Manutenção

Revise o seu carro – regulagem de farol

regulagem-farol-carro Revise o seu carro – regulagem de farol

Hoje vamos falar sobre regulagem de farol. Mas antes gostaria saber quantos de vocês, alguma vez na vida, já fizeram regulagem de farol do seu veículo. As pessoas que eu conheço que já regularam o farol do veículo foi pelo fato do facho estar muito desregulado, de modo que se tornava impossível enxergar algo. Creio que apenas 1% de todas as revisões que fiz tiveram reclamação quanto a regulagem de farol.



A regulagem periódica é extremamente necessária, não apenas nos faróis, mas em toda a iluminação de seu veículo, pois uma lâmpada queimada pode causar graves acidentes. É risco para você e para outras pessoas.

Hoje não é fácil encontrar uma empresa que tenha equipamento de regulagem de farol que esteja aferido pelo INMETRO, ou que tenha um profissional que saiba manusear o aparelho corretamente. Toda concessionária de veículos deveria ter o regulador de farol, o local para fazer a regulagem e o profissional treinado para tal serviço. Só que nem sempre é assim. Portanto, segue algumas dicas para que você verifique a regulagem de farol visualmente. Não esqueça de que depois disso é necessário procurar uma empresa que tenha o equipamento, o local e o profissional que saiba manusear o aparelho.

Para uma regulagem visual, deixe seu veículo num piso plano e visualmente nivelado. Primeiro deixe seu veículo a uma distância de pelo menos cinco metros. Ligue o farol e verifique se há muita diferença entre  facho do lado direito e do lado esquerdo. Eles devem estar visualmente alinhados. Depois aproxime o veículo a uma distância de pelo menos um metro para uma melhor aferição.

Com o veículo longe da parede você poderá perceber se está desregulado. Para você mesmo fazer uma regulagem visual, tente localizar no farol uma peça branca, sextavada e redonda (no caso de veículos VW) conforme o vídeo. Sempre haverá dois de cada lado. Se conseguir encontrar, verifique a chave que no caso dos veículos VW é um Allen 6 mm ou chave Philips. O regulador do lado extremo, perto da carroceria, é para regular a direção do facho do farol, da direita para esquerda. O regulador mais ao centro, na direção do painel frontal, serve para regular a altura do facho do farol. Com o veículo próximo da parede, e com a ferramenta, você pode direcionar com cuidado o regulador de altura, tentando nivelar os fachos.

Mas como saber qual facho está correto? O facho do farol deve ficar na direção do centro da lâmpada de farol. Com o veículo próximo da parede, e com o farol ligado, coloque o braço como régua se não houver nenhum outro objeto por perto. Com o cotovelo encostado no centro da lâmpada do farol, e os dedos encostados na parede, observe se o seu braço estará visualmente reto, como eu mostro no vídeo. Se seu braço estiver inclinado muito para cima ou para baixo significa que o farol está desregulado. Se possível, leve para um profissional. Caso você queira regular sozinho, basta deixar o facho na reta do centro do farol.

Só lembrando que existem veículos com regulagem automática. Se for o seu caso, deixe apenas um profissional regular o farol. Também há variáveis, pois dependendo do peso do condutor, ou da carga que o veículo leva, poderá influenciar muito o facho do farol. Portanto há procedimentos que devem ser tomados em casos especiais.

É muito comum que o profissional não consiga regular o farol, pois o regulador é muito frágil, e se não tomar cuidado ao regular, poderá estragar o componente. Aí somente outro conjunto de farol novo.

  • Fabio D.

    Regulagem elétrica do facho é o que há… O 206 tem isso, muito bom pra quando se tem o carro carregado na traseira, com mala e gente. São 4 níveis e faz diferença usar corretamente!

    • DCald

      Exatamente… lembrando que mesmo com a regulagem eletrica, é preciso fazer a regulagem do facho… (tem gente que acha que o farol se regula sozinho!)
      O correto é, com o carro vazio (apenas motorista) regular o nivel que deixa o farol mais alto… assim, a regulagem serve apenas para abaixar o facho no caso de muita carga…

      A Meriva tbm tem isso e é muito util…

  • sadala31

    Essas dicas de manutenção e diagnóstico de problemas é de utilidade pública. Parabéns a NA.

  • Paulo_Ricardo

    eu sempre tive de fazer duas regulagens, uma pra usar o carro sozinho e outra pra viagens quando ele tá mais carregado e os faróis apontam um pouco mais pra cima

    hoje já ão ligo mais pra isso pq eu viajo pouco e não costumo pegar trajetos que necessitem de farol alto, então meu farol é semre reguado um pouco mais pra baixo que deveria qe assim quando o carro tiver sobre carregado os faróis ficam na posição certa ;)B)

  • Antonio De Julio

    Muito obrigado pelo post. Deveria ter uma maneira mais robusta e fácil de regular os faróis sem correr o risco de quebrar alguma peça e ter que trocar o conjunto todo.

  • DCald

    Importante lembrar que muitos carros vem de fabrica com farol desregulado (deve ser regulado na revisão de entrega, mas nem sempre é o caso – eu já peguei carro 0km que na hora que cheguei na garagem já percebi que estava desregulado)…

    Carros da linha Palio e Mille vem com farois desregulados de fabrica (na verdade eles regulam pra cima) Eu mesmo já levei 3 palios (2 weekend – imagina com aquela suspensão molenga, 5 pessoas mais bagagem… é pra iluminar a lua!!!)

    O Gol (até o G4) é um problema, pois em aceleração a frente levanta uns 20 cm, então, mesmo regulando o carro nivelado, qdo o cara acelera vai ofuscar….

    • _Hofmann_

      meu tio tem um g4 que veio de fábrica com a regulagem colada com super-bonder, pois o bloco estava quebrado! e a css não trocou alegando que ele tinha mexido, e acabou perdendo a garantia… coisas que só acontecem no Brasil.

      • Fabio D.

        Nossa, concessionária DE QUALIDADE hahahaha

  • alyalysson

    ainda bem que a regulagem dos faróis está cada vez mais presentes em carros populares.
    é importante regular DAS MOTOS também que quando desregulados, incomodam mais que dos carros!

    • Nem CC de moto tem aparelho, hj é difícil achar.
      Eu aqui em BSB ainda não encontrei.

  • Sias

    Como o DCald falou, mesmo os que tem regulagem elétrica pecisam da regulagem manual, e a manual existe a muito tempo.

    Observem que todo o farol vem com uma indicação em graus gravada no corpo. É o quanto ele deve estar para baixo em relação à horizontal.

    Olhem este post, ajuda a compreender esta queda: http://autoentusiastas.blogspot.com/2010/12/apont

    • DCald

      Muito bom esse texto do Bob Sharp!

  • _Hofmann_

    acabei de regular os faróis baixos da minha fielder… um iluminava a lua e o outro, nada, pois estava baixo demais.

    é meio chato de mexer. o do lado passageiro tem uma peça bem em cima da regulagem que dificulta a entrada de uma simples e pequena chave-estria. já no do lado motorista, a bateria fica alojada bem atrás do farol (onde fica a porca reguladora), aí tive que tirá-la do suporte para mexer.

    os faróis altos ainda estão desregulados, pois o parafuso só pode ser alcançado se for retirado o parachoque (acredito eu). como eu só uso para lampejos na pista da esquerda (que em Minas Gerais, é um reduto de motoristas roda-presa, nunca vi igual…), vai esperar um pouco.

    os faróis de neblina ainda estão altos e sem foco (as lâmpadas estão fora do lugar), pois só dá pra regulá-los em uma vala, e eu acho que ninguém tem isso em casa hehehe. esses, por enquanto, é só não usar. valeu NA e Metal Omega! se não fosse essa matéria, não ia nem passar pela minha cabeça regular os faróis hoje… isso é utilidade pública.

  • ARISTEU

    Foda é regular farol qdo a lampada é de xenon, tentei regular no meu, ficou bom pq a lampada ilumina mto mais (3000k) porém não deu o foco normal como nas lampadas halógenas

  • João Paulo Vizioli

    No Japão, todo carro que passa pela inspeção obrigatória tem que fazer a checagem do facho dos faróis. Se estiver desregulado, basta ir numa oficina que tem do lado do departamento para fazer o ajuste. Um procedimento rápido e barato.

    Muito boa a matéria Metal! Parabéns!

  • Joao_Melo

    certíssimo! eu fico muito irritado com quem anda com farol desregulado ofuscando todo mundo mesmo sem estar de luz alta. agora pior ainda são aqueles quadrúpedes que vivem de luz alta, ou meia luz e/ou com farol de milha ou neblina sempre ligados.

  • subzero666

    Caro Metal Omega, só para avisar, existe uma informação errada neste seu post. Você diz que para identificar o problema nos faróis "Eles devem estar visualmente alinhados". Isso não é verdade. Todo carro no mundo é OBRIGATÓRIO que exista uma assimetria (diferênça) entre o par dos faróis, onde o esquerdo deve ser mais baixo e mais para o centro do carro do que o direito (exceto na mão inglêsa que é obviamente o inverso), isso é assim porque evita ofuscamento do motorista que vêm na direção contrária. Na verdade, este deveria ser o assunto principal de toda essa reportagem.

    • Sias

      O facho deve ser assimétrico (e assim o é)….os faróis (esquerdo e direito) devem estar na mesma altura e não um mais alto do que o outro.

    • tandre_br

      No Brasil e na Europa :D

      Nos EUA os faróis são simétricos.

  • Cil

    Ou seja, não dá pra fazer sozinho. Afinal se há o risco de quebrar o trequinho, melhor levar logo de uma vez em uma oficina especializada… o prejuízo com um farol novo vai ser sempre maior do que mandar arrumar o farol.

  • RafaelRabeloo

    A proxima materia de farol poderiam falar dos Famosos Xenon hehe

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