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Salão do Automóvel 2016: os carros mostrados que não serão vendidos no Brasil

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O Salão do Automóvel de São Paulo, que realiza sua 29ª edição até o dia 20 de novembro no São Paulo Expo, é um ótimo lugar para conferir os lançamentos do segmento automotivo, carros que custam milhões de reais, modelos conceituais, mulheres bonitas e também sentir um pouco de inveja dos gringos ao saber que alguns automóveis expostos por lá estão no País apenas de passagem.



Neste ano, a mostra automotiva conta com alguns carros em diversos estandes que estão sendo mostrados apenas para chamar a atenção do público. Abaixo, citamos alguns desses modelos que não foram confirmados pelas montadoras para serem vendidos no mercado nacional. Confira:

Ford GT

Esse modelo provavelmente você não vai ficar tão decepcionado por não ter sido confirmado para o Brasil, a não ser que sua intenção era vê-lo uma vez ou outra desfilando pelas ruas. O Ford GT em uma chamativa pintura amarela é um dos destaques da montadora norte-americana no Salão e é bastante exclusivo, devido a sua produção limitada a 250 unidades por ano e seu preço de US$ 400 mil, o que equivale a cerca de R$ 1,3 milhão numa conversão direta.

O Ford GT se destaca por oferecer alumínio e fibra de carbono em alguns pontos da carroceria, além do motor 3.5 litros V6 biturbo da família EcoBoost, que consegue entregar mais de 600 cavalos de potência, associado a uma transmissão automatizada de sete velocidades e dupla embreagem e tração traseira. Dados de desempenho do superesportivo, porém, ainda não foram divulgados.

Fiat 124 Spider

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A Fiat marca presença no Salão do Automóvel de São Paulo sem grandes novidades para os consumidores brasileiros. Um dos destaques da fabricante é o 124 Spider, roadster compacto que é oferecido no mercado norte-americano e também está na mostra automotiva apenas de passagem. O carro é baseado no Mazda MX-5, também conhecido como Miata, devido a uma parceria entre as duas marcas firmada em 2012.

O modelo é equipado com um motor 1.4 litro MultiAir turbo de quatro cilindros a gasolina, que desenvolve 162 cavalos de potência e 25,4 kgfm de torque. Junto a e ele está uma transmissão automatizada de seis velocidades, otimizada para priorizar a entrega de torque, ou automática também de seis marchas, e tração nas rodas traseiras.

Nos Estados Unidos, o Fiat 124 Spider tem preço inicial de US$ 24.995, podendo alcançar os US$ 28.195 na versão topo de linha Abarth, que usa um propulsor de 166 cv e câmbio manual de seis velocidades.

Kia Niro

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Em meio a novidades interessantes para o mercado nacional, como a nova geração do Optima e do Cadenza, a Kia Motors também mostra no Salão do Automóvel 2016 o inédito Niro, um crossover que conta com motorização híbrida. De acordo com a fabricante sul-coreana, o modelo é um HUV (Hybrid Utility Vehicle).

O Kia Niro é equipado com um motor 1.6 litro Kappa GDi a gasolina de quatro cilindros e ciclo Atkinson, capaz de desenvolver 105 cavalos de potência, associado a outro elétrico de 43 cv, alimentado por uma bateria de íon de lítio de 1,56 kWh, posicionada sob o banco traseiro. O utilitário-esportivo consegue entregar potência combinada de 146 cv e torque de 27 kgfm. Junto a este propulsor está uma transmissão automatizada de seis marchas e dupla embreagem e tração dianteira.

Embora seja um carro híbrido, a aparência do Niro é de um utilitário-esportivo convencional. As linhas do modelo “ecológico” da Kia se assemelha com o compacto KX3 (movido à combustão) e o Sportage. Além disso, o carro traz como destaque a carroceria desenhada com foco na aerodinâmica, apresentando um coeficiente de 0,29.

Entre os equipamentos, há sistema multimídia UVO3 com Android Auto, Apple CarPlay e eServices UVO com 14 serviços telemáticos, armazenamento de até 8 GB, acesso a aplicativos na tela (como Pandora e SoundHound) e conexão WiFi, tudo comandado por meio de uma tela sensível ao toque de sete polegadas. A lista inclui ainda alerta de saída de faixa, assistente de partida em rampas, aviso de ponto cego e de tráfego traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem de emergência, teto solar elétrico, sistema keyless, entre outros.

Ford Mustang Shelby GT 350

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Outro modelo da Ford que “atiça” os brasileiros é a nova geração do Mustang na versão Shelby GT 350. Embora o novo muscle-car tenha sido confirmado para chegar às concessionárias no último trimestre de 2017, esta versão não deverá ser oferecida por aqui. Trata-se do modelo com motor V8 de 5.2 litros aspirado mais potente já fabricado pela empresa e com características que se assemelham a de um carro de competição.

O propulsor do Ford Mustang Shelby GT 350 consegue gerar 533 cavalos de potência, a 7.500 rpm, e 59,3 kgfm de torque, a 4.750 rpm, associado a uma transmissão manual de seis marchas. O conjunto oferece ainda diferencial de deslizamento limitado Torsen. Segundo dados do fabricante, o bólido consegue alcançar os 100 quilômetros por hora em cerca de quatro segundos.

O preço da versão Shelby GT 350 do Ford Mustang nos Estados Unidos é de US$ 62 mil.

Chevrolet Bolt

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De acordo com a Chevrolet, o Bolt é o modelo elétrico de maior autonomia de seu segmento no mundo. E o compacto também pode ser visto pelos brasileiros no Salão do Automóvel de São Paulo. Ainda segundo dados da fabricante, o carro consegue entregar autonomia de mais de 380 quilômetros com uma única carga das baterias de íons de lítio, cerca de cinco vezes mais o que um motorista comum roda todos os dias.

O motor do Bolt consegue render mais de 200 cavalos de potência e é alimentado por cum conjunto de baterias instalado sob o piso, numa configuração plana. Além do aparato eficiente, a autonomia considerável é obtida também com o sistema de recuperação de energia em frenagens e também em desacelerações – com o veículo em movimento, basta tirar o pé do acelerador para ativar esta função.

Para reabastecer o Chevrolet Bolt, basta estaciona-lo em uma garagem, por exemplo, e conecta-lo a uma tomada. Em uma hora num sistema de 240V, as baterias conseguem entregar cerca de 40 quilômetros de autonomia. Já em estações públicas de alta voltagem, trinta minutos correspondem a aproximadamente 150 quilômetros de autonomia.

Entre as tecnologias, há sistema multimídia MyLink com tela sensível ao toque de 10,2 polegadas com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, além de OnStar, internet 4G via WiFi e navegador GPS que consegue apontar estações de recarga próximas e de traçar rotas que maximizem a autonomia, tendo como base a topografia do trajeto, as condições climáticas e os hábitos de condução do motorista.

Dodge Challenger SRT Hellcat

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A Dodge ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas é bastante provável que o Challenger na “apimentada” versão topo de linha SRT Hellcat não dê as caras em sua rede de concessionárias no Brasil – ao menos o carro já é oferecido por aqui sob importação independente. O muscle-car está sendo exibido no estande da montadora norte-americana no Salão do Automóvel de São Paulo.

O motor que equipa o Dodge Challenger SRT Hellcat é um Hemi V8 de 6.2 litros, que é capaz de despejar 707 cavalos de potência e 89,8 kgfm de torque. Ele trabalha juntamente com uma transmissão manual Tremec de seis velocidades ou automática TorqueFlite de oito marchas e tração traseira.

Ford F-150 Raptor

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A nova geração da Ford F-150 Raptor foi lançada recentemente e também é uma das atrações do Salão do Automóvel de São Paulo. A picape em sua versão topo de linha usa o mesmo motor do superesportivo GT, um V6 biturbo da família EcoBoost, mas com alterações para ser mais “manso”: são 411 cavalos de potência e 70,5 kgfm de torque. Essa unidade trabalha em conjunto com uma transmissão automática de nada mais, nada menos que 10 velocidades e tração nas quatro rodas.

Nos demais diferenciais, a nova F-150 Raptor dispõe de um seletor de seis modos de condução, que consegue alterar o acerto da suspensão, parâmetros do acelerador, pressão de turbo, bloqueio de diferencial, entre outros. Entre eles, há o modo Baja, que proporciona melhor desempenho em terreno arenoso, além do Sport, Weather, Mud/Sand, Rock/Crawl e Normal.

A “picapona” custa US$ 48,3 mil na configuração com cabine estendida e US$ 51,3 mil no modelo com cabine dupla.

Renault Zoe

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O Renault Zoe já está no Brasil há anos e, portanto, não é uma novidade para os brasileiros. Ainda assim, o carro aparentemente está longe das concessionárias. O hatch marca presença no estande da Renault e é equipado com um motor elétrico de 88 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, com câmbio de duas velocidades (uma para frente e outra para trás).

As baterias de íon de lítio do Renault podem ser recarregadas em tomadas de 220V de oito a nove horas e também em desacelerações.

Peugeot Traveller

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A Peugeot poderia oferecer a Traveller como uma opção de furgão mais refinado no Brasil. Todavia, a perua está no Salão de São Paulo também apenas de passagem. O veículo conta com versões de cinco e nove lugares (que dispõem de itens como mesa corrediça embutida nos bancos, dependendo da configuração), com porta-malas que varia de 1.500 a 4.900 litros.

Lá fora, o modelo é equipado com motores 1.6 BlueHDI de 95 ou 115 cv e 2.0 BlueHDI de 150 ou 180 cv, ambos a diesel, com transmissão manual de cinco velocidades e sistema start/stop. A lista de itens de série inclui sistema multimídia com navegação, comandos por voz, Apple CarPlay e Android Auto, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de fadiga, entre outros.

Kia Soul EV

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A Kia exibe também o Soul EV, versão elétrica do crossover, que consegue entregar autonomia de 179 km na estrada, 219 km na estrada e 199 km no ciclo combinado. O modelo é equipado com um motor elétrico de até 110 cv e 29 kgfm, alimentado por bateria de íon de lítio de 27 kWh, que pode ser recarregada pelo sistema de frenagem regenerativa (que captura até 12% da energia cinética do carro) ou por meio de uma tomada, com tempos que variam de 24 horas para uma bateria totalmente descarregada utilizando uma tomada de 120V e menos de cinco horas em uma tomada de 240V – os 80% podem ser alcançados em menos de 33 minutos com a saída 50 kW.

Segundo a montadora, o carro consegue alcançar velocidade máxima de 145 km/h.

Hyundai Ioniq

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A Hyundai está mostrando no evento o Ioniq, um modelo eficiente que dispõe de até três tipos de motorização. A primeira configuração é uma híbrida, que usa um motor 1.6 a gasolina de 106 cv e outro elétrico de 44 cv, alimentado por uma bateria de íon de lítio de 1,56 kWh, oferecendo potência combinada de 141 cv, com câmbio de dupla embreagem.

Já a segunda variante é totalmente elétrica, com um motor de 121 cv e 30 kgfm, que dispõe de autonomia de 250 km com uma única carga. Por fim, o terceiro modelo é um híbrido plug-in, com uma bateria de polímero e lítio de 8,9 kWh, com autonomia de 50 km no modo totalmente elétrico.

Honda Clarity Fuel Cell

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A Honda exibe em seu estande o novo Clarity Fuel Cell, movido a célula de combustível de hidrogênio, que é oferecido no Japão e não deverá ser comercializado no Brasil. O veículo usa um propulsor elétrico de 176 cv e um tanque de alta pressão de hidrogênio de 70 Mpa (que pode ser abastecido em cerca de três minutos), proporcionando autonomia de cerca de 750 quilômetros.

O sedã oferece ainda a possibilidade de converter o hidrogênio do tanque em eletricidade para abastecer uma casa por até três bias, por meio de um dispositivo portátil chamado Power Exporter 900. Trata-se de um recurso bastante útil em casos de falta de energia da rede pública.

Renault Twizy

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Além do Zoe, a Renault mostra também no evento o Twizy, que também já marca presença no território nacional. O pequenino (são 2,33 metros de comprimento e 1,18 m de largura) com capacidade para levar até duas pessoas é equipado com um motor elétrico de 20 cavalos e oferece autonomia de cerca de 100 quilômetros.

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