Europa Finanças Salões do Automóvel

Salão de Genebra 2021 também pode não acontecer

Salão de Genebra 2021 também pode não acontecer

O recente cancelamento oficial do Salão de Nova Iorque, adiado de abril para agosto, por causa do coronavírus, não está sendo suficiente para deixar o setor automotivo mundial frustrado.


Com certa ameaça sobre o SEMA Show e o Salão de Los Angeles, ambos em novembro, restaria apenas o Salão de Tóquio em outubro, ainda confirmado, bem como as mostras chinesas.

Contudo, na Europa, a coisa não anda nada boa para salões automotivos, especialmente após a pequena crise que tirou de Frankfurt a IAA, assim como os cancelamentos recentes por causa da Covid-19.

Em Genebra, um tradicional salão feito anualmente, a edição 2020 foi cancelada e as novidades (parte delas, em realidade) foram vistas pela internet. Agora, já se fala que talvez em 2021, não ocorra novamente o evento suíço.

O motivo não seria o coronavírus, mas os custos de exibição na mostra do centro da Europa. A organização do evento pediu apoio financeiro do governo suíço para poder realizar o evento no próximo ano.

Salão de Genebra 2021 também pode não acontecer

Na edição não realizada deste ano, os organizadores de Genebra perderam US$ 11,3 milhões. Entretanto, o governo suíço ofereceu uma compensação de US$ 17,3 milhões, não aceita pela entidade.

A alegação é que o empréstimo acabaria terceirizando o evento, assim como também apresenta condições para pagamento que a entidade classificou como “não aceitáveis”.

A organização quer mais dinheiro para ajudar a fomentar novamente a economia do país com uma mostra que geralmente recebe a visita de centenas de milhares de pessoas de toda a Europa e do exterior.

Por ora, o evento está mantido, mas essa condição de retorno apenas mediante empréstimo pouco vantajoso, pode atrapalhar a edição, que sempre reúne diversas marcas e lançamentos.

Na outra ponta, estão as montadoras. Algumas não aceitam os custos elevados de se exibir em espaços cada vez mais caros e simplesmente vão ignorar o convite para Genebra.

[Fonte: El Carro Colombiano]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • zekinha71

    Estavam loucos pra acabar com os salões e vão conseguir, alegam que custa caro, então agora vão jogar os carros nas mãos dos youtubers e eles vão fazer o serviço de graça.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email