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S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

A S10 diesel é uma versão da picape média da Chevrolet que a General Motors produz desde 1996.


O modelo é focado em clientes que procuram a longa autonomia proporcionada pelo diesel.

Além disso, sua maior capacidade de carga e tração também são apreciados.

Outro ponto que fez a S10 diesel conquistar muitos clientes todos esses anos foi a assistência da rede Chevrolet.


S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Com mais de 600 pontos de apoio pelo Brasil, os donos da picape média encontram suporte para seus veículos.

Por conta do grande volume vendido, a oferta de peças de reposição é boa para os proprietários.

A S10 diesel também goza de boa durabilidade e economia, sendo preferida especialmente no interior do país.

Com o agronegócio sempre em alta, a maior parte das vendas do modelo estão no campo.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

O desenvolvimento da S10 diesel foi pautado na utilização de motores turbo diesel de fabricação nacional.

Tais propulsores não eram necessariamente de projeto da General Motors, mas muito confiáveis por seu tempo de mercado.

Mesmo após mais de 20 anos e até com propulsores retificados, fora a enorme quilometragem, a S10 diesel usada ainda é muito valorizada.

O alto preço dos veículos diesel no Brasil sempre foi um obstáculo para muitos consumidores, mesmo assim, a S10 diesel vendeu muito em 23 anos de história.

S10 diesel

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Em sua segunda geração, a S10 diesel está hoje distribuída em variantes com cabine simples e dupla, além de chassi com cabine.

No último caso, trata-se de um opção comercial para empresas que necessitam adicionar um implemento rodoviário (carroceria) sobre o chassi para um uso mais específico.

Essa versão mostra a versatilidade da S10 diesel ao oferecer o mesmo motor turbo diesel de 200 cavalos usado pelas opções mais caras e com cabine dupla.

Com 51 kgfm de torque e capacidade de torque de 1.378 kg, a S10 diesel com chassi cabine vem somente com tração 4×4.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

O mesmo conjunto pode ser encontrado na picape média da GM em cabine simples, com caçamba de carga de aço.

Dotada de grande volume interno nesse espaço, a S10 diesel cabine simples também tem aparência simples.

Focada no trabalho, pode levar três pessoas e só dispõe de transmissão manual de seis marchas.

Ela tem capacidade para 1.220 kg de carga e tem boa aceitação na área rural e em locais onde o proprietário precisa de caçamba para levar sua carga ou itens de serviço.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

A S10 diesel vem somente na versão LS, bem básica, mas suficiente para quem quer apenas um veículo de trabalho.

A opção mais desejada e vendida da S10 diesel, no entanto, é a cabine dupla.

Com capacidade de carga de pouco mais de 1.000 kg, a versão de cabine dupla é destinada aos clientes que querem tantro um carro de trabalho quanto um veículo de passeio.

Nesse segundo caso, é a preferência da maioria dos consumidores,. já que ela pode levar uma família com conforto.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

A S10 diesel cabine dupla é um dos produtos mais vendidos do mercado de picapes no Brasil.

Vice-líder em picapes médias de chassi de longarinas, mais tradicionais e robustas, ela possui diversas versões.

Disponível nas versões LT, LTZ e High Couyntry, a S10 diesel pode ser adquirida ainda na versão Midnight, personalizada com detalhes escurecidos.

A S10 diesel vem agora somente transmissão automática de seis marchas na versão de cabine dupla, elevando o conforto.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Além disso, ela traz ainda uma série de itens de conforto, segurança e conectividade.

Entre os equipamentos de conforto, destaque para direção elétrica, ar condicionado digital, bancos em couro e até partida remota.

Também vem com volante em couro, piloto automático, entre outros.

Na segurança, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, alerta de colisão, alerta de faixa e ponto cego, etc.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Na conectividade, a S10 diesel com cabine dupla é disponibilizada com multimídia MyLink, Bluetooth e USB.

Além disso, oferece sistemas Google Android Auto e Apple Car Play, podendo assim usar Waze e Google Maps.

Também adiciona o serviço OnStar, que permite rastreio do veículo, orientação guiada por setas e apoio por concierge, fora app que permite bloquear e ligar a picape pelo smartphone.

Com visual bem robusto e elaborado, a S10 diesel com cabine dupla tem um bom desempenho com economia e força.

S10 diesel – Maxion 2.5

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

A história da S10 diesel começa em 1996.

Um ano antes, a General Motors do Brasil inicia a produção de sua picape média por aqui, um produto inédito no mercado de picapes.

Bem popular nos EUA, aqui elas surgiram através da importação direta e depois oficial por parte de Chevrolet, Ford e Dodge.

Embora Ford e Dodge tenham demorado um pouco mais para colocar suas Ranger e Dakota feitas na região, a GM se adiantou.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

No início, a S10 tinha apenas um fraco motor 2.2 a gasolina, mas a GM sabia que o cliente dela logo exigiria o diesel.

Ela era oferecida em 1995 apenas com cabine simples e duas versões.

Então, no ano seguinte, a GM trouxe importado o potente motor V6 4.3 Vortec dos EUA com seus 180 cavalos.

Mas, para os clientes do campo, do interior e aqueles que apreciavam picapes diesel, antes apenas F-1000 e D-20, agora tinham a S10 diesel.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Essa opção não existia nos EUA e a General Motors do Brasil providenciou seu desenvolvimento local.

A montadora não tinha um motor diesel disponível para importação a um custo baixo.

O ideal era ter um propulsor que fosse nacional e já testado, a fim de garantir confiabilidade e suporte técnico no país inteiro.

O motor escolhido pela GM era feito na Argentina pela Maxion.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Este era o modelo HS 2.5 (High Speed) que era caracterizado por ter alta rotação em relação aos motores diesel mais pesados, derivados de caminhão.

Nesse caso, o Maxion HS 2.5 era um projeto vencedor, tendo sido desenvolvido originalmente pela Land Rover em parceria com a Perkins na Inglaterra.

No entanto, esse fabricante de motores diesel foi comprado pela Maxion, que passou a fabrica-lo no país vizinho nos anos 90.

O motivo era importante, visto que o HS 2.5 equipou também a Mercedes-Benz Sprinter e a Ford Ranger, ambas feitas na Argentina.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Também foi o motor usado pela Land Rover no Defender montado pela Karmann-Ghia nos anos 90.

Com 16V, comando no cabeçote acionado por correia dentada e injeção direta de combustível por bomba injetora, o HS 2.5 da S10 diesel não tinha intercooler.

Por conta disso, a picape da GM rendia menos que Ranger e Sprinter, entregando 95 cavalos a 3.800 rpm e 22,4 kgfm a 1.800 rpm.

Com câmbio manual de cinco marchas, a S10 diesel com cabine dupla de 1999, por exemplo, ia de 0 a 100 km/h em longos 15,7 segundos e não passava de 155 km/h.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Ela tinha consumo de 8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, passando a ter 1.020 kg de capacidade de carga.

Assim, ela atendia às normas para veículos diesel.

Com tanque de 76 litros, a S10 diesel podia rodar 836 km de forma teórica, algo bom para viagens no interior do país.

Mas, na época do lançamento, só havia essa opção para a cabine simples em versões básica e De Luxe.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

A tração 4×4 ainda não estava disponível na S10 diesel.

Logo em seguida a S10 diesel ganhou a versão de cabine estendida, que ampliava o entre eixos para 3,12 m.

Além disso, garantia um espaço extra atrás, onde dois assentos rudimentares foram instalados.

Era uma carroceria focadas mais no conforto de duas pessoas com eventuais caronas.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Em 1998, a tração 4×4 chegou e tinha a caixa de transferência do lado do passageiro, fazendo com que o assoalho tivesse um grande ressalto.

Nesse mesmo ano, a GM lançava a cabine dupla, um projeto nacional que fora copiado pelos americanos, já que lá, a S10 tinha somente cabine simples e estendida.

A GM já estava percebendo uma queda nas vendas de picapes grandes no país, especialmente de modelos como Silverado e F-1000.

Assim, ter a S10 diesel com cabine dupla e 4×4 era o caminho para o futuro.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Então, esta passou a ser a opção mais importante a longo prazo, mesmo que muitos clientes ainda preferissem as mais baratas 2.2 e 4.3 V6.

A S10 diesel cabine dupla foi um marco na mudança do mercado de picapes, sendo seguida logo depois pela Ranger.

A Dodge Dakota não conseguiu acompanhar a mudança e morreu algum tempo depois.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Em 1999, a S10 diesel recebeu atualização visual e ficou com um desenho mais expressivo.

Ela ganhara freios ABS nas quatro rodas como opcional, já que antes eram somente nas rodas traseiras.

A GM também já não estava mais disposta a manter o motor Maxion HS 2.5 e por conta de alterações nas normas de emissão, teria que mudar de propulsor.

S10 diesel – MWM 2.8

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Em abril de 2000, a GM oficialmente descontinua o Maxion HS 2.5 e adiciona o novo motor MWM Sprint 2.8 de fabricação nacional.

Na época, esse motor era o principal da MWM para picapes, sendo feito em Caxias do Sul-RS.

A empresa ainda tinha outra fábrica em São Paulo-SP.

Era um motor mais moderno, tinha intercooler, três válvulas por cilindro, injeção indireta e cabeçote com comando no bloco, uma configuração mais tradicional.

Ele entregava 132 cavalos a 3.600 rpm e 34 kgfm a 1.800 rpm, sendo o mais potente entre as picapes médias nacionais.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

O salto de desempenho e economia foi grande na S10 diesel 2001.

A velocidade final se igualava praticamente ao da S10 V6 4.3 com 171 km/h e ia de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos.

Outro ponto era a economia, pois fazia 8,6 km/l na cidade e 13,3 km/l com cabine dupla e tração 4×4.

O propulsor MWM 4.07 TCA garantiu que a S10 diesel ajudasse o produto a manter a liderança de mercado.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

A picape era oferecida nas versões básica, DLX e Executive.

Na linha 2001, mais alteração visual e desta vez com projeção da grade, agora integrada ao capô.

Com reflexo de seu mercado no interior, a S10 diesel ganhou edições especiais referentes a essas regiões.

A série especial Barretos, em alusão ao rodeio famoso, e a Sertões, referente ao rali, sendo esta com preparação diferenciada, surgiram nessa época.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Na linha 2005, as versões Colina, Tornado e Executive.

O MWM Sprint passou a ter injeção Common Rail e a potência foi para 140 cavalos a 3.500 rpm e 34,7 kgfm a 1.800 rpm.

Diferencial traseiro blocante e acelerador eletrônico foram adicionados.

A S10 diesel ainda ganharia um facelift em 2010, mudando-se a grade e outros detalhes.

S10 diesel – Segunda geração

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

A segunda geração da S10 diesel se tornou global na forma da Colorado.

Maior e mais robusta, é também mais aerodinâmica e eficiente.

O projeto global reforçou o chassi e adicionou um estilo mais marcante e consistente, longe dos anos 90.

Com bom espaço interno, a S10 diesel de segurança geração ganhou acabou melhor e painel bem mais moderno.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Destaque para o design do ar condicionado, presença de multimídia MyLink e volante multifuncional de estilo robusto.

A S10 diesel atualizada veio tanto com cabine dupla quanto simples e com chassi aparente.

Uma versão de cabine estendida foi cogitada e até testada por aqui, mas não vingou.

Duramax 2.8

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Para equipa-la, a GM contratou a MWM para fazer um novo motor, o chamado Duramax 2.8 de projeto próprio.

Com duplo comando no cabeçote acionado por correia dentada e 16V, o propulsor tem injeção Common Rail e intercooler.

Na ocasião, entregava 180 cavalos a 3.800 rpm e 44,9 kgfm a 2.000 rpm na versão automática de seis marchas.

A velocidade na S10 diesel de cabine dupla, 4×4 e automática era limitada a 180 km/h e ia de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

No entanto, fazia somente 11,8 km/l na estrada e 8,8 km/l na cidade.

Tinha ainda a cabine simples com câmbio manual de seis marchas.

A S10 diesel passou cerca de um ano nessa configuração, até o motor Duramax 2.8 ser atualizado para 200 cavalos e 51 kgfm atuais.

Esses números são da versão automática, pois a manual tem limitação de 47 kgfm.

S10 diesel: detalhes, motores, desempenho, consumo (das 2 gerações)

Em 2017, a GM introduz um novo volante de inércia na S10 diesel, assim como ajustes no câmbio automático.

Coxins e batentes de motor e carroceria foram atualizados para melhorar o conforto ao dirigir.

A S10 diesel ganhou atualização visual nessa época e trouxe melhoramentos já descritos em segurança, conforto e conectividade.

Ao contrário de Ford Ranger, VW Amarok e Nissan Frontier, a S10 diesel oferece o mesmo motor e potência para todas as versões.

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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Baetatrip

    Bela historia da S10……..
    Deveria colocar o motor 3.6 V6 como faza TrailBlazer…!

    • mjprio

      Só se fosse numa versão bem específica. Para custo benefício o motor 2.5 SIDI dá conta do recado.

      • Baetatrip

        Sim… 2.5 Flex 205cv…. 27kg de torque…..!
        Ainda vende 0km… Acho

        • mjprio

          Vende sim. Acho que quem perdeu as versões flex foi a Ranger

          • Baetatrip

            Ranger flex nao tinha 4×4…. !

            • mjprio

              Não. E a S10 só lançou com esse motor 2.5 SIDI se nao me engano

  • Fernando Villela

    Muito boa a matéria. Gostei muito. Mas o motor maxxion HS não era 16V.

  • Herbet Moreira

    Já passou da hora de abolir a correia dentada…

  • Paulo Lustosa

    “Era um motor mais moderno, tinha intercooler, três válvulas por cilindro, injeção indireta e cabeçote com comando no bloco, uma configuração mais tradicional”.

    Corrige aí N/A, o motor MWM Sprint 4.07 TCA é um motor 2.8L com injeção mecânica direta com bomba Bosch VE, três válvulas por cilindro, e comando de válvulas no cabeçote (SOHC) sendo acionado por um conjunto de dez engrenagens tocadas pela traseira do motor.

    E o motor Maxion 2.5 é o motor Land Rover 200TDI, com comando no bloco, 8V e o comando sendo acionado por correia dentada, e também injeção direta.

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