Brasil Gadgets Segurança Tecnologia Trânsito

Rio: Engenheiro desenvolve alerta de colisão com comunicação V2V

comunicação-V2V Rio: Engenheiro desenvolve alerta de colisão com comunicação V2V

A conectividade a bordo dos carros está evoluindo de forma muito rápida, não só no exterior, mas também aqui no Brasil. Antes, a busca era por entretenimento, o que ainda não deixou de ser uma atenção dos fabricantes. No entanto, o foco principal agora é a segurança. Para isso, novas tecnologias permitirão que os carros se conectem uns com os outros, assim como com a infraestrutura viária das cidades



Com base nesses sistemas de comunicação V2V e V2I, respectivamente, o engenheiro João Batista Pinto Neto, doutorando da Coppe/UFRJ, está desenvolvendo uma tecnologia chamada Sistema de Posicionamento Cooperativo de Precisão, que permitirá ao veículo alertar o condutor sobre riscos de colisão e até assumir o controle parcial do veículo em caso de emergência.

Para desenvolver o SPCP, Pinto Neto utilizou comunicação V2V, permitindo assim ao dispositivo, definir a localização exata do veículo e de outros que estão rodando a uma distância de até 1 km, tanto na mesma faixa quanto em outra, assim como no sentido contrário. Dessa forma, todos os veículos dotados com a tecnologia, enxergarão uns aos outros, evitando assim colisões.

O SCPC também alerta o condutor sobre possível colisão e, caso este não responda a tempo, aciona os freios de forma autônoma. A tecnologia ainda pode assumir a direção do veículo se for necessário, bastando configura-lo para isso. Outras funções incluem alerta de velocidade permitida no local, problemas na pista e até veículos parados no acostamento. Outra ideia é eliminar os semáforos, já que a frota conectada saberá o movimento de todos os veículos, fazendo assim o trânsito fluir com segurança.

Pinto Neto diz que a tecnologia é de baixo custo e calcula em quatro anos sua chegada ao mercado, onde poderá ser instalado pelos órgãos de trânsito ou empresas particulares. Atualmente, poucos carros oferecidos no mercado possuem sistemas de alerta de colisão e outros dispositivos conectados voltados para segurança ativa. No entanto, o custo é elevado e a maioria das pessoas não pode pagar. Nesse caso do SCPC, surge como uma alternativa e que teoricamente poderia ser instalada em carros mais simples e baratos.

[Fonte: Extra]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend