Saveiro Cabine Dupla: uma pickup bem versátil

Volkswagen Saveiro Cross CD 2016–pr.

A picape leve da Volkswagen é um dos produtos mais versáteis do mercado nacional e assim como a rival da Fiat, seguiu um novo caminho ao optar por um espaço interno maior e suficiente para quatro ou cinco pessoas, com a Saveiro Cabine Dupla.

Apesar da caçamba menor, a Saveiro Cabine Dupla se tornou uma opção muito desejada entre os clientes que querem mesclar lazer e trabalho num só produto.

Neste artigo, vamos conhecer mais a fundo a Saveiro Cabine Dupla, uma picape leve que a Volkswagen comercializa com sucesso no Brasil. O projeto é recente e já conta com uma boa variedade de opções.

Saveiro Cabine Dupla: o início

Saveiro Trendline Cabine Dupla 10

Em 2014, a Volkswagen finalmente reagiu, lançando a Saveiro Cabine Dupla.

Era um produto para brigar com a Fiat Strada Cabine Dupla, que era um modelo lançado cinco anos antes e que estava vendendo muito bem desde então, não tendo nenhuma rival à altura.

A General Motors nunca se preocupou em usar a boa Chevrolet Montana (aquela da primeira geração, é claro) para criar uma versão com quatro ou cinco lugares, focada mais no lazer para atrair jovens e clientes que não podiam pagar por uma S10 Cabine Dupla.

Assim, a Saveiro Cabine Dupla chegava atrasada, mas nem por isso deixava de explorar algumas deficiências do produto rival e oferecer uma proposta com mais conforto para o mercado.

Como parte da linha 2015, a Saveiro Cabine Dupla chega semelhante às demais opções de carroceria, mas com espaço na caçamba reduzido, assim como sua capacidade de carga.

Saveiro Cabine Dupla: estilo atraente

Saveiro Trendline Cabine Dupla 2

Medindo 4,493 m de comprimento, 1,720 m de largura, 1,553 m de altura e 2,753 m de entre-eixos, a Saveiro Cabine Dupla parecia já ter nascido para ser o que era, visto que a harmonia nas linhas da nova versão eram impressionantemente equilibradas, bem diferente da Fiat Strada Cabine Dupla.

De fato parecia uma adaptação sobre um projeto antigo, que na verdade já contava com 13 anos quando fora lançada e, na ocasião da VW, somava 18 anos.

Ou seja, a Saveiro Cabine Dupla surgiu como um produto bem mais atual não só em estética, mas em conforto e algumas soluções, embora a Fiat sempre tivesse uma carta na manga (leia-se Strada Cabine Dupla com três portas).

Aproveitando a boa plataforma PQ24 modificada, a Saveiro Cabine Dupla mantinha a mesma frente das demais versões da picape, assim como a traseira.

Faróis com dupla parábola, grades superior e inferior em preto, faróis de neblina e saias de rodas com proteção faziam parte do pacote.

Além disso, a Saveiro Cabine Dupla surgiu com teto 40 mm mais elevado sobre os arcos superiores originais, assim como colunas C bem delineadas e espessas, marcando o design da VW.

As portas eram de tamanho grande, usadas posteriormente no Gol duas portas, enquanto as vigias laterais eram suavizadas e basculante, integrando-se perfeitamente ao visual do conjunto.

Como a caçamba da Saveiro Cabine Dupla foi reduzida, não havia necessidade de apoio para pé nas laterais da carroceria, como acontecia nas versões de cabine simples e estendida, criando assim um visual mais limpo.

Mas ela ficou 20 mm mais larga, melhorando o espaço. A Saveiro Cabine Dupla tem um vidro traseiro amplo e basculante, dependendo da versão, trazendo consigo uma grade protetora integrada à caçamba.

Falando desta, a Saveiro Cabine Dupla tem 580 litros de espaço, onde podem ser colocada parte da carga útil, que no modelo chega a 629 kg.

Para quem vai atrás, há espaço de fato apenas para duas pessoas e ainda sim limitadas em termos de espaço para as pernas.

O quinto passageiro vai espremido na Saveiro Cabine Dupla e, apesar da Volkswagen dizer que cabem cinco pessoas, na verdade a Saveiro Cabine Dupla está quase para um 2+2.

Saveiro Cabine Dupla: versões e motores

volkswagen saveiro 2017 ambientadas NA 32

A Saveiro Cabine Dupla foi lançada em 2014 com as versões Trendline e Highline, além da versão Cross.

Com exceção da Cross, as outras chegaram com motor EA111 1.6 8V Flex com 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol, ambos a 5.250 rpm. O torque é de 15,4 kgfm no derivado de petróleo e 15,6 kgfm no combustível vegetal, ambos a 2.500 rpm.

Na versão Cross, a Saveiro Cabine Dupla tem motor EA211 1.6 16V MSI com 110 cavalos na gasolina e 120 cavalos no etanol, ambos a 5.750 rpm e torques de 15,8/16,8 kgfm a 4.000 rpm, respectivamente.

A transmissão é sempre manual de cinco velocidades, com embreagem de acionamento hidráulico.

Saveiro Trendline Cabine Dupla 6

Com o primeiro motor, a Saveiro Cabine Dupla chega até 172 km/h e de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, enquanto na Cross, com motor mais forte, a velocidade máxima é de até 177 km/h com aceleração até 100 km/h em 10,1 segundos.

Além da opção de dois motores, a Saveiro Cabine Dupla ainda veio com um recurso de segurança muito importante.

Na verdade, um pacote que já era oferecido na versão de cabine estendida. Tratava-se dos sistemas de controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial, freios ABS off-road e assistente eletrônico de frenagem.

Saveiro Trendline Cabine Dupla 7

Nas três versões, a Saveiro Cabine Dupla vinha com um conteúdo razoável, mas até ar-condicionado na versão Trendline era opcional.

Isso também incluía a preciosa capota marítima, além de itens como rodas de liga leve aro 15, sistema de áudio com CD e Bluetooth, faróis de neblina e sensor de estacionamento, entre outros.

Na Saveiro Cabine Dupla Highline, o pacote era apenas um pouco mais generoso, mas também sofria com a profusão de opcionais, que só ajudavam a elevar o preço da picape da VW.

Saveiro Cabine Dupla: atualização chique

Passaram dois anos, até que a Volkswagen mudou completamente o foco da Saveiro. Antes, a Saveiro Cabine Dupla estava bem ligada à dupla Gol/Voyage.

Inclusive até compartilhava elementos estéticos com o Fox (Cross Fox), no caso da versão Cross, que tinha faróis de neblina grandes, protetores adicionais, pneus de uso misto, santântonio personalizado com direito à defletor de ar e cores chamativas.

Agora a ênfase era distanciar a Saveiro Cabine Dupla dos demais modelos compactos da VW e por isso foi planejado um design mais exclusivo para a picape leve, que recebeu até um capô mais elevado, para que ela ficasse mais parruda.

volkswagen saveiro 2017 ambientadas NA 1

Outra mudança foi a introdução de faróis duplos maiores e com projetores quadrados, bem como grade ampliada e para-choque com um visual mais sofisticado e menos robusto, criando uma impressão de picape mais luxuosa.

Isso, porém, contrastava com a proposta da nova versão Robust, que também estava disponível na Saveiro Cabine Dupla algum tempo depois.

Essa era completamente focada no trabalho, ou seja, em frotas. Até o painel antigo foi mantido com seus difusores circulares, tudo para custar menos.

Mas, a versão Cross realmente era a mais chamativa. A Saveiro Cabine Dupla ainda vinha nas versões Trendline e Highline, já que Surf e Startline ficaram com as demais cabines.

Com uma frente realmente imponente, a picape em sua versão aventureira estava menos exagerada e mais focada numa boa impressão visual.

Isso incluía rodas de liga leve realmente de bom acabamento, assim como cores mais sóbrias.

De um para-choque com spoiler pronunciado até um santântonio integrado com as barras no teto e apoios na caçamba, a Saveiro Cabine Dupla inovava por ter até sensor de estacionamento dianteiro. Mas era somente isso.

volkswagen saveiro 2017 interior NA 9

A nova Saveiro Cabine Dupla Cross também vinha com o mesmo interior dos novos Gol e Voyage, cujo painel tinha um desenho mais atual e com plástico texturizado injetado na peça, além de difusores de ar retangulares.

O conjunto tinha até multimídia Discover Media com Google Android Auto e Apple Car Play, além do MirrorLink.

Somava-se a isso hot spot Wi-Fi, Bluetooth, navegador GPS integrado e conexões USB e SD, entre outras funcionalidades.

O volante do Golf e os bancos em couro estilizados de bom gosto, contribuíam para que a picape ficasse bem acima da Fiat Strada. E tinha mais, pois também oferecia os dispositivos de segurança já conhecidos, bem como um bom motor 1.6 de até 120 cavalos.

Essa injeção de ânimo na Saveiro Cabine Dupla deixou o modelo ainda mais atraente no mercado e sem dúvida ajudou a picape em vendas que se recuperaram nos últimos anos.

Com a atualização, o modelo começou a se afastar da dupla de compactos, que serão substituídos nos próximos anos por um novo carro nacional.

Saveiro Cabine Dupla: hoje

Volkswagen Saveiro Robust CD 2017–pr.

Atualmente, a Saveiro Cabine Dupla é oferecida somente nas versões Robust e Cross.

Na Saveiro Cabine Dupla Robust, o conteúdo é bem menor e, no visual, chama atenção por ter para-choques e retrovisores na cor preta, assim como barras no teto.

As rodas são de aço com calotas. O famoso “kit completo” do passado é reapresentado como opcional: ar-condicionado, vidros e travas elétricos e chave canivete.

Ela vem com o motor EA111 1.6 8V de até 104 cavalos e 15,6 kgfm. Mas, no caso da Saveiro Cabine Dupla Cross, o motor permanece o EA211 1.6 16V com até 120 cavalos e 16,8 kgfm.

O câmbio se mantém manual de cinco marchas. A Saveiro Cabine Dupla agora é a única opção de carroceria.

Felizmente, para quem for comprá-la, a Saveiro Cabine Dupla Cross agora não possui opcionais, tendo tudo o que é oferecido nas outras e mais alguns itens exclusivos, inclusive sensor de pressão dos pneus, criticado por não estar presente na maioria dos compactos da VW.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X