Manutenção

Revise o Seu Carro: Como verificar as palhetas

palheta-limpador-parabrisa Revise o Seu Carro: Como verificar as palhetas

Olá pessoal. Obrigado por acompanhar mais uma seção Revise o Seu Carro. Hoje vamos falar sobre como verificar as palhetas. Na maioria das revisões que faço nos veículos, mais de 90% estão com as palhetas gastas, para-brisas sujos, riscados e tudo mais. Eu não consigo entender como a grande maioria não tem a capacidade de perceber que o limpador de para-brisa não está funcionando corretamente.



E pior é que nem reclamar os clientes reclama. Se vier chuva, ou for sujeito a grande quantidade de sujeira, na hora que você precisar do limpador de para-brisa ele não funcionará corretamente, e poderá causar graves acidentes. A questão é muito séria e não deve passar despercebida. Todo cuidado é pouco. Portanto fique atento às palhetas do limpador de para-brisa do seu veículo.

Antes de verificar o funcionamento das palhetas, verifique o estado delas. Veja se está ressecada, se está partida, se está bem encaixada, se há muita sujeira grudada (se houver passe um pano), pois se você acionar a palheta em condições precárias poderá riscar o seu para-brisa. Aí o dano será muito maior. Verifique também as condições do para-brisa. Se houver muita sujeira lave primeiro, com água e sabão neutro, para as palhetas não riscarem o para-brisa devido a grande quantidade de sujeira. Se houver necessidade, troque as palhetas.

Após verificar as palhetas e o para-brisa, verifique se há água no reservatório do líquido de para-brisa. Se não houver complete com água. Há um produto semelhante ao detergente, que é próprio para o para-brisa. Não é muito caro, e se puder sempre utilize, pois somente a água não limpa direito o para-brisa, além de ressecar a borracha. Não utilize qualquer outro produto que não seja próprio, pois além de danificar as palhetas, também poderá manchar o para-brisa. Cuidado para não confundir o reservatório do líquido de para-brisa com o do sistema de arrefecimento.

Ao acionar o limpador de para-brisa, verifique se o jato de água está regulado. Se estiver muito alto poderá atingir a pessoa que estiver atrás, ou quando o veículo estiver em movimento poderá atingir o motoqueiro que vem atrás (isso acontece direto comigo). Observe no esguicho que joga o jato de água se a regulagem é fácil. Nos veículos VW com a mão mesmo é possível regular o jato de água. O jato de água deve estar uniforme no para-brisa.

Então é isso pessoal, não deixe para lembrar-se do limpador do para-brisa somente nos dias de chuva. Verifique periodicamente seu funcionamento, e evite acidentes. Não é somente nos dias de chuva que você usa o limpador de para-brisas.

  • ccoala

    Texto amador

    • Summers_Viper

      "E pior é que nem reclamar os clientes reclama."

      Foi meio TEMÇO, mas o texto em sí, está bem explicado pro provo mais leigo.

    • mystvan

      Sem o desejo de polemizar, nós devemos agradecer quaisquer dicas e informações, concordando ou não com o teor. Eu creio (posso estar enganado) que muitas pessoas não fazem a manutenção preventina e muito menos a leitura do manual de proprietário do veículo.

      Eu sinto muito, mas para mim, o seu comentário foi ofensivo. Aliás, eu creio que muitas críticas (bem superficiais) aos lançamentos de veículos não diferem muito desse estado de espírito. Infelizmente. Não concordou? Aponte dados embasados, técnicos, concretos, etc. que reforcem os seus argumentos.

    • pablogarcia

      Faça melhor.

    • Augustoo_

      Bom texto para explicar uma coisa bem simples, talvez vc n tenha entendido que isso é um alerta, trocas esta item é bem fácil, se vc gostaria de uma explicação passo a passo de como retirar, verificar e trocar, vá e pergunte vc mesmo a quem presta serviços a vc em sua css, para os bom entendedores está de bom tamanho o texto.

  • CARDRIVER

    Tenho um Ford Fiesta 2006 desde O Km e até hoje não precisei trocar as palhetas

  • Renato_Dantas

    Não trocar as palhetas quando necessário chama-se economia porca, há pessoas que nem o óleo do motor troca imaginem uma palheta.

  • jvcs10

    na minha opinião todo texto que acrescente algo é bem-vindo ao blog , e alem disso o texto está bem explicativo não achei tão 'amador' assim não

    • DCald

      Concordo que o texto e o video não são nenhuma mega-produção digna de OSCAR… mas, como material informativo para um blog, está muito bom! Parabens Metal Omega e NA… continuem assim…
      Mesmo que para muitos (eu me incluo) isso não passe do óbvio e qualquer motorista deve saber isso "desde criançinha" e não me acrescentou nada, sei que essas iniciativas são muito importantes pq a grande maioria não sabe nem sentar dentro do carro… imagina cuidar do sistema de limpador e lavador de parabrisas…

    • mmcinza

      Também gosto das matérias do Metal Omega. Informou, esclareceu e não contou mentira.

      • Augustoo_

        Pois é…

  • spectrum84

    É só uma dica! Aqui em Brasília nessa época há muita chuva, então é bom para os esquecidos resolverem esse problema…
    Eu comecei a dirigir há pouco tempo e é um saco dirigir sob chuva, e perigoso. Acho que é válida a dica…

  • fredggp

    Para enriquecer este texto (que considero válido apesar de não ter sido revisado, pois errar qualquer um erra), seria interessante se tivesse sido comentado sobre os líquidos cristalizadores de parabrisas, muito úteis por sinal e das novas palhetas tipo "aerotwin" que consistem numa evolução técnica deste acessório que estava décadas sem alterações.

    • VeNtO

      Concordo. Já ví dessas Aerotwin. Além de serem mais eficientes, elas são totalmente construidas em borracha e silicone, sem partes metálicas que podem riscar o parabrisa, pelo que li. Para comprar, basta medir o tamanho, adaptam-se em todos os tipos de carros e são vendidas em unidades e não em pares. Só não troquei por estas novas, porque as do meu carro estão boas ainda.

    • DCald

      Pois é… faltou lembrar tbm das palhetas traseiras (se já esquecem das dianteiras, imagine as traseiras!!!)… e, no meu caso, sempre mantenho um jogo de palhetas reserva no carro (podem ser até mesmo as usadas que estavam "meia-vida")
      Uma vez aconteceu de pegar um passaro bem no parabrisas durante uma chuva… a palheta do lado do motorista quebrou… como na Caravan as palhetas são iguais (muitos carros atuais usam palhetas de tamanho diferente entre esquerda e direita) tirei a do lado do passageiro e coloquei do lado do motorista e terminei a viagem… depois disso, sempre mantive um jogo de palhetas reserva nos carros…

  • pablogarcia

    Parabéns pela iniciativa da coluna "Revise o Seu Carro". Não é comum encontrar estas informações e as auto-escolas (infelizmente) não ensinam aos candidatos à futuros condutores.

  • cristian_sp

    bacana a informação, concordo com o Pablo ….nem sempre se acham esses "tutoriais" …sobre manutenção e/ou carros….

    sobre a critica, na forma do texto, acredito que ele poderia ser mais objetivo e como um siga passo a passo …

    1 – Olhe isso,
    2 – olhe aquilo,
    3 – …..etc e tal…

    assim ficaria uma leitura mais limpa, objetiva e de fácil "memorização" para que as pessoas se lembrem de difundir a idéia passada e reproduzir as verificações em seus "possantes" …

    abraço!

  • Vitão

    Bom topico, me fez lembrar q preciso trocar as minha palhetas kkk…..

  • Gsvieira

    "Cuidado para não confundir o reservatório do líquido de para-brisa com o do sistema de arrefecimento."
    Confesso que ri qndo li essa frase. Deve ter muito doido porai que confunde. O pai de um amigo meu ficou surpreso um dia quando perguntamos se ele completava a agua no carro. ele respondeu: "Carro precisa de agua? nunca botei agua não, pensei que o oleo resfriava o motor."

  • Tutsdf

    legal foi com o meu carro que bastou uma época de seca em Brasília que ressecou até a alma das palhetas =P

  • mmcinza

    Um fato interessante é que as vezes achamos que as palhetas custam mais caro nas autorizadas, do que no paralelo.
    Pelo menos nos Ford que eu tive e agora no Toyota, as palhetas são mais baratas na autorizada, do que no paralelo. #ficaadica

  • Cil

    Muito bom. É sempre legal lembrar o povo que carro não é como geladeira. Tem que dá manutenção e fazer revisão para prolongar a vida útil do brinquedo.

  • Dudu_BR

    Fabricantes recomendam a troca das palhetas anualmente.

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