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Rodízio dos pneus: precisa? quando fazer?

Rodízio dos pneus: precisa? quando fazer?

Polêmico, o rodízio de pneus ainda divide muita gente. O tema é complicado de ser resolvido pelo simples fato de não haver necessariamente um padrão para se executar tal revesamento de pneus em um automóvel. E o pior é que cada fabricante de pneus e quase cada marca de veículos pensa de forma diferente sobre o assunto.


E agora? Faço ou não faço? O melhor é fazer, mas a forma como irá faze-lo aí já é outra história, que contaremos a seguir. Quando fazer? Também é outro assunto que divide opiniões dos fabricantes de pneus e das marcas de carros. Mas, primeiro, vamos a tal decisão de fazer o rodízio. Popularmente, existe um “padrão” nesse tipo de revesamento de material rodante.

Como fazer o rodízio?

Rodízio dos pneus: precisa? quando fazer?


Muita gente simplesmente faz por recomendação de amigo ou profissional trocar os pneus dianteiros pelos traseiros, mas cruzando-os para se obter melhor equilíbrio no tocante ao desgaste. Porém, não deve ser feito exatamente assim, apesar de que a Continental recomende realizar dessa forma para veículos 4×4. Se a tração é dianteira, a dupla da frente deve seguir para trás nos mesmos lados. Apenas os traseiros é que se cruzam na frente. Com tração traseira, o rodízio deve ser feito ao contrário.

Isso não é errado e até alguns fabricantes de pneus recomendam executa-lo dessa forma, mas para pneus assimétricos ou radiais comuns, que funcionam em dois sentidos. Outros fazem a mudança jogando os dianteiros para trás e vice-versa, mas isso era indicado para pneus unidirecionais, os mais antigos e que hoje em dia quase não existem mais.

Mas a história não para por aí. Lembrou do estepe? Pois é. Ele entra ou não na dança das cadeiras? Para alguns fabricantes de pneus e automóveis, sim, ele deve entrar e num esquema próprio, geralmente começando a rodar pelos lados do carro pela posição dianteira direita. A partir daí existem três rotas para o estepe nesse tipo de rodízio.

Na primeira, ele volta para trás no mesmo lado, retornando para o bagageiro. Na segunda ele cruza para o eixo dianteiro, voltando para o lado esquerdo traseiro e retornando ao seu compartimento. Na terceira, ele faz um X saindo da dianteira direita para a traseira esquerda, subindo para a dianteira esquerda e descendo para a traseira direita, retornando ao porta-malas. Quem os recomenda assim? Pirelli, Goodyear e Bridgestone, nessa ordem. A Yokohama não recomenda usar o estepe. E então, isso responde a pergunta?

Se o rodízio parece um consenso, engenheiros da BMW e Renault pensam diferente. Para as duas marcas, não se deve executar o revesamento de posição dos pneus, pois o desgaste irregular pode trazer problemas de estabilidade e consequentemente de segurança nos carros. E agora? Uma marca popular e outra de luxo falando isso? Elas estão certas ou erradas? Nessa história do rodízio, parece que existem mais perguntas do que respostas.

Rodízio dos pneus: precisa? quando fazer?

 

Como fazer o rodízio com dois pneus novos?

É igual ao fato de se comprar dois pneus novos para substituir dois já bem gastos no veículo. Isso geralmente acontece com quem não faz o rodízio e é desaconselhado pelos fabricantes de pneus e veículos. Mas, se não tiver jeito, veja como fazer. Esse é outro ponto que confunde muita gente e já ouvimos pessoas comentando que fazem exatamente o que segue abaixo.

Quando os pneus dianteiros já estão no fim da vida, o condutor simplesmente coloca os gastos atrás, introduzindo os novos na frente. Está errado. Pela lógica popular, os pneus novos darão maior aderência à frente em caso de chuva, quando o carro aquaplanar, o motorista terá melhor controle direcional e assim garantirá a segurança do veículo e passageiros. O pensamento até tem razão de ser, mas existe um efeito desconhecido pela maioria dos motoristas, que quando se deparam com ele nessa configuração, não têm mais o que fazer a não ser ver o mundo girar, com consequências potencialmente fatais.

Os pneus novos precisam ir atrás e não na frente. Em chuva, fica mais fácil controlar a traseira do que a frente. Estranho, não é mesmo? Mas vejamos. O efeito de aquaplanar – quando o carro perde aderência na frente – pode ser controlado com os pneus mais gastos, bastando-se tirar o pé e movimentando o volante para buscar novamente o contato com o chão. Isso numa reta, é claro. Numa curva, por exemplo, o carro tenderá a sair de sua trajetória. Para corrigir, basta apenas tirar o pé do acelerador e tentar controlar a direção, trazendo o carro de volta. Esse efeito de sair de frente é chamado subesterço.

No caso de pneus usados na traseira, numa situação de chuva e em uma curva, o carro simplesmente sairá de traseira de forma mais acentuada, gerando o efeito conhecido como sobresterço. Nessa caso, é mais difícil de controlar o carro, provocando sua rotação na pista e potencialmente uma colisão contra outro veículo, mureta/barra de proteção ou simplesmente sair da estrada, podendo cair em um barranco ou colidindo contra pedras/encosta. Por isso, os pneus novos vão atrás e não na frente.

Rodízio dos pneus: precisa? quando fazer?

De quanto em quanto tempo fazer o rodízio?

Os fabricantes de pneus geralmente recomendam fazer o rodízio em períodos entre 5.000 km e 10.000 km rodados, variando assim de acordo com a marca do material rodante. O proprietário pode observar o desgaste maior nos pneus da frente – quando o carro tem tração dianteira – e assim iniciar o procedimento de revesamento conforme os modos descritos nesta matéria. Isso pode ser feito até em casa, se for o caso, mas não é aconselhável fazendo sem balanceamento e alinhamento das rodas.

Por isso, a grande maioria dos proprietários de veículos executam o rodízio em estabelecimentos dedicados ao serviço ou durante a revisão em certas marcas de automóveis. É imprescindível realizar esses dois serviços para que haja um desgaste equilibrado de todos os pneus, para que no momento da troca, todos tenham o mesmo nível de desgaste e um novo jogo possa ser adicionado. O caso do estepe fica na preferência do dono do carro.

Alguns não recomendam o uso do estepe, pois o pneu fica muito tempo parado no compartimento abaixo do porta-malas, onde esquenta bastante ou sob a estrutura do veículo, muito próximo do escapamento. O pneu reserva exterior também fica exposto ao clima durante muito tempo e sem uso, com o material sofrendo degradação por esse motivo.

De qualquer forma, faça o rodízio constantemente, sempre verificando a posição dos pneus e seu estado. Jamais tente recuperar um pneu que o fabricante indica não ter mais jeito. Algumas borracharias aplicam soluções inapropriadas que só trarão insegurança e problemas futuros.

Se um pneu rasgar, adicione um novo exatamente igual, se isso não for possível, mude para o estepe (daí o rodízio deste acaba sendo uma boa) e coloque o novo em seu lugar. É preferível isso a ter um pneu diferente dos outros, gerando ainda mais desequilíbrio ao conjunto.

Além disso, semanalmente calibre os pneus na pressão indicada pelo fabricante para uso normal ou adicione algumas libras a mais, também conforme o indicado, caso haja carga extra na viagem. Evite sempre sobrepeso, isso acabará com os pneus, suspensão, freios e outros componentes antes do tempo, além de comprometer a segurança. Embora ainda seja polêmico, o rodízio – para a maioria dos fabricantes e consumidores em geral – é um meio prático para garantir a segurança.

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Emygdio Carlos

    Parabéns pelas materias NA!

  • Jair

    Eu só tenho e tive carros tops nos últimos anos.
    Civic jetta tsi c180.
    NUNCA FIZ ESSA IDIOTICE. Chego a rodar 60 mil com os pneus originais traseiros.
    Rodizio é a maior furada

    • Geraldo Xavier

      Também não faço. Os da frente gastaram? Troco os da frente. Os da traseira gastaram? Troco os da traseira.

      • leandro

        Também faço isso, além de ser mais fácil comprar só 2 ao invés de 4 de uma vez

        • Geraldo Xavier

          Meu aro é 15. Os 4 é uma pancada

          • Holandês Louco

            Já viu o preço dos 17?

            • Geraldo Xavier

              Os carros que saem de fábrica com aro 17 são na casa dos 100 mil. Quem tem isso pra gastar em um carro não se liga em gastar 2 mil de pneu. Geralmente trocam de carro antes de trocar pneu

              • 2 mil você foi bem otimista. Hehehe.

                Um Pzero da Pirelli 225/45/r17 saiu por apenas R$ 890,00.

                • Geraldo Xavier

                  Tenho dinheiro pra isso não

                  • Kkkkk na última troca.

                    890,00 cada pneu
                    100,00 das válvulas e tampas
                    600,00 programa de assistência

                    • Geraldo Xavier

                      100,00 de válvulas? 890 de pneu?
                      Tá bem de vida. Graças a deus. Nem pesquisou né?

                    • Veja, são linhas de pneus.

                      O Phantom por exemplo, custa em média 400,00. Porém, acho muito ruidoso. O que não se pode esperar muito sendo a linha de entrada da Pirelli.

                      A linha do Pzero que realmente é a mais cara e está na média do segmento.

                      Quanto as válvulas com tampas, sempre gosto de trocar quando troco o pneu. E já estava fazendo lá na Caçula mesmo, não ia sair só para por uma válvula. Rs..

              • Holandês Louco

                Engano seu.
                Focus 1.6 SE custa a partir de 77 mil e usa 17″
                Eu tenho um Focus que vale 35 mil, aro 16 e não ligo de gastar 2 mil quando troco os pneus. Se tem coisas que não economizo são pneus, freios e amortecedores.

        • Hendel Marques

          Pensei que era só eu quem pensava assim. Meu ultimo carro era um optima com aro 18. Eu não fazia rodizio. Deixava a dianteira desgastar mais pra quando rasgasse num buraco, trocava apenas o par na dianteira. Os traseiros nunca gastavam. Em 4 anos e meio foram 3 pares na dianteira.

      • RPM

        Também nunca entendi esse fetiche que as pessoas têm,de ficar Mudando pneu de posição….por experiência própria,carro,quanto menos mexe,melhor…

        • Geraldo Xavier

          E menos se gasta. Afinal até pra tirar e colocar as rodas voce paga

          • Holandês Louco

            Você pode fazer em casa e não gastará nada já que o apreço ao vil metal é grande.

            • Geraldo Xavier

              Poder pode. Mas vai tirar e colocar 4 pneus

              • Holandês Louco

                Vai dar um pouco de suadeira… principalmente se forem 5 parafusos/roda.

        • “Perguntador”

          Não é fetiche, é seguir o manual, pelo menos no meu caso.

    • REDDINGTON

      Tive 2 Civics, NUNCA cheguei aos 60 mil, fazendo rodízio e calibrando toda semana.

      • Holandês Louco

        Eu consegui fazer 51 mil num Focus com Bridgestone Potenza G3, mas rodava 75% em rodovia. O mesmo pneu em um Gol não fiz 35 mil com uso 90% na cidade

    • Pois é, a montadora tem lá seus 500, 700 engenheiros na folha de pagamento e só fazem idiotices né…

      • REDDINGTON

        Kkkkkkkkkkkkkkkk

      • Alexandre Borges

        Nao se esqueça q o Jair é formado em engenharia pelo Facebook.

      • Deve-se filtrar as informações de todos os lados.

        Afinal, engenheiros de montadoras não são Deuses.

        Que os digam o recall branco dos Pirelli 215/45/r17 trocados pelo 225/45/r17 dos Vectras 2006 à 2009;

        Do anel de vedação do bloco 2.0 8v GM;

        Do cubo de roda dos Stillos;

        E por aí vai…

      • Jessé Silva

        Sem falar os engenheiros dos fornecedores de pneus, então pode por 1000 engenheiros falando idiotices. Parabéns pela matéria!

    • Abdallah

      Tbm não faço acho perda de tempo, sou como o amigo @geraldo_xavier:disqus , gastou? eu troco!

  • Ander33x

    Sabe quando irei fazer rodízio de pneus em meus carros….. nunca!
    Falácias do mundo automotivo.

  • Hudson Borges

    Por isso que gosto de ler os comentários, os leitores sabem mais que os engenheiros que fabricam os produtos. (ironic)

    • Sílvia

      Os “coments” dos experts e especialistas são a cereja do bojo … rsrs

  • HelderV6

    Bobagem , quando chegar na marca twi , eh só trocar 2 , ou os 4 Logo .

  • Alexandre Borges

    Eu sempre faço rodízio (nos ultimos 3 carros). Prefiro trocar os 4 pneus q somente 2 diferentemente dos comentarios acima. Com rodízio eles chegam a marca de troca juntos. Faço a cada 10 mil km.

  • BillyTheKid

    Não vejo vantagem alguma no rodízio. É mais seguro ter 2 pneus em fim de vida e 2 mais ou menos, do que 4 igualmente gastos mas em fim de vida.

    Sem contar que é mais tranquilo pra trocar de 2 em 2 do que os 4 de uma vez só. E o que você economiza não gastando com alguns rodízios, pode literalmente usar pra comprar um pneu novo, que você terá que fazer de qualquer jeito em ambos os casos…

  • REDDINGTON

    Compro carro zero. 5 mil alinhamento, 10 mil alinhar, balancear e rodízio. Chegou no TWI? Coloco o estepe pra rodar, compro 4 pneus zero, um novo jogo pro estepe. Simples

    • Alexandre Borges

      Eu nao recomendo jogar o estepe pra rodar. Ainda mais se vc demorar 3 a 4 anos pra trocar os pneus como eu. O estepe esta a muito tempo guardado. Recomendo deixa-lo como estepe mesmo pois geralmente é pouco usado ou nem isso.

      • REDDINGTON

        Se a pessoa rodar pouco vc está certo mesmo.

  • Jair

    Isso. Façam rodízios e troquem sempre todos os pneus , está bem barato trocar os 4. Vale a pena sim. Eu mesmo vou ali gastar 7 mil em 4 runflats pra c180…

    • Alexandre Borges

      Se vc tem carro importado é escolha sua. Agora aguenta o preço dos pneus.

    • felipe15

      Meio incongruente você ter um carro de mais de R$100 mil fica reclamando de gastar 7mil em pneus….Claro o dinheiro é seu e se você quiser, mas antes de mim ficar reclamando de valor de pneu, eu ia comprar um carro mais barato….

      • Jair

        Qual carro amigo? Quem sabe um hb20 0km por 80 mil?

  • Samluzbh

    Rodizio é muito bom, pras fabricas de pneus!

  • PAULO SANTOS

    Quanta idiotice , brasileiro e muito burro , é claro que tem Que fazer rodizio dos pneus, quanto a pagar nunca ouviram falar em parcelamento ? Troque 04 pneus e pague um a cada mês.

  • PAULO SANTOS

    Se vocês nao sabem , pneus tem data de validade, então façam rodizio e troquem sempre os quatro pneus para estar sempre com pneus dentro do prazo de validade.

    • Holandês Louco

      5 anos é a validade, então são poucos os casos descarte por falta de uso perante aos de desgaste por uso.

  • PAULO SANTOS

    Tenho carros a quase quarenta anos, parabéns noticias automotivas , sou grande fã de voces.

  • Nos meus, tem o programa de manutenção dos pneus (aquela rede que o nome dela é o apelido do último filho da família – de pneus), que você paga algo em torno de 600,00 e vem com todos os serviços pela vida útil dos pneus. (Alinhamento, rodízio, balanceamento, cambagem, etc).

  • Offline Mode ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

    Sempre tive duvidas quanto a isso.
    Parabens NA!

  • Sílvia

    Eu observo regularmente o estado dos pneus . Essa orientação é importante , mas , não menos , o “olho” do dono . Normalmente , os pneus dianteiros tendem ao desgaste maior … bom , hoje , eu apenas troquei os traseiros de lado , somente , pke os dianteiros estavam sob condições ideais … mas é uma questão pessoal … abraço ,

  • Thiago Szalyga

    Eu fiz rodízio no meu carro, seguindo a lógica proposta, que me parece universal para carros de tração dianteira. Troquei, balanceei, alinhei e o carro teimava a puxar para a direita rapidamente quando soltava o volante em retas. Ou seja, NO MEU CASO o tipo de desgaste dos pneus impediu que fosse feito um acerto no carro para evitar tal sintoma. Sinceramente não farei mais rodízio, prefiro trocar quando já estiver no TWI (Tread Wear Indicator) mesmo que os pneus traseiros ainda consigam rodar mais. Só perdi tempo, dinheiro e paciência!

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