Finanças Governamental/Legal Saab

Saab entra com pedido de falência na Suécia

saab-9-3-yellow-edition Saab entra com pedido de falência na Suécia







Acaba de se confirmar que a Saab está pior do que nunca. A marca sueca entrou com pedido de falência no seu país de origem. Só que a montadora não quer fechar as portas. Ela quer sim entrar em uma reorganização completa.

Essa reorganização levaria ela a se desligar da situação atual da GM e se tornar uma montadora independente, baseada na Suécia. É um pedido de falência da situação atual da Saab, para que ela possa renascer das cinzas.

Mas, para que esse desvinculamento aconteça, a GM teria de fornecer linhas de crédito para a Saab, o que é muito difícil, dado o momento atual. Algumas fontes dizem que seria necessário até um bilhão de dólares para fazer a Saab andar sozinha.

A GM quer concentrar a engenharia, fabricação e design da Saab lá na Suécia mesmo. Três novos produtos serão lançados pela Saab até o ano que vêm: o novo 9-3X, o 9-5 e 9-4X. A produção deles será feita na Suécia e no México.

O governo sueco já negou qualquer tipo de ajuda financeira para a Saab.

[Fonte: General Motors]



  • kaique

    Agorinha vai aparecer um monte de formados em “ciencias financeiras” dizendo “é GM tem que falir mesmo” “ja tava na hora da GM começar ir pro buraco” e nesses versos de ignorancia ancestral e milenar se vai os “bem informafdos” mas se esquecem do tamanho uqe a simples GM é, eu nao sei a idade de vcs aqui mas eu tenho 15 anos, e sei que tem um m onte da minha idade aqui, mas eu ja tenho cabeça o suficiente pra saber essa coisa tão dificil que é capitalismo, entao antes de começarem atirara as pedras na GM olhem bem para o Brasil e veja como a GM ajudou e muito a ecconomia daqui esatr cada vez melhor!
    Se algum expert quiser criticar meu comentario esta a vontade…

  • mediasonic

    Aí voce se esquece que a GM está nesta situação por “méritos” próprios. Já faz algum tempo que as asiaticas começaram a invadir o mercado com carros melhores, mais economicos e mais baratos e a GM em sua supremacia não reinventou-se para competir.

    Sobre a GM brasileira, sim, pode até contribuir para a nossa economia, assim como a VW, Ford, Honda, Toyota, Peugeot e tantas outras fábricas. A GM está longe de ser um ponto fora da curva como voce sugere. E o pior, seus carros não são os melhores, tem tecnologia ultrapassada e são caros (Vectra, S10, etc.).

    Do jeito que vc fala, parece que a GM é vítima de uma crise. Na minha opinião, a crise só serviu para acelerar o processo (e pouca coisa).

    Sobre a SAAB, particuarmente eu nunca gostei dos carros da marca, principalmente o design que lembra muito os carros de finais da década de 90.

  • bob

    Nossa, kaique, que profundo! Volta pro playstation…..

  • Ciro

    [Comentario #144246 sera citado aqui]
    Acontece que ninguém mais pode ser culpado da situação atual da GM do que ela mesma. Principalmente nos EUA, ela foi deixando o mercado importado tomar conta, achando que patriotismo ia segurar a liderança dela, enquanto o povo americano foi deixando de acreditar na montadora. Eu entendo que se a GM cair, ela leva metade dos EUA com ela, mas isso não significa que ela não mereça.

  • nasser

    A verdade é que a GM ao longo das décadas foi mais uma “compradora de outras empresas” do que outra coisa. Passou a ser uma “holding” ou algo do tipo, e como todo elefante, ficou deveras pesado e lento. Se todas as empresas do grupo GM fossem independentes ainda hoje, não teria acontecido isso, é claro que todos estariam passando aperto com a crise, mas não com dívidas de bilhões e bilhões de dólares.

    Não há solução pra GM, é impossível reerguer um grupo tão grande, é uma escala inimaginável de despesas e gerentes pra todo lado. Só vejo três caminhos: falência (difícil), venda ou uma estatização parcial. Aliás, com os EUA injetando dinheiro diretamente na empresa, fica evidente que já está praticamente estatizada, mas “fingindo” que vai se reerguer.

  • Lucas Mello – Angra dos Reis

    Acho que todos os países deveriam emprestar ou até doar dinheiro para as Três Grandes de Detroit, pois estas empregam muitos pais de família pelo mundo. Salvar as marcas norte-americanas significará maior competitividade e qualidade dos carros. Só ignaros pensam o contrário.

  • Moriath

    [Comentario #144262 sera citado aqui]

    Colega! vc esta totalmente enganado a GM esta com dificuldade financeira não por causa de vendas, a GM vende muito na america do norte , latina e europa e parte da asia. Quem colocou a GM nessa situação foi o sindicatos que entraram na justiça e ganharam as causas como aposentadorias astronomicas, fundo de participação idem, planos de saúde etc… isso aconteceu na decada de 90 onde passou no jornal da TV, que um dos executivos disse: que por causa da justiça em dar a setença em pro dos trabalhores a GM e as outras montadoras de veiculos daquele país iria passar por dificuldades num futuro próximo, e agora chegou. O aumento do preço do petroleo e a crise financeira tb ajudaram a aumentar o problema da GM.

  • Lucas Mello

    Seja educado nos seus comentarios.Permita-me discordar dos colegas do NA. Na verdade, entendo que todos os países que possuem fábricas da General Motors deveriam emprestar ou, inclusive, doar dinheiro para a mesma. Trata-se de uma forma de agradecimento pelos investimentos realizados e, ademais, a fabricante norte-americana emprega muitas pessoas pelo mundo.

    Teriam coragem de olhar nos olhos de uma criança e dizer que o seu pai ou mãe será demitido?

    E no caso de uma mulher grávida? Já pensaram se o futuro papai for posto no olho da rua?

    Alguém, aqui, sabe o que é ficar desempregado? Quem ainda é sustentado pelos pais pelos pais não sabe o que é isto.

    O deus negro Obama sabe que as Três Grandes empregam muitos afro-americanos e, deste modo, seria ruim, em termos políticos, que o governo dos EUA não concedesse os empréstimos bilionários.

    E a competição e, por conseguinte, a qualidade dos carros de outras montadoras? Certamente, haveria um relaxamento por parte da Fiat, da BMW, da Renault, da Hyundai, da Tata etc. Como é cediço, as fabricantes que não são ianques sempre tiveram as gigantes de Detroit como alvos a serem batidos. Vislumbro uma futura acomodação…

    O presidente Lula, a meu ver, tem o dever moral de ajudar não só a filial brasileira, mas também a matriz. Por que não usar o dinheiro do PAC? Afinal de contas, a GM do Brasil também gera empregos e tributos ao país do carnaval e do samba.

    A GM não pode falir. Ela é como um símbolo da tecnologia produzida pela inteligência do ser humano. Vamos ajudá-la!

    Lucas Mello
    Angra dos Reis – Rio de Janeiro

  • Erick

    [Comentario #144262 sera citado aqui]

    Juro que eu nao entendo toda essa critica a S-10, pega uma Hilux e vai pra terra com ela pra vc ver qto tempo dura, vc acha que fazendeiro ta ligando pra desing bonitinho? Nao e a toa que a S-10 tem mais de 10 anos e ainda e a lider do segmento, mesmo com um projeto desses.

    Alem disso, a GM na decada de 70, 80, quando estava dominando o mercado de automoveis, comecou a dar alguns beneficios aos funcionarios por exigencia dos SINDICATOS na epoca, por terem inveja do lucro da marca, e alguns permaneciam com o funcionario mesmo apos a aposentadoria, voces nao tem ideia do rombo que isso causa na GM ainda hoje.

  • tscarani

    [Comentario #144298 sera citado aqui]

    Que absurdo… Sugerindo usar verba pública pra tirar empresa gerenciada por incompetentes do buraco? Tsc, tsc…

    A GM está nessa por mérito próprio, cavou a própria cova. Que afunde, como tantas outras já afundaram… Não vai ser a primeira, nem a última.

    Ela tem os mesmos problemas que a Varig teve: Gestão lenta e ineficiente, gastos nada enxutos. Pelo menos o produto da Varig era bom e confiável, mas ainda assim foi pro buraco.

  • Adenilson

    Seja educado nos seus comentarios.

    Até a Scania(ou SAAB-SCANIA)vai pro saco?

  • mediasonic

    [Comentario #144294 sera citado aqui]

    Ah é, a S10 é exemplo de primor e tecnologia. Me poupe cara, se vc gosta é uma coisa, agora outra é idolatrar um carro que está muito aquém da concorrencia. E te digo! Hilux aguenta sim! Claro que não me refiro aos modelos mais sofisticados. Meus pais moram em áreas de fazendas e é impressionante o quanto a Hilux e a L200 invadiram a área! Aonde viamos D20s e F1000 só vemos hoje Hilux e L200!

  • JBAFilho

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #144246 sera citado aqui]

    Segundo o kaique, só pode comentar essa matéria quem for PHD em economia.
    É cada uma!

  • mediasonic

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #144294 sera citado aqui]

    Aonde é que eu falei em vendas? Citei apenas um dos grandes problemas que levaram a GM ao lugar em que ela está hoje.

  • JASSA MURTAB

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #144246 sera citado aqui]

    Vc já disse! Pela sua idade é um fedelho inexperiente que só pensa idiotices. Tudo que vem à cabeça é um furacão de inexperiências. Tá comentado.

  • Hodney

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #144294 sera citado aqui]

    Sem falar Moriath que a crise sentida na GM também foi a venda de casas que ela também se envolvia. Tudo foi questão de inadimplência. Não tem nada haver essa questão de qualidade de produtos. Os carros da GM norte-americana são excelentes. Anos-luz a frente dos primitivos da GMB.

  • Hodney

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #144298 sera citado aqui]

    Lula não tá muito preocupado com GM. A GM é norte-americana e como seu presidente Lula é comuno-socialista, vê a GM como um tentáculo do imperialismo e que deve ser extirpado. Se fosse uma LADA ou uma marca russa ou chinesa acredito que ele dê uma mãozinha mas uma empresa imperialista? Espero! zzzz….

  • Lucas Mello

    Moriah:

    Acho que, provavelmente, você é negro e evamgélico, pois é o leitor que tem os comentários mais inteligentes do NA. Os demais, infelizmente, não sabem o que escrevem e parecem bajuladores de montadoras européias. O amigo Moriah deve defender, provavelmente, que o Obama (negro) ajude os afro-americanos que dão as suas vidas pelas Três Grandes de Detroit. Parabéns!

    Obs.: o mediasonic não tem a menor condição de realizar comentários.
    Obs.: o kaike é jovem, mas muito mais inteligente que os demais missivistas.

    Lucas Mello
    Angra dos Reis – RJ

  • Zoinho

    A GM está sendo vítima de péssima administração, tal como ocorreu com a Gurgel Motores, que faliu. A única diferença é que a General Motors fabrica carros e a Gurgel sempre produziu carroças imprestáveis. Torço, no entanto, pela fabricante norte-americana.

    Picaretas na GM e na Gurgel, mas a GM é uma empresa de maior grandeza e tecnologia, além de, por óbvio, empregar milhares de pessoas (mais de duzentas mil). A Gurgel gerava um número ínfimo de empregos quando comparada à GM. Esta tinha, de fato, de quebrar.

  • ELEKTRO

    A GM é uma montadora DECADENTE!

  • mediasonic

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #144342 sera citado aqui]

    E voce é um poço de sabedoria! Agora quem critica a GM não tem condições de comentar? Me poupe! É cada incoerencia que somos obrigados a aguentar!

    Seu comentário então foi demais. É como fossemos co-responsáveis pela situação da GM.

    O governo pode até ajudar a GM, mas ter obrigação moral para isto? Por qual motivo? Por que a GM é melhor moralmente do que outras empresas em dificuldades? A Embraer está demitindo, então o governo deve ajuda-la só porque gerou milhares de empregos? Se uma empresa é mal administrada ou teve uma estratégia furada, os contribuintes devem arcar com isto? Que eu saiba a GM não é uma organização filantropica. Paga dividendos, paga gordos premios aos executivos e não teve uma estratégia inteligente. Qunado Carlos Ghosn assumiu a Nissan e demitiu 20% da folha todos o criticaram, mas ele disse sabiamente que cortaria postos agora para não entrar em colapso e ter que eliminar TODOS os postos. Alguns anos depois a Nissan deu lucro.

    A GM sabia dos problemas que passava, sabia que não era sustentável e mesmo assim não mudou seu modelo. Por que não levou fábricas para outros lugares? Não renegociou com argumento solidos? Por que? Por que? A GM teve vários avisos, diversos analistas há muito comentavam sobre isto, era um fato consumado que em pouco tempo (2 anos em 2006) a Toyota com seu modelo de gestão eficiente e eficaz se tornaria lider mundial no ramo e o que ela fez?

    Veio a crise e só acelerou o processo de agonia.

    E voce supõe que nós devemos ajuda-la? É muito fanatismo.

    Sem mais.

  • mcrafilski

    olha, nao vou comentar muito mas seguinte:

    VOCES ESQUECEM QUE A GM JÁ ESTÁ NO BURACO. SE É CULPA DELA, SE NAO É, AGORA NAO É HORA DE PENSAR NISSO!

    AGORA É HORA DE SALVAR MILHARES DE EMPREGOS E DAR DIGNIDADE AS FAMILIAS QUE DEPENDEM DA MONTADORA!

    e quem acha que a GM deve falir, é pq nao tem um MINIMO de inteligencia global/economica/social.

  • Carlos Medeiros

    A CULPA É DO LULA !!!!!!!!!!

  • Luis.J.R.

    A gm falir!Na boa isso nunca vai acontecer.Mais quem sabé os chieses pode comprar a saab, bom quem sabé.

  • Ricardo de Oliveira

    Trabalho numa loja de carros da Chevrolet (GM) e, por este motivo, não quero que a montadora quebre. Mas eu nem tenho um carro da marca norte-americana… He! He! He! Não gosto de Chevrolet, pois prefiro Peugeot. Para mim, a GM está neste estado deplorável por culpa dos seus executivos incompetentes.

  • Fernando

    Ha! Ha! Ha!
    Parabens NA pois tem os melhores comentaristas do mundo.
    Uns são diretores da GM,
    outros são ministros do Governo Lula, cientistas politicos, revolucionarios e conservadores.
    A questão é, a GM é grande isso é fato, e prejudicaria o governo (dos E.U.A) se falir, e contrariando os cenários apocalipticos de alguns ela (GM) não vai falir.
    A GMB (GM do Brasil) é outra história que nada tem com a situação da matris, ainda da lucro e muito.
    A Saab ja não vai bem a muito tempo e a crise foi um potencializador.

  • Claudio

    Acho engraçado!
    Na hora do capitalismo, quem pode mais chora menos, ai tudo é festa!
    Quando a empresa não consegue competir e entra no buraco como a Chevrolet, ai todo mundo vem com discurso socialista!
    Meu , se vira, o que a Chevrolet passa hoje é parecido com o que a VW passou tempos atrás aqui, velha, desatualizada, vivendo em cima do nome que criou! Agora ta se mexendo mais que nunca para ser atual e retomar seu lugar, mas com trabalho e novas idéias!
    A Chevrolet por ser a maior do mundo, estava até hoje vivendo o delírio do passado igual a VW Brasil!
    Demorou para acordar, agora de seus pulos, o mundo aprendeu a ser capitalista como eles e esta dando o troco, devolvendo o remédio!
    Claro que difícelmente a Chevrolet vai sumir do mapa, pois existem varias possibilidades, até um encolhimento da empresa, mas isso não acabara com os empregos, apenas migrarão para as outras empresas mais eficientes que aumentarão as suas vendas absorvendo os consumidores dela!

    Agora, se o homem for experto, éssa é uma boa hora para se repensar a maneira que estão levando o mundo, e a forma que estão tratando as coisas, pois se o homem não mudar a sua forma de viver, este mesmo mal vai acontecer de novo e de forma mais agressiva, e nós só teremos a perder!
    A globalização e o capitalismo indiscriminado, ja estão mostrando a que vieram, então é melhor arregaçar as mangas e fazer a lição de casa, se não…..

  • Claudio

    Ja que dizem que as nossas montadoras aqui estão de parabéns, acho que encontramos a solução!
    É só exportar o nosso sistema de carros baratos e populares, nossas cargas de impostos e lucros altos das montadoras e pronto, o mundo internacional automotivo estará salvo!rs…

    Se bem que tem uma verdade ai!
    Enquanto eles economizam nos nossos modelos e tem altos lucros, la fora eles mudam de modelos a toda hora e fazem carros super luxuosos a baixo custo e pouco ganho!Ai quebram!
    É realmente nosso sistema apesar de caro e pobre, é mais seguro que os deles!

  • Murilo

    Seja educado nos seus comentarios.

    A GM já está Falida, porém não irá quebrar acredito, O Governo americano irá mantê-la para salvar empregos, será forçada a reestruturar, diminuir consideravelmente seu tamanho pra ser viávelnovamente…

  • Lucas Silva

    Seja educado nos seus comentarios.

    “A GM está sendo vítima de péssima administração, tal como ocorreu com a Gurgel Motores, que faliu.”

    Affe! nada a ver, a Gurgel não faliu por incompetência, você deveria ler mais sobre a história da Gurgel, antes de falar asneira. A Gurgel só faliu por falta de incentivo do governo e embargo promovido pelas grandes do quarteto fantástico (VW, GM, fiat e ford) junto com o governo.

  • Pedro

    [Comentario #144374 sera citado aqui]

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA

    CONCORDO !!!!!!!!!!!!!!

  • Zoinho

    [Comentario #144515 sera citado aqui]

    A Gurgel faliu, pois construía automóveis imprestáveis e obsoletos para o seu tempo. Além do mais, ela foi muito mal administrada pelo fundador que era um “cabeça dura”. O destino dela era patente… Culpar as multinacionais ou o poder público é que é falar asneiras. Estude mais você!

    O Richard Wagoner (presidente da General Motors) é o “João Gurgel norte-americano”. Só que o Dr. Wagoner administra uma verdadeira montadora de veículos automotores e não uma “fábrica de carroças” (extinta Gurgel).

    A GM precisa sobreviver, mas a Gurgel teve o fim que merecia.

  • Rafael Lima de Oliveira

    A meu sentir, empresas inviáveis e fracassadas não podem receber dinheiro do contribuinte. Não importa, inclusive, se é uma companhia nacional (Gurgel, Puma etc.) ou estrangeira (GM, Chrysler etc.).

    A função precípua do tributo é gerar recursos financeiros para o Estado (sentido amplo) e não sustentar empresários que não deram certo, ou seja, malsucedidos. Saúde, educação, segurança, assistência social etc. devem receber investimentos (dinheiro dos impostos) maciços do poder público.

    O meu tio teve dengue e ficou horas na fila do hospital público até ser, finalmente, atendido. O meu pai já teve quatro carros roubados. Um adolescente que mora numa comunidade carente e que trabalha na loja da minha família está sem aulas de algumas disciplinas na escola municipal. E a aposentadoria do meu avô? É uma vergonha!

    O povo sofre com a falta de investimento nos serviços públicos básicos e, deste modo, parece-me ridículo ajudar empresas que passam por crises econômico-finaceiras. Aliás, os acionistas destas estão mais preocupados com o seu próprio bolso.

    Nos EUA, será que os chefes da General Motors, Chrysler e Ford estão passando fome, necessidades? O presidente da GM recebia milhões de dólares de bônus, anualmente, mesmo com a montadora em crise… Enquanto isso, demissões atrás de demissões! Quem deveria se preocupar com os milhares de desempregados eram, justamente, os chefões das fabricantes!

    Já li diversos textos escritos por articulistas norte-americanos apontando os erros de administração das Três Grandes de Detroit. Foram trabalhos de economistas, administradores de empresas e professores de renomadas instituições de ensino superior dos EUA. A maior parte aponta a administração ruinosa como um dos fatores para o colapso das fabricantes locais. Naturalmente, a crise financeira internacional agravou ainda mais a situação.

    Bom dia.

  • bruno

    quando empresas privadas lucram,elas não dividem com o governo, ao contrário fazem caridades, obras sociais, uma mixaria perto do que faturam de fato, o governo ao contrário, só abre as pernas, isenção fiscal etc etc.

    Desejo a essas empresas, uma boa falência, vão pro inferno, os executivos dessas firmas vão sair bem do jeito que entraram.

  • marcodoido

    [Comentario #144342 sera citado aqui]

    Olha só o que prega o pastor evangélico Lucas,que devemos ajudar algué que sai daqui todos os anos com um monte de dinheiro no bolso,sabe para onde vai o dinheiro que eles ganham aqui???Não é para sua obra social ou para o bolso dos trabalhadores,vai para os EUA,provavlmente fica aq


Send this to a friend