Governamental/Legal Segurança Trânsito

São Paulo: câmeras de monitoramento de estradas são usadas pela polícia para multar

camera-castello São Paulo: câmeras de monitoramento de estradas são usadas pela polícia para multar

Há dez dias atrás a Polícia Rodoviária de São Paulo começou a utilizar câmeras de monitoramento de tráfego das rodovias Castello Branco, Raposo Tavares e Rodoanel Oeste para multar motoristas infratores.



No sistema Castello-Raposo existem 90 câmeras, enquanto no Rodoanel Oeste há mais 33. Estas câmeras antes eram usadas apenas para gerenciar o tráfego nas estradas, mas agora a Polícia Rodoviária quer pegar quem anda cometendo infrações fora da visão da PM nas bases.

Manobras como ultrapassar pela direita, por exemplo, estão sujeitos à multa, cuja infração foi flagrada pelas câmeras nas torres de monitoramento.

Com azimute de 360º e alcance de 1,5 km, as câmeras ficam no alto de postes com 20 metros de altura e ajudam as concessionárias CCR Viaoeste, CCR Rodoanel e PM a monitorar um tráfego de 840.000 veículos por dia nos 200 km do complexo.

A partir de agora, fique esperto na condução de seu veículo nessas estradas. Como a experiência parece estar dando certo lá, então é melhor ficar com as barbas de molho no restante das estradas estaduais.

[Fonte: Estadão]

  • heliofig

    Lá vem multa…

    O CTB proíbe "ultrapassagem" pela direita, e não "passagem" pela direita, que é o que ocorre quando há mais de uma faixa de trânsito e vc simplesmente segue do jeito que vinha…

    • O_Corsario

      fiquei com o mesmo receio…
      Costumo ir pela pista do meio à uns 110km/h, e passo muita gente que vai a 100, 90km/h na esquerda…
      Ou mesmo em algumas situações, vc ultrapassa sim pela direita, por exemplo vc está na do meio, a esquerda está cheia e tem um cara muito lento na sua frente, com a pista da direita completamente vazia, eu passo pela direita, porém não estou costurando nem colocando ninguém em risco.
      Complicado, vai dar margem à muitas multas sem critério!

      • marcelofalves

        o negocio é colar no cabeção que ta a 90 km na faixa da esqurda e tocar o farol, quem vai devagar tem que andar na faixa da direita, ja que tao multando, deviam multar as tartarugas tb que ficam atrapalhando na esquerda, afinal ir devagar nessa faixa atrapalhando os outros tb é infração, a faixa da esquerda é somente para as pessoas fazerem ultrapassagem, pra quem nao sabe, mas ta cheio de burro que vai a viagem inteira ali na esquerda achandoo que é dono da estrada, mas Brasil ja viu ne

        • the_w

          Nem piscar farol podemos meu amigo, a autoridade pode multar por forçar ultrapassagem… Margem para multar existem milhares…

          • DCald

            Náo tem nenhuma lei dizendo que náo pode piscar o farol… e no caso, piscar o farol (acionar a seta para a esquerda é melhor) é solicitar passagem… o que náo pode é fazer isso colado na traseira do carro… pois dai sim é dirigir perigosamente…

            • Tripa-Seca

              Não pode mesmo piscar o farol. O procedimento correto é dar seta para esquerda. No código de trânsito tem as situações para usar farol alto. Usou em outras situações, é multa. Também não está escrito lá que não pode usar a buzina para cumprimentar alguém ou chamar atenção "daquela" mulher…

        • Marcelo_Machado

          É isso mesmo. Faixa da esquerda é só para ultrapassagens, mas ninguém respeita isso. Deveriam ser multados tb, pois criam situações de risco para acidentes. assim como trafegar a velocidade inferior a metade da máxima tb é ilegal e teria que ter multa.

        • DCald

          Na verdade o correto é manter a distancia de segurança e sinalizar com seta para a esquerda, em caso de o cara náo atender, sinalize com o farol alto, se o topeira nao olha pro retrovisor, buzine… se náo sair da frente… o jeito é andar com um Hummer com quebra-mato… dai todos te respeitarão…

          • Tripa-Seca

            Tomaria duas multas: Uma por usar o farol alto, outra para buzinar.

            • DCald

              Nem lampejar o farol e nem buzinar é motivo pra multa (só não pode buzinar em determinados locais sinalizados – como proximo a hospitais e tal)

      • Marcelo_Machado

        Seria ultrapassagem pela direita se vc estiver trafegando na pista da esquerda, mudar para a direita para passar o carro mais lento a sua frente e voltar para a esquerda na frente do carro que passou.
        Caso vc ja esteja trafegando na direita e passar o que esta a sua esquerda sem mudança de faixa não é passível de multa.

    • Alex_JW

      Pois é: "Manobras como ultrapassar pela direita, por exemplo, estão sujeitos à multa, cuja infração foi flagrada pelas câmeras nas torres de monitoramento".

      E quem anda na pista da esquerda (velocidade) a 80 km e não deixa ninguém passar?

      Quer dizer que se o cidadão que se acha DONO da estrada ficar na pista da esquerda o tempo todo, sou obrigado a ficar esperando ele ter boa vontade e abrir passagem?

      Há de se ter bom-senso na aplicação das multas, ou então o objetivo final será o de somente ARRECADAR e nunca EDUCAR.

      • DougSampaNA

        Arrecadar..arrecadar…arrecadar..arrecadar…arrecadar..BIP!
        É a PM no centro de imagens arrecadando…BIP!
        Garantir nossa Segurança?
        Garantir um fluxo adequado de tráfego?
        não…………arrecadar, BIP!
        Grande Irmão cada vez mais fundo na sua vida, sob o falso argumento de "tudo para sua proteção"!
        Quem não leu o livro ou assistiu o Filme "1984", que o faça enquanto há liberdade, compre uma casinha no sertãozão e deixe lá, um dia vc vai precisar dela para poder sobreviver.

      • archinho

        O objertivo é sempre arrecadar. Pra educar, seria campanha e advertencia, não multa. Maaaass… Se o CTB diz pra não ultrapassar pela direita, você tem sim que ficar esperando a boa vontade da lesma sair da sua frente e você passar pela esquerda. É o codigo, fazer o que?

        • Roms

          Será que eles vão multar também quem se aproximar do carro lerdo da frente pedindo passagem, alegando direção perigosa?

          • X11auto

            Se voce colar no parachoque dando farol, com certeza, mas se aguardar distancia e der farol não!

            • thiagolamim

              colar no parachoque é infraçao.. e tem gente que mesmo assim nao sai da frente

          • DCald

            direcao perigosa é andar lerdo e não dar passagem… mas… como na mente ignorante das pessoas e das autoridades brasileiras "ANDAR DEVAGAR = ser bom motorista" duvido que vão multar esse CRIME de transito!

        • epicentro01

          Colega, concordo com você em partes. Advertência não resolva nada. O policial para o motorista e vai fazer o quê? Vai falar:" Senhor, o que o senhor fez está errado, estou muito chateado com você, não faça mais isso". O motorista vai embora rindo da cara do policial, afinal a maioria sabe que está comentendo infração, porém vai tentando até onde der. Acho que tem que punir mesmo, com multas altas, e mais uma vez falando, proporcionais ao valor do veículo.

          • DCald

            Uai, registra uma advertencia… reincidente? dai sim aplica uma multa pesada! pois bronca já levou…
            Em casa, com meu pai eram 2 avisos, na terceira vez batia com cinta… como eu qse sempre fui inteligente, náo deixava nem chegar no 2o aviso!

            [Ah, mas esqueci que hoje náo se pode disciplinar as criancas, pois "vai afetar o desenvolvimento psicologico da criança"…. (Claro que afeta o desenvolvimento! deixa de ser um #$@#$ e passa a ser alguem consciente!)]

            No caso das infrações, vc reter o cara para uma bronca, e atrasá-lo um pouquinho vai fazer ele pensar 2 vezes antes de fazer besteira…

            • epicentro01

              O próprio motorista consegue reverter a multa em advertência se for a primeira m… deste tipo que ele faz em 1 ano, mas ele vai ter que correr atrás para reverter, afinal, ele fez a m…ele que se vire….rsrsr

        • CharlesAle

          E em um País abarrotado de carros mil,isso é temerário,pois junta o motorista,que é uma lesma,com o carro,que também é uma lesma,pronto,ta feito a encrenca!!!!!!o jeito é apelar para piscar farol,mas se o cidadão achar que é provocação,não da passagem mas nem com reza brava,vamos ver como vai ficar!!!!!

      • Marcelo_Machado

        Em pistas duplicas, a faixa da esquerda é para ultrapassagens. Então quem anda na esquerda mais lento que os carros da faixa da direita deveria ser multado tb. Mas não é. Aqui as "autoridades" escolhem as multas que querem aplicar, as que darão maior retorno $$$$.

    • DCald

      O correto seria usar essas cameras pra multar quem não dá passagem qdo solicitado! caminhoes na faixa da esquerda, etc…

    • johnnyburanelo

      na castelo branco isso é normal, pq por mais q a velocidade maxima permitida seja de 120km tem alguns retardados q andam a 100 ou 80 e nao saem da faixa de velocidade da esquerda por nada, um saco, aí vc é obrigado a passar pela direita,
      rídiculo este nosso país

  • RenePOA

    Sem querer defender as infrações cometidas,
    mas esse Big Brother da vida real está tomando
    um caminho perigoso.
    Pq não usam essa "eficiência" para combater os roubos de carro,
    assaltos e sequestros ?

    • EEQ1100

      É um absurdo mesmo… concordo com você!!! solução para o roubo de cargas, para todos os tipos de crimes cometidos nas rodovias ninguém tem, mas para aumentar as multas de trânsito e arrecadação é o tempo todo!

    • evtdesign

      Já passou da hora de sairmos pra rua e quebrar tudo… até o governo nos respeitar e começar a trabalhar por nós, a população.

      • BOBO_NAO

        A sua colocação é um pouco forte, mas pode ser a única saída para o Brasil. Os casos de desrespeito com nosso dinheiro são extremos e exigem "retalhações" extremas. Mesmo não sendo o correto.

        • Turbo_Car

          Pra isso seria necessário uma forte adesão popular. E, francamente, tendo em vista como somo acomodados (me incluo nisso também!) é mais fácil estudar um pouco mais, aprender alguma outra lingua e cair fora daqui.

          • Viper559

            Infelizmente isso é difícil pois faz parte da cultura do povo, brasileiro é e sempre foi acomodado. E enquanto houver bolsa-esmola pros ignorantes, estes continuarão achando uma maravilha serem enganados, acharão que política é coisa chata e venderão os seus votos.

            É difícil contar com brasileiro, nisso o Chile, Inglaterra, Egito e Libia têm muito a nos ensinar…

            • DCald

              Pior que o cara que se vende por "bolsa-esmola" é o tonto que paga pedagios e mais altos impostos e ainda vota na mesma tchurminha de sempre…

        • CharlesAle

          Se colocassem essas cameras nos gabinetes em Brasilia,com certeza ia sobrar dinheiro para fazer as maiores obras do mundo,teriamos os melhores hospitais,escolas e rodovias padrão alemão,mas infelizmente,isso nunca acontecerá!!Brasilia e o País é dos corruptos e corruptas!!!!!

          • DougSampaNA

            Lembra das cuecas com dolares?
            …no dia que inventarem cameras de cuecas, aí pode dar certo…ehehehehehe
            Se cuida turminha safada!!!!
            O Grande irmão vai pegar vcs…e depois vai passar a mão na cabecinha e dizer..nananão, devolve pro papai, coisa feia…vai brincar com jetons, vai.

    • Porque se a eficiencia fosse usada para combater o roubo de carros? isso não traria lucro…

    • DougSampaNA

      Porque as faixas não indicam a velocidade como era a 10/20 anos atrás, placas de 80/100/120 de acordo com a faixa?
      Td pra ferrar o máximo possivel de pessoas.

    • DCald

      Como usar cameras pra combater sequestro se todo mundo usa pelicula escura? (Quem acompanhou o sequestro do onibus no RJ ontem, viu que a Policia náo podia fazer nada – so atirar as cegas – pq a porcaria do onibus era "lacrada") e ainda tem ignorantes que alegam que é item de segurança!

    • FFFuel

      Pq não usam toda essa tecnologia para combater a corrupção???
      Tudo recai sobre nós… a parte mais fraca… cidadãos de bem!

  • aleneo2

    OK concordo de multar passar pela direita…. mas vao multar tambem as pragas que ficam andando a 60km na pista da direita e nao dao passagem para ninguem??? ou pra variar no brasil multam apenas 1 tipo de infração e o resto ta beleza?

    tem que multar que ultrapassa no acostamento quando ta engarrafado e etc.

    • Kokokil

      "…mas vao multar tambem as pragas que ficam andando a 60km na pista da direita…"
      Da direita ou da esquerda?

      • DCald

        tem que multar qualquer praga que ande em pista de 120-110 a 60km/h… embora o ctb fale de 50% da maxima, ainda é pouco! 30% abaixo da maxima já dá pra fazer estrago! na esquerda ainda, mais perigoso ainda!

        • Tripa-Seca

          De fato, esse limite de 50% é errado e perigoso: Um carro a 60 por horas em uma pista de 120 é muito mais perigoso se a estrada tivesse limite de 140…
          Aliás, essa lei de 50% não vale para caminhão? Para mim, a velocidade mínima dele carregada em subida ingrime tinha que seguir a mesma regulamentação dos outros;…50%…Mas não é raro ver carreta se arrastando a 20 por hora…

      • aleneo2

        esquerda escrevi errado

    • Helder Rueda MK3

      Pior que eu já vi isso
      estava na BR 101 aqui em Joinville indo para Curitiba
      e a consecionaria estava instalando uma passarela
      e desviou o transito por um distrito aqui de Joinville
      vi um monte de "espertão" indo pelo acostamento
      não deu 10 min passou a PRF no acostamento fazendo a limpa
      isso eu achei certo

      qnto ao uso das cameras
      vergonha
      soh isso:@

      • epicentro01

        Isso é legal de ver. Adoro quando os espertalhões passam pelo acostamento e logo à frente está a PRF multando eles. Eu já dou uma buzinadinha para expressar a minha admiração pela "inteligência" do infrator….rsrsrs. Nesses casos tem que multar mesmo.

        • pfcmacedo

          Nestes casos tinha de ser uma multa pesada pro esperto nunca mais fazer isso!!! Fico morrendo de rir quando eles percebem que tem PRF e tentam voltar a pista e não conseguem. O problema é que tem muito esperto no Brasil, se você segue as regras chamam vc de bobo como se o certo fosse levar vantagem em tudo

          • Tripa-Seca

            Aqui em Campinas isso acontece todo dia na Dom Pedro…Cara, eu já tive vontade de jogar um pau com prego para "premiar" os espertos..

  • Romulo_Max

    Impressionante como eles são criativos e bem dispostos pra arrecadar dinheiro… mas aonde estão essas câmeras e o apoio qnd vc precisa de ajuda nas estradas (PS. Não conheço essas vias, estou falando de forma generica)

    • EEQ1100

      Rômulo, é como vc disse, a falta de assistência em termos de rodovias no Brasil é geral, um descaso! Mas em São Paulo é diferente… utilizo sempre as rodovias que servem à capital paulista e especialmente nas melhores, como sistema Anchieta Imigrantes, sistema Bandeirantes Annhanguera e Castelo Branco, é só você parar no acostamento que em seguida para um carro da concessionária para ver se você precisa de ajuda. Já aconteceu muitas vezes de eu parar para atender o celular e em seguida parar um carro de apoio para ver se eu precisava de ajuda… Por outro lado, com o absurdo pedágio que cobram, isso é só o mínimo!

      • mkhigashi

        Minha experiência pessoal no Rodoanel foi muito boa nesse sentido também, recentemente tive que parar no acostamento e acionar o seguro para levar o carro até a concessionária. Um policial rodoviário parou menos de um minuto depois que eu encostei, e por eu estar no acostamento numa área de muitos assaltos, aguardou comigo até a chegada do guincho, quase 3 horas depois. Longe de mim ser ingênuo e achar que em todo lugar do Brasil vai ser assim, mas acho que normalmente reclamamos tanto de tudo, e às vezes não nos preocupamos em registrar o que é elogiável.

        • Tripa-Seca

          Essa é a questão: Pedágio é caro? É, e muito. Abusivo. Mas tem gente que critica o pedágio, elogiando o lado que permite desqualificados que jamais fizeram nada pelo trânsito serem ministros dos transportes…
          E antes de defenderem seus sindicatos do crime, quero dizer, partido, o ex-ministro do transporte, recém afastado por corrupção, foi escolhido pelos 3 últimos presidentes…
          E agora me pergunto: Do mandato do FHC até hoje, o que ele fez pelas estradas?

    • evtdesign

      Se seu carro está com pane ou em caso de acidentes eles mandam o guincho da concessionária ou acionam o resgate.
      Mas agora pelo jeito a prioridade é outra.
      $$$$$$$$$$$$

    • maiamachadoch

      Não haverá multa sem infração, se andar certinho não tem multa…. sou totalmente a favor dessa forma de fiscalização, principalmente quando tem aquele engarrafamentos intermináveis e vem os espertinhos cortando todo mundo pelo acostamento

      • O_Corsario

        COncordo, o problema são questões ambíguas, como por exemplo "ultrapassar pela direita" ou "dirigir perigosamente".

      • Romulo_Max

        Tbm acho que não tem problema se as pessoas seguirem as leis, mas quem garante que o operador está agindo corretamente?? Juntamente com a multa vão mandar um DVD com a gravação da infração cometida?? Qual a segurança jurídica disso?? Pois diferente da fiscalização fixa e da presencial nesse caso vc não tem como saber que está acontecendo a fiscalização, e em mtas estradas parecem que eles criam verdadeiras armadilhas para que ao menor descuido a pessoa leve uma multa.

        • maiamachadoch

          simples, quem foi multado e achar que não cometeu nenhuma infração, tem que pedir o vídeo com a comprovação, sempre digo "não há multa sem infração" – e deixo claro que não sou daqueles que andam certinho, mas procuro não abusar da sorte para não tomar multas

          • Romulo_Max

            Eu seria totalmente a favor da sua linha de raciocinio (que é mto boa) se não duvidasse tanto da probabilidade disso dar certo no Brasil, ia ser mais uma das boas ideias utilizadas para fins escusos. Pois a burocracia junto ao Detran pra recorrer de uma multa aplicada é tão ridicula que grande parte das pessoas desistiria e a outra parte teria o recurso engavetado tento que recorrer à justiça em ultima instância. Tiro por exemplo de um amigo que teve o carro batido na rua e recorreu ao sistema de monitoramento da prefeitura, foi uma trabalheira tão doida pra descobrir como conseguir as imagens e depois ainda foi em vão pois o equipamento estava apontado em outra direção no momento. :S
            Ainda mais com essa CONSLADEL e outras tantas da vida por ai, é a empresa que opera os radares de Manaus e estava envolvida naquelas fraudes… pessoal aqui é tão cabreiro com isso que o radar é de 40 km/h, mas quase todo mundo passa à 20 ou 25km/h

        • DCald

          Pois eh, capotei um carro por conta de um animal na pista… proximo a um pedagio, num lugar onde tem camera de vigilancia… já tem 3 anos e eles ficam enrolando pra me ressarcir do prejuizo… cade a tal gravação? cade as fotos que o pessoal da concessionaria tirou apos o acidente? tudo foi solicitado 3 anos atras e até hoje, nada!

      • Viper559

        Verdade, pra não tomar multa é só não fazer m***, simples!
        A indústria da multa existe, mas só pega quem vacila.

        • DCald

          dai que vc se engana! já recebemos multa de lugar em que nunca passamos ou náo passamos no dia… alem de ser tipos de infracoes que nunca cometemos…

  • PauloFavaro

    A Indústria da Multa buscando novas possibilidades para aumentar a "lucratividade".

  • LEOFX182

    Eles só querem lucrar, sei lá sinto que a cada dia que passa estamos mais prisioneiros do sistema, vai chegar um dia que vão esta dentro da sua casa filmando, censurando toda a sua vida e mentindo que é para melhor nossas vidas, mas vai continuar do mesmo jeito violencia miseria e caos. Lá vem a nova ordem mundial!!!!!

    • evtdesign

      Uma hora dessas aquele documentário chamado 'PREPARE-SE', que diz respeito a tal da Nova Ordem Mundial começa a fazer um pouco de sentido…

      • CharlesAle

        Como dizem que o Plano deles é diminuir a população,pelo menos terá bem menos gente e carros nas ruas e estradas(isso se nós não formos também exterminados hehehe!!)

    • O_Corsario

      "Nova" ordem mundial?
      Leia 1984, do George Orwell… A única diferença é que, ao invés de sermos obrigados a isso, iremos ainda por cima pagar muito caro e ficar felizes por isso! Veja a indústria do medo! Hoje o cara paga uma fortuna para botar câmeras na casa inteira, rastreador, etc etc…

  • AutoIng

    Até concordo que estas câmeras sejam usadas também para multar os infratores, mas passar pela direita me parece normal em certas situações. Quem nunca esteve na pista da direita, observou a pista da esquerda ficar lenta e sem querer acabar passando um monte de carros assim? E aí, o cidadão cometeu uma infração porque a pista ao lado desacelerou? E quando tem um sujeito que teima a andar a 80 km/h na faixa da esquerda (com a direita livre!), segurando uma fila enorme de propósito? Esse sim é que deveria ser multado.

    • O_Corsario

      O CTB permite a "passagem" pela direita, que é diferente de "ultrapassagem" pela direita.
      Na prática, acaba ficando um pouco subjetivo, e isso abre brechas para multas injustas.

  • Doidim2011

    O CBT prevê o uso de equipamento para medir velocidade, equipamento para medir avanço de sinal, etc…
    OCBT não prevê equipamentos para múltiplas multas. Todos esses equipamentos para multiplas funções não são legais

  • O_Corsario

    Acho correto, porém isso não pode servir de justificativa para a completa ausência da PRF nas estradas como vem ocorrendo.
    Estes equipamentos tem que servir para auxiliar o trabalho da polícia, não para fazer o trabalho dela.
    Afinal, a multa não impede que a pessoa cause acidentes!
    Por exemplo, um cara transitando pelo acostamento, não basta multar, tem que impedir que ele continue lá, pois pode atropelar pessoas, bicicletas ou colidir com um carro em pane.
    O correto seria a PRF monitorar o trânsito pelas câmeras, para obter informações para interceptar e multar os infratores.
    Aliás, poderia até usar os telões para advertir motoristas. Por exemplo, nota que tem um caminhão na esquerda, aparece escrito no telão: "atenção caminhão placa XXX-9999, saia da esquerda". Se o motorista não corrigir sua atitude, seria parado e multado. O mesmo para veículos com excesso ou, principalmente, velocidade muito baixa: "Veículo XXX-9999, facilite ultrapassagem". Primeiro advertir e orientar, depois multar.

    • Alex_JW

      Pois é Corsario, vão entupindo as ruas e estradas de câmeras no melhor estilo BIG BROTHER, mas policiais ou agentes públicos que é bom, nada, ficam todos sentadinhos em suas "bases".

      Londres é uma cidade ultra-vigiada por câmeras, e como se vê atualmente não adiantou muito.

      Precisamos é de policiais nas ruas e agentes de trânsito, mas quem é que quer botar a cara?

      • O_Corsario

        É… A PRF sofreu um desmonte, basta parar em qualquer posto que normalmente mal tem um guarda, falta tudo, verba, vontade política, comando criativo e eficiente, enfim… Viraram meros multadores, que não fazem o mais importante: impedir o acidente ou abuso.

        • Alex_JW

          É verdade, nos últimos 5 anos foram dezenas de policiais EXPULSOS por corrupção/prevaricação.

          É o que eu sempre falo, pra mudar o Brasil só duas soluções:

          1. Pena de Morte para crimes onde o funcionário público se favoreça diretamente do cargo que ocupa (do baixo ao mais alto escalão, seja no Executivo, Legislativo ou Judiciário) ou
          2. Uma bomba atômica que mate todo mundo no Brasil e recomece do zero, já que a sacanagem, a libertinagem, a corrupção… estão no DNA do brasileiro, desde os tempos do Brasil Colônia.

          • O_Corsario

            Por um lado, se expulsou por estes motivos, está correta.
            Mas tem que repor o pessoal, não basta demitir e deixar postos ociosos!

            • pfcmacedo

              Pior que falta pessoal, equipamentos e honestidade pois mesmo sendo expulsos muitos corruptos não é dificil ver e saber de casos de corrupção da PRF, na verdade não é dificil ver casos de corrupção na maioria dos cargos publicos no BR

  • CRW_09

    Acho meio exagero que um policial fique mesmo de prontidão olhando um monitor pra ver se alguém está ultrapassando pela direita. Porque nos casos do radar ele tira foto, mas assim em tempo real, como que vão identificar o veículo? Mas sei lá, não duvido de nada…

  • Teckere

    Seguindo as sugestões de alguns aqui, pergunto: Será que existe um jeito londrino para os pedágios?

  • Deveriam multar quem anda devagar na pista da esquerda, os animais que obrigam quem está atrás a ultrapassar pela direita. Eu odeio esses motoristas metidos à polícia de trânsito, eles são que nem os querem te converter à religião deles à força. Pessoas que andam abaixo do limite de velocidade na pista rápida deveriam ganhar 5 fofinhos pontinhos em suas CNHs para aprenderem a cuidar da própria vida.

    • O_Corsario

      Até porque o CTB é claro: sempre, SEMPRE deve-se facilitar a ultrapassagem, mesmo que estiver no limite da via.

    • pfcmacedo

      No Brasil vende-se que o problema do transito é a velocidade sempre… é só olhar quando algum acidente é noticiado na imprensa a primeira coisa que cogitam é excesso de velocidade e tentam manipular informações para que pareça sempre que isso provocou o acidente. Manutenção, impericia e outros ngm fala.
      Ja vi muitos carros devagar quase provocarem acidentes justamente por isso, mas provocar acidente a 40km vale só num pode andar a mais de 80km pq vc é um monstro.
      Uma das melhores medidas é obrigar motoristas com pontos a frequentar aulas do codigo de transito (com uso digital) assim sentindo na pele que se fizer M$# vc vai ter de parar suas tarefas e sentar pra ouvir alguem te ensinar como fazer certo vai fazer pensarem 2 vezes

      • DCald

        Eu já vi muito carro (e principalmente caminhao) devagar causar acidentes….mas, a culpa é sempre jogada em quem estava mais rapido (independente de estar dentro do limite ou náo)… por isso temos um monte de tranca rua se achando o bom motorista e atrapalhando o transito e causando mais acidentes…

  • E. Ferreira

    Eles deviam fazer isso era dentro das cidades.
    Moro em Recife. O trânsito é um inferno. E vai piorar muito nos próximos anos porque a população dirige mal, não respeita lei de trânsito nenhuma e os guardas não multam. Inclusive o jornal Diario de Pernambuco fez reportagem mostrando que comparado a Salvador e a Fortaleza aqui os guardas de trânsito não multam nada.
    Se houvesse aplicação de multa, um monte de conversão irregular, trancamento de cruzamento, furo de sinal vermelho, condução na contramão deixaria de acontecer. Pode parecer estranho, mas tudo isso é muito normal aqui.
    Mas todos são contra as multas, aquela história de que o governo quer meter a mão e coisa e tal. Mas depois ficam reclamando que o trânsito não anda, que o prefeito não trabalha pra resolver o problema etc. Só que na hora de fazer a sua parte, o indivíduo tá lá fazendo coisa errada no trânsito e ajudando a piorar ainda mais um trânsito que já é péssimo.

    • diegogerman

      Faço das suas minhas palavras. Esses sistemas de monitoramento e multa por cameras numa cidade é uma excelente iniciativa! As mazelas que eu vejo aqui em João Pessoa no dia-a-dia é imoral! E em blitz, todo motorista é santo…! Quem tem que ser multado não é o cidadão que não tem condições de pagar o emplacamento do carro todo ano, mas sim os "animais" soltos pelas ruas, que causam acidente e botam em risco nosso patrimonio e nossas vidas! O problema é que o valor obtido das multas é infelizmente mal gasto, muitas vezes sendo desviado, ESTE é a questão a ser debatida! Sobre as multas, quem não deve não teme!

  • apelidoale

    Por que não usam estas câmeras pra flagrar a corrupção dos políticos ???

  • Alex_JW

    Uma das infrações que mais gostaria de ver sendo punida, seria a do USO DO ACOSTAMENTO.

    Se tem algo que me impõe imensa raiva e indignação, é o sujeito usar o acostamento para ultrapassar ou driblar o trânsito intenso.

    • O_Corsario

      Outro dia, bandeirantes congestionada, o acostamento virou pista expressa dos "expertos"..
      Nisso um carro entrou no acostamento e parou… O animal que vinha cortando a toda velocidade parou queimando pneu e buzinando, xingando…
      Sò valeu a pena pq o cara que parou tinha uns dois metros de altura, e desceu já dizendo "vc tá louco? Estou no acostamento" e tal… ridículo.
      E as estradas continuam sem fiscalização. Custa botar uma viatura?

      • Tripa-Seca

        Com o dinheiro de multa de um fim de semana se duvidar comprava uma viatura..Esse seria o caso de parar o motorista, ver se tinha alguma grávida ou baleado no carro dele, suspender a CNH para sempre e apreender o veículo..

    • Passarimbsb

      Isso é o que mais me deixa indignado também… aqui em Brasília são muitos que fazem o acostamento de pista, atrapalhando e retardando quem faz o correto.

  • aledalloglio

    Nosso País é assim e vai continuar sendo até nossa população se mobilizar e fazer algo… Concordo com o cara la em cima sair e quebrar tudo sei lah, temos que fazer uma coisa marcante pra mudar essa palhaçada que é nosso País. Monte de assaltos, sequestros, e como sempre só estão preocupados em multar e arrecadar dinheiro. #BrasilPiada

    • Alex_JW

      Quebrar tudo eu não digo, pois os bens móveis ou imóveis não podem se defender.

      Mas mater meia-dúzia numa fogueira eu já acharia bacana….

      Do que adianta julgar um cara que foi filmado e flagrado com dinheiro na cueca? Direito à ampla defesa, ao contraditório? Quebra logo o caboclo e ponto final, é menos um peso morto pra sociedade carregar.

  • maiamachadoch

    acho que o termo Azimute foi usado inadequadamente, Azimute quer dizer a direção a ser tomada, medida em graus

  • X11auto

    Concordo com a polícia se multar todos aqueles folgados que usam o acostamento quando o trânsito esta lento!
    Por outro lado acho que as câmeras devem também servir para nos proteger de bandidos e no que elas ja são usadas que é em caso de acidente ou quebra de veículos!

    • CeloSurf_

      Esquece isto, proteger que está no acostamento com o pneu furado não enche os cofres de dinheiro…

  • CeloSurf_

    Eles podiam multar os caminhões que insistem em andar na faixa da esquerda a 120Km/h onde a velocidade máxima é de 90Km/h

    • Alex_JW

      Como se escreve em negrito?

      • danielowner

        O problema é que se a gente ensina vira bagunça

        • Alex_JW

          Hahahaha…blz!!!

  • FFFuel

    Mais um capítulo da novela "A INDÚSTRIA DAS MULTAS"!

  • thiagolamim

    Mãe eu to no big brother.

  • FFFuel

    Quando uma pessoa ultrapassa pela direita, são duas infrações!
    A Primeira é ultrapassar pela direita! A segunda, e na minha opinião mais grave pois é a causadora da primeira, é "trafegar pela faixa da esquerda"!
    Nas estradas existem sempre carros velhos e caindo aos pedaços andando a 2km/h pela faixa da esquerda!
    um absurdo.

  • André/Pira

    A dúvida que fica é a seguinte; será que essas câmeras tem zoom o suficiente para focalizar as placas dos carros?

    • Alex_JW

      Têm, são de alta resoução/definição…

  • Miguel Osterroht

    Que droga, estou tirando carta agora, e pelo jeito as coisas só estão ficando mais difíceis, não são mais como antigamente. A Castelo já foi um "desertão", bem tranquila, agora tem mais de 80 cameras me observando.

    Maldita fabrica de multas….

    • Alex_JW

      Mermão, realmente você vai curtir a fase áurea da sua vida num país pior, com menos liberdade (e reclamavam da ditadura, hein….?)…. um país com mais violência, e até transar sem camisinha vai ser perigoso… haha… boa sorte garoto!

    • cmoret

      Se dirigir dentro das normas não tem multas. Não tomo uma há 8 anos e nem por isso ando a 60km/h na faixa da esquerda.

      Malditos são os motoristas que não respeitam a lei e o pior, não respeitam o próximo achando que a pista é dele.

      Espero que você não seja um desses.

    • Viper559

      Então cara, trate-se de aprender a dirigir certo pra não perder a carta, tá ficando mais difícil pros infratores, isso sim.

      • Miguel Osterroht

        Ta mesmo, uma grave ou gravissima, ou duas médias, já fico sem carta por 2 anos, e aí tenho que fazer tudo de novo….

  • granrs78

    Ótima noticia, pois só assim mesmo para acabar com a "farra" que muitos motoristas estão fazendo pelas estradas do nosso país, principalmente quem dirigi caminhão ou onibus, pois estão parecendo uns loucos com esses monstros sobre rodas.

    • Alex_JW

      Seria ótima a notícia, se ao invés de colocarem trocentas câmeras nas estraadas, colocassem TBM trocentos policiais, até pq a segurança do motorista está em jogo também, e não apenas as infrações de trânsito e o seu peso pecuniário.

      Não sou contra a medida, porém JUNTO a ela deveria haver a divulgação de um maior efetivo da PRF nas estradas.

      E pelo jeito tal efetivo agora vai ficar dentro de salas com ar-condicionado multando apenas pelo monitor… enquanto isso a bandidagem faz a festa nas ruas e estradas.

  • oliveirajc

    "art 29
    X-a) nenhum condutor que venha atrás haja começado uma manobra para ultrapassá-lo;
    b) quem o precede na mesma faixa de trânsito não haja indicado o propósito de ultrapassar um terceiro;
    XI-a) indicar com antecedência a manobra pretendida, acionando a luz indicadora de direção do veículo ou por meio de gesto convencional de braço;
    b) afastar-se do usuário ou usuários aos quais ultrapassa, de tal forma que deixe livre uma distância lateral de segurança;

    § 1º As normas de ultrapassagem previstas nas alíneas a e b do inciso X e a e b do inciso XI aplicam-se à transposição de faixas, que pode ser realizada tanto pela faixa da esquerda como pela da direita."

    Ultrapassar pela direita em vias de duas ou mais faixas não é infração. Para recorrer é simples, é só copiar e colar o artigo do CTB acima. Se a polícia aplicar uma multa dessas, dais duas uma: ou está agindo de má fé; ou não conhece regra de trânsito. Mas pode ser bobagem escriva pelo jornalista do Estadão…

    • DCald

      náo é bem assim meu caro colega…

      vc só pode ultrapassar pela direita qdo o veiculo que esta na frente sinaliza que vai fazer uma conversao a esquerda…

      • oliveirajc

        Isso é quando há apenas uma faixa, em vias com acesso à direita a imóveis ou outras vias, visando evitar acidentes. Com duas ou mais, aplica-se a regra do parágrafo primeiro, ninguém pode ser multado em estrada por passar à direita de um veículo, como relata a matéria. Releia o art. 29.

  • danielowner

    Não sei porque o pessoal se preocupa tanto com multa é só andar direito que ninguém é multado.

    • Mystvan

      Eu creio que depende muito da situação. Por mais que nós queiramos respeitar as normas do trânsito, às vezes é impossível com o nosso cotidiano caótico e alucinante. Exemplos:

      • Um veículo de emergência solicita passagem e você ultrapassa a faixa de pedestres para abrir caminho.

      • Um ônibus está à sua frente e você não consegue visualizar a fase do semafóro.

      • Um ônibus para no ponto sem estar próximo à guia e você é obrigado a trafegar na contramão.

      • Pessoas (mulheres!, idosos) que atravessam as vias de forma imprudente e o sinal do semáforo se torna vermelho.

      • etc

      • danielowner

        Por isso que eu paro com uma distancia suficiente para manobro em relação a faixa de pedestre;
        Por isso que eu mantenho distancia do carro/ônibus a frete;
        Nenhum ônibus fica para sempre no ponto de ônibus para sempre.

        ETC

  • 430scuderia

    Ótima imagem, em pleno século 21.

  • Mystvan

    Será que haverá sinalização das placas indicando a existência das câmeras nas proximidades?

  • naoseidenada

    Para quem acha que a fiscalização eletrônica serve para o cidadão e não para o estado basta fazer uma conta simples: Quantos delitos de interesse do cidadão as cameras ajudam a resolver? E quantas multas elas ajudam a aplicar? Eu seria favorável a multas pelas cameras, desde que o governo tivesse que cumprir uma meta para ocorrências de interesse do indivíduo para só depois começar a multar (interesse supostamente público).

  • W_B_C

    Como foi dito uma vez no Top Gear:

    "Se você conseguiu ultrapassar pela direita, é porque tinha espaço para o carro da frente dar passagem"

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend