*Destaque Europa Lançamentos SUVs

Rolls-Royce Cullinan chega para ser o suprassumo do luxo entre os SUVs

Rolls-Royce Cullinan chega para ser o suprassumo do luxo entre os SUVs

Quem diria… A Rolls-Royce finalmente se rendeu à supremacia dos utilitários esportivos. Com o Cullinan, a marca de ultra luxo mais famosa do mundo agora também mergulha com tudo no segmento de SUVs e já querendo reinar nele também. Pelo visto, parece que já conseguiu. Com 5,341 m de comprimento, 2,164 m de largura, 1,835 m de altura e 3,295 m de entre-eixos, o modelo de Goodwood não é só enorme, mas também é um peso-pesado: 2.660 kg.


Maior que o rival Bentley Bentayga, o Rolls-Royce Cullinan quer mesmo ser a joia da coroa dos SUVs, tanto que seu nome é lembrado por ser aquele do maior diamante já encontrado (com 3.106 quilates), que domina a coroa da rainha Elizabeth II. Com nome e sobrenome que remete à riqueza, o utilitário de ultra luxo chega com o poderoso V12 6.75 que teve os dois turbos modificados para o modelo, que entrega 571 cavalos e 86,4 kgfm a 1.600 rpm.

Rolls-Royce Cullinan chega para ser o suprassumo do luxo entre os SUVs

Feito sobre uma nova plataforma, batizada de “Architecture of Luxury”, o Rolls-Royce Cullinan é feito inteiramente em alumínio e tem velocidade máxima limitada em 250 km/h, apesar de sua aceleração até 100 km/h ter sido suprimida dos dados do fabricante. Para tornar esse SUV um carro extremamente suave ao rodar, a marca britânica reforçou a suspensão pneumática de forma que o sistema de autonivelamento torne a condução quase como se fosse sobre um “tapete mágico”.


Com 540 mm de vão para transposição de água, o Rolls-Royce Cullinan tem ainda o modo Everywhere com adição de torque para vencer terrenos ruins, seja sobre areia, pedra ou lama. Para atender de fato ao que se espera de um SUV, o fabricante inglês não poupou despesas para que o modelo de fato vá até onde o “Spirit of Ecstasy” jamais foi. Aliás, a famosa estátua domina a frente do enorme carro.

Rolls-Royce Cullinan chega para ser o suprassumo do luxo entre os SUVs

O estilo é ultraconservador como a tradição britânica requer, ostentando enorme grade cromada com faróis full LED e para-choque robusto, que possui radar do controle de cruzeiro adaptativo. As enormes rodas de liga leve são reforçadas para suportar os impactos extras do fora de estrada. Com teto alto, o Cullinan não tem um teto solar panorâmico tão grande quanto o esperado, o que facilitará sua blindagem, pois a parte traseira é coberta.

Dotado de colunas D bem largas, o Rolls-Royce Cullinan mostra que também é robusto no aspecto visual, que inclui uma traseira bem truncada e com lanternas em LED verticais. O porta-malas tem 560 litros com prateleiras embutidas, mas sem elas, o volume sobe para 600 litros. Aliás, o suntuoso SUV tem ainda banco traseiro tripartido em uma das configurações, para ampliar o volume. O modelo tem também uma plataforma móvel com dois assentos retráteis e uma mesinha para os milionários donos possam observar a paisagem tomando um cognac Louis XIII.

Rolls-Royce Cullinan chega para ser o suprassumo do luxo entre os SUVs

 

O ambiente interno é ricamente decorados com materiais de altíssima qualidade e nobreza, sendo que existem duas configurações, uma mais suntuosa com dois assentos individuais na traseira, separados por um console dotado de frigobar e porta-taças de cristal (Swarovski?) ou um assento mais “plebeu” com três lugares e apoio de braço retrátil. É esse que pode ser dobrado. A decoração geral muda nas duas configurações, sendo mais “simples” para cinco lugares, que inclusive tem um volante com centro em “meia-lua”, enquanto o outro tem três raios. Um HUD com área de 7 polegadas chama atenção.

Na multimídia, diversas informações, inclusive visão em 360 graus e noturna com detecção de pessoas e animais, além da mais sofisticada navegação que o grupo BMW pode ter disponível. E não é somente isso, para acessar o ultraluxuoso, a Rolls-Royce adicionou um sistema de aproximação, onde a suspensão pneumática reduz sua altura em 40 mm quando o dono se aproxima, facilitando o embarque ou acesso aos bancos traseiros através das enormes portas de estilo suicida, indispensáveis mesmo no Cullinan.

Rolls-Royce Cullinan chega para ser o suprassumo do luxo entre os SUVs

Nos EUA, ele terá preços a partir de US$ 325 mil. Aqui, pense em algo na casa dos milhões de reais. Sem dúvida, chega para reinar, embora não deva levar o selo real da coroa britânica, visto que essa é uma primazia da Bentley. Essa briga dos reis do luxo fora de estrada promete.

Rolls-Royce Cullinan – Galeria de fotos

 

Rolls-Royce Cullinan chega para ser o suprassumo do luxo entre os SUVs
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email