Sandero 2014: versões, preços, consumo, motores, revisão, equipamento

Sandero 2014: versões, preços, consumo, motores, revisão, equipamento

O Renault Sandero 2014 foi a última linha da primeira geração do hatch compacto – a segunda e atual geração do carro chegou ao mercado no fim de 2014.


Ele pode ser encontrado hoje no mercado de usados em nove configurações diferentes, variando entre modelos convencionais, pseudo-esportivo, uma série especial e o pseudo-aventureiro Stepway.

Abaixo, você pode conferir os principais detalhes da linha 2014 do Renault Sandero:

Renault Sandero 2014 – novidades

Renault Sandero ganha airbag e ABS de série em março de 2013

Em março de 2013, a Renault anunciou a chegada da linha Sandero e também da linha Logan com airbag duplo e freios ABS de série a partir da versão Expression com motor 1.6.

Nas versões de entrada Authentique 1.0 e Expression 1.0, os equipamentos de segurança faziam parte do opcional “Pack Segurança”, que inclui ainda ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros dianteiros elétricos e travas elétricas das portas e tampa do porta-malas.

Esta medida foi antecipada para cumprir a legislação brasileira, que passou a exigir em 2014 os airbags e freios ABS de série em todos os carros fabricados no território brasileiro.

Sandero 2014 com pequenas mudanças em junho de 2013

Foi em julho de 2013 que a Renault anunciou a chegada do Sandero linha 2014. O hatch compacto linha 2013/2014 recebeu algumas mudanças estéticas e novos recursos.

O Sandero recebeu máscara na cor cinza nos faróis e nas lanternas. A versão Privilège ganhou ponteira de escapamento cromada, adesivo na coluna B com o nome da versão e novas rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Por dentro, o Sandero Privilège 2014 recebeu também puxadores das portas dianteiras com acabamento em preto brilhante.

Já o pseudo-aventureiro Renault Sandero Stepway 2014 incorporou retrovisores e maçanetas externos pintados na mesma cor da carroceria e saídas de ar no painel com moldura na cor vermelha.

Por fim, o Renault Sandero GT Line 2014 ganhou a opção do sistema multimídia Media NAV, com navegador GPS, Bluetooth e MP3 player.

Sandero 2014: versões, preços, consumo, motores, revisão, equipamento

Renault lança Sandero Tech Run em outubro de 2013

Por fim, a última novidade da gama Sandero foi a série especial Tech Run. O então novo Renault Sandero Tech Run tinha alguns recursos visuais extras e novos equipamentos por R$ 37.400.

Baseado na versão Expression, o carro se diferencia pelo sistema Media NAV de série, além de rodas de liga-leve escurecidas de 15 polegadas, ponteira de escapamento cromada e maçanetas em cinza inox.

O modelo oferecia também adesivos da versão abaixo dos retrovisores e acabamento preto na coluna B.

Por dentro, as novidades eram os cintos na cor azul, nome da versão na base do volante, plaqueta com o número da série especial e bancos e assentos com tom azulado nas laterais.

Renault Sandero 2014 – detalhes

Apesar da certa defasagem frente aos compactos vendidos atualmente no mercado brasileiro e também em relação à geração atual do Renault Sandero, o Sandero 2014 é tido como um dos hatches com melhor custo-benefício no mercado de usados.

Além da lista de equipamentos que não decepciona para um carro fabricado em 2013 (quando a maioria dos populares saía de fábrica com poucos equipamentos mesmo nas versões mais caras), o Sandero de primeira geração agrada também pelas dimensões generosas.

O modelo tem 4 metros de comprimento, 1,74 m de largura e 1,52 m de altura, com distância entre-eixos de 2,59 m. Para se ter uma ideia, um Toyota Corolla também de ano/modelo 2014 tem entre-eixos de 2,60 metros e largura de 1,76 m.

E é justamente o entre-eixos que praticamente define o espaço para as pernas, enquanto a largura define o espaço para os ombros dos ocupantes e a altura, o espaço para a cabeça. Com a comparação com o Corolla no parágrafo acima, dá para reparar que o Renault Sandero entrega um espaço digno de um sedã médio, na carroceria com o padrão de um modelo popular/compacto.

Além disso, o Sandero 2014 entrega uma ampla gama de versões, que pode lhe atender conforme as suas necessidades.

Sandero 2014: versões, preços, consumo, motores, revisão, equipamento

Renault Sandero 2014 – versões

O Renault Sandero foi comercializado na linha 2014 com uma gama de versões bastante ampla. Hoje você pode encontrar o hatch compacto no mercado de usados em nove configurações diferentes, nas versões de acabamento Authentique, Expression, Privilège, GT Line e Stepway e na série especial Tech Run.

Além disso, o carro tem três motorizações diferentes: 1.0 16V, 1.6 8V e 1.6 16V, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.

Confira abaixo todas as versões do Sandero:

  • Renault Sandero Authentique 1.0
  • Renault Sandero Expression 1.0
  • Renault Sandero Tech Run 1.0
  • Renault Sandero Expression 1.6
  • Renault Sandero Privilège 1.6
  • Renault Sandero Privilège 1.6 16V automático
  • Renault Sandero GT Line 1.6
  • Renault Sandero Stepway 1.6
  • Renault Sandero Stepway 1.6 16V automático

Sandero 2014: versões, preços, consumo, motores, revisão, equipamento

Renault Sandero 2014 – equipamentos

Renault Sandero Authentique

Oferece itens de série como alarme sonoro de luzes acesas, retrovisores com ajuste manual interno, abertura interna da tampa de combustível, para-choques pintados na cor do carro, brake light, ar quente, desembaçador elétrico e limpador do vidro traseiro, entre outros.

Renault Sandero Expression

Recebe recursos como airbag frontal para motorista e passageiro, freios com sistema ABS (antitravamento), banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, coluna de direção com regulagem de altura, porta-malas com revestimento completo e iluminação, frisos laterais pretos, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, detalhes de acabamento interno na cor cinza inox, retrovisores pintados na cor do carro, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, faróis de neblina, alarme e computador de bordo.

Renault Sandero Tech Run

Em relação ao Expression, agrega a central multimídia Media NAV com tela sensível ao toque de sete polegadas, entrada USB e conexão Bluetooth, comandos de som e telefonia na coluna de direção, rodas de liga-leve escurecidas de 15 polegadas, ponteira de escapamento cromada, adesivos da versão, maçanetas em cinza inox, bancos com detalhes azulados, cintos de segurança na cor azul, volante com o nome da versão, placa identificando a série no interior, entre outros.

Renault Sandero Privilège

Comparado ao Expression, recebe retrovisores externos elétricos, vidros traseiros elétricos, sistema de som 2DIN com MP3 player integrado ao painel, maçanetas na cor do carro, banco traseiro bipartido e rebatível, adesivos pretos na coluna “B” e soleiras de portas, rodas de liga-leve aro 15, entre outros.

Renault Sandero GT Line

Em relação ao Expression, recebe rodas de liga-leve pretas de 15 polegadas, faróis com máscara negra, faróis de neblina dianteiros com moldura preta, para-choques exclusivos, logotipos na carroceria, spoiler traseiro, encostos de cabeça dos bancos dianteiros com o nome da versão, cintos de segurança vermelhos, detalhes no painel na cor vermelha, entre outros.

Renault Sandero Stepway

Os mesmos equipamentos do Privilège, mais rodas de 16 polegadas e os penduricalhos aventureiros.

Sandero 2014: versões, preços, consumo, motores, revisão, equipamento

Renault Sandero 2014 – preços (0 km)

Abaixo, você pode conferir os preços do Renault Sandero linha 2014 quando ele era comercializado como 0 km pela marca francesa, entre os anos de 2013 e 2014:

  • Renault Sandero Authentique 1.0: R$ 28.200
  • Renault Sandero Expression 1.0: R$ 35.080
  • Renault Sandero Tech Run 1.0: R$ 37.400
  • Renault Sandero Expression 1.6: R$ 38.300
  • Renault Sandero Privilège 1.6: R$ 41.210
  • Renault Sandero Privilège 1.6 16V automático: R$ 45.140
  • Renault Sandero GT Line 1.6: R$ 40.960
  • Renault Sandero Stepway 1.6: R$ 44.090
  • Renault Sandero Stepway 1.6 16V automático: R$ 49.120

Renault Sandero 2014 – preços hoje

Já a seguir, os preços médios do Sandero 2014 no mercado de usados, de acordo com a Tabela Fipe em agosto de 2020:

  • Renault Sandero Authentique 1.0: R$ 24.140
  • Renault Sandero Expression 1.0: R$ 25.150
  • Renault Sandero Tech Run 1.0: R$ 25.800
  • Renault Sandero Expression 1.6: R$ 26.000
  • Renault Sandero Privilège 1.6: R$ 26.900
  • Renault Sandero Privilège 1.6 16V automático: R$ 28.300
  • Renault Sandero GT Line 1.6: R$ 25.900
  • Renault Sandero Stepway 1.6: R$ 30.700
  • Renault Sandero Stepway 1.6 16V automático: R$ 31.300

Sandero 2014: versões, preços, consumo, motores, revisão, equipamento

Renault Sandero 2014 – motores

A linha 2014 do Renault Sandero foi comercializada com três opções de motorização.

As versões mais em conta do hatch compacto saíram de fábrica com o 1.0 16V Hi-Flex, dotado de quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo no cabeçote. Ele consegue desenvolver 76 cavalos de potência com gasolina e 77 cv com etanol, a 5.850 rpm, e torque de 9,9 kgfm e 10,1 kgfm, nesta ordem, sempre a 4.350 giros.

O Sandero 1.0 16V Hi-Flex pode ser encontrado no mercado de usados somente com o câmbio manual de cinco velocidades.

Já as configurações intermediárias do Sandero são dotadas do 1.6 8V Hi-Power (foto acima), que inclusive foi a grande novidade da linha anterior 2012/2013 do hatch compacto.

De acordo com a marca francesa no divulgado emitido na época, este novo propulsor foi desenvolvido conforme os gostos dos motoristas brasileiros. Ele consegue entregar 85% do torque já a partir de 1.500 giros, contribuindo para um melhor desempenho e também uma redução do consumo de combustível de 10% na cidade.

Neste caso, o 1.6 quatro cilindros e oito válvulas desenvolve 98 cavalos quando abastecido com gasolina e 106 cv quando abastecido com etanol, a 5.250 rpm. O torque é de 14,5 kgfm e 15,5 kgfm, respectivamente, a 2.850 giros.

O Sandero 1.6 8V Hi-Power também está disponível somente com câmbio manual de cinco marchas.

Sandero 2014: versões, preços, consumo, motores, revisão, equipamento

Por último, as configurações topo de linha do Renault Sandero 2014 utilizam o 1.6 16V Hi-Flex (foto acima), disponível somente com transmissão automática de quatro marchas.

Mais moderno, este propulsor conta com duplo comando de válvulas no cabeçote. O Sandero 1.6 16V rende 107 cavalos de potência com gasolina e 112 cv com etanol, sempre a 3.750 rpm. O torque é de 15,1 kgfm e 15,5 kgfm, respectivamente, a 3.750 rpm.

Como mencionado acima, o Sandero 1.6 16V 2014 foi comercializado somente com transmissão automática de quatro marchas. Esta caixa automática é a mesma usada por carros mais antigos da Renault, como o Mégane.

O câmbio automático de quatro marchas do Renault Sandero conta com uma central eletrônica inteligente que avalia constantemente o comportamento do motorista e também a situação de condução para a troca de marchas no momento correto.

Ainda assim, fica devendo uma quinta ou sexta marcha. Não é pra menos que a atual geração do Renault Sandero é equipada com câmbio automático do tipo CVT (continuamente variável) nos modelos mais caros.

Sandero 2014: versões, preços, consumo, motores, revisão, equipamento

Renault Sandero 2014 – consumo

A Renault divulga os seguintes números de consumo de combustível do Sandero linha 2014 com os motores 1.0 16V Hi-Flex e câmbio manual, 1.6 8V Hi-Power e câmbio manual e 1.6 16V Hi-Flex e câmbio automático:

Sandero 1.0 16V manual

Etanol

  • Consumo de 8,4 km/l na cidade;
  • Consumo de 9,2 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 12,9 km/l na cidade;
  • Consumo de 13,8 km/l na estrada.

Sandero 1.6 8V manual

Etanol

  • Consumo de 7,1 km/l na cidade;
  • Consumo de 9,2 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 9,8 km/l na cidade;
  • Consumo de 12,7 km/l na estrada.

Sandero 1.6 16V automático

Etanol

  • Consumo de 6,5 km/l na cidade;
  • Consumo de 8,7 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 8,5 km/l na cidade;
  • Consumo de 10,5 km/l na estrada.

Sandero 2014: versões, preços, consumo, motores, revisão, equipamento

Renault Sandero 2014 – desempenho

De acordo com os dados divulgados pela própria Renault, os números de desempenho do Sandero na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima são estes:

Sandero 1.0 16V manual

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 14,1 segundos;
  • Velocidade máxima de 161 km/h.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos;
  • Velocidade máxima de 159 km/h.

Sandero 1.6 8V manual

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos;
  • Velocidade máxima de 179 km/h.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 177 km/h.

Sandero 1.6 16V automático

Etanol

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos;
  • Velocidade máxima de 171 km/h.

Gasolina

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos;
  • Velocidade máxima de 169 km/h.

Sandero 2014: versões, preços, consumo, motores, revisão, equipamento

Renault Sandero 2014 – manutenção e revisões

Mesmo o Sandero 2014 sendo um carro mais antigo, com, em média, sete anos de uso, a Renault ainda oferece revisões a preços fixos e divulgados em seu próprio site.

Confira abaixo os preços das revisões do Sandero a partir de 70 mil km rodados ou sete anos de uso:

Renault Sandero 1.0 16V Hi-Flex

  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 498,51
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 2.249,73
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 498,51
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 550,36
  • Revisão de 110.000 km ou 11 anos: R$ 498,51
  • Revisão de 120.000 km ou 12 anos: R$ 1.135,35

Renault Sandero 1.6 8V Hi-Torque

  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 496,29
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 1.246,50
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 496,29
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 591,49
  • Revisão de 110.000 km ou 11 anos: R$ 496,29
  • Revisão de 120.000 km ou 12 anos: R$ 2.341,32

Renault Sandero 1.6 16V Hi-Flex automático

  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 530,29
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 2.606,77
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 530,29
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 567,39
  • Revisão de 110.000 km ou 11 anos: R$ 530,29
  • Revisão de 120.000 km ou 12 anos: R$ 1.152,38

Sandero 2014: versões, preços, consumo, motores, revisão, equipamento

Renault Sandero 2014 – ficha técnica

Motor 1.0 16V Hi-Flex 1.6 8V Hi-Power 1.6 16V Hi-Flex
Tipo Dianteiro, transversal e flex Dianteiro, transversal e flex Dianteiro, transversal e flex
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm³ 999 1.598 1.598
Válvulas 16 8 16
Taxa de compressão 10:1 12:1 10:1
Injeção eletrônica de combustível Multiponto Multiponto Multiponto
Potência máxima 76 cv com gasolina e 77 cv com etanol a 5.850 rpm 98 cv com gasolina e 106 cv com etanol a 5.250 rpm 107 cv com gasolina e 112 cv com etanol a 5.750 rpm
Torque máximo 9,9 kgfm com gasolina e 10,1 kgfm com etanol, a 4.350 rpm 14,5 kgfm com gasolina e 15,5 kgfm com etanol, a 2.850 rpm 15,1 kgfm com gasolina e 15,5 kgfm com etanol, a 3.750 rpm
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas Automática de 4 marchas
Freios
Tipo Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira) Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica Hidráulica
Suspensão
Dianteira McPherson, independente com barra estabilizadora McPherson, independente com barra estabilizadora McPherson, independente com barra estabilizadora
Traseira Eixo de torção Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e pneus
Rodas Aço ou liga-leve de 15 polegadas Aço ou liga-leve de 15 polegadas Liga-leve de 15 ou 16 polegadas
Pneus  185/65 R15 185/65 R15  185/65 R15 ou 195/60 R16
Dimensões (mm)
Comprimento total 4.021 4.021 4.021
Largura sem retrovisores 1.746 1.746 1.746
Altura 1.528 1.528 1.528
Distancia entre-eixos 2.591 2.591 2.591
Capacidades
Porta-malas (litros) 320 320 320
Tanque (litros) 50 50 50
Carga útil com 5 passageiros mais bagagem (kg) 430 430 430
Peso em ordem de marcha (kg) 1.025 1.055 1.117
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) 0,38 0,38 0,38

Renault Sandero 2014 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.