteiro

      Nem todos gostam da posição de dirigir do 2008. Com ctz influencia muito na hora da compra.

      • Pacheco

        Acredito que aqueles que não gostam, é por que não encontrou uma regulagem correta. Confesso que demorei pra achar, mas qndo encontrei não queria sair mais do carro.

    • Gran RS 78

      Segundo a Quatro Rodas, o 2008 já está sendo vendido com o novo cambio automático de seis marchas no lugar do antigo com 4 marchas. Acho que agora ele terá um aumento considerado nas vendas.

      • Pacheco

        Até que enfim hein.

        • Gran RS 78

          Concordo, mas infelizmente só está disponível na versão com motor 1.6 aspirado. Parece que a Peugeot não se esforça para fazer as coisas direito, pois a versão THP top continua só manual.

          • Pacheco

            O carro com melhor motor e melhores equipamentos não roda com o melhor cambio. Um erro.

      • Pacheco

        Espero que aproveite e aumente o preço tbm.

  • Hugosw

    E o Tucson velho e ultrapassado continua vendendo mais que o 2008. A Peugeot realmente não emplaca nada no Brasil.

    • Pacheco

      Erro dela… o carro não tem nenhum atrativo. Vem mal equipado.
      O consumidor urbano que gosta do automatico e com equipamento não emplaca pq vem ruim.

      • isnardcsn

        Mal equipado eu discordo. A verão de entrada já vem com 4 air bags, central, ar digital, fora o básico (direção elétrica, VE nas quatro, travas, rodas 16, etc). O que mata o carro é o câmbio automático de 4 marchas.

        • Pacheco

          Equipado igual um Duster. O HR-V e o Renegade vem muito mais equipado.

          • Bruno Marques

            Tirando o cambio de 4 marchas,e não ter esp, a versão griffe, ja vem com 6 airbags, ar dual zone, direção elétrica, banco em couro, acendimento automático dos fários, e chuva, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, piloto automático, kit multimídia com car play. sinceramente acho que tem um cxb muito bom. e deve custar uns 20k a menos que a renegade ou hrv com os mesmos itens.

            • isnardcsn

              Também acho. Comparando a Allure com o Renegade Sport, o segundo só ganha com o ESP, mas perde no air bag lateral (item que, pra mim, faz mais sentido). Falta multimídia e ar digital, que o 2008 tem.

              • Bruno Marques

                Pelo preço da versão sport (~82k) se pega a griffe automática (75k) e ainda sobra um troco pro seguro e ipva :D

    • Jeremias Flores

      Tucson, mesmo desatualizada, tem um preço muito competitivo.

  • Tadeu GF

    Eu acho incrível a SW4 vender quase mil unidades/mês, mesmo nesse valor absurdo, que ultrapassa a barreira dos 200 mil reais.

    • Pacheco

      Ela vende bem na 2.7 Flex.

      • Pietro_Turbo

        SW4 não tem versão 2.7 Flex. Somente a 4.0 e custa R$ 205k.
        As maiores vendas vêm das versões a diesel 2.8 TDi, de 5 ou 7 lugares.
        Conforme relatório FENABRAVE, +95% vêm das versões a diesel.

        • Pacheco

          A Toyota tirou a 2.7 de linha na SW4?

          Ela vendia muito, tanto que aqui em SP a maioria que vejo na rua tem o simbolo flex na porta.

        • Carlos Sousa

          Concordo. É incrível mesmo um resultado tão expressivo.

    • Carlos Sousa

      Do outro lado da moeda a MIT deixa a “família Pajero” afundar tanto nas vendas. As demais concorrentes nem aparecem direito…

    • Temos um “Portugal” aqui dentro só de pessoas ricas! Acho esse número natural para um dos países mais populosos do mundo… O problema que temos dificuldade de enxergar além do brasileiro médio.

    • Gran RS 78

      Mas eu acho que muitos desses SW4 são para PJ e não para os consumidores comuns.

      • Freaky Boss

        também acho isso. Ou produtor rural.

    • Jeremias Flores

      na reportagem do lançamento dela falamos sobre isso, é incrível, não importa o preço, ela continua vendendo bem.

    • 200 milhões de reais por mês só com esse modelo.

  • Junio Tavares Silva

    Quando estava para ser lançado, já imaginava que o Renegade teria certa aceitação de mercado, mas nunca imaginei que seria tão grande. HR-V normal, afinal a Honda tem um bom nome frente aos consumidores brasileiros. Acho que nem a FCA imaginava o sucesso mundial que o Renegade faria.

    • Pacheco

      E se tornou o queridinho do povo.

    • Artur

      E isso com o pacato motor 1.8 Etorq. Se ela tivesse mandado um motor flex decente (tipo um 1.4 Tjet MultiAir ou até mesmo esse 2.0 Tigershark que será lançado no futuro Patriot/Compass) venderia muito mais.

    • Tadeu GF

      Eu acho um corre com preço “justo” (nas versões de entrada), para nossa realidade, se compararmos aos “populares” que já estão na faixa dos 50k. Por isso está vendendo tão bem.

      • Marcio Santos

        Todos estes crossowers estão caros demais, eles são inferiores aos sedãs e hatches médios do mercado, são menos equipados, pior acabados e pior motorizados mesmo custando o mesmo ou mais, não valem o que é pedido.

    • Rafael

      Também me surpreendi com o sucesso. Só não fiquei tão surpreso com a aceitação por lembro como brasuleiro era apaixado com a Cherokee nos anos 90. Por sinal, que carro!

    • Isso é porque uma boa parte dos compradores pensam no status de uma marca “premium” de verdade, que Honda já não é, para quem costuma comprar carro de 100.000 a 120.000. E falar de boca cheia que tem um Jeep é sucesso na vizinhança.

      Pois SUV compacto, pode ser Renegade ou qualquer outro, eu não vejo como bom negócio. É como falaram aí abaixo, são caros, inferiores em conforto a sedãs médios, mal equipados, mal acabados, etc.

      • Ernesto

        Mas os líderes no seguimente (Renegade e HRV) não são mal acabados. Diria isso de Duster e Ecosport.

  • DiMais

    FCA e seus ajustes de produção na fábrica de Goiana (melhor prazos de entrega grandes do que estoques), passadas as vendas iniciais da Toro é hora de estabilizar a produção e o Renegade volta a subir.
    agora é esperar pelo projeto 551.

  • Ricardo

    Ainda tem genTe que compra essa merda de Tucson!

    • Jeremias Flores

      o preço dela é muito bom, comparado aos “concorrentes” apesar de ser um projeto desatualizado

  • Diego Ávila Monteiro

    Kicks ta bem nessa posição, mas por mim pode cair bem mais.

    • Jorge Menezes

      Pois é, eu não entendi. O lançamento do Kicks vai ser só no dia 5 de agosto. Como é que venderam 590?

      • Ernesto

        Não é aquela velha história da fábrica faturar para as concessionárias terem veículos para testdrive? Apesar que a quantidade é bem grande em comparação ao número de concessionárias.

  • amarelonãotemcota

    Não tem Hilux flex

  • Airplane

    Será que já resolveram os problemas das caixas automáticas ?

  • Felipe

    A Lifan é uma montanha russa mesmo… O X60 se tivesse bom preço, seria o SUV de entrada que muita gente pagaria pra ter… Mas custando o que custa, vai continuar do vigésimo lugar pra baixo.

    • Na crise, a primeira coisa que o comprador em potencial foge é de carros com possível baixa revenda, vide o Peugeot 2008 (com AT e mais de 150 css para vendê-lo) e o Renault Fluence também. A Lifan com pouco mais de 50 concessionárias, mesmo sem ter uma versão automática do X60, e ele sendo caro, somado a ausência de publicidade atualmente, tem mantido vendas significativas até. Seria esperado vender até menos, haja vista suas concessionárias terem sido autorizadas a revender seminovos para manterem-se abertas, e a marca ser chinesa.

  • tjbuenf

    Essa liderança do Renegade vai significar uma coisa: reajuste do HR-V em agosto….

    • Freaky Boss

      todos os fatos do mercado só levam a uma coisa: reajuste do HR-V.

  • Mr. Car

    Renegado? Nem tanto, he, he!

  • Ander33x

    Caraca o Tuscsaurão ali em 5º vendendo bem diga-se de passagem ein…

    Só quero ver se a Caoa vai mesmo tirar esse TucTuc de fabricação mesmo, ou pior ainda vai ser colocar no lugar uma versão mais capada da IX35, visto que a primeira versão já é de longe depenada de fábrica.

    Por outro lado externamente falando a IX35 é muito mais atraente que o TucTuc.

    Renegade líder mais uma vez, e HRV agora na 2º posição, aqui no topo da tabela nada de novo a não ser a quantidade de carros vendidos.

    ou seja, #nãoTemCrise.

  • Paulor1899

    Sportage vendeu bastante. Provavelmente era desova da versão antiga.

  • Freaky Boss

    1. Pelo menos onde moro vejo muitos Outlander novos . Claro que é um bom carro, mas eu não sei o que esse carro tem de tão especial frente a concorrentes que vendem menos.
    2. Vender 982 SW4, caro como está, é uma surpresa.
    3. O Kicks vai subir. É questão de tempo
    4. A FORD continua dormindo no ecosport. Vai perdendo o filão que ela primeiro explorou. Tinha que reestilizar e botar o motor ecoboost para ontem, mas parece que não estão preocupados com isso.



Send this to friend