Seat: Cupra ataca de UrbanRebel, Tavascan e Terramar

cupra 1 1

A Cupra, nova marca esportiva da Volkswagen, ligada diretamente à espanhola Seat, mostrou seus próximos lançamentos no mercado europeu, uma versão quase final do UrbanRebel e do Tavascan, assim como o SUV Terramar.


Expressivo, o trio promete estar em atuação em 2025 e colocar a Cupra entre os nomes na disputa por clientes que buscam eletrificação com estilo.

O UrbanRebel havia sido mostrado em sketches e conceito, mas esta nova forma se aproxima mais do modelo final.

cupra 2

Feito sobre a plataforma modular MEB-Lite, ele é um vislumbre dos sucessores de VW Polo, Seat Ibiza e Skoda Fabia.

Numa base menor e elétrica, o UrbanRebel tem motor elétrico dianteiro de 226 cavalos e vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, tendo ainda baterias de lítio suficientes para 440 km de autonomia no ciclo WLTP.

Crossover, ele será produzido em Martorell, Espanha, ao lado dos irmãos de VW, Audi, Skoda e Seat. Ele mede apenas 4,03 m de comprimento.

cupra 6

Outra aposta da Cupra é o crossover Tavascan, já visto em conceito, mas que assume agora uma forma realista, com formas musculosas e agressivas, sendo outro produto totalmente elétrico na gama da Cupra.

A marca não falou nada de novo sobre o produto, apenas que foi apresentado como conceito em 2019.

Por fim, a maior novidade da Cupra é o Terramar. Com nome que não empolga quem não conhece automobilismo, o SUV é o primeiro da marca espanhola e ostenta o nome do Autódromo de Sitges-Terramar, um oval construído em 1923, na Catalunha.

cupra 5

O Cupra Terramar segue o Formentor, sendo assim um híbrido plug-in antes de tudo, mas com carroceria maior e mais volumosa, tendo 4,50 m de comprimento.

Com produção prevista para Györ, Hungria, onde a fábrica da Audi exporta alguns modelos para o Brasil, o Terramar terá propulsor híbrido e baterias que lhe fornecerão 1000 km de autonomia no modo elétrico.

Visualmente expressivo, com o “nariz de tubarão”, segundo a Cupra, o Terramar fecha um trio que promete emoção na Península Ibérica.

Cupra UrbanRebel, Tavascan e Terramar – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.