Finanças Governamental/Legal Motos Segurança Trânsito

São Paulo: governo financiará motocicletas e capacitação de motoboys

São Paulo: governo financiará motocicletas e capacitação de motoboys

Eles já eram muitos quando o “velho normal” estava por aí. Contudo, veio a pandemia e o serviço de delivery se tornou essencial para muitas coisas, além de comida.


O motoboy ou motofretista passou a dominar as ruas vazias de nossas cidades, sendo para muitos o último recurso também para se manter empregado em meio ao fechamento da economia.

Depois de meses de quarentena dura, inclusive com rodízio total e praticamente o fechamento quase que completo do comércio e indústria, o governo de São Paulo anuncia um programa voltado para essa categoria.

O programa Motofretista Seguro oferece “crédito, facilidades de financiamento e formação para profissionais desta categoria”, de acordo com o divulgado pelo governo paulista.

Pelo plano apresentado, o Detran SP será o responsável pelo programa, que abrirá linhas de crédito para financiamento de motos de até R$ 8,1 mil e equipamentos de trabalho em até R$ 3 mil. Haverá ainda facilidades de financiamento com empresas parceiras.

 

O Detran SP ainda promoverá cursos de reciclagem para aqueles que o fizeram há mais de cinco anos, bem como permitirá a regularização da CNH para os condutores em situação irregular, devendo os mesmos terem no mínimo 21 anos, portar a carteira de habilitação e exercer atividade remunerada.

Com foco na segurança, a campanha tem a participação do SindimotoSP, Banco do Povo Paulista e Sindicato das Autoescolas (CFCs). O programa visa facilitar a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI´s), já que um estudo apontou que 57% das vítimas de trânsito com sequelas são motociclistas e que o número de acidentes de moto é 4 vezes maior que o de carro.

Ernesto Mascellani Neto, Diretor-presidente do Detran SP, diz: “O programa de capacitação será financiado com recursos de multas do Detran e nosso objetivo é, primeiro, oferecer condições melhores e mais seguras de trabalho para essa categoria. A cultura da educação de trânsito vai nortear nossas políticas com valorização, reconhecimento e investimento em fiscalização”

[Fonte: São Paulo]

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email