Mercado

Restrição de crédito por parte dos bancos pode afetar mercado de automóveis

restricaodecreditoporpaxr3 Restrição de crédito por parte dos bancos pode afetar mercado de automóveis







A atual crise nos EUA que se alastra por outros mercados, já ameaça o mercado de automóveis aqui no Brasil, fazendo com que a previsão de vendas sejam refeitas para baixo.

Depois das recentes altas das taxas de juros e redução dos prazos de financiamento, agora os bancos estão restringindo o crédito para financiar venda de carros.

Para alguns modelos, o crédito só é aceito se houver uma entrada entre 10 e 20% do valor do veículo. Sem isso, não há chances de fechar o negócio.

Semana passada, as taxas de juros estavam entre 1,4 e 1,65%. Esta semana, algumas já atingem 1,8%. Os prazos para financiamentos devem ficar em até 60 meses.

Fonte: O Estado de São Paulo.



  • antoniokings

    Acho que já estão. As vendas do Palio e do Gol estão despencando.

  • Anderson Puff

    Estamos voltando a realidade então, porque tem gente que mal tem lugar pra morar e estavam comprando Ecosport em 84 vezes sem entrada…. piada

    Acho justo que para um financiamento de 60 meses de um carro seja feito no minimo uma entrada de 10% do valor, e que os prazos não passem de 60 meses.

    Só não acho justo a taxas de juros aumentarem porque neste caso nem cliente nem fabrica ganham porque este valor vai para os cada vez mais ricos bancos.

  • rafael..d

    84 eh palhaçada
    a pessoa ja vai ter vendido o carro e pagando
    ai eh osso neh mano…a taxa de inadimplentes era altas com juros menos(altos pra kct)imagina agora aumentando o juros

  • luky

    Muito bom pra quem consegue guardar e poupar seu dinheiro, e agora pode negociar um bom desconto à vista.

  • Schio

    Acho mais coerente que seja exigida uma entrada e que o prazo máximo seja de 60 meses. Assim só compra carro quem pode, diminui a inadimplência, a quantidade de golpes e de quebra desinflaciona um pouco o preço dos carros.
    O ideal mesmo é capitalizar-se e comprar à vista quando surgir a melhor oferta. Eu já tinha, há meses, decidido adiar a troca do meu carro em função dos preços e juros abusivos.

  • carlostar

    tava na hora… só faltava ver anúncio de financiamento de carro sem consulta ao spc/serasa. e não duvido se alguém já tenha visto.

  • tiago brito

    [Comentario #108642 sera citado aqui]

    Nossa quanta viagem, nossos bancos estão entre as instituições finaceiras mais solidas do mundo, os lucros so batendo recordes a cada ano, se fosse tão facil e arriscado assim eles não estarião nesse patamar, se informe mais :bate: :bate:

  • carlostar

    [Comentario #108646 sera citado aqui]

    eu sei disso, aliás trabalho em uma(to de greve :banana:)

    se você for ver 80 meses pra pagar gera um juros absurdo, que só brazuca mesmo viu…. estava se tornando irreal o financiamento automotivo… fiz uma crítica apenas. obrigado por me informar sobre o sfn, vou dormir mais inteligente hj.
    Agora se vc puder deixar explicito onde foi que eu mostrei desconhecer a estrutura financeira nacional, eu ficaria agradecido.

    ironia… já ouviu falar? :ok2:

  • fl4v10r04l

    [Comentario #108653 sera citado aqui]

    Relaxa.. aqui no blog algumas pessoas acham que os comentarios são provas para entrar na Financial Times

  • To na mesma posição do carlostar (greeeve! :banana: )
    Comprei um carro em 60 meses, to satisfeito e tenho condição de pagar, mas tenho consciência de que pagarei juros.

    O problema é que a tentação é forte, vai numa concessionária que o pessoal te empurra mesmo um financiamento. Aí se o cara ganha uma graninha a mais já é ludibriado pelos vendedores e aí… mais um Gol na rua… mais um inadimplente que fica se matando pra pagar gastos de carro…

  • Thiago07

    [Comentario #108655 sera citado aqui]

    Concordo com o carlostar, qualquer um financiava um carro, eu já vi pessoal da revenda falando pros cara faze folha de pagamento fria pra passar no cadastro :OoO:, não estou falando sobre almentar os juros, mas sim exigir uma entrada e fazer menos parcelas. Por que muitas pessoas não pensam no montante final e sim nas parcelas, daeh o cara vai lá e financia um carro em 80 meses, mas ele esquece que tem a manuntenção do carro, que pra andar precisa de combustivel,e tem a chance de bater o carro ou leva uma multa.Acho que as pessoas diviam era economizar para comprar à vista.Ao invez de financiar um carro em 36 vezes a pessoa poderia economisar e em 24 meses daria pra comprar esse carro.

  • Paullo

    So aqui mesmo que se vê esses comentarios.Achando otimo a restriçao ao credito,a venda aquecida é bom pra todo mundo, a economia cresce.A retraçao é pessimo para o País.Isso nao tem nada a ver com o fato de alguem comprar carro pé de boi por um preço alto. O brasileiro é que tem que ser exigente e aprender a comprar carro,escolher um modelo mais completo e nao so design.
    Agora dizer que a restriçao dos bancos ao credito é boa, é burrice de quem nao sabe nada de mercado. Embora a pessoa nao pague um carro, o banco nao fica no prejuízo.

  • tiago brito

    [Comentario #108653 sera citado aqui]

    vc dizer que um banco financiaria um carro sem consulta ao spc e serasa,pra quem trabalha em um banco??? tbm sou bancario, estranho vc tbm vc dizer que ja tava na hora disso acontecer??? com a economia em crescimento todos ganham principalmente os bancos,a media de financiamento hj e de 60x, com Restrição de crédito o lucro dos bancos diminuira, ai sim que a gente não consegue um aumento descente,se com lucros expressivos ja ta dificil imagima se cair,e a PLR então vai pro saco :OoO: :OoO:

  • tiago brito

    [Comentario #108686 sera citado aqui]

    Disse tudo, o pior que tem ate Bancário achando isso bom, totalmente sem noção :zzz: :zzz:

  • [Comentario #108693 sera citado aqui]

    Cara, foi justamente isso que ele disse quando citou a ironia. O absurdo era tanto que em breve chegaria ao ponto dos empréstimos não serem feitos com consultas ao spc. Ele não elogiou hora alguma tal medida!

  • fr_amaral

    [Comentario #108621 sera citado aqui]

    Concordo com tudo que vc falou!
    Os cara num tem nem onde morar e financia carro de 100 mil em 96 vezes(existe sim) so pra aparecer pros vizinhos. Acho que os financiamentos tinham que ser so no maximo em 48 vezes e com 20% de entrada. Os juros aumentar com vc disse é ruim, mais tinha que ter uma noticia ruim na historia… :asner:

  • JDFortuna

    Eu quero que os bancos façam o que me atinge. Empréstimos, financiamentos e correção da inflação na poupança. E o que atinge a eles, não passem pra nós. Resolvam eles mesmos.
    Não posso deixar de ter crédito ou uma compra a prazo ser impossível pelos juros praticados a partir de maus pagadores, os inadimplentes. Os inadimplestes estão aí pq a comprovação de renda não é a rigor, bem feita. Exigente até é. Na compra de um carro, pede-se renda de pelo menos 4 vezes o valor da prestação. O problema é que TODO MUNDO MENTE e os bancos ACEITAM. Haja vendedor esperto! Garantia de 84 meses de trabalho era pra ser considerado, mas quem a teria?
    No fim, exatamente como fica a questão da bolsa e já vista em falência de Bancos aqui no governo FHC, é o Governo é que paga a conta.

    Não há esmero nem responsabilidade no trabalho bancário!

  • IGAUM

    Só espero que NÃO FAÇAM A C*GADA dos Norte Americanos… dando credito à rolo e sem garantias…

    Deu no que deu.

    Brasileiro tem a cabecinha pequena… só pensa no hoje. Quer ter salario bom… carro bom … mas o pais que se f*da…

    Dai daqui uns poucos anos… estoura uma BOMBA… e bau bau o q o cara consegui.

    Prefiro GANHAR MENOS e ter um pais estavel.

  • _Dan_

    [Comentario #108641 sera citado aqui]

    Nuss.. cada comentario que nada a ver… :bate:

    ta certo que cada um se expressa da forma que quiser.. masssss… falar que diminuir o tempo de parcelamento e pedir entrada eh bom… nada ver..
    a pessoa compra um carro, da melhor forma que se encaixe no seu orçamento… acho que é como disse o Paullo no comentario 12..

    :|:

  • alessandro_170

    [Comentario #108664 sera citado aqui]

    Tem gente precisando e pagar uma escola ao invés de um carro, para me poupar de ler tantos erros de ortografia…

  • Diguinho

    Óia a crise chegando ai genteeeeeee :hauhau: :hauhau:

  • Thiago07

    [Comentario #108773 sera citado aqui]

    Entõ vá ler um dicionário :hauhau:, qual o problema de ter tem erro ortográfico? o importante é que da pra passar a mensagem :teeth:, se o cara for olhar todas as palavras que tem dúvida no bicionário ou entaum digita no word primeiro demora muito e o cara até esquece do que i falar :cool:

  • Thiago07

    [Comentario #108830 sera citado aqui]

    é… o dinheiro que o Bush gasto no Iraque tá fazendo falta….

  • carlostar

    [Comentario #108686 sera citado aqui]

    no eua deram crédito fácil pra qualquer um comprar uma ou mais casas e olhe no que deu…
    talvez vc tb ache a crise bom pra todo mundo. deve ser tão bom que quem entende mesmo dificultou o crédito e não facilitou. talvez seria bom se vc e outro esperto se candidatassem as vagas de presidente do banco central e ministro da fazenda. o nobel de economia já está a caminho pra vcs.


Send this to a friend