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Scania apresenta na Europa caminhões das novas séries L e P para uso urbano

Scania-Serie-L-NA-4 Scania apresenta na Europa caminhões das novas séries L e P para uso urbano

Quem já se acostumou a ver caminhões da Scania rodando pelo Brasil poderá até estranhar a série L, que a montadora sueca está lançando no mercado europeu junto com a renovada série P. Ao invés de linhas bem aerodinâmicas e aquela imponência legítima de um caminhão pesado, verá nos novos modelos dedicados ao uso urbano, construção civil e outras atividades com perfil menos rodoviário, um estranho caminhão com cabine achatada e extremamente baixo. Outro ponto que chama atenção na série L é o balanço dianteiro quase como de um ônibus.



É com essas características que saltam à vista, que a Scania quer emplacar a série L no mercado europeu junto com a P. Por aqui, ainda não se sabe se chegará a L, embora a série P seja vendida, apesar do foco da marca sempre ter sido os segmentos pesado e extrapesado, nos quais ficou famosa desde tempos imemoriais no Brasil.

Scania-Serie-L-NA-4 Scania apresenta na Europa caminhões das novas séries L e P para uso urbano

Christian Levin, vice-presidente executivo de vendas e marketing, diz: “Com o lançamento de hoje, a Scania prepara de forma abrangente a mudança necessária para o transporte sustentável, oferecendo caminhões sob medida com baixo carbono para todas as aplicações de transporte”.

Nesse caso, além da versatilidade de operação da série L, especialmente desenvolvida para o transporte dentro das cidades e arredores, a marca apresenta um novo motor diesel de 7 litros desenvolvido em parceria com a Cummins, que reduz o consumo em 10% e possui dimensões bem compactas, úteis para um veículo que é baixo e igualmente pequeno, permitindo mais espaço na cabine. O propulsor tem potências de 220, 250 ou 280 cv. Apesar do foco urbano, a Scania não limitou a série L ao ambiente das cidades.

Scania-Serie-L-NA-4 Scania apresenta na Europa caminhões das novas séries L e P para uso urbano

Além do novo motor, a Scania liberou os propulsores OC de 9 e 13 litros para a série L e também para a P, mas ambos são movidos por gás natural e não diesel. De acordo com o fabricante nórdico, o modelo L com o propulsor maior e um reboque de 40 toneladas, possui autonomia de 1.100 km queimando apenas gás natural veicular. Usando a conectividade, é possível monitorar de forma remota o desempenho do caminhão. O OC09 entrega 280, 320 ou 340 cv. O OC13 entrega 410 cv e é dedicado para longas viagens. As transmissões podem ser manual ou automática da Allison ou Scania Opticruise.

Scania-Serie-L-NA-4 Scania apresenta na Europa caminhões das novas séries L e P para uso urbano

Com diversas aplicações, os Scania L e P possuem até uma versão dedicada aos bombeiros, tendo esta cabine dupla para até oito pessoas. Além disso, na segurança, o novo caminhão tem quatro airbags laterais – nesse caso citado – e mais airbags de cortina, algo inédito em caminhões.

O motivo deste último item é a baixa altura da cabine no modelo L, cujo assoalho tem altura de 79 cm em relação ao solo. Com opção de suspensão pneumática com ajuste de altura, é possível acessar o veículo usando apenas dois degraus e quase ao nível da calçada, por exemplo. Outra novidade é a janela City Safe, que permite ao motorista observar melhor pedestres, carros, motos e ciclistas na via urbana. O item é oferecido também na série P.

Scania Séries L e P 2018 – Galeria de fotos

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  • Alvarenga

    So na europa mesmo. Aqui empacaria na primeira valeta de esquina !

    • Bruno Leite

      É formula truck! hahaha

    • Rogério

      Os caminhoneiros estilo “chora boy” vão pirar nesse caminhão.

  • Luis Burro

    Não consigo me acostumar pq a cabine são gigantes comparado aos concorrentes.Até a volvo com a linha urbana fica mais próxima de Ford, Volks e Mercedes.

  • Fernanda Tavares

    o vermelho lembra o Optimus Prime

  • Muscle_V8

    Scania Chora Boy!

    • Edson Fernandes

      Interessante que quando eu bati o olho eu pensei a mesma coisa. Que caminhão baixo! Não faz muito sentido ele estar tão baixo assim! Mesmo na europa!

      • André Luis Versiani

        Vi em um vídeo da Scania que ele tem suspensão a ar, e isso é pra facilitar embarque e desembarque.Rodando é mais alto.

        • Pablo Henrique

          Nas próprias fotos ao fim do texto é possível verificar isto.

        • Edson Fernandes

          Entao, mas numa foto de propaganda para o uso final, não cairia melhor então estar mais alto do que baixo?

      • Rafael Ribeiro

        Mas já vi várias r440 com para-choque baixo que não sairia nem da garagem da minha casa hahaha

  • Natán Barreto

    Esses caminhões são baixos pelos mesmos motivos que os ônibus europeus são baixos. Pra passar por túneis, viadutos e diversos obstáculos baixos nas ruas da Europa.
    Muitas vezes um dos problemas dos caminhões chegarem a determinados lugares urbanos é a altura.

    • Zetros1833

      É pq vc está vendo eles sem os implementos, que podem ser um baú como o da última foto ou um compactador de lixo, por exemplo. Ambos são bem mais altos que a cabine.

      Na verdade esse tipo de cabine baixa, é aplicada para facilitar o embarque e desembarque do motorista e ajudantes no dia-a-dia.

  • No_Name

    Esse série L é extremamente baixo mesmo e bem utilizado dentro de centros urbanos como caminhões de lixo, por exemplo. Um caminhão desses por aqui não sai do lugar com nossas vias cheias de defeitos kkk.

  • Bruno Alves

    Parece que ele foi pra prensa e ela travou na metade.

  • FearWRX

    Parece que todos eles estão triste por ter sido rebaixado.

    • RRodrigo Souza

      eles tem suspenção a ar

  • J_Eduardo

    Se o bruto não tiver uma suspensão a ar não roda aqui no Rio e Grande Rio não, mas posso garantir que no interior de São Paulo, em festas como o Barretão seria a maior onda desfilar com um Bruto socado desse aí….

  • New Fiesta

    Uma L dessa aí vai ficar entalada na primeira lombada que passar.

  • Silvonei Vieira

    Acredito que esses caminhões mais baixos, tornam-se mais seguros se houver uma batida com um automóvel. A chance do motorista e passageiros do carro sair ileso é maior assim.

  • thi

    A scania he grupo Volkswagen nhe?

    • Zetros1833

      Exato.

      • thi

        Achei q a vw tinha vendido uma parte . Mas Ela sobreviveu ao maior rombo em multas de Toda historia . Doidera

        • Zetros1833

          Rolou esse papo que ela estava cogitando se desfazer de algumas marcas como a MAN, Scania, Ducatti, Bentley e Lamborghini por conta do escândalo do dieselgate.

  • Rafael Ribeiro

    Pqp, a Scania tá com uma frente horrível nessa geração nova, essa P e L então chega a sangrar os olhos

    • Zetros1833

      Eu tbm não gostei não. Pensei que viria com um desenho mais limpo como a Volvo fez. Os novos Mercedes tbm estão com um desenho muito pesado.

      • Rafael Ribeiro

        Apesar de eu não ter gostado da enorme grade preta nos volvo, eles realmente estão lindos, mas a Scania cagou no design. Parece tendência de mercado

        • Zetros1833

          Outro dia eu estava falando exatamente isso com um colega. A grade preta destoa do conjunto. Outra coisa que tbm me chamou atenção negativamente foi a inclinação da parte de baixo da cabine. A Mercedes foi pelo mesmo caminho no Actros MP4.

  • mjprio

    Por ser um admirador destas marcas tradicionais não “engoli” muito essa idéia da Scania usar motor Cummins (assim como a Volvo tá usando o MWM nos B270F e a MB, o ISF 3.8 no chassis LO815 , mas espero que dê certo. Afinal, a marca do Grifo é reconhecida pela durabilidade dos seus propulsores. ( mas é so minha opinião).
    Quanto ao modelo L, acredito que tenha sido lançado para competir com o Econic da MB, que são vocacionais com o mesmo estilo e funcionalidade, já que possuem piso baixo, pouca altura do solo e cabine bem avançada com balanço dianteiro grande (alguns tem até portas de duas folhas como nos ônibus).
    Lá na Europa, com ruas e estradas que mais parecem espelhos de tão lisas, não deve ser difícil o tráfego desses veículos, ainda mais que possuem suspensão a ar com ajuste de altura. Já aqui na Banânia…
    o desenho da dianteira continua histórico com essa grade destacada. O painel, antes cheio de relógios, agora deu lugar a um mais compacto, que lembra um automóvel.
    Já vou providenciar minha atualização do EuroTruck Simulator 2 pra ver se já chegou essa nova Série Scania! A marca é a patrocinadora líder do jogo e já havia disponibilizado os modelos para renderização das imagens internas e externas, bem como a tomada sonora das curvas de ruído dos motores e a emulação das curvas de potência e torque dos mesmos.
    E convenhamos, o jogo fica extremamente fiel ao mundo real.

    • Zetros1833

      Os motores Cummins não deve nada. Esse motor foi lançado em 2013 para aplicação em ônibus. Inclusive é o mesmo motor usado pela Iveco, nste caso com 950 Nm de torque. Na versão Scania, são 280 cv e 1100 Nm.

  • Vattt

    Parece um Lego, Tão feio quanto a nova geração da VW.

  • Matafuego

    São tão baixos que lembram aqueles ônibus de aeroportos.

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