Europa Segurança

Russos da ARCAP decidem testar a segurança de um Lada Laika. Conheça o resultado

arcap-russia-1

A ARCAP é um equivale russo ao Euro NCAP, ANCAP, Latin NCAP, IIHS, NHTSA, entre outras. Lá, a classificação máxima é correspondente a 16 pontos, ou quatro estrelas. Foram testados inicialmente 32 modelos, 20 não conseguiram atingir uma estrela sequer. Os modelos testados basicamente são populares de origem russa, dos países ex-soviéticos, da Turquia e China.

arcap-russia-2

O líder do ranking da ARCAP é o Volkswagen Polo Sedan, que conquistou 14,3 pontos. Portanto, recebe as quatro estrelas máximas do teste. Logo abaixo dele, com três estrelas temos Ford Focus, Renault Logan, Renault Symbol e Daewoo Matiz. Entre os que não ganharam nenhuma estrela, o destaque fica para o Lada Laika (2107), que assassinou seus ocupantes no teste de impacto. Ele não recebeu nenhum ponto, pois matou todos os dummies. Outro que não ganhou nenhum ponto foi o Lada Niva. Os piores números foram registrados pelos carros russos, ucranianos e chineses.

arcap-russia-3

arcap-russia-4

arcap-russia-5





  • Vin_T

    Aposto que Mille, Celta e Kombi não teriam resultados muito distantes desses da Lada naum…

    • tiards

      Seria pior rsrs

      • V8_sempre

        Mille e Kombi sim… Projetados na época em que não se preocupava com isto ! Mal sabiam o que era "computador" ! Qquer batida com o Mille, amassa o teto (Fácil pra ver se o carro já foi batido), pra se ter uma idéia ! E o estepe, pode decapitar o motorista !

        Num crash-test que a 4 Rodas fez nos anos 90 com os 4 populares das 4 grandes !

        Somente o PALIO foi reprovado (Cinto de segurança rasgou o assoalho) !

        Como sempre, a FIAT inventou uma desculpa: "Palio foi testado pelo padrão europeu… E não pelo padrão americano! (Usado no teste)". Aos donos de Palio só restavam então, bater seus carros pelo padrão europeu !

        • rarvor

          Para de escrever mentiras, NÃO TEVE nada de "RASGOU O ASSOALHO".

          O problema foi o feicho que trava o cinto de segurança, a peça se quebrou e o cinto se soltou, levando a resultados péssimos para o motorista que ficou sem a proteção do cinto.

          Quanto a segurança da carroceria, ela foi aprovada, tinha deformação programada já, o problema foi o cinto ter se soltado o que resultou no recall gigante dos Palio.

          Acontece que não refizeram o teste com o cinto funcionando normalmente para ver o resultado final.

          E na época a FIAT não deu desculpa alguma, reconheceu o erro e fez o recall.

          Lembrando que meu irmão bateu um Palio em 1999 de frente contra um GOL que ultrapassava em uma curva, o Palio dele tinha AirBag, ele sofreu uma fratura na perna e só, o motorista do GOL morreu e o mais interessante era ver que o capô do Palio ficou sanfonado o motor caiu a coluna de direção ficou onde deveria e não invadiu a cabine, tudo conforme era previsto aconteceu, o Palio era 98.

          Então não dá para dizer que era um carro inseguro.

          Hoje temos rodas soltas por ai, mas é outro caso, e generalizar todo FIAT é preconceito.

          O grande problema é a falta de airbag, se não tem airbag já era, vai socar a carona no volante.

          • Fredxyz

            Como socar a cara no volante, e o cinto?

            • Thiagones

              cara… você já viu um crash-test? o cinto seguro mas não impede a porrada contra o volante…

    • JacquesNetto

      Segundo fato mais impressionante da matéria: Um Polo Sedan é mais seguro que um Ford Focus! o.0

      • Cil

        É mais de acordo com as fichas do site, o Focus é de 2003 e o Polo é de 2010. Assim, fica fácil também. Aí em baixo está o link para o site, em ruso, mas se clicar em cima do carro da pra ver o ano de fabricação, pelo menos eu acredito que seja o ano de fabricação, os carros são muitos velhos no geral, 2002, 2003, 2005, 2008. De 2010 só tem o Polo e um outro.

        http://www.autoreview.ru/arcap/

        • fudencio10

          Para você vêr,o focus 99 tem 4 estrelas no Euro,e o 2004,que é o mesmo de hoje,tem 5 estrelas,estranho né,eu chuto 3 estrelas para o NOSSO focus.

          • tandre_br

            Lembre-se: O teste do Euro de 99 era menos rígido que o teste atual.

    • helmygalindo

      Se os Dummies tivessem consciencia, com certeza eles morreria do coração só em saber que iriam fazer teste de impacto na Kombi…

      • landocar

        se dummies tivessem consciencia, nos odiariam.

  • JacquesNetto

    [/ironic] Nossa, essa me surpreendeu, hein! Justo a Lada, com carros tão recentes, modernos, bem acabados, seguros e baratos! [ironic]
    Credo, imagina o estrago que faz um acidente com essas coisas… Morte na certa.

    • V8_sempre

      Pior são os "recentes", "modernos", "bem acabados"… Carros chineses… Acabarem sempre deste jeito tbém !

  • AlexandreCE

    Hahahaha… fico imaginando como é que se cogita abrir mercado para esse tipo de arma…

  • E é um dos modelos mais vendidos…

    Vejam algumas fotos de um modelo personalizado:
    Foto 1 – http://migre.me/3b7ES
    Foto 2 – http://migre.me/3b7Ft
    Foto 3 – http://migre.me/3b7Gq

    Tem até um vídeo onde a Lotus preparou um Lada
    http://migre.me/3b7C7

  • rafthehay

    Às vezes tenho vontade de ter um carro desses mais antigos para usar num fim de semana, tipo um Renault 21, um Passat GTS Pointer ou até mesmo um Laika assim. Nesses casos, acho que segurança fica bem em segundo plano, em prol de outros valores de um carro. Agora para quem vai usar o carro para trabalhar, pra viajar, ou outras situações em que o carro pode ser posto à prova, aí a segurança desses carros fica ainda mais preocupante.

    Agora o Laika conseguiu ir ainda pior do que eu imaginaria. Acho que o Fusca teria um resultado melhor (a julgar pelo vídeo do crash test do Fusca).

    Ah, feliz natal!

    • PauloECosta

      Faz mais ou menos uma semana que vi um fusca acidentado na saída do Lago Norte em Brasília. Havia sido um pequeno choque entre 3 carros. O Fusca, no fim da fila, bateu na trazeira de um honda, afundando a traseira do veículo japonês. O fusca amassou só um pouco a tampa do porta mala dianteiro e nada demais no resto do carro…. a não ser um pequeno detalhe (o parabrisa estourado). Para os outros 2 carros, só a dor de cabeça com o seguro, mas para o pobre coitado do fusca eu não tenho certeza, já que o veículo de socorro dos bombeiros permaneceu no local por várias horas. Air-bag de fusca é o nariz do motorista

  • DCald

    Nenhuma surpresa… surpresa seria esses carros ganharem alguma estrela (atem daquelas que rodeiam a cabeça das vitim… oups, ocupantes)…

    Estranho foi o Focus com 3 estrelas… qual geração do Focus foi testada???

  • Jhon_Fla

    Achei que 2107 era um erro na digitação do ano do carro, hehe

  • Vitão

    O pior eh q ouvi falar de que a LADA está querendo vir pro Brasil de novo…..

    • Guilherme_M

      Mas ela viria com produtos mais novos. Mas nem por isso, mais seguros.

  • SamukaGT

    Nossa coitado do boneco. eheheehehehe
    Se ele tivesse no nosso Celta ficaria com mais pena ainda kkk

    • Romulo_Max

      O pior de tudo é q a gnt nem pode zuar mto… q os nossos resultados são tao terriveis qnt…. é triste.

      "Entre os que não ganharam nenhuma estrela, o destaque fica para o Lada Laika (2107), que assassinou seus ocupantes no teste de impacto. Ele não recebeu nenhum ponto, pois matou todos os dummies"
      Sorte da Lada q ainda não tem "estrela" negativa.

  • Botaram fogo no Lada Laika no mês passado aqui perto de casa…
    Acho que foi de raiva, rsrs

  • Guilherme_M

    Tenho vontade de saber como Mille, Celta ou o Ka se sairiam no LatinNCAP.

    • V8_sempre

      Num crash-test que a 4 Rodas fez nos anos 90 com os 4 populares das 4 grandes !

      Somente o PALIO foi reprovado (Cinto de segurança rasgou o assoalho) !

      • Guilherme_M

        Hoje em dia, o padrão de avaliação é diferente e certamente os quatro testados seriam reprovados. Vide que no crash test feito pelo LatinNCAP, o Palio (projeto de 96) se saiu tão bem quanto o Gol (projeto de 2008).
        Por isso eu queria saber como se sairiam Uno, Ka e Celta, pois Palio, Gol e "207" eu ja vi como se saem.

        • eds2010

          Guilherme, o que vale é falar do passado "maldoso" dos carros. No Brasil ninguem se importa com o futuro, se o carro ficou melhor… ninguem se lembra. o que importa é falar mal e só isso.

  • fe_santos

    Os piores números foram registrados pelos carros russos, ucranianos e chineses.
    Defensores chineses, apareçam.

    • douglasmartins1

      Apareçam!!

    • Leosena

      Esqueça. Nessas horas eles somem, ainda mais quando lêem que o melhor resultado é de um VW.

  • douglasmartins1

    Esse Polo Sedan é daquela geração mais nova que andou aparecendo aqui no NA? Se for, já está sendo vendido na China e ainda não aqui?

  • RafaMarinheiro

    = aos autos do BrasiL…

  • PossanteNervoso

    Lada Laika/2107: bonitinho mas ordinário [ironic mode on]

  • eduardoks1

    Andar nesses carros é mais perigoso do que andar de CG com pneus carecas e sem capacete pela marginal…………

  • Cil

    Esse aí é o Geely russo! Eheheheheheh…. A pergunta que não quer calar?

    Como foi a cerimônia do enterro dos dummies????? Eheheheheheheheeheheheheh

    O QQ e o BYD F3 tiveram apenas uma estrela, enquanto Chevrolet Lanos, Geely MK e um fiat ganharam duas. No caso do QQ, é melhor ser passageiro!

  • stoukz

    as pessoas querem voar com carros,

    e nao morrer ao bater,

    ai vao adotando air bag, tecnologia, metodos..

    é isso o homem qr voar e nao morre ao bater

    ai vao aplicando td

    hsuash

  • mystvan

    Até o pneu furou no teste. Bem, os russos decepcionaram nos testes. Nós aprendemos com os erros e vamos procurar corrigi-los. Talvez nos próximos testes, haja evolução, né?

    Em relação aos carros chineses, indianos, etc., ninguém nasce sabendo fazer as coisas, né? As empresas surgiram recentemente e eu creio que eles ainda têm um longo a percorrer antes do seu amadurecimento. Lembrando que estas nações (Rússia, China, Índia) têm tecnologia de ponta ná area atômica, né? O conhecimento não cai do céu, mas é adquirido através de esforço ao longo do tempo. Eles focaram os seus conhecimentos mais na área bélica nos tempos da Guerra Fria. Só o tempo dirá.

    • cruzmarcio

      'Em relação aos carros chineses, indianos, etc., ninguém nasce sabendo fazer as coisas, né? Nós aprendemos com os erros e vamos procurar corrigi-los. Talvez nos próximos testes, haja evolução, né? "

      Até concordo, mas desde que a cobaia não seja eu.

      • eds2010

        Pensei a mesma coisa…

        Quer dizer que evolução é a custa de vidas humanas? legal…

  • CanalhaRS

    Nem precisava testar essas "nhacas" de 50 anos atrás para saber isso…hehehehehe

  • KTA2010

    Nossa se carro russo é uma porcaria imagina carro ucraniano. China também, NIET……

  • cruzmarcio

    Não foram esses que a Rússia deportou pro Brasil nos anos 90?

    Será que algum outro país faz o mesmo hoje?

  • JJJJunioRRRR

    Moeu !!

  • tandre_br

    O que eu não entendi é que tem carros como o Geely MK que teve 2 estrelas, mas morreram os dois, enquanto outros, como o BYD F3, teve uma só, mas não morreu ninguém, e o Moskvitch Syvatogor não teve nenhuma, e não morreu ninguém nem teve o "carrinho riscado".

  • Del

    O Logan mandou "bem", exceto pela cabeça do motorista que sofreu um impacto excessivo:

    http://www.autoreview.ru/arcap/cars/renault_logan

    Será que o nosso repetiria um "bom" resultado na Latin NCAP?

  • SLABTOMAS

    Pelo menos os russos têm algo para avaliar e nós, brasileirões, não temos nenhuma marca nacional.

  • Cleiberst

    Eu achei interessante usarem pintar a cabeça do dummie e algumas partes do carro com giz – imagino que para saber onde foi o impacto.
    Pelo que imagino, outras entidades se utilizam de sensores nos bonecos, que dizem onde e em que intensidade foi o impacto, o que acaba encarecendo bastante cada dummie.
    Foi uma alternativa para baratear o teste, visto que já imaginavam que o boneco teria PT…



Send this to friend