Rivian: Reino Unido, Alemanha e Holanda disputam fábrica

Rivian: Reino Unido, Alemanha e Holanda disputam fábrica

A Rivian está em rápida expansão e já planeja uma segunda planta nos EUA, onde a empresa pretende produzir veículos, motores elétricos e baterias de lítio. O investimento, nesse caso, será da ordem de US$ 5 bilhões.


Contudo, a Rivian — altamente capitalizada — quer ir além e planeja a primeira fábrica fora dos EUA. A princípio, esta deverá ser no Reino Unido, mas sabe-se que Alemanha e Holanda querem levá-la também.

Segundo o site Automotive News, a Rivian já estaria em estágio avançado na Inglaterra e a cidade de Bristol seria a preferida para levar uma instalação de produção, cujo investimento chegará a US$ 1,4 bilhão.

Rivian: Reino Unido, Alemanha e Holanda disputam fábrica

O gabinete de Boris Johnson estaria altamente empenhado em levar a fábrica da Rivian e um grande pacote de ajuda estatal é previsto para evitar uma fuga de investimentos da companhia para o continente europeu.

A região de Bristol é vista como ideal para a Rivian por conta do campo de tecnologia Gravity, mas o Departamento de Energia, Estratégia e Negócios do Reino Unido, não comenta sobre as ações da startup.

Em nota, comunicou: “Enquanto estamos trabalhando para atrair investimento estrangeiro para o Reino Unido para acelerar o crescimento de novas indústrias, não podemos comentar sobre especulações sobre investimentos individuais.”

Rivian: Reino Unido, Alemanha e Holanda disputam fábrica

De qualquer forma, a Rivian no Reino Unido não seria nada ruim, uma vez que o país está empenhado em eletrificar-se mais rápido que muitos dos países da União Europeia.

Buscando ampliar as vendas em outros lugares, de modo a satisfazer os investidores e encher o caixa da empresa com vendas lucrativas na Europa, a Rivian não deve perder tempo.

A Alemanha, contudo, é um país importante em qualquer estratégia de eletrificação na Europa. Contudo, a construção da fábrica da Tesla no país, gerando diversos atrasos e polêmicas, pode assustar a Rivian, ainda que sua imagem seja bem diferente daquela de Elon Musk.

[Fonte: Auto News]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.