Você gosta da Saveiro quadrada? Nesta matéria, vamos falar um pouco da antiga picape cheia de nostalgia da Volkswagen.
Esse conhecido modelo já completou seus impressionantes 40 anos. E em todas essas décadas a picape que levou a Volkswagen ao topo do segmento por muito tempo acabou conquistando muitas gerações.
Saveiro Quadrada
Índice
A Saveiro quadrada chega ao mercado – 1982 a 1986
A primeira geração da Saveiro faz sua estreia no mercado nacional em setembro de 1982 – o nome vem de uma embarcação muito comum no Nordeste, que faz o transporte de carga e passageiros.
Nada mais justo, já que uma das principais características da Saveiro quadrada era poder carregar com conforto dois passageiros e carga na caçamba, em um total de 570 kg.
Fazendo parte de uma grande família – com Gol, Voyage e Parati – a Saveiro quadrada trazia no design a mesma dianteira do Gol BX (o primeiro Gol quadrado) – com faróis quadrados e pequenos – e luzes de indicação de seta nos para-choques.
As lanternas traseiras eram as mesmas usadas pela perua Parati – uma ideia que certamente reduziu os custos. O interior da Saveiro quadrada era o mesmo compartilhado com hatchback, sedan e perua.
Seu volante grande de raio duplo dava uma boa visibilidade para o quadro de instrumentos – quadrados e de fundo preto e com grafismos brancos. De forma geral o painel apresentava desenho mais quadrado, uma característica bem comum nos carros dessa época.
O motor da Saveiro quadrada era o boxer resfriado a ar que gerava 66 cavalos e 12 kgfm de torque. Seu câmbio era o manual de 4 velocidades, e sua suspensão dianteira era do tipo independente McPherson e na traseira usava o famoso esquema de eixo de torção.
Por dividir a mesma base com a Parati, a Saveiro quadrada tinha uma caçamba espaçosa para a época. No geral, o carro tinha 4,60 metros de comprimento, 1,62 metro de largura, 1,36 metro de altura e pesava cerca de 830 kg.
A Saveiro vinha com tudo para mostrar que o seu legado seria forte por muitos anos à frente.
Uma atualização no visual da Saveiro quadrada em 1987
A primeira reestilização acontecia quatro anos depois da apresentação oficial do modelo.
Agora os faróis da Saveiro estavam ligeiramente maiores e mais retangulares e as luzes de indicação de seta ficavam nas extremidades dos novos faróis.
A picape passou a ser vendida nas versões C, CL e GL. Meses depois da sua reestilização, a Saveiro quadrada ganhava para-choques mais envolventes, que ficaram em linha até 1996.
Com capacidade de carga útil de 570 kg, ela garantia que poderia ser muito prestativa nos finais de semana para ajudar a família na casa de campo ou para carregar pequenas mudanças do cotidiano na cidade.
Saveiro 1991 a 1998
No início dos anos 90, a picape chegou à marca das 100 mil unidades, e em 1991 a picape recebeu sua segunda reestilização.
Agora a Saveiro quadrada recebia a mesma frente mais arredondada do restante da família Gol. Apelidado de “chinesinho”, o novo modelo tinha faróis mais retangulares e com cantos mais arredondados.
A Saveiro quadrada tinha neste final de vida concorrência direta com a Ford Pampa (e com a picape Fiat 147, que já tinha saído de linha), sendo que o modelo da Ford tinha opção de tração 4×4.
O modelo da Volkswagen se destacava por vários motivos, dentre eles o visual mais atualizado que seus demais concorrentes.
Antes de trocar de geração, a Saveiro quadrada recebeu um motor 1.8 litro com 95 cavalos.
Para atrair o público mais jovem, a marca apresentou também uma versão especial chamada de Saveiro Sunset, que tinha um apelo visual mais esportivo.
Ficha técnica – VW Saveiro CLi 1.8
Motor: dianteiro, longitudinal, 4 cilindros, 1781 cm³, injeção multipoint, a gasolina
Diâmetro x curso: 81,0 x 86,4 mm
Taxa de compressão: 10,0:1
Potência: 98 cv a 5.500 rpm
Torque: 15 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: manual de 5 marchas, tração dianteira
Carroceria: picape cabine simples, 2 portas
Dimensões: comprimento, 406 cm; largura, 162 cm; altura, 137 cm; entre eixos, 236 cm; peso: 883 kg
Suspensão: Dianteira: independente, McPherson, com suporte tubular, braços triangulares inferiores e amortecedores hidráulicos. Traseira: interdependente com corpo auto estabilizante de perfil em “V”, braços longitudinais tubulares, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos
Freios: disco na dianteira e tambor autor regulável na traseira
Rodas e pneus: aço, 13 X 5J, pneus Goodyear GPS2 175/70 R13
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A geração seguinte seguia a mesma linha de design do Gol “bolinha”3 de 1996.
Atualmente, a Saveiro empresta seu conjunto frontal para os irmãos Voyage e Gol – que compartilham com Polo/Virtus o mesmo motor 1.6 MSI de até 120 cavalos.
Segundo algumas especulações, o modelo pode ganhar uma nova geração em breve e deve se distanciar mais da linha Gol, chegando mais perto do porte da Fiat Toro, ou apenas crescendo o suficiente para adotar a mesma plataforma do Polo/Virtus, a MQBA0.
E o futuro da Saveiro?
Caso a nova Saveiro se transforme em uma espécie de Fiat Toro da Volkswagen, a linha Gol vai acabar perdendo mais um integrante da família, como já acontece com a Parati que não acompanhou a última grande reformulação e troca de plataforma.
Desde o lançamento do Gol G5, em 2008, não temos mais a Parati acompanhando as linhas mais recentes da família.
Para termos uma ideia de como a Saveiro poderia ficar no futuro, se distanciando do Gol, elaboramos uma projeção do modelo produzido na base do Polo/Virtus – que utiliza uma versão mais simplificada da plataforma modular do Golf – a MQB.
Por compartilhar a mesma base do Polo/Virtus, essa Saveiro seria maior e poderia fazer uso dos mesmos motores, como o 1.0 TSI de até 128 cavalos, podendo ser associado ao câmbio automático de seis velocidades.
Ou ainda tendo a opção de motorização 1.6 MSI de até 120 cavalos associado ao câmbio manual de 6 velocidades e automático, também de 6 velocidades.
Já na questão de design, o modelo seguiria os últimos lançamentos da Volkswagen – como a linha Polo/Virtus e o T-Roc, por exemplo.
Com opção de tração nas quatro rodas – do tipo 4Motion – a picape poderia crescer e ter um porte semelhante ao da Fiat Toro – uma vez que a picape de Fiat tem opção de tração nas quatro rodas e até motorização a diesel.
E como não custa nada sonhar, esta Saveiro do porte da Toro poderia até mesmo ter o motor diesel que equipa a Amarok – 2.0 litros com 180 cavalos e 42,8 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de oito velocidades. Que tal?