Scout: VW pode apostar em vendas sem concessionárias

vw scout 2026 3 5 e1652554094893

Tão surpreso quanto você, ficaram os concessionários da Volkswagen nos EUA diante do anúncio da marca Scout para reviver um clássico do passado americano.

O grupo alemão anunciou a criação de uma nova marca, a Scout, para vender nos states uma picape e um SUV elétricos como rivais de modelos como GMC Hummer, Ford Bronco e Jeep Wrangler.

Para a rede VW, o anúncio foi surpresa e alguns não gostaram da iniciativa sem consulta dos 650 revendedores da marca no país.

Em seu comunicado, a VW disse que criará uma empresa com gestão independente dentro do grupo, para vender os veículos Scout.

vw scout 2026 2 1

A informação que chegou aos revendedores é de que a marca Scout será independente e seus produtos não poderão ser revendidos pela rede VW.

Para alguns, a novidade preocupa, uma vez que Herbert Diess, presidente da VW, é muito próximo de Elon Musk e enaltece a atuação da Tesla no mercado de carros elétricos.

Eles temem que Diess adote a mesma política da Tesla, eliminando as vendas através de concessionários e focando somente no online.

Ainda assim, a VW não disse como atuará no mercado americano com a Scout, que pelo visto não carregará o nome International, adquirido através da fusão da Traton com a Navistar.

Scout provavelmente será marca e não um modelo em específico, talvez gerando nomes ou designações numéricas para seus dois produtos.

vw scout 2026 4

Sabe-se que a partir de 2023, os primeiros conceitos e protótipos deverão aparecer ao público americano.

Contudo, a produção só ocorrerá em 2026, em local ainda desconhecido. Chattanooga é a única planta da VW (grupo) nos EUA.

Com US$ 1 bilhão na conta, segundo o Wall Street Journal, a Scout terá a missão de ajudar a VW a alcançar 10% do mercado americano até 2030.

No momento, nenhum executivo foi nomeado para a empresa Scout e nem mesmo outros detalhes sobre o negócio foram revelados.

[Fonte: Auto News]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.