S10 Cabine Dupla: sua trajetória desde 1998 no Brasil

chevrolet s10 2021 avaliacao na 1

A S10 Cabine Dupla já tem mais de 20 anos de produção no Brasil e 36 anos de produção mundial, sem dúvida um sucesso de vendas.

Vamos falar primeiramente de toda a história da S10 Cabine Dupla no Brasil e depois vamos entrar na história geral do modelo apresentado lá nos EUA em 1982.

S10 Cabine Dupla no Brasil

Uma das picapes mais vendidas do Brasil, a Chevrolet S10 apareceu por aqui em fevereiro de 1995 e tinha um visual semelhante ao da versão americana, mas com desenho dianteiro próprio. Logo depois chegou o utilitário Blazer a acompanhando.

Os novos faróis, maiores e mais arredondados foram desenhados pela equipe de design da GMB e combinaram muito mais com o restante da carroceria do que os faróis da versão americana que eram menores e mais quadrados.

De início a S10 Cabine Dupla nacional não foi ofertada. Isso levou três anos para acontecer.

Mas em 1995 a S10 estreava no Brasil em duas versões: a DeLuxe, ou DLX, que trazia a base do para choque da cor da carroceria e rodas de alumínio com pneus 225/75 aro 15 e a versão de entrada básica que vinha com pneus 205/75 aro 15 e rodas de aço, além de parachoques sem pintura.

Chevrolet S 10 Cabine Dupla 1998–2000

No interior a S10 Cabine Dupla nacional trazia o mesmo layout da versão norte americana e revestimentos modernos e um ambiente aconchegante, melhor do que a Ford, por exemplo, oferecia com a Ranger.

O painel de instrumentos da S10 Cabine Dupla era bem completo para a época e trazia voltímetro, manômetro de óleo e conta giros – este último item não estava presente no modelo de entrada.

Tinha também volante de quatro raios, e equipamentos que eram pouco vistos em picapes como vidros elétricos, travas elétricas, bancos individuais (na versão norte americana eles eram inteiriços) rádio com toca fitas e um item bem peculiar que era o freio de estacionamento acionado por um pedal.

A motorização da S10 Cabine Dupla era um velho conhecido dos brasileiros, o motor 2.2 litros que equipava o Omega, com comando no cabeçote e oito válvulas, que rendia 106 cavalos – 10 cavalos a menos que no Omega – e torque de 19,2 kgfm – contra 20,1 kgfm no sedan.

O câmbio era o de 5 velocidades com engates precisos e firmes. A versão mais cara ainda poderia contar com direção assistida e freios com ABS.

S10 Cabine Dupla chega em 1998

A primeira geração da S10 Cabine Dupla foi apresentada em 1998 e tinha um desenho totalmente feito e projetado no país do carnaval.

Diferente da versão norte americana que tinha apenas a cabine estendida e simples, a engenharia brasileira ficou responsável por entregar mais conforto e mais espaço para os ocupantes.

s10 cdupla

Para que pudesse existir espaço e conforto para os passageiros do banco traseiro e ainda área útil de carga, a GMB encurtou a caçamba, mas não a ponto de perder o espaço para carga.

Com o mesmo comprimento da S10 de cabine estendida a versão de quatro portas entregava conforto e praticidade na medida certa.

Além dessa novidade a S10 Cabine Dupla recebia o mesmo motor V6 que dividia com a versão de cabine estendida e a Blazer, um V6 4.3 litros com 180 cavalos e 34,7 kgfm de torque que fazia a picape chegar no 0 a 100 em 10,8 segundos e alcançava a máxima de 180 km/h limitado eletronicamente.

Front panel Chevrolet S 10 Crew Cab BR spec 2005–08

Outra novidade para a S10 Cabine Dupla para o ano de 1998 era a versão com tração nas quatro rodas.

Uma pequena atualização de estilo era vista na linha da S10 Cabine Dupla em 1999 e trazia um novo para choque dianteiro com uma nova entrada de ar que ficou popularmente conhecida como “boca de tubarão” além de trazer para a linha a versão Executive, que já era encontrada no utilitário Blazer.

Essa nova versão da S10 Cabine Dupla a Executive vinha com o motor 4.3 V6, bancos em couro, ajuste elétrico do banco do motorista e freios ABS nas quatro rodas.

S10 Cabine Dupla 2000 a 2008

A atualização visual de 2000 para a S10 Cabine Dupla foi apresentada junto com as outras versões da S10 e da Blazer no Salão do Automóvel de 2000 e trazia uma nova carroceria com desenho mais retilíneo e adoção de novos motores e um design mais agressivo.

Chevrolet S 10 Crew Cab BR spec 2008–12

Na dianteira da S10 Cabine Dupla, saiam de cena os faróis compridos e ovalado e entram no lugar faróis menores e com desenho mais triangular nas pontas.

Os para choques perdiam a “boca de tubarão” e no lugar entrava um desenho com mais linhas retas.

As laterais da S10 Cabine dupla ganharam um ressalto que começava nas portas traseiras e se estendiam até o final da caçamba.

O mesmo ressalto era encontrado na dianteira e saia da base do farol e ia até o início da porta dianteira.

Outra novidade para a S10 Cabine Dupla 2000 era a adoção do motor 2.4 litros a gasolina que substituía o antigo 2.2 litros.

O novo motor gerava 128 cavalos e oferecia 21,9 kgfm de torque.

A S10 Cabine Dupla ganhava a versão Executive com tração 4×4 e um novo motor turbo diesel MWM, que substituía o antigo motor 4.3 V6 Vortec.

Chevrolet S 10 Crew Cab BR spec 2008–12 2

No interior da nova S10 Cabine Dupla, trazia novos materiais e novas opções de revestimento para os bancos e o painel das portas.

Na traseira novas lanternas com desenho mais retangular entravam no lugar das antigas que eram menores e mais quadradas.

A inscrição “Chevrolet” vinha em letras garrafais como um adesivo na base da tampa da caçamba.

Front panel Chevrolet S 10 Crew Cab BR spec 2008–12

S10 Cabine Dupla 2008 a 2012

A S10 Cabine Dupla recebia uma última atualização de estilo na mesma carroceria que já existia desde o ano de 2000.

Um ano antes da sua atualização de estilo a S10 Cabine Dupla recebeu um novo motor 2.4 litros flex, chamado de FlexPower que tinha 141 cavalos com gasolina e 147 cavalos quando abastecido com álcool.

Chevrolet S 10 Crew Cab BR spec 2008–12 1

 

A dianteira da S10 Cabine Dupla ganhava uma nova grade em formato trapezoidal invertido com uma barra cromada que ostentava o logo da Chevrolet ao centro e um falso duto de ar no capô.

No para choques uma falsa entrada de ar de tamanho desproporcional era o grande destaque.

Já na traseira a tampa da caçamba ganha um aplique de plástico cinza que englobava a maçaneta de abertura, e logo abaixo dela vinha a inscrição “Chevrolet” em letras garrafais sempre na cor cinza.

Também estavam inclusos nesse pacote visual um santantonio que ficava apoiado próximo as portas traseiras e dependendo da versão até um bagageiro no teto para carregar mais carga.

No interior as maiores mudanças eram a troca do painel de instrumentos que agora recebiam a cor “Ice Blue” que já equipava modelos como o Celta, Vectra e outros modelos da GM.

Novas versões eram adicionadas a gama da S10, como a Executive que tinha motorização a gasolina e as versões FlexPower ganhavam versões com tração 4×4 ou 4×2.

S10 Cabine Dupla 2012 a 2015

No ano de 2012 a Chevrolet apresenta a segunda geração da S10 Cabine Dupla que traz consigo um novo desenho, uma nova carroceria e uma plataforma desenvolvida em parceria com a ISUZU, que também resultou no nascimento da nova geração da Colorado e da ISUZU DMAX.

Chevrolet S10 High Country 2015–16 2

Por fora a nova S10 Cabine Dupla está maior e mais elegante que as gerações anteriores.

Na dianteira mesmo, os novos faróis tinham inspiração nos sedans médios da marca como Cruze, Malibu e Impala e a grade estava maior e contava com partes interna cromada e uma barra grossa no centro que ostenta o logo da Chevrolet.

As laterais da Nova S10 Cabine Dupla são limpas e contam apenas com um decalque na base das portas que se estende até o para lama traseiro, aumentando a sensação de que o modelo está maior.

Chevrolet S10 High Country 2015–16

Na traseira, novas lanternas com novo formato e luzes de LED ajudam a compor o visual moderno da S10 Cabine Dupla.

Já no interior a S10 Cabine Dupla 2012 trazia todo o conforto e comodidade de sedans médios e grandes da marca.

Com um painel de instrumentos que muito se assemelhava com o do esportivo Camaro e uma central multimídia com MyLynk que conta com GPS e uma tela de 7 polegadas.

Além disso o interior ganha novos bancos mais confortáveis, inclusive na traseira, dando aos passageiros a sensação de estar num SUV e não numa picape de cabine dupla.

Front panel Chevrolet S10 High Country 2015–16

No quesito motorização a nova S10 Cabine Dupla estreia o motor 2.8 litros diesel que gerava 180 cavalos e estava associado a um novo câmbio automático de seis velocidades.

No final de 2013 a Chevrolet altera a potência do motor 2.8 litros de 180 cavalos para 200 cavalos, tornando assim uma das picapes mais potentes da categoria.

S10 Cabine Dupla 2016 até 2020

A terceira geração da S10 Cabine Dupla ganhou um facelift em 2016 e deixou a picape com ar mais robusto e intimidador. A começar pelos novos faróis que ficaram maiores e mais retangulares, e agora contam com um filete de LED.

A grade por sua vez agora está maior e conta com uma barra na cor preto brilhante que sustenta a gravatinha dourada da GM. A base do para choque também ganhou um novo desenho e a maior novidade nas laterais são as novas rodas de liga leve.

Chevrolet S10 Double Cab 2016–pr.

O interior da S10 Cabine Dupla ganhou um novo desenho, que agora é inspirado na Colorado ou como alguns chamam de “S10 norte americana”, com um novo painel de instrumentos e um novo desenho do console central.

A central multimídia MyLink agora tem espelhamento de celular e pode ser usada por telefones que rodam o sistema da Google o Android ou da Apple, o iOS.

Outra novidade da S10 Cabine Dupla são as versões 100 Years e Midnight.

A primeira comemora os 100 anos de produção de picapes da linha Chevrolet, e foram fabricadas apenas 450 unidades na cor azul Steel com preço de R$ 187.590 reais.

E a segunda versão especial da S10 Cabine Dupla é a versão Midnight que se baseia nos modelos norte americanos que traz os logotipos pretos e alguns detalhes em preto brilhante na carroceria e no interior.

A S10 Cabine Dupla Midnight usa o motor 2.8 turbo diesel de 200 cavalos e câmbio automático de seis velocidades e conta com adesivos alusivos a versão e tem preço sugerido de R$ 169.690.

Front panel Chevrolet S10 100 Years Double Cab 2017–pr. 1

No quesito motorização a nova S10 Cabine Dupla conta com duas opções de motor, sendo a primeira um 2.5 litros com 206 cavalos e 27 kgfm de torque ou um 2.8 litros turbo diesel com 200 cavalos e 51 kgfm de torque, que podem ser associados ao câmbio automático de seis velocidades.

S10 Cabine Dupla muda seu visual em 2021

chevrolet s10 2021 avaliacao na 5

A linha 2021 da Chevrolet S10 recebeu um novo visual e mais equipamentos para a linha 2021, lançada em julho de 2020. Inspirada na Colorado, vendida nos Estados Unidos, a nova S10 mudou especialmente na dianteira.

Com detalhes exclusivos dependendo da versão, a reestilização da picape trouxe mudanças especialmente para a versão High Country. Ela ganhou novo para-choque, emblema reposicionado e um visual bem chamativo.

As rodas dessa versão passaram a ser de 18 polegadas e com desenho diferente das outras opções na família. Sem alterações na motorização, a S10 2021 ainda ganhou de volta a versão com motor 2.8 diesel e câmbio manual.

Na lista de equipamentos, mais mudanças. Todas as versões ganharam seis airbags de série, enquanto as mais caras LTZ e High Country receberam o alerta de colisão frontal com frenagem automática e detector de pedestres.

Outras novidades foram a câmera de ré com auxílio para o engate de reboques, estrutura mais resistente, central de multimídia MyLink 3 com telas de 7 ou 8 polegadas com espelhamento sem fio e GPS, além de internet 4G e wi-fi para até 7 dispositivos.

S10 Cabine Dupla 2022 chega com poucas novidades

Depois de todas essas mudanças na linha 2021, nada mais natural que a S10 Cabine Dupla 2022 viesse mais econômica nas alterações. As únicas novidades foram a mudança das rodas para a versão LTZ e um novo turbo para o motor 2.8 diesel, mas sem alterar seu desempenho.

Atualmente, a linha da S10 Cabine Dupla conta com 6 opções de versões com motores flex ou a diesel e tração 4×2 ou 4×4. Os preços começam na casa dos R$ 156.890 reais na versão Advantage Flex 4×2 manual e chegam a R$ 244.930 reais na versão High Country 2.8 turbo diesel 4×4 automático.

S10 Cabine Dupla

Ficha técnica S10 Cabine Dupla 2022 // 2.5 e 2.8 litros

Motor

2.5 Ecotec

2.8 CDTI

Tipo Dianteiro longitudinal, Etanol e Gasolina Dianteiro longitudinal, Turbo e Diesel
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 2457 2776
Válvulas 16 16
Taxa de compressão 11,2:1 16,5:1
Injeção eletrônica de combustível Multiponto Direta
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) Gasolina: 197 cv @ 6000 rpm / Etanol: 206 @ 6000 rpm Diesel: 200 @ 3600 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)  Gasolina: 26,3 kgfm @ 4400 rpm / Etanol: 27,3 kgfm @ 4400 rpm Diesel: 44,9 (manual) / 51,0 @ 2000 rpm
Transmissão
Tipo Manual ou Automática 6 marchas Manual 6 marchas / Automática 6 marchas
Tração
Tipo 4×2 / 4×4 com reduzida 4×2 / 4×4 com reduzida
Freios
Tipo Disco ventilado / Tambor Disco ventilado / Tambor
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Suspensão
Dianteira Braços sobrepostos, barra estabilizadora Braços sobrepostos, barra estabilizadora
Traseira Eixo rígido Eixo rígido
Rodas e Pneus
Rodas Liga Leve aro 16 / 18 polegadas Liga Leve aro 16 / 18 polegadas
Pneus 245/70 R16 / 265/60 R18 245/70 R16 / 265/60 R18
Dimensões
Comprimento total (mm) 5361 5361 / 5381 (cabine simples)
Largura sem retrovisores (mm) 1874 1874 / 1870 (cabine simples)
Altura (mm) 1787 1825 / 1778 (cabine simples)
Distância entre os eixos (mm) 3096 3096
Capacidades
Porta-malas (litros) 1061 a 1570 1061 / 1570 (cabine simples)
Tanque (litros) 76 a 80 76
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 816 a 937 1108 / 1378 (cabine simples)
Peso em ordem de marcha (kg) 1813 a 1934 2048 / 1772 (cabine simples)
Vão livre do solo (mm) 228 ND
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias S10

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



klebersilva
Autor: Kleber Silva

Kleber, 28 anos, designer e apaixonado por carros desde pequeno. Formado em design gráfico pela UNIP, ouvinte assíduo de música pop e master chef nas horas vagas.