São Paulo segue Buenos Aires em fim do carro a combustão em 2040

São Paulo segue Buenos Aires em fim do carro a combustão em 2040

A cidade de São Paulo decidiu seguir Buenos Aires e outras grandes cidades do mundo para acabar com o carro a combustão entre 2035 e 2040.


A metrópole paulista é a única do Brasil que se comprometeu com o pacto da COP26, realizada pela ONU em Glasgow, Escócia.

Num compromisso de ajudar a combater a emissão de poluentes, São Paulo quer começar o combate aos veículos poluentes através do que pode impor no momento, ou seja, o transporte público.

A ideia é converter a frota urbana de ônibus coletivos para elétricos, hoje responsável por 62% da carga de gás carbônico que a cidade emite diariamente.

Numa cidade de 12 milhões de habitantes e mais de 13 mil ônibus, apenas 1,6% são elétricos e isso contando os trólebus. Por isso, a prefeitura mudou o planejamento.

Só para 2021, a administração municipal queria alcançar 18% da frota, mas não deu… Agora, a meta é adicionar 2.600 ônibus elétricos (com baterias de fosfato de ferro-lítio) até 2024.

São Paulo segue Buenos Aires em fim do carro a combustão em 2040

Isso é 12 vezes mais que o volume atual e representará 20% da frota. A partir daí, serão 11 anos para converter os 80% restantes da frota de diesel para elétrico.

Isso sem dúvida deve forçar fabricantes como BYD e Volkswagen, além da Eletra, a ampliar a produção desse tipo de veículo.

Isso apenas para a cidade de São Paulo, que pode acabar influenciando o governo do Estado a adotar o mesmo para a região metropolitana da Grande São Paulo e outras do estado.

Quanto aos carros, ainda não se sabe o que a prefeitura fará, mas ações como criação de zonas livres de emissões e restrição de horários para carros a combustão devem ser criadas.

O mesmo em relação às frotas com incentivos fiscais para frotas de táxis/aplicativos livres de emissão devem ser implementadas.

Pode ser que o município tenha mais incentivos para compra de carros elétricos com vagas exclusivas e outras ações.

[Fonte: G1]

 

 

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.