S6 e S8? Audi processa NIO por semelhança de ES6 e ES8

nio es6

A semelhança de nomes usados pelos fabricantes de veículos sempre gera algum atrito entre as marcas de carros e a mais recente envolve a alemã Audi e a chinesa NIO.


A Audi decidiu processar a NIO por usar os termos ES6 e ES8 em seus SUVs elétricos, alegando que eles são semelhantes aos dos esportivos Audi S6 e S8, segundo o jornal alemão Handelsblatt.

Segundo o site Automotive News Europe, a Audi foi procurada para dar explicações, mas não se manifestou, o mesmo ocorreu com a NIO, que também não fez nenhuma declaração.

Pelo que o jornal germânico informou, os termos usados pela NIO infringe os direitos de marca da Audi relacionados com S6 e S8.

nio

Como tais designações na China e outros termos não são exclusivos, podendo ser semelhantes e mesmo iguais, marcas como a NIO as utilizam sem nenhum problema legal.

Contudo, fora do mercado chinês, a coisa é bem diferente e em especial na Europa, onde algumas marcas alegam que os termos podem confundir os consumidores.

O mesmo acontece com o design dos carros, com semelhanças gerando processos judiciais por violação de direitos.

audi rs6 avant 2021

A Audi mesmo só conseguiu batizar seus modelos Q4 e-tron e Q4 e-tron Sportback, porque o grupo Volkswagen entrou em acordo com antiga FCA para usar a designação, que pertencia legalmente à Alfa Romeo.

O nome “Q4” não foi comprado pela Audi, mas licenciado, ficando a propriedade ainda com a Alfa Romeo, agora sob o guarda-chuva da Stellantis.

Já a NIO entrou há pouco tempo no mercado norueguês e planeja sua entrada em mercados como da Alemanha, Holanda, Dinamarca e Suécia.

Audi S8 Worldwide D4 2012–13

Oferecendo crossovers e SUVs, além de um sofisticado sedã, a NIO surgiu de uma startup e se uniu à JAC Motors para produzir seus carros elétricos.

Com proposta ousada, a NIO não tem preços baratos para seus carros elétricos e isso incomoda certamente a concorrência.

[Fonte: ANE]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.