Governamental/Legal Trânsito

São Paulo: governo local estuda mais uma nova estrada para a Baixada Santista

O governo paulista está estudando a construção de mais uma estrada ligando a capital ao litoral sul e Baixada Santista.

A nova estrada deverá ligar Parelheiros (zona sul de São Paulo) ou o Rodoanel Sul à Itanhaém, no litoral paulista.

Do distrito de Marsilac (Parelheiros) é possível avistar a cidade litorânea. A distância entre esses dois pontos é de 15 km.

O novo trecho será entregue junto com uma nova concessão, que vai cuidar também da rodovia Padre Manoel da Nóbrega, indo de Mongaguá até a Régis Bittencourt (BR 116).

O trecho da concessão terá 153 km, já com o novo trecho de serra. Haverá praças de pedágio no litoral e no planalto. No entanto, a obra deve demorar para começar, por causa de estudos de impacto ambiental.

A nova estrada será um recurso viável para aliviar o sistema Anchieta-Imigrantes, e deve custar R$648 milhões. O objetivo maior é dar apoio ao pré-sal na Baixada Santista.

[Fonte: Folha]





  • Julio_F

    Por um lado será ótimo desafogar o sistema Anchieta-Imigrantes durante os finais de semana de verão e feriado, por outro lado, se não forem realizadas reformas e duplicações em avenidas da capital paulista (ex: Avenida Senador Teotonio Vilela e Av Sadamu Inoue) o trânsito vai ficar insustentável no extremo sul, podendo até inviabilizar as coisas pra quem precisa subir para o centro mesmo durante a semana pelo provável aumento do fluxo de caminhões por essas vias.
    O governo precisa ver se a prefeitura está disposta a absorver esse impacto.

    • Romis_gtr

      As cidades do litoral sul precisam de uma boa infra-estrutura pra absorver isso…….afinal são "cidades-tripas" que ficam em torno da rodovia….quem já passou por Praia Grande/Mongagua em fim de ano sabe como é, não tem pra onde correr, ou é rodovia, ou marginais….mas TODAS ficam cheias e afunilam no MESMO lugar!

  • guiboracini2

    mais pedagio?
    2?
    vai custar quanto esse?
    legal é que a obra sai do nosso bolso, e pra andar nela, temos que pagar tambem…

    • [Shw 1981]

      prefiro mil vez pagar 14 reais de pedágio ida e volta na Bandeirantes, Anhanguera, Castelo Branco, Aryrtom Senna, e andar em 4 faixas ou 3, sempre limpa, sem buracos, com apoio a resgate e td mais!!
      Só quem anda fora de SP sabe o quanto estamos a uns 100 anos na frente de qualquer estado no quesito estrada!

      Se cv não é de SP me desculpe, mas precisa passear por aqui!!

      • marcelofalves

        sou de sao paulo e moro em ctba, estradas em sao paulo sem duvidas são as melhores, mas tem os pedagios mais caros tb, o certo é ter uma autopista excelente sem ter que pagar uma fortuna pra usar, mas pior mesmo é no parana, estrada de mao dupla pagando uma fortuna de pedagio, vai de ctba pra foz ida e volta a gente deixa mais de 150 reais de pegadio pra andar em estradinha de mao dupla, isso sim é um assalto, tudo bem que nao tem buracos, mas o valor é absurdo, agora vc sai de sao paulo indo pra ctba, num gasta 10 reais de pedagio, ai sim é um valor justo, deveria ser assim em todas estradas

        • [Shw 1981]

          Eu ia muito de SP a Maringá e ja fui de Maringá a Balneario Camboriu, as pistas do Paraná não tem buraco mas vc paga caro e anda atras de caminhão durante 400km!!

        • Julio_F

          Saindo de Sâo Paulo para o interior de São Paulo, dependendo do trecho e do carro, você pode conseguir a proeza de gastar mais de pedágio do que de combustível.
          E o povo acha normal. "As estradas são boas." O problema é a mania de nivelar tudo por baixo.
          Se nós estamos pagando a INICIATIVA PRIVADA para administrar a rodovia o mínimo do mínimo que queremos é um serviço de qualidade, até porque já pagamos anteriormente a construção disso.
          E as rodovias mais desconhecidas do interior do Estado, que não possuem pedágio, administradas pelo DER, não tem qualidade. Esburacadas, mal sinalizadas e inseguras, assim como muitas outras tantas estaduais em outros estados ou algumas BRs mortais que temos por ai.
          É triste.

      • Julio_F

        Moro em São Paulo, já andei por todas as 10 rodovias que saem da cidade, federais ou Estaduais, e te digo o seguinte: mesmo as pedagiadas que estão em melhores condições (na minha opinião Ayrton, Castelo e Bandeirantes) não tem o nível de algumas rodovias não pagas pelo mundo afora. "Ah mas comparar com o mundo", SIM, comparar com o mundo. Comparar com o Brasil só não adianta porque o Brasil é atrasado mesmo, infelizmente, não há novidade nenhuma nisso.
        O fato das rodovias estaduais pedagiadas de SP oferecerem boas condições de rodagem NÃO justifica o absurdo de ter que se pagar duas vezes pela mesma coisa. As rodovias não pedagiadas é que deveriam ser melhores. As pedagiadas não fazem mais do que a obrigação (em dobro). Há paises do mundo que sequer cobram impostos anuais similares ao IPVA por exemplo e tem excelentes rodovias e mesmo ruas dentro das cidades. E ai?
        Pior ainda quando levamos em conta os valores cobrados. No sistema Imigrantes por exemplo, se paga R$ 20 reais para andar 80 kilometros. Se gasta menos em pedágio para ir pra Ubatuba pela Ayrton/Carvalho Tamoios/Osvaldo do que para ir para Santos pela Imigrantes. Qual a lógica nisso? Lógica nenhuma, pois é.

      • X11auto

        Concordo como é bom andar em uma estrada boa!
        O problema é que pelo que pagamos de impostos, isso deveria nos ser dado de retorno sem ônus extra, segundo, já que é para pagar que fosse justo, e não é uma coisa e nem outra!
        Essa é a bronca!

  • johnnyburanelo

    nossa mais um pedagio, a padre manoel da nobrega nunca precisou de concessao, agora q a estrada está pronta e nao tem nada p fazer, vao tercerizar ela e logico muitos politicos irao ganhar muito nisso affff

    • X11auto

      Na verdade o pedágio deve ser na descida para cobrar de quem não vai mais pela Anchieta ou Imigrantes e no retorno para ter certeza que te furou o umbigo!rs…

  • Tripa-Seca

    Legal…Constroem novas estradas e enchem a na de caminhões!! Porque não uma ferrovia nesse trecho?

    • KMuniz

      Ué!
      Porque ferrovia custaria metade desses 640milhões, teria capacidade de o triplo de carga, o impacto ambiental seria menor, para construir nem metade o tempo e não teria pedágio… ou seja, ferrovia é totalmente "inviável" mesmo

  • AF1979

    Alguém já me disse que entre Marsilac e Itanhaém dá para ir de carro por meio de umas estradinhas meio obscuras. Em tempos, se uma estrada dessas saísse do papel, poderia inclusive ajudar a encurtar a viagem entre São Paulo e Curitiba, que hoje vive de serpentear a Serra do Mar na Régis e dura umas seis horas.

    • Julio_F

      Pelo que sei existem rotas de bicicleta, mas não creio que um carro consiga fazer o trajeto. No máximo uma moto própria para trilhas.

      • LuccasVillela

        semppre quis saber isso, mas vejo no google maps e nao acho nada.

      • Edson Roberto

        Julio, tem sim a estrada porém é de um lugar reservado aos indios da região. Eles além de cobrarem quem passar por lá, corre o risco ainda de ser morto, afinal, para ter acesso vc tem que conhecer o pessoal daquela vila.

        Por isso, só vai quem tem contato com os indios. Quero ver novamente o que o governo vai fazer com a reserva de DIREITO daquele povo.

    • KMuniz

      Um reporter do uol fez essa viagem, de carro, mas teve que pagar pedágio até pra índio.
      Sério, deem uma procurada que ná época eu li lá.

  • PedroGeraldes

    Por que não uma ferrovia?

    A- Trecho muito curto, mudança completa de modal seria complicada e custosa.
    B- Terreno muito acidentado/Aclive/Declive aumentam os custos extraordinariamente.
    C- Se pra construir uma rodovia levam anos, imagina uma ferrovia, novas concessões, licitações etc..

    Concordo com a rodovia, discordo do modo de gerência do Estado (gastar pra construir e entregar para um concessionária manter e tirar lucros absurdos sem investir praticamente nada).

    • Tripa-Seca

      Eles poderiam continuar a que chegava até a Bolívia. Que tal? Em que época ela foi feita? Quanto custou?

    • Edson Roberto

      Pedro, pensando no meio da ferrovia, essa poderia ter ligação com as ferrovias paulistas e desembarcar muitos itens pela mesma. Sejamos justos, vc acha mesmo que o custo de construção dessa via ficará em "apenas" 640 milhoes?

      Haverá a possibilidade de diversas concessões onde todos saem ganhando, como sempre pagamos e não ganharemos nada com isso e sim mais taxação.

      Por ultimo, só aqui no Brasil as obras demoram anos para serem construidas. Como que um projeto de metrô que na pratica é muito mais complicado principalmente os subterraneos que exigem segurança tanto da pressão exercida como para uso daqueel meio sem prejudicar o que está em cima, em qualqeur outro pais é feito rapido?

      Ai tem coisa errada, mas sem duvida a ferrovia nao teria custos tão altos a ponto de inviabilizar. O que inviabiliza é o faturamento de caixa 2 que fica mais dificil do que qdo aplicado para estrada.

  • Interessante, agora a pegunta: Quanto do meu bolso vai sair pra encher os bolsos do governo e da "administradora" depois da privatização???

    • X11auto

      uns dezoito pra descer, mais seis pra subir e quando as praças do rodoanel estiverem a todo vapor mais uns cinco! Sei lá !

      • Edson Roberto

        No Rodoanel vai começar com "apenas" R$1,20 que é a junção… espera 10 anos e vc vai ver como está o reajuste. No Brasil, logo logo, só veremos carros de segurança (Celta, Mille) e médio grandes nas estradas… pq esta ficando cada vez mais dificil viajar devido a tudo ser caro.

  • DonVitor

    Mais milhões de pardais e maior arrecadação à vista…

    • Tripa-Seca

      Só não correr…

  • mikaelbrian

    quem passar por ai todo dia ta f* pq a ferrugem come sem dó

  • X11auto

    Essa pista já era para estar pronta a tempos, é ridículo imaginar todo o fluxo do litoral preso a Anchieta e Imigrantes, tem mais, é para ter um aeroporto em Itanhaém para dividir o fluxo com Congonhas e Cumbica, parece longe, mas é pertinho, outra coisa, na velocidade que se esta vendendo carro no Brasil, se esta pista não sair logo, não duvido nada que comecem a vender ingresso antecipado para ir para a baixado!
    Meu Deus oque que eu fiz! Acabei de dar mais uma ideia pros caras!

    • Tripa-Seca

      Eu queria saber o que tanto paulistano faz na baixada, principalmente em datas festivas: Violência, sujeira, falta de água, acidentes, congestionamentos….É tão diferente assim ver a queima de fogos no oceano? Compensa o martírio? Colega meu, no fim do ano retrasado, levou 4 horas da Praia Grande de Ubatuba até Caraguá..Deve ter alguma coisa no nosso litoral.

      • Edson Roberto

        E ainda um ponto que vc nao citou… FALTA DE RESPEITO.

        Faz 3 anos que nao passo o final de ano na praia (litoral norte).

      • Romis_gtr

        Putz, concordo, moro na baixada santista e ficaria imensamente feliz, se a "turistada" num viesse pra cá…..aqui num tem nada mesmo, é muita violência pra assistir queima de fogos em uma praia suja……

        EU passaria em outro lugar…..

      • X11auto

        Cinceramente eu nem vou a praia nessas épocas de fim de ano e pra falar a verdade sou contra tantos fogos queimando e fedendo o ar que respiramos!
        Costumo descer em outros feriados, mas também ta difícel!

  • MM_

    Existe muita gente contra a construção dessa estrada por fatores ambientais.

    Não sei bem sobre o impacto e tal, mas faz mais de 20 anos que falam sobre essa estrada. Particularmente acho que nao sai nunca.

  • Ghrow

    Será que os estados NÃO-PRODUTORES de petróleo querem dividir essa conta????
    :p

  • renatogca

    LEgal, vamos ter um funil inverno…. a capital que não suporta mais um carro e 500 estradas que suportao 5000x os carros que passam por aqui!

  • jkpops

    Até que enfim uma boa noticia para o pessoal de marsilac esquecido pelo poder publico e por todos à uns 15 anos atrás um trem descia a serra gratuitamente depois acabaram com o serviço uma pena hoje em dia o pessoal de lá tem de esperar quase 1 hora para o ônibus passar e leva uma meia hora para chegarem no terminal varginha imagine quanto tempo levam pra chegar a praça da sé talvez com essa rodovia marsilac seja um lugar melhor para viver …..

  • Lucas Fernando

    É… Não é justo pagar pedagio, mas mesmo assim eu prefiro pagar pedagio aqui em SP, do que andar nas rodovias da Bahia.

  • Rosario

    Precisa sim QUE O Governo fas esta ligação estre Parelheiros e Itanhaém urgente . F.d. si o meio ambiente . é o é progresso chegando .E Parelheiros precisa disso ??? os moradores de parelheiros esta indignado com o governo passar o rodoanel trecho sul e não deixar uma entrada se quer para população da ZONA SUL ir ao litoral temos que protestar contra este descaso do Governo de são paulo com povo da sona SUL .



Send this to friend