_Destaque Governamental/Legal Mercado Montadoras/Fábricas

Rota 2030: nova política industrial vai mudar completamente o setor automotivo

vw-fabrica-parana-2-1 Rota 2030: nova política industrial vai mudar completamente o setor automotivo

A nova política industrial para o setor automotivo já tem nome: Rota 2030. O programa, intitulado pelo MDIC, ainda está e discussão entre governo e empresas, mas deve beneficiar carros menos poluentes, reabrir o mercado aos importados, incentivar a inovação e tecnologia, bem como a competitividade.

Com entrada em vigor no dia 1 de janeiro de 2018, o Rota 2030 terá 13 anos de vigência e pretende mudar completamente o setor automotivo, retomando a produção nacional, vendas e exportações. Várias propostas estão sendo discutidas pelos seis grupos executivos que trabalham para que o programa seja concluído até 30 de agosto.

Entre outras coisas, fala-se em acabar com o protecionismo comercial criado pelo Inovar-Auto e criticado (e condenado) pela OMC. Além disso, fala-se também em aplicar classificação de segurança para os automóveis através de notas de A à E, assim como ocorre hoje para eficiência energética. O setor de autopeças dessa vez também faz parte das discussões, diferentemente do que ocorreu no Inovar-Auto.

Outro ponto fundamental para o sucesso do Rota 2030 é a tributação do IPI. Uma das propostas é substituir o imposto com base na motorização pela eficiência energética, o que pode mudar de forma radical a carga tributária sobre os automóveis, o que beneficiará os carros mais econômicos e menos poluentes, especialmente elétricos e híbridos. É provável que estes dois tipos de veículo estejam incluídos nos planos do novo programa.

Com o Rota 2030 definido, a visão do governo é evitar alterações com base política que ocorrem a cada quatro anos. Tornar a nova política industrial do setor automotivo imune às alterações de governo atrairá investimentos de longo prazo ao país, retomando a confiança dos investidores na economia brasileira, fragilizada pela crise atual.

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend