S10 2012: versões, motor, consumo, detalhes, equipamentos, fotos

S10 2012: versões, motor, consumo, detalhes, equipamentos, fotos

A Chevrolet S10 2012 marcou a chegada da segunda geração da picape média da General Motors ao mercado nacional, após 16 anos de vida comercial da primeira. Ela ainda manteve parte do passado na motorização, mas o resto era novo.


Essa nova geração estava em sintonia com o modelo Colorado feito na Tailândia para o Sudeste Asiático e Austrália, enquanto o brasileiro, ainda feito em São José dos Campos, abastecia a América Latina.

Sem equivalente nos EUA até então, visto que lá saiu de linha há algum tempo, a S10 2012 chegava como uma resposta direta para a Toyota Hilux, então líder do segmento. Ela também concorria diretamente com a Ford Ranger.

Com três versões (LS, LT e LTZ) divididas em 12 configurações de carroceria, motor, tração e transmissão, a Nova S10 era um produto que chegava bem completa ao mercado, embora ainda faltassem versões importantes.

Tendo cabine simples ou dupla, a S10 vinha com uma carroceria maior e mais volumosa que a anterior, bem como com aerodinâmica melhorada e nível de conforto a bordo superior. O projeto foi tão bem desenvolvido que ainda continua.

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S10 2012 – detalhes

Utilizando chassi de longarinas em U com carroceria de aço estampado e galvanizado, a Chevrolet S10 adotou o estilo vigente na marca americana, o que tornava seu layout até certo ponto leve em comparação com as rivais.

Suas caçambas eram de bom tamanho, com 1.580 litros na simples e 1.061 litros na dupla, ambas com separação da cabine. Por dentro, a S10 2012 trazia um ambiente bem moderno, chamando atenção para o ar digital circular.

Também estava em sintonia com produtos fortes da Chevrolet, como o cluster inspirado no Camaro. Com duplo porta-luvas e sistema de áudio 2din integrado, a S10 tinha um volante parrudo, reforçando o lado robusto do modelo.

Porta-copos escamoteáveis, comandos dos vidros inclinados e bancos mais confortáveis faziam parte do pacote, assim como o seletor de tração por botão giratório no túnel nas versões 4×4, tendo opção de 4×2, 4×4 e 4×4 com reduzida.

A rival Hilux ainda tinha alavanca de tração, como outras rivais da Chevrolet S10. Uma das novidades mais importantes da S10 2012 era a caixa automática de seis marchas com conversor de torque, que dava um desempenho melhor.

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A S10 2012 tinha dois motores, sendo o Família II 2.4 8V Flex com até 147 cavalos e o diesel Duramax 2.8 com 180 cavalos e duas opções de torque: 44,9 kgfm no manual e 47,9 kgfm no automático.

Bem equipada, trazia direção hidráulica e ar-condicionado, tendo ainda opção de ar-condicionado automático e digital, sistema de som com CD player, USB e Bluetooth, bem como vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos e até rebatíveis.

Bancos em couro, com o do motorista tendo ajustes elétricos, estavam disponíveis, bem como piloto automático, rodas de liga leve aros 16 ou 17, sensores de estacionamento, seletor de tração, computador completo, freios ABS e airbag duplo.

Leia também sobre a S10 2013.

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Trazia também diferencial traseiro de deslizamento limitado e controle de tração e estabilidade, sendo estes útimos parte da versão LTZ diesel 4×4. A S10 2012 em sua versão mais completa pouco deve para uma opção similar em conteúdo atual.

O único diferencial seria mesmo a ausência da multimídia e os itens de segurança que se tornaram obrigatórios nos últimos nove anos. No mercado de usados, as versões diesel são largamente valorizadas por sua mecânica.

A S10 como um todo ainda é um produto bem valorizado, com ênfase do mercado no óleo combustível e na tração 4×4. A cabine dupla é a escolha quase geral, visto que a cabine simples foi bem direcionada para o trabalho, apesar da CS LT 2.4.

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A S10 2012 tinha um visual fluido e moderno, com faróis duplos dotados de lentes claras com piscas integrados e lanternas, além de grade dupla com barra na cor do carro e grelha com acabamento cromado. O logo da gravata ao centro.

O para-choque era baixo e tinha molduras com faróis de neblina circulares num acabamento cromado, além de buas barras inclinadas e mais a grade central inferior. Havia um aplique cinza nessa parte, onde ia também a placa.

Com saias de rodas abauladas e suavizadas, a S10 tinha grandes retrovisores com acabamento cromado ou na cor do carro, tendo eles repetidores de direção e basculamento elétrico (LTZ). As maçanetas eram na cor da carroceria ou cromadas.

As portas tinham batentes protetores inferiores, inclusive na extensão da caçamba da cabine simples. Contudo, apenas a cabine dupla tinha estribos laterais para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros.

O teto tinha barras longitudinais e transversal nas versões mais completas, assim como antena e santantônio personalizado com seção tubular. As versões LT e LTZ tinham capota marítima.

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Apenas a LTZ tinha caçamba com revestimento protetor plástico internamente, cobrindo ainda a tampa de acesso ao compartimento de carga. Nas demais, era apenas a laterais com vincos de reforço. O seletor de tração fica entre os bancos.

Na traseira, as lanternas tinham luzes de LED e a tampa da caçamba vinha com maçaneta cromada na LTZ, além do para-choque, que tinha ainda degrau central e revestimento emborrachado ao longo do conjunto.

Por dentro, a S10 2012 tinha acabamento interno em tons de cinza-escuro, com bancos em tecido ou em couro, sendo estes em cinza, além de colunas e teto claros. O painel tinha cluster analógico com iluminação em LED na cor Ice Blue.

Conta-giros, nível de combustível, temperatura da água e velocímetro eram separados por um computador de bordo completíssimo, incluindo horas de funcionamento de motor, capacidade da bateria, temperatura do óleo, entre outros.

A direção hidráulica tinha ajuste em altura e o volante em couro vinha com comandos de mídia, telefonia e piloto automático, visto que o computador de bordo era acessível pela haste dos limpadores.

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No alto do painel havia um porta-objetos com tampa, enquanto abaixo ficava o sistema de som integrado com display digital, além de CD player, mini-USB e Bluetooth. O ar-condicionado era manual ou automático digital e circular no visual.

Parte da guarnição tinha acabamento em cinza-escuro brilhante, tendo o painel porta-copos escamoteáveis e dois porta-luvas. O banco do motorista tinha ajuste em altura ou elétrico (LTZ), com apoio de braço central com porta-objetos.

Atrás, o banco tinha encosto inteiriço com dois apoios de cabeça e cintos de segurança de 3 pontos, além de apoio de braço central com porta-copos. Os vidros elétricos ficavam nas portas e os retrovisores eram ajustados na coluna A do condutor.

A S10 2012 tinha ainda luzes de leitura, para-sóis com extensor e espelhos, retrovisor interno dia e noite ou eletrocrômico, além de alças de teto e colunas. Os tapetes de borracha ajudavam na hora de limpar a sujeira de barro.

Os vidros eram verdes e o traseiro tinha desembaçador. Já o para-brisa era degradê, mas não havia sensor de chuva, apenas crepuscular. A picape tinha ainda sensores de estacionamento, freios ABS, airbag duplo, TCS e ESC.

S10 2015:

S10 2012 – versões

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  • Chevrolet S10 Cabine Simples LS 2.4 Flex 4×2 manual
  • Chevrolet S10 Cabine Simples LS 2.8 Diesel 4×4 manual
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LS 2.4 Flex 4×2 manual
  • Chevrolet S10 Cabine Simples LT 2.4 Flex 4×2 manual
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.4 Flex 4×2 manual
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.8 Diesel 4×2 manual
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.8 Diesel 4×2 automática
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.8 Diesel 4×4 manual
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.8 Diesel 4×4 automática
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LTZ 2.4 Flex 4×2 manual
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LTZ 2.8 Diesel 4×2 automática
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LTZ 2.8 Diesel 4×4 automática

Equipamentos

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Chevrolet S10 Cabine Simples LS 2.4 Flex 4×2 manual – Motor 2.4 Flex e câmbio manual, mais ar-condicionado, direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura, rodas de aço aro 16 polegadas, pneus 245/70 R16, fonte 12V, freios ABS, computador de bordo, diferencial traseiro com deslizamento limitado, entre outros.

Chevrolet S10 Cabine Simples LS 2.8 Diesel 4×4 manual – Itens acima, mais motor diesel 2.8 e tração 4×4.

Chevrolet S10 Cabine Dupla LS 2.4 Flex 4×2 manual – Itens da CS LS, mais cabine dupla.

Chevrolet S10 Cabine Simples LT 2.4 Flex 4×2 manual – Itens da CS LS, mais rodas de liga leve, detalhes cromados, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, ar-condicionado digital, sistema de áudio com CD player/USB/Bluetooth, volante multifuncional, airbag duplo, piloto automático, capota marítima, retrovisores com repetidores de direção e chave canivete.

Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.4 Flex 4×2 manual – Itens acima, mais cabine dupla e estribos laterais.

Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.8 Diesel 4×2 manual – Itens acima, mais motor diesel 2.8 e tração 4×4.

Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.8 Diesel 4×2 automática – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas.

Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.8 Diesel 4×4 manual – Itens acima, mais tração 4×4.

Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.8 Diesel 4×4 automática – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas.

Chevrolet S10 Cabine Dupla LTZ 2.4 Flex 4×2 manual – Itens da CD LT 2.4, mais detalhes externos cromados, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 255/65 R17, bancos em couro, banco do motorista com ajuste elétricos, faróis de neblina, sensores de estacionamento, retrovisor eletrocrômico e rebatimento elétrico dos retrovisores.

Chevrolet S10 Cabine Dupla LTZ 2.8 Diesel 4×2 automática – Itens acima, mais motor diesel 2.8 e transmissão automática de seis marchas.

Chevrolet S10 Cabine Dupla LTZ 2.8 Diesel 4×4 automática – Itens acima, mais tração 4×4, controle de tração e controle de estabilidade.

Preços

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  • Chevrolet S10 Cabine Simples LS 2.4 Flex 4×2 manual – R$ 58.868
  • Chevrolet S10 Cabine Simples LS 2.8 Diesel 4×4 manual – R$ 85.400
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LS 2.4 Flex 4×2 manual – R$ 66.350
  • Chevrolet S10 Cabine Simples LT 2.4 Flex 4×2 manual – R$ 61.890
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.4 Flex 4×2 manual – R$ 72.490
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.8 Diesel 4×2 manual – R$ 97.900
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.8 Diesel 4×2 automática – R$ 103.900
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.8 Diesel 4×4 manual – R$ 109.500
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LT 2.8 Diesel 4×4 automática – R$ 113.400
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LTZ 2.4 Flex 4×2 manual – R$ 84.400
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LTZ 2.8 Diesel 4×2 automática – R$ 117.400
  • Chevrolet S10 Cabine Dupla LTZ 2.8 Diesel 4×4 automática – R$ 135.250

S10 2012 – motor

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A S10 2012 tinha dois motores inicialmente e um deles era o conhecido XLD28 ou Duramax, um propulsor de quatro cilindros turbo diesel que era feito na época pela MWM em Caxias do Sul-RS.

Este entregava 180 cavalos e duas opções de torque, sendo 44,9 kgfm no câmbio manual e 47,9 kgfm no automático. O propulsor era montado tanto com tração 4×2 quanto 4×4 com reduzida.

Já o outro motor da S10 era o longevo Família II da GM, sendo o 2.4 8V, ainda herança da era Opel dos anos 90, embora fosse da mesma geração de motores do Monza, que chegou aqui em 1983.

Ainda sem o motor 2.5 Ecotec SIDI, a S10 usou esse 2.4 nos primeiros anos dessa geração e ele era flex, entregando 141 cavalos na gasolina e 147 cavalos no etanol, além de até 24,1 kgfm.

Foi usado somente com transmissão manual de cinco marchas, limitando muito seu desempenho, inclusive com a GM eliminando a possibilidade de usá-lo com tração 4×4, diferente do 2.5 de alumínio com injeção direta, no futuro.

Desempenho

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  • Chevrolet S10 CS 2.4 4×2 manual – 11,9 segundos e 167 km/h
  • Chevrolet S10 CD 2.4 4×2 manual – 11,9 segundos e 168 km/h
  • Chevrolet S10 CS 2.8 4×4 manual – 11,4 segundos e 180 km/h
  • Chevrolet S10 CD 2.8 4×4 automática – 10,3 segundos e 180 km/h

Consumo

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  • Chevrolet S10 CS 2.4 4×2 manual – 5,5/7,5 km/l e 7,2/9,8 km/l
  • Chevrolet S10 CD 2.4 4×2 manual – 5,1/7,3 km/l e 6,6/9,5 km/l
  • Chevrolet S10 CS 2.8 4×4 manual – 9,0/12,0 km/l
  • Chevrolet S10 CD 2.8 4×4 automática – 8,6/11,2 km/l

S10 2012 – manutenção e revisão

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A S10 2012 tem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, sendo as revisões feitas com inspeções de diversos itens, como suspensão, direção, freios, parte elétrica e sistema de segurança.

São feitas trocas de óleo, filtro de óleo, correia em V, correia dentada, vela, filtro de ar, filtro de ar da cabine, fluido de freio, filtro de partículas do diesel, entre outros.

S10 2012 – ficha técnica

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Motor 2.4 2.8
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 2405 2776
Válvulas 8 16
Taxa de compressão 11,5:1 16:1
Injeção eletrônica Indireta Direta, turbo
Potência máxima 141/147 cv a 5.200 rpm (gasolina/etanol) 180 cv a 3.800 rpm (diesel)
Torque máximo 22,3/24,1 kgfm a 2.800 rpm (gasolina/etanol) 44,9/47,9 kgfm a 2.000 rpm (diesel)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas ou automático de 6 marchas
Tração
Tipo 4×2 ou 4×4 Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira Duplo Braço Duplo Braço
Traseira Eixo rígido Eixo rígido
Rodas e Pneus
Rodas Aço ou liga leve, aro 16 ou 17 polegadas Aço ou liga leve, aro 16 ou 17 polegadas
Pneus 245/70 R16 ou 255/65 R17 245/70 R16 ou 255/65 R17
Dimensões
Comprimento (mm) 5.367 (CS) 5.347 (CD) 5.367 (CS) 5.347 (CD)
Largura (mm) 1.882 1.882
Altura (mm) 1.785 (CS) 1.827 (CD) 1.785 (CS) 1.827 (CD)
Entre eixos (mm) 3.096 3.096
Capacidades
Caçamba (L) 1.570 (CS) 1.061 (CD) 1.570 (CS) 1.061 (CD)
Tanque de combustível (L) 80 76
Carga (Kg) 925 (CD) 1.078 (CS) 1.201 (CS) 1.039 (CD)
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.672 (CS) 1.825 (CD) 1.899 (CS) 2.061 (CD)
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND ND

S10 2012 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.