Etc Finanças Manutenção

Rodar com os pneus murchos aumenta a vida útil dos amortecedores?

taxista-1 Rodar com os pneus murchos aumenta a vida útil dos amortecedores?

Os que praticamente “inventaram” essa moda, e fazem isso com frequência são os taxistas. Eles rodam com os pneus murchos para aumentar a vida útil dos amortecedores. E quando dizemos pneus murchos, estamos falando de murchos mesmo, bem baixos. Mas será que fazer isso realmente adianta?



Os taxistas sabem que esse hábito diminui a vida útil de seus pneus, mas dizem que mesmo assim, ainda vale a pena. Mas se você conversar com quem realmente entende da coisa, vai ver que não tem nada a ver. O gerente de engenharia da Monroe, Nilton Durães, fez uma pequena simulação para explicar o que acontece.

Se você rodar com a metade da pressão recomendada, digamos, 13 libras, a redução de impacto no amortecedor será 2% menor. Já o consumo de combustível aumenta 20% e o pneu se gasta 50% mais rápido. Sem contar que você muda a dinâmica do carro, ficando com um veículo bem menos seguro e mais complicado de pilotar.

taxista-2 Rodar com os pneus murchos aumenta a vida útil dos amortecedores?

Além de o carro perder segurança, o conforto também fica bem prejudicado. Os amortecedores são desenvolvidos especialmente para cada carro, contendo a pressão exata e o comportamento mais eficiente.

Vamos falar um pouco de preços, para ver se realmente vale a pena fazer isso no carro. Volkswagen Novo Gol. Amortecedor dianteiro da Cofap sai por 124 reais a peça, e seu pneu 175/70 14 sai por 187 reais ou mais. Um Fiesta 1.0 tem amortecedor dianteiro custando 115 reais, e o pneu 175/65 14 também custa 187 reais, preço mínimo encontrado. Já um Stilo 1.8 tem o amortecedor dianteiro custando 189 reais e os seus pneus 205/55 16 custam no mínimo 385 reais cada.

taxista-3 Rodar com os pneus murchos aumenta a vida útil dos amortecedores?

Você vai poupar a vida de uma peça que custa 189 reais, para gastar quatro pneus de 385 reais cada a uma velocidade 50% maior. Só quem não souber fazer contas simples pensará que é bom rodar com pneus murchos para poupar os amortecedores. E isso sem contar o consumo de combustível que ficará 20% maior.

[Fonte: Revista Auto Esporte]

  • Raimundo

    Parece conversa pra boi dormir esta materia da AE. Tem q ser muito ingenuo pra achar q pneu murcho vai economizar amortecedor. Os pneus calibrados corretamente ate ajudam os amortecedores pois aliviam a carga nestes. Como o materia sitou, pneus com pressao baixa provocam desgaste prematuro e por conta disto ate forçam os amortecedores a trabalhar mais. Daqui estes sabios taxistas vao colocar rodas de charrete da epoca q nem pneu existia. Isto comprova q brasileiro dito apoixanado por carros pouco entende de fato de carro.

  • LF_pitico

    é com certeza uma péssima idéia, a dirigibilidade tb fica muito ruim…

  • duhehe

    Hahahahha

    É pra rir né !
    Totalmente sem sentido isso . Pneu murcho destroi tudo .
    E olha quem foi inventar a moda; taxista ! Se taxista fosse inteligente ou no minimo esperto não seria taxista , nen faria isso !

  • mcrafilski

    [Comentario #129927 sera citado aqui]

    não entendi seu preconceito contra taxistas…
    vc se acha melhor pq seu papai comprou um polo 2002 em 60x?
    por favor ne

  • gsmarcel

    Eu sou fã do Galileu Galilei quando ele subiu na torre de Piza e jogou aquelas duas esferas de alto da torre. Essa do pneu mucho foi de doer.

  • Osprey

    Dúvido que taxista, rodando todo dia um monte, ia cair nessa história sem sentido de pneu murcho….

  • Ferrari

    O pessoal que fez essa matéria também não é lá grandes coisas em conhecimento técnico também não hein. Esqueceram de mencionar os danos causados as rodas do veículo, uma vez que o pneu bem calibrado, principalmente com carro carregado, forma um colchão de ar que protege as rodas. Pneus murchos deixam as mesmas extremamente sujeitas a serem amassadas, entortadas, etc, principalmente quando se trata de rodas maiores com pneus de perfil mais baixo. Em meu Vectra com aros 17, pneus 225-45, por exemplo, utilizo em média 38 libras para rodar no dia a dia e 45 para viajar com carro cheio (o pneu de meu carro é feito para rodar com até 51 libras). Só assim diminui o número de visitas a oficina de conserto de rodas de liga leve, porque haja buraquinhos nas estradas brasileiras…

  • Vegan

    Pãtz, bem que de uns tempos pra ca eu ando vendo carros com pneu murcho…

    Hoje fui levar minha namorada pra pegar van, e pasmem, a van estava com os pneus quase no chão, esta todo mundo abraçando essa idéia O.o

  • IGAUM

    Sem comentarios. Por favor em pessoal, nao cometam essas “pérolas”. Ando vendo q tem uma garotada muito nova aqui no blog e nao gostaria que vcs levassem certas ideias errdas – como essa – adiante.

    Sempre leiam os manuais de manutenção dos veiculos. Ninguem entende mais do carro do que o fabricante. Se ele fala 28 libras, é 28! Não 15! E um par de amortecedores antes de ser substituido, sei lá, digamos aos 60 ou 70 mil Km ele é inspecionado nas revisoes anteriores, sejam elas aos 30mil~40mil~50mil.

    Pneu descalibrado > consumo aumenta! Isso VEZES o que vc roda…PRONTO… foi-se na bomba do posto 100~200~300 reais… rapidinho.

    Abraço.

  • crazykiller22

    a matéria teria sentido se fizesse um teste sério , tipo rodando 60.000KM com um carro nessas condições e deveria-se levar em conta tb o desgaste da suspensão, pois estamos falando apenas dos amortecedores sem levar em conta que os amortecedores fazem parte de um sistema muito maior que é a suspensão, tudo deveria ser calculado na ponta do lápis – pneus, amortecedores, suspensão, combustível etc….

    do jeito que a matéria foi feita não acrescenta nada, desculpe minha sinceridade

  • victor

    aumenta a vida ultil do amortecedor e tambem do trabelho da da dona morte

  • Gomes

    :down:SEM COMENTÁRIO

  • Luiz Fernando

    Eh cada babaquice que me aparece!!!

  • pablorocha

    Mais uma lenda urbana…

  • Corvette

    :trowup: PELA CARA DO TROUXA AÍ ENCIMA, O QUE SE PODE ESPERAR DE UM TIPO DE GENTE QUE NÃO ESTUDA E NÃO QUER ESTUDAR?

    TEM QUE SER MUITO TONTO PARA ACREDITAR NESSA.

    AGORA IMAGINEM OS BURACOS DAS RUAS DO RIO, PASSAR COM PNEU COM 13 LIBRAS, LÁ SE VAI PNEU, RODA E SUSPENSÃO… LINDO NÃO?

    QUEM INVENTOU ESSA ESTAVA GOZANDO DOS TROUXAS PARA VER QUANTOS IRIAM REPETIR O ERRO.

  • renato

    só podia ser coisa de taxista mm, papo de botequero. ainda mais taxista carioca, hahahhahahhahh :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • Ricardo

    Que idiotice, mesmo se tivesse alguma economia no amortecedor, só o aumento no consumo de combustivel ja nao valeria a pena. :bate:

  • xanooo

    Como as vezes dizemos : o barato sai caro…

  • carlos

    Tinha que ser TAXISTA! ODEIO ESSA RAÇA! CORJA DE MISERÁVEIS!

    Ainda por cima esse da foto é carioca e APzeiro! Com certeza é flamenguista!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend