S10: Colorado atual sai em outubro para nova geração

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A General Motors deve encerrar a produção da picape média Colorado nos EUA em outubro, segundo o site GM Authority.


O motivo está relacionado com a próxima geração da picape, que compartilhará a plataforma com nossa S10, assim como a GMC Canyon.

Feita em Wentzville, Missouri, a próxima Colorado pode influenciar muito a Nova S10, uma vez que o modelo Colorado global não existe mais.

Em realidade, apenas dois modelos da plataforma 31XX existem hoje, o outro fica em São José dos Campos, São Paulo.

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Como se sabe, a GM cancelou a geração 32XX e usará a 31XX-2, ou seja, a base atual modificada para atender os padrões seguintes.

Exceto se a GM quiser queimar dinheiro no Brasil, as duas picapes terão de entrar numa sinergia igual a que existia entre a S10 brasileira e a Colorado tailandesa.

Isso, considerando o mercado americano, só poderia nos levar a uma conclusão: a S10 migra para o mesmo porte da Colorado “made in USA”.

Dessa forma, haveria uma redução substancial nos custos de desenvolvimento das duas, especialmente se Detroit e São Caetano do Sul trocarem experiências e soluções entre os projetos.

A Ford já está neste caminho com a Ranger americana atual e a próxima, que também será feita na Argentina. Não seguir o mesmo caminho parece um retrocesso enorme.

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Nissan e Toyota seguem o esquema anterior com duas Frontier e com Tacoma e Hilux, por exemplo. Nas duas marcas, porém, Navara e Hilux são feitas em outras regiões do globo para mercados específicos.

Na GM, claramente isso não ocorrerá, nem na China. S10 será somente brasileira e a Colorado, apenas americana. Pode até ser que uma delas seja feita na terra do dragão, mas lá já existe outra parceria.

Em Wentzville, a Nova Colorado terá motor L3B 2.7 Turbo de 310 cavalos e 59,2 kgfm com gasolina, enterrando os motores 2.5, V6 3.6 e diesel 2.8 litros. O câmbio terá 10 marchas como no Camaro.

Aqui, a S10 deve ganhar mais força no LWN Duramax 2.8, podendo ficar entre 210 e 220 cavalos, de forma a colocar vantagem sobre a Hilux (204 cavalos) e Ranger (213 cavalos, supostamente).

[Fonte: GM Authority]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.