Europa Lançamentos Veículos Comerciais

Scania apresenta na Europa caminhões das novas séries L e P para uso urbano

Scania apresenta na Europa caminhões das novas séries L e P para uso urbano

Quem já se acostumou a ver caminhões da Scania rodando pelo Brasil poderá até estranhar a série L, que a montadora sueca está lançando no mercado europeu junto com a renovada série P. Ao invés de linhas bem aerodinâmicas e aquela imponência legítima de um caminhão pesado, verá nos novos modelos dedicados ao uso urbano, construção civil e outras atividades com perfil menos rodoviário, um estranho caminhão com cabine achatada e extremamente baixo. Outro ponto que chama atenção na série L é o balanço dianteiro quase como de um ônibus.


É com essas características que saltam à vista, que a Scania quer emplacar a série L no mercado europeu junto com a P. Por aqui, ainda não se sabe se chegará a L, embora a série P seja vendida, apesar do foco da marca sempre ter sido os segmentos pesado e extrapesado, nos quais ficou famosa desde tempos imemoriais no Brasil.

Scania apresenta na Europa caminhões das novas séries L e P para uso urbano

Christian Levin, vice-presidente executivo de vendas e marketing, diz: “Com o lançamento de hoje, a Scania prepara de forma abrangente a mudança necessária para o transporte sustentável, oferecendo caminhões sob medida com baixo carbono para todas as aplicações de transporte”.


Nesse caso, além da versatilidade de operação da série L, especialmente desenvolvida para o transporte dentro das cidades e arredores, a marca apresenta um novo motor diesel de 7 litros desenvolvido em parceria com a Cummins, que reduz o consumo em 10% e possui dimensões bem compactas, úteis para um veículo que é baixo e igualmente pequeno, permitindo mais espaço na cabine. O propulsor tem potências de 220, 250 ou 280 cv. Apesar do foco urbano, a Scania não limitou a série L ao ambiente das cidades.

Scania apresenta na Europa caminhões das novas séries L e P para uso urbano

Além do novo motor, a Scania liberou os propulsores OC de 9 e 13 litros para a série L e também para a P, mas ambos são movidos por gás natural e não diesel. De acordo com o fabricante nórdico, o modelo L com o propulsor maior e um reboque de 40 toneladas, possui autonomia de 1.100 km queimando apenas gás natural veicular. Usando a conectividade, é possível monitorar de forma remota o desempenho do caminhão. O OC09 entrega 280, 320 ou 340 cv. O OC13 entrega 410 cv e é dedicado para longas viagens. As transmissões podem ser manual ou automática da Allison ou Scania Opticruise.

Scania apresenta na Europa caminhões das novas séries L e P para uso urbano

Com diversas aplicações, os Scania L e P possuem até uma versão dedicada aos bombeiros, tendo esta cabine dupla para até oito pessoas. Além disso, na segurança, o novo caminhão tem quatro airbags laterais – nesse caso citado – e mais airbags de cortina, algo inédito em caminhões.

O motivo deste último item é a baixa altura da cabine no modelo L, cujo assoalho tem altura de 79 cm em relação ao solo. Com opção de suspensão pneumática com ajuste de altura, é possível acessar o veículo usando apenas dois degraus e quase ao nível da calçada, por exemplo. Outra novidade é a janela City Safe, que permite ao motorista observar melhor pedestres, carros, motos e ciclistas na via urbana. O item é oferecido também na série P.

Scania Séries L e P 2018 – Galeria de fotos

Scania apresenta na Europa caminhões das novas séries L e P para uso urbano
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email