Pickups Volkswagen

Saveiro cabine dupla a diesel

saveirocd Saveiro cabine dupla a diesel

Muito tem se falado da Fiat Strada Cabine Dupla que acabou de ser lançada. Li aos montes comentários como “revolução no setor”, “primeira pick-up leve cabine dupla no mundo”, entre outros.



Entretanto não notei nenhuma menção à Volkswagen Saveiro Cabine Dupla diesel produzida pela VW entre meados da década de 80 até o início da década de 90. Essa sim, na minha opinião revolucionou o mercado das pick-ups leves.

E como a VW conseguiu produzir um carro utilitário a diesel, com capacidade de carga de menos de 1 tonelada (como manda a atrasada legislação brasileira no tocante ao subsídio/produção de carros diesel) no Brasil?

Bem, a Volkswagen Saveiro com cabine dupla diesel que vemos com certa frequencia nas ruas não foi um modelo de fábrica lançado pela Volkswagen, mas sim uma adaptação feita por concessionárias, geralmente sobre o modelo com motor a diesel, que tinha cabine simples normal.

As adaptações, comuns nos anos 80, também podiam ser vistas na Ford Pampa, sendo esse um serviço da famosa concessionária Souza Ramos.

saveirocd Saveiro cabine dupla a diesel
Sobre a utilização do motor a diesel na Saveiro e em outros carros e utilitários pequenos, isso era normal, estes motores só foram proibidos em carros com carga útil inferior a 1000 kg de carga útil pela Portaria 23 de 6/6/1994 do extinto Departamento Nacional de Combustíveis.

A Volkswagen Saveiro até chegou a ser fabricada no Brasil com motor diesel, mas era exclusivamente para exportação. Os motores diesel usados na Saveiro eram os 1.5 ou 1.6 diesel da Kombi, visto que o consumo fica muito bom, chegando mesmo a 20 km/l dentro da cidade, e isso traz uma economia incrível de combustível!

Fazendo um rápido cálculo: se uma Saveiro a gasolina faz 10 km/l dentro da cidade, o que já é bem difícil, temos um custo por quilômetro rodado de aproximadamente R$ 0,35 ou R$ 0,40. Se ela, movida a diesel, fizer 20 km/l, esse custo cai para R$ 0,16!! É menos do que a metade!

COMPARTILHAR:
  • Cadu

    Excelente texto Leonardo, realmente não tem sentido comparar a Strada CD com essas ai, pq eram adaptações! A importância delas é que foi por causa de adaptações (colocando o banco traseiro no Strada CE) que a Fiat percebeu essa necessidade de mercado e montrnado-se ágio, inovou mais uma vez. Por isso essa empresa chegou ao Brasil vendendo bem a baixo das outras três e consegui revolucionar o mercado chegando à liderança!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email