Vídeos

Reveja as corridas memoráveis de grandes pilotos da Fórmula 1 (vídeo)

Reveja as corridas memoráveis de grandes pilotos da Fórmula 1 (vídeo)

Ele sempre buscava o melhor tempo e sair na frente era seu alvo, sempre! Naquele dia 11 de abril de 1993, parecia que as coisas não estavam boas. Chovia e ele estava em quarto no grid.


Aqueles que não o conheciam, podiam até lamentar sua posição. Afinal, seu carro estava longe de ser o melhor e o primeiro no grid tinha um bólido anos-luz de distância em tecnologia. Então, veio a largada, mas ele caiu para quinto…

Para todo bom entendedor de Fórmula 1, os dois parágrafos acima descrevem como prenúncio daquela que é considerada pelo especialistas em automobilismo como a “melhor primeira volta da história”.

Momentos memoráveis como esse, estão registrados na história da Fórmula 1, que antes da engenhosidade automobilística empregada, teve (e ainda tem, felizmente) grandes pilotos. Em vídeo, algumas das corridas mais icônicas da categoria estão devidamente preservadas para a posteridade.

Mesmo que as equipes (e seus fabricantes de veículos por trás) busquem sempre novas tecnologias para tornar seus carros mais rápidos, a “máquina humana” entre o volante e o assento ainda é a peça fundamental neste circo que viaja o mundo inteiro, agora mais do que nunca.

Aqui, relembraremos algumas dessas corridas emblemáticas. Uma delas ocorreu no GP da Hungria de 1986. Naquela prova, Ayrton Senna estava à frente de Nelson Piquet. Em sua Lotus Honda toda preta, Senna estava vendo Piquet se aproximar em sua superior Williams Honda.

No fim da reta principal, por fora, Piquet mostrou toda sua habilidade em guiar um F-1, passando Senna e segurando sua carro “de lado” na primeira curva à direita. Essa manobra fantástica entrou para a história e você pode conferi-la abaixo:

Na F-1, grandes ultrapassagens não foram feitas apenas no passado. Em tempos recentes, ultrapassagens duplas foram frequentes na categoria.

Uma delas foi no GP da Espanha de 2000, onde Rubens Barrichello passou ao mesmo tempo os irmãos Schumacher, que estavam tendo uma “briga da infância”, se aproveitando o brasileiro da situação. Essa, como outras, ocorreram e ainda aconteceu nesse fantástico circo da F-1.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email