*Destaque *Featured Crossovers Salões do Automóvel SUVs

Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

Os crossovers e SUVs são tendência em todo o mundo. E no Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público até o dia 20 de novembro no São Paulo Expo, o cenário não poderia ser diferente: todas as montadoras exibem pelo menos um veículo do segmento, seja ele já um modelo de produção ou um conceito que antecipa uma novidade para os próximos anos.



Selecionamos os principais lançamentos de crossovers e SUVs em suas versões de produção no Salão de São Paulo. Confira:

Chery Tiggo 2

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

O Tiggo 2 será o terceiro modelo da Chery a ganhar produção nacional na planta de Jacareí (SP) e deverá chegar às ruas em meados do primeiro semestre de 2017. O modelo tem como base o compacto Celer, usando a mesma plataforma e motorização do hatch, e mede 4,20 metros de comprimento e 2,55 m de distância entre-eixos.

A novidade contará com o motor 1.5 litro flex de até 113 cv, com transmissão manual de cinco marchas, e itens como airbags frontais e laterais, freios ABS com EBD, controle de estabilidade (ESP), direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, teto solar, rodas de liga leve diamantadas, sensor de estacionamento, multimídia, entre outros. O preço estimado é de R$ 50 mil a R$ 55 mil.

Chevrolet Tracker 2017

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

Para ganhar sobrevida diante dos novos modelos do segmento, o Chevrolet Tracker chega à linha 2017 com visual renovado e mecânica inédita. Entre as mudanças, o carro ganhou faróis afilados com projetores e LEDs diurnos, que formam conjunto com a nova grade, além de uma ampla tomada de ar, para-choques com novo formato e lanternas traseiras em LED.

Há ainda um painel totalmente redesenhado no interior, com direito a uma porção central revestida em tecido e painel de instrumentos com elementos analógicos e digitais. Entre os equipamentos, o crossover adotou sistema multimídia MyLink com Apple CarPlay e Android Auto, sistema OnStar, alerta de ponto cego, direção elétrica, destravamento das portas e partida sem chave, entre outros.

O motor é o mesmo do Cruze, um 1.4 turbo de até 153 cv e 24,5 kgfm, com câmbio automático de seis marchas.

Honda WR-V

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

O novo Honda WR-V não é bem um crossover, e sim uma versão aventureira do Fit. Todavia, como ele chegará para se posicionar na porta de entrada da linha de utilitários-esportivos da marca, resolvemos considera-lo. A novidade se diferencia do monovolume convencional pela dianteira mais robusta, com faróis, grade e para-choques exclusivos, moldura nas caixas de roda, saias laterais, rack de teto, lanternas traseiras com novo formato e tampa do porta-malas redesenhada. Há ainda rodas com novo desenho e suspensão elevada.

O modelo da Honda começa a ser vendido nos primeiros meses de 2017, provavelmente com o mesmo motor 1.5 litro flex de até 116 cv e câmbio automático do tipo CVT, com preços na casa dos R$ 70 mil.

Hyundai Creta

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

O Creta deverá ser a grande aposta da Hyundai para o ano de 2017 no Brasil. O modelo será construído na fábrica do HB20 em Piracicaba (SP) em diversas versões de acabamento e com preços acima de R$ 80 mil, tudo para incomodar os rivais (leia-se Renegade, HR-V e Kicks).

A linha nacional do novo Hyundai Creta contará com o motor 1.6 litro flex de até 130 cv e 16,5 kgfm e o 2.0 litros flex de até 166 cv e 20,5 kgfm, sendo o primeiro com transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades, enquanto a segunda dispõe apenas da caixa automática.

A lista de equipamentos do carro na configuração mais completa oferecerá sistema multimídia com Apple CarPlay, Android Auto e navegador GPS, seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, faróis direcionais, destravamento das portas e partida do motor sem chave, direção elétrica progressiva, ar-condicionado automático digital com saída para o banco traseiro, banco do motorista com ventilação, entre outros.

Hyundai Tucson 2017

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

Outro lançamento da Hyundai para o ano que vem no País é a nova geração do Tucson, que irá se posicionar acima do Tucson e do ix35, com produção na planta da CAOA em Anápolis (SP). O carro estará disponível em breve por a partir de R$ 138.990 com direito a um inédito motor 1.6 litro turbo a gasolina de 177 cv e 27 kgfm, com transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem e tração dianteira.

A versão de entrada trará botão de partida e acesso sem uso de chave, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, ar-condicionado Dual Zone, central de entretenimento com tela touch de 7 polegadas, Android Auto e Carplay, sensor crepuscular, retrovisores externos com desembaçador, rack de teto para bagageiro, ESP, TCS, assistente de partida em rampa e declives, Isofix, seis airbags e bancos em couro com ajustes elétricos.

Já o modelo GLS, ainda sem preço divulgado, acrescentará painel de bordo Supervision 4.2 TFT, grade hexagonal dianteira cromada, faróis com projetor e fita em LED, lanterna traseira em LED, teto solar panorâmico com sistema antiesmagamento, maçanetas cromadas e retrovisor externo com luz de cortesia.

Por fim, o Top, limitado a 30 unidades, adicionará espelho retrovisor interno eletrocrômico, abertura do porta-malas por aproximação, bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, faróis Full LED, moldura cromada dos vidros, assistente de estacionamento, detector de ponto cego e faixo de luz direcional para curvas.

Jeep Renegade 2017

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

O Jeep Renegade está sendo mostrado no Salão na linha 2017, que recebeu aprimoramentos. O motor 1.8 flex do carro passou por mudanças, com a adoção de coletor de admissão variável, partida a frio sem tanquinho auxiliar, sistema start/stop, alternador e bomba de combustível inteligentes, óleo de baixo atrito, entre outros. Há ainda monitoramento da pressão dos pneus, indicador de troca de marchas no painel de instrumentos e pneus “superverdes”.

Este propulsor está 7 cv mais potente, chegando a 139 cv, enquanto o torque subiu para 19,3 kgfm. Segundo a marca, o carro está 10% mais econômico dependendo da versão.

Há ainda a nova versão Limited Flex, a mais cara entre os modelos flex, que dispõe de itens como bancos em couro, sistema keyless, grade dianteira, retrovisores externos e barras de teto pintados na cor prata, rodas aro 18, faróis de xenônio, sensores de chuva e luminosidade, painel de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas, retrovisores com rebatimento elétrico, entre outros.

Kia Niro

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

Este é o único utilitário-esportivo de produção com motorização híbrida à mostra no Salão. O Kia Niro, embora tenha visual compatível a de um automóvel movido a combustão, é equipado com um motor 1.6 litro a gasolina de ciclo Atkinson e outro elétrico, que rendem 146 cv e 27 kgfm de torque, com câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem.

Todavia, o Niro não deverá ser vendido no Brasil.

Lifan X80

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

Depois do X60, que se posiciona como o chinês mais vendido do País, a Lifan vai apostar no X80, um modelo maior que está sendo estudado para fazer frente ao Chevrolet Trailblazer e ao Toyota Hilux SW4, com preço na faixa dos R$ 120 mil. O veículo tem 4,82 m de comprimento, 1,93 de largura, 1,76 de altura e 2,79 de entre-eixos, além de capacidade para levar até sete pessoas.

O motor que equipa o novo SUV é um 2.0 litros turbo, que rende 181 cv e 28 kgfm, com transmissão automática de seis velocidades e tração dianteira. A lista de equipamentos contempla seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle de descida, luzes diurnas de LED, Isofix, teto solar, sistema multimídia com GPS e DVD, banco do motorista com ajustes elétricos, entre outros.

Mitsubishi ASX 2017

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

O Mitsubishi ASX está no Salão com novo visual, alterações no acabamento interno e novos itens de série. O crossover na linha 2017 adotou uma nova grade dianteira, que forma conjunto com os faróis, e para-choque com novo desenho, além de interior com opção de acabamento na cor bege, sistema multimídia, nove airbags, controles de estabilidade e tração, bancos dianteiros com aquecimento, teto solar, entre outros.

Na motorização, há o mesmo 2.0 litros aspirado de 160 cv, com câmbio automático tipo CVT.

Peugeot 3008 2017

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

A nova geração do 3008 é a principal atração da Peugeot no Salão do Automóvel de São Paulo. O utilitário-esportivo perdeu os ares de minivan e agora exibe uma aparência condizente a de um crossover. Além do visual, o carro se sobressai pela ampla tecnologia, marcada pelo painel de instrumentos com tela TFT configurável e sistema multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas e navegação em 3D.

No Brasil, o novo Peugeot 3008 será equipado com o motor 1.6 THP a gasolina, que desenvolve 165 cv e 25 kgfm de torque, com transmissão automática de seis marchas.

Porsche Cayenne S E-Hybrid

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

A Porsche exibe no evento o novo Cayenne S E-Hybrid, versão híbrida plug-in do utilitário-esportivo, equipada com um motor V6 sobrealimentado de 333 cv, combinado a outro elétrico de 95 cv, com 416 cv de potência combinada e 60,2 kgfm de torque, associado a um câmbio Tiptronic de oito marchas.

De acordo com a empresa, o carro vai de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e alcança velocidade máxima de 243 km/h (ou 125 km/h no modo elétrico).

Renault Captur

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

O Captur será lançado em breve pela Renault para atuar no segmento de crossovers compactos, se posicionando acima do Duster (ambos os modelos compartilham a mesma plataforma). O carro já está disponível em pré-venda com preços entre R$ 89 mil e R$ 95 mil e começará a ser entregue em março do ano que vem.

O novo modelo da Renault já tem produção nacional no Paraná e conta com duas opções de motorização: 1.6 SCe com câmbio manual de seis marchas ou automático CVT X-Tronic e 2.0 litros com transmissão automática de quatro velocidades.

Renault Koleos

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

No caso do Koleos, trata-se do novo carro topo de linha da Renault no Brasil, também com chegada marcada para o ano que vem. O utilitário-esportivo será equipado com um motor 2.5 litros de 182 cavalos de potência e 23,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático tipo CVT e tração nas quatro rodas.

Entre os equipamentos, há seis airbags, alerta de ponto cego, sistema de estacionamento autônomo, multimídia com tela de 8,7”, com 13 alto-falantes Bose premium, teto solar panorâmico, painel customizável, operação de alguns comandos “hands free”, entre outros.

Suzuki Vitara

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

A grande estrela da Suzuki no Salão do Automóvel é o novo crossover compacto Vitara, que chega para brigar com Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks. O novo modelo já está disponível nas concessionárias e conta com uma gama de seis versões e duas opções de motores, sendo o primeiro um 1.6 litro de 126 cv e 16,7 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis, e o segundo um 1.4 litro turbo de 146 cv e 23,5 kgfm, com transmissão automática de seis velocidades.

Suzuki S-Cross 2017

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

Além do Tracker, o novo Suzuki S-Cross também estreia com motorização turbo, neste caso restrito à versão topo de linha. A versão 2017 do crossover está de cara nova, com faróis redesenhados, nova grade com borda e filetes verticais cromados, para-choques com novo formato e novas rodas.

O motor turbo é um 1.4 litro a gasolina, o mesmo do novo Vitara, que entrega até 146 cavalos de potência e 23,5 kgfm de torque. As demais versões usam o 1.6 litro aspirado flex, de 126 cv e 16,7 kgfm. Entre os equipamentos, há controle de cruzeiro, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, seis airbags, ar-condicionado de duas zonas, sistema multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas e WiFi, entre outros.

Toyota RAV4 2017

crossovers-suvs-salao-2016-1 Salão do Automóvel 2016 tem enxurrada de crossovers e SUVs

O Toyota RAV4 também recebeu mudanças para a linha 2017. O crossover adotou um novo visual, marcado pelos faróis mais afilados, interligados à grade em preto piano destacando o logotipo da montadora ao centro, além de para-choques redesenhados e lanternas traseiras com novo layout interno. A lista de novidades inclui também novas rodas de liga-leve e novos detalhes de acabamento interno.

COMPARTILHAR:
  • Fabão Rocky

    Por mim mofam todos nas lojas! Kd os cupês, os conversíveis, os sedãs médios de 2 portas, as peruas?
    90% das pessoas q compram SUV só vão passear no shopping ou pegas uma estradinha de asfalto. Ngm bota seu “altinho” numa trilha ou num atoleiro.

    • Paulo Henrique

      E dai que segundo vc “ngm bota seu altinho numa trilha ou num atoleiro”? Carro não é so um meio de transporte, antes de tudo é um bem de consumo, pra quem tem condições fazer o que bem entender, pra se sentir bem e satisfeito com o seu produto.

    • arzanette

      por um acaso os altinhos sao obrigados a serem usados somente em trilhas ou fazendas ? existem carros próprios pra isso …… cada um compra o que quer .E tenho certeza que tu so fala pq se apertar e der no teu bolso tu compra um altinho tbm………mi mi mi….

      • Fabão Rocky

        kkkkkkkkkkkkkkkk! Até o Uno Way é um SUV hj em dia!

    • Thiago K. Galiza

      Cara… Não força a barra

    • Franco da Silva

      … e jogam essas coisas nos estacionamentos de shoppings, universidades e condomínios, matando as vagas ao lado.
      Mas, enquanto houver quem pague tudo o que tem e mais um pouco para mostrar “status” com automóveis, esse tipo de coisa vai continuar.

      • Mr. Car

        Aí é mais culpa dos retardados que planejam as vagas. Parecem todas feitas supondo uma frota composta de um único modelo: Smart Fortwo. São pequenas até para os carros ditos “normais”.

        • Thiago K. Galiza

          Verdade, Hatch compacto já fica apertado em vaga de condomínio

          • rafael morozini

            Fui obrigado a o apartamento por uma casa por que meu carro praticamente não entrava na vaga e olha que meu gran cherokee tinha que ficar na rua …

        • O pior que já vi em anuncio de imovel de luxo o seguinte enunciado. Imóvel alto padrão com 5 vagas na garagem (cabem 4 carros grandes). A primeira vez que li ri a toa. É como um restaurante anunciar biffe livre por 25, 00 na entrada e na hora de servir no biffe está escrito somente 2 pedaços de carne kkkk.

        • kravmaga

          Pois é, muitas vagas têm apenas 4,5 metros de comprimento e a maioria dos sedãs médios já passou dessa marca há anos.

    • vi.22

      nos nao moramos em um pais que tenha asfalto de qualidade ..ruas idem…. sendo assim,um carro mais alto se torna mais confortavel e resistente que um carro baixo..analizando pelo lado que vc pode usar o carro em estradas de terra sem problema,diferente dos carros baixos…

      • Ewerton

        Na boa cara, essa é a maior desculpa de quem compra esse tipo de carro, para justificar as outras inutilidades… rs

    • Thiago K. Galiza

      PS: Se vc tiver dinheiro, tu compra um cupê, um conversível, até uma perua Town & Country. Se preferir acha até no mercado de semi novos pouco rodados, é só saber procurar

      • oscar.fr

        Minivan* Town & Country (Aliás, um monovolume grande)

    • Carlos

      SUV de baixo custo é bom pra passar em buraco. Nos demais 50 quesitos que eu dou importância, um hatch médio é superior. Mas cada um cada um. O dia que todos tiverem SUVs, as administracoes municipais se preocuparao menos ainda com a qualidade do asfalto, reduzindo ainda mais a rotina de recuperação. Dai a nova tendencia sera comprarmos tratores para usar na cidade. Tratores utilitarios. Viva as mudanças, viva as tendências e viva a evolução para trás.

      • Jorge Osório Cortese Magalhães

        Eu até ja teria, mas são muito lentos e custam caro… Rsrsrs

    • Camata

      A maioria deles tem tanto desempenho offroad quanto um Corolla. Faltam pneus!

    • Leonardo

      Quero ver alguem botar uma ranger rover na lama pesada

  • Marcelo Ceno Dutra

    A Tracker ganhou ESP ?

    • SAVEIRO CD

      Não, infelizmente…

      • Marcelo Ceno Dutra

        Um ótimo produto mas a ausência de esp é imperdoável.

  • Elfo Safadão.

    Essa Rav4 já tem preço???

    • rafael morozini

      Ouvi a partir de 135 mil nos bastidores do salão !

      • Elfo Safadão.

        Nossa…

        • rafael morozini

          Também achei , depois lembrei que o atual custa 127 então ficaria por aí mesmo … ( absurdo pelo oque oferece por sinal ! )

  • Impala_67

    Blá blá blá, Não dá pra por na lama, Blá blá blá, só pra ir pro Shopping, Blá blá blá, cadê os câmbios MT? Blá blá blá.

    Gente, já deu né? Ou aceita tendências ou compra carro usado/antigo.

    • oscar.fr

      Um argumento não invalida o outro. Câmbio manual, versões mais acessíveis, outros tipos de carroceria, tudo isso deve também estar disponível. Não apenas SUV compacta, automática com uma única versão de acabamento com preços nas alturas.

      • Tosoobservando

        Isso nao é culpa do consumidor amigo, e sim do mercado fechado. Abra o mercado e vc vai ter varios destes modelos ae. Agora carros de nicho como coupes e conversiveis o Brasil so tera produção algum dia mesmo se desburocratizar e as montadoras usarem aqui pra exportar, pq mercado interno pra estes carros é minimo.

  • thi

    a vw não tem nada de atual nos suv ate pq tiguan e touareg são modelos antigos(o touareg 2017 ja esta pronto)

  • João Carlos

    O correto seria utilitário-esporte, a utilitário-esportivo.

  • Fanjos

    E a VW apresentou um montão de nada! Quem não tem jeepinho afunda hoje em dia… Né Flopwagen

    • Thiago K. Galiza

      Apresentou um gol xuning, que barbaridade com o nome GT

  • Thiago K. Galiza

    Não da pra negar que a Peugeot quando quer, sabe fazer um carro bonito

  • Franco da Silva

    Ah! Ia escrever exatamente isso! ahuahuah

  • renanfelipe

    Em termos de visual, ngm bate esse 3008!

  • Raphael Pereira

    O mais ridiculo é esse WR-V, ate a Chery fez algo mais decente.

    • thi

      ate o hrv ja acho uma bosta ..mil vezes o renegade

  • thi

    galera ,segui aqui a parcial de vendas..dez mais:
    atualizando:
    1-onix
    2-hb
    3-sandero
    4-prisma
    5-ka
    6-corolla
    7-GOL
    8-hbs
    9-palio
    10-UP!

    • pedro rt

      finalmente o consumidor reconhecendo o valor da renault e comprando mais sandero

      • thi

        verdade..curioso tb foi a gol e up! estarem subindo… acho q uma boa parcela das vendas da vw teve realmente a ver com os fornecedores.

  • Jorge Osório Cortese Magalhães

    O nariz gambiarra do Mitsubishi ASX me traumatizou!

    • Daniel Lacerda

      fiquei até com medo do que eles podem fazer com o Lancer…kkkk

  • Jorge Osório Cortese Magalhães

    Ouso dizer que o desenho da frente do Tiggo 2 me agradou mais do que o do Creta!

    • Jonathas Da Iris

      Também achei muito bonito!Pena não ter espaço interno suficiente…..

  • Zé Mundico

    https://uploads.disquscdn.com/images/9a6bbba7d871aa14e4cbee8fe8febf112e53b09235941f4584d199fb76357d5c.jpg

    Não tem para onde correr. Pode ser moda, tendência, mania, etc…o fato é que os suvs ou crossovers são a versão moderna das peruas station-wagon dos anos 70/80, devidamente incrementadas.
    O princípio de utilizar bagageiro fechado atrás já vem dos anos 30/40
    Olhem só como era o Ecosport nos anos 1930, sem powershift.

  • Ricardo Blume

    Um momento muito interessante a que estamos passando. A concorrência pelo mercado SUV no Brasil é digna de países desenvolvidos. Não passa um mês sem que tenhamos um lançamento. Temos modelos modernos, com motores turboalimentados com injeção direta, muito conforto e segurança e outros nem tanto. Opção para todos os gostos e bolsos. Uma pena este segmento não ser para todos. Seus elevados preços deixam muitas famílias apenas desejando um modelo na garagem.

  • Lucas Soares

    Previsao de quando vira o novo eco?

  • 1945_DE

    Cara, estive no Salão e a Renault colocou um Kwid e nem podia entrar. A impressão é que o carro é menor que o UP. Se a VW tivesse lançado o Taigun, estaria vendendo bem com a motorização 1.0 TSI.

  • jkpops

    cade as novidades da VW?

  • Camata

    Que chatice.

  • Everaldo Junior

    Eu to em busca do meu primeiro carro e busco algo usado com manutenção barata até 16 nil reais e não pode ser 1.0. O que vocês me recomendariam??? E não pode deixar de ter vidro elétricos, DH e ar condicionado

  • Rafael Pereira

    Não é minha marca preferida, mas a Peugeot acertou com esse 3008. Talvez dessa vez trocarei meu Hatchback por um Suv. … É a onda de vez. … Sei que daqui um tempo isso passa e volta de novo pro sedan.hatch etc. …

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email