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Saiba como usar os freios ABS da melhor maneira possível

novo-fox-impressoes-NA-13 Saiba como usar os freios ABS da melhor maneira possível

O sistema de freios ABS (Anti-lock Breaking System) é disponibilizado como item de série em carros nacionais desde o início 2014, após uma obrigatoriedade do governo que contempla ainda os airbags frontais. Trata-se de um recurso que evita que o travamento das rodas quando o pedal de freio é pisado fortemente e provoque uma derrapagem (uma das principais causas de acidentes), impedindo o descontrole do veículo.



O ABS foi criado pela empresa alemã Bosch e chegou ao mercado em meados do final da década de 1970. Em carros produzidos no Brasil, o sistema está presente há mais de 20 anos. O primeiro modelo a usá-lo foi o Volkswagen Santana 1991.

O sistema faz o uso de sensores, que conseguem monitorar a rotação de cada roda e a compara com a velocidade do veículo. Em caso de frenagem de emergência, esses sensores passam informações de velocidade à unidade de controle e, caso seja detectado que uma ou mais rodas tendem a travar, ele intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão de frenagem em cada roda individual.

No entanto, você sabe fazer o uso adequado do sistema de freios antitravamento? Separamos algumas dicas para te ajudar a usar adequadamente o sistema. Confira:

Acione o freio com força e mantenha a pressão

Não há problemas em pisar no pedal do freio com toda a força necessária em carros equipados com sistema de freios antitravamento – em carros com freios sem o recurso, você precisa dosar a força no pedal para que não haja o travamento das rodas, aumentando a distância de frenagem. O sistema eletrônico vai analisar se há travamento em alguma das rodas e será capaz de aliviar a pressão apenas na roda necessária.

Todavia, não estranhe se você sentir uma trepidação diferente no pedal de freio. Isso é completamente normal nesses casos e não indica que o seu carro está apresentando problemas. Essa pulsação é ainda mais evidente em carros antigos, como os modelos dos anos 90. Portanto, nunca tire o pé do pedal, algo que pode comprometer o funcionamento do recurso e também a parada de emergência.

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É possível desviar de um objeto ou veículo enquanto freia

Para evitar ao máximo aquele acidente iminente, você precisa desviar de um objeto ou outro veículo ao mesmo tempo em que mantém o pé no pedal de freio. Neste caso, mesmo que você vire o carro para um lado ou outro, o sistema de freios ABS continuará desempenhando a sua função normalmente.

Freio com ABS também superaquece e entra em fadiga!

Assim como em freios convencionais, os freios ABS também estão sujeitos a situações de perigo quando o freio superaquece ou entra em fadiga. Isso acontece quando usamos os freios várias vezes em um intervalo bastante curto de tempo, como ao descer uma serra ou conduzir o carro em um circuito fechado, gerando a perda de eficiência, demorando mais para diminuir a velocidade do veículo.

Além da diminuição da capacidade de frenagem, o freio com superaquecimento pode causar danos em seus componentes, como discos, pastilhas, lojas e sapatas.

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O ABS pode não funcionar em algumas situações

De acordo com um estudo realizado pelo National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), o freio ABS pode apresentar um desempenho inferior ao freio convencional em alguns terrenos. Sobre o cascalho solto, por exemplo, o freio ABS tem uma eficiência menor, aumentando a distância de frenagem em até 30 por centro.

Esse problema pode acontecer também sobre a lama, areia e neve. Portanto, a dica é sempre frear numa distância maior e também sem colocar uma pressão contínua no pedal do freio, para que não haja o travamento das rodas.

E a manutenção do freio ABS?

Freios com ABS não requer nenhuma manutenção especial, além da substituição de fluido, pastilhas, entre outros. No entanto, se a luz indicativa do sistema antitravamento estiver sendo exibida no painel de instrumentos do seu carro, é sinal que algo pode não funcionar adequadamente e, portanto, o recomendado e levar o seu veículo até uma oficina especializada de confiança – essa anomalia, porém, não significa que o seu carro está sem freio.

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Freios com EBD podem ajudar ainda mais

Provavelmente você já deve ter lido em alguma notícia que um carro é equipado de fábrica com freios ABS com EBD. Esse último item é o (Electronic Brake Distribution ou Distribuição Eletrônica de Frenagem), que consegue gerenciar a pressão nos freios dos carros, visando aumentar a eficiência do conjunto.

Na prática, o EBD faz com que cada roda receba uma carga diferente. Com tal componente, há a manutenção da trajetória durante uma frenagem em situações adversas, como curvas ou desníveis.

Todos os carros com EBD possuem ABS. Todavia, nem todo automóvel com ABS é equipado com EBD. Portanto, se você estiver em busca de um carro, pesquise bastante para encontrar um com sistema de distribuição eletrônica de frenagem.

Temperaturas extremas e soldas elétricas podem danificar o ABS

Muita gente não sabe, mas se for usada solda elétrica no carro, a bateria deve ser desligada e a unidade de comando do ABS também deve ser desconectada. Isso acaba sendo o motivo de muitos veículos com sistema de freios ABS apresentarem problemas estranhos no sistema eletrônico dos freios após passar numa funilaria, por exemplo.

Em grande parte desses casos, o problema só será solucionado com a substituição da central eletrônica dos freios ABS, gerando um prejuízo enorme ao proprietário. Além disso, quando o carro for exposto a temperaturas de 80 graus ou mais, o ABS também pode ser danificado.

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O ABS reduz o desgaste dos pneus?

Para a alegria do seu bolso, a resposta é sim! O sistema de freios ABS, ao evitar o travamento das rodas durante a frenagem, consegue reduzir drasticamente o desgaste dos pneus em relação a um modelo convencional. Isso aumenta a vida útil e implica diretamente nos custos.

Como usar o ABS em dias de chuva?

Em dias de chuva ou em qualquer outra condição em que a pista estiver molhada e escorregadia, o freio com sistema antitravamento deve ser utilizado do mesmo modo que em uma pista seca. Todavia, nesses casos, há menos atrito do pneu e, portanto, maior distância de frenagem.

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E em motos? Quais os cuidados necessários?

A partir de 2019, todas as motocicletas vendidas no mercado nacional deverão ser equipadas de série com freios ABS. Todavia, muitos modelos já dispõem do item. No caso das motos, a frenagem deve ser realizada normalmente, como em outro exemplar que não ofereça o item.

Para frear em uma motocicleta com ABS, pressione o pedal o máximo possível e, após isso, puxe a alavanca do freio rapidamente (evitando movimentos bruscos), aumentando rapidamente a pressão de frenagem quando as pastilhas do freio estiverem totalmente engatadas. Dependendo do modelo, é possível notar que o sistema antitravamento entrou em ação através de uma pulsação suave na alavanca do freio de mão e do pedal e um ruído de engate.

Ao realizar uma manobra com frenagem total, sempre desengate o câmbio ao mesmo tempo. É importante lembrar ainda que, ao frear em curvas, a pressão de frenagem deve ser aumentada suavemente, para que a roda dianteira não derrape lateralmente.

Fique atento ainda à parte traseira da motocicleta. Caso a rode traseira se levante em uma frenagem total, reduza a pressão de frenagem na roda dianteira o mais rápido possível.

[Matéria publicada em 18 de junho de 2009 e atualizada em 24 de novembro de 2016]

  • rlaranjo

    Bob Sharp uma vez disse que não gosta do ABS porque "emburrece" as pessoas, faz com que as pessoas não aprendam a dirigir. Eu queria que ele me explicasse como faz, num carro sem ABS, pra aliviar o freio em apenas uma roda.

    • N.a.s.s.e.r

      Eu concordo com o Bob em partes: se TODOS os carros tivessem ABS, seria perfeito, mas uma pessoa que aprende a dirigir com esse sistema (que são poucos no Brasil, evidentemente) e depois pega um carro sem, na chuva, vai dar m**da.

      • LuccasVillela

        Só a pessoa se recusar a dirigir carros sem ABS, como eu fiz.

        • Victor Hugo

          Cara que ignorância.

      • kravmaga

        Só se for carros mais antigos, porque já faz uns anos que o ABS é obrigatório até em carros populares, incluindo aqueles usados nas aulas de auto-escolas.

        • Done Bardam

          Para ser mais especifico a partir de 2014 é obrigatório ABS nos carros nacionais.

    • saosao

      Em outras palavras, o Bob Sharp gosta de carroça né. Típico daquele que “prefere no meu tempo”, em que tinha que puxar o afogador para esquentar o carro. Quer dizer, ele obriga as fabricantes a colocarem o máximo em tecnologia no carro, mas prefere o dele sem isso. É, também quero que ele explique como um carro antigo conseguiria ser tão eficiente como um atual.

    • kravmaga

      O Bob Sharp pode ter muita experiência em pilotagem mas ele está ficando retrógrado demais em termos de novidades tecnológicas dos carros. Ele exagera demais em algumas coisas.

  • N.a.s.s.e.r

    Só uma correção: temos o costume de traduzir “fading” por “fadiga”, mas não é correto, já que “fade” é desaparecer.

    Ótimas dicas! Nunca tive carro com EBD mas gostaria de experimentar um dia desses….. acho que vou alugar um (rsrs)

  • Marcio_M

    a técnica de pisar e aliviar o freio num carro sem ABS já salvou minha vida. Foi totalmente instintivo mas o carro não travou…

    realmente concordo com o Nasser. muito bem lembrado.

  • duhehe

    meu ex carro tinha abs e o atual não !

    na primeira brecada na pista …era só fumasa !…hahha
    mais agora já peguei a mandinga .

    sem falar que disco nas 4 da muito mais segurança… disco só na frente …chega a dar medo !

    • alcantara

      “fumasa”
      Seu Creyçon detected!!!

  • Letto

    No tópico” Frear nas curvas” passou a imagem que o sujeito pode entrar rachando nas curvas e meter o pé no freio que nada vai acontecer!
    Não é bem assim!
    Para um mal entendedor uma virgula basta!
    Se entrar muito rápido em uma curva que não comporta, seu freio pode não travar, mas ninguem garante que voce fara a curva, pois a limites que o carro não supera, por isso vamos com calma nessas curvas por favor!

    • saosao

      Se entrar muito rápido numa curva e frear com tudo, mesmo com ABS, suponho que o carro irá é sair de traseira.

  • Letto

    Outra detalhe, o freio ABS fonciona igualzinho a qualquer outro freio comum em condições normal de uso, ele só entra em ação quando exigido em freadas bruscas e repentinas, ou quando voce esta freando e pega areia, óleo excesso de água por exemplo que fazem alguma roda travar, ai ele age sobre o sistema!

  • demonet

    Quem sabe um dia eu terei a possibilidade de ter um carro com AIR-BAG e ABS ??? Graças a Titio Lula(odeio o sapão) so terei em 2014..

  • Corsario Viajante

    Legal, estas postagens sempre são úteis!

  • Antonio C Ribeiro

    Tive uma péssima experiencia com uma leve pisada no pedal de freio numa descida de serra na chuva e com o
    ABS. O carro ficou a deriva, como se não houvesse freios.

    • Eduardo Alves

      Tive essa mesma experiencia porem numa situação com lama. Estava sendo executado uma rede de esgoto no qual acabou ocasionando a ruptura de uma rede de agua que fez aquele barro por cima do asfalto. Vinha eu devagar aproximando de uma lombada e ao freiar, o carro simplesmente nao freava, ficava evitando o travamento da roda e nao parou o carro. Resultado, passei pela lombada com se nem tivesse reduzido, a sorte e que estava devagar. Eu sei que isso e um caso esporádico, fora do normal , mas podia se ter a opção de desligar o ABS. No meu caso essa situação nao é tao fora de rotina pois trabalho em obras em que essa situação de lama e muito comum.

      • Rafael Costa

        Acredito que o que aconteceu em ambos os casos foi aquaplanagem. Onde o nem o melhor sistema de freio do mundo teria dado jeito, já que o carro não tinha aderência. Mesmo sem abs acho que aconteceria a mesma coisa.

        • Eduardo Alves

          Nao foi amigo, Se tivesse sem abs, a roda iria travar e ao se arrastar, acaba que tira a lama que fica entre o pneu e a superfície firme de baixo. Existem abs adaptivatos ( nas motos on/off road tem e em alguns carros ) que acho que seria mais caro que a opção simples de desligar.
          E um caso muito particular, mas pra quem roda em estradas nao pavimentadas seria uma opção.

  • Apenas uma observação. Até onde sei somente motos acima de 300 cc vão ter o ABS por obrigatoriedade a partir de 2019. Abaixo das 300cc o sistema de frenagem combinada vai substituir o ABS, quando a moto não o tiver.

  • Angelo_RSF

    No manual do meu Fiesta Rocam 2012 (1.6) com ABS tem uma recomendação que achei muito estranha…Fala para pisar na embreagem junto com o freio para que o ABS funcione.

    Acho muito estranho pois ao pisar na embreagem se perde o freio motor do carro.

    • Marcelo Alves

      Está correto isso, tem ABS que deixa as rodas travarem por milissegundos e ABS que alivia a pressão na roda antes dela travar. Se você frear o carro com força e não pisar na embreagem, vai “parar” o motor junto, ou no mínimo vai forçar o motor abaixo da rotação de marcha lenta.

      Se vc estiver em uma marcha alta, aí é que tem que pisar na embreagem mesmo. Pisa na embreagem, freia com força e só solte a embreagem quando aliviar a força no pedal de freio.

  • zekinha71

    Essa da solda elétrica detonar o ABS não conhecia, bom saber.

  • 1945_DE

    Sras. e Srs. só lembrem de uma coisa. Em situação de baixa aderência como : Pista molhada, contaminada por óleo e agua juntos, pedriscos, areia ou gelo, em uma mudança de direção brusca freando firmemente, o deslocamento da massa do carro vai fazer o motorista perder o controle. Em um curso que fiz na Alemanha, isso ficou bem claro. A manobra de desviar do obstáculo em situação de baixa aderência só é possível se o motorista conseguir dosar a frenagem com movimento progressivo do volante. Como não existe treinamento no Brasil para os motoristas aprenderem a utilizar o ABS, a maioria não conseguira se livrar do choque nesta situação.

  • João Cagnoni

    Comenta aqui quem já bateu um Palio/Gol/Celta sem ABS onde não deveria ter batido!

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