Carros Conceito Elétricos Europa Minivans Salões do Automóvel Volkswagen

Seat el-Born é o primeiro elétrico MEB revelado oficialmente

Seat el-Born é o primeiro elétrico MEB revelado oficialmente

O Volkswagen ID definitivo é esperado somente para Frankfurt, em setembro, mas já podemos ter um vislumbre de como será o primeiro VW puramente elétrico através de seu irmão espanhol, o Seat el-Born. Ainda em forma de protótipo, o monovolume elétrico é o carro com plataforma MEB mais próximo da realidade.


Imagens oficiais acabaram sendo confirmadas e mostram que o Seat el-Born, também primeiro modelo da marca hispânica com propulsão elétrica, terá muito do ID. Por fora, a carroceria de minivan tem toques mais expressivos e joviais, começando pelas linhas acentuadas do capô.

Seat el-Born é o primeiro elétrico MEB revelado oficialmente

Os faróis quase triangulares de LED possuem elementos visuais iluminados na lente, enquanto a parte central, sem grade, possuem desenhos em baixo relevo. O nariz quase liso, lembra muito o Tesla Model 3. O mesmo layout gráfico se apresenta na parte inferior, no para-choque.


Os retrovisores têm um formato bem aerodinâmico e as rodas de liga leve aro 20 apresentam desenho com ênfase na redução de arrasto, assim como os pneus de baixa resistência à rolagem. Saias laterais fluidas ajudam no fluxo de ar, enquanto as colunas C ganham o mesmo estilo dos elementos estéticos frontais. O teto é preto e a traseira, revela uma vigia baixa e estreita.

Seat el-Born é o primeiro elétrico MEB revelado oficialmente

Sobre ela, surge um defletor de ar com elementos vazados, acompanhando a queda na altura do teto. As lanternas em LED de desenho triangular se unem através de um feixe de luz. O para-choque do Seat el-Born tem desenho esportivo e até difusor de ar. Entretanto, o maior segredo era o interior.

Noutra imagem é possível vislumbrar o painel do Seat el-Born. A primeira coisa que se nota é o recuo atrás do cluster, que é digital e tem tela bem pequena, pois está preso à coluna de direção. Curioso é que ao lado da tela, ficam os indicadores de marcha, sendo que a haste lateral, presa ao corpo da instrumentação possibilita as mudanças, tendo o botão P bem visível.

Seat el-Born é o primeiro elétrico MEB revelado oficialmente

Embora não apareça, um HUD deve ser visível no para-brisa. Não se sabe se este volante, de design semelhante ao novo da VW, recuará para um modo autônomo, como vislumbra o conceito ID. A tela de multimídia parece ter de 8 a 10 polegadas, incorporando comandos físicos para o ar condicionado dual zone. Abaixo, difusores de ar e porta-luvas parecem de um carro popular.

Há um porta-objetos entre os bancos do Seat el-Born, que tem comando dos vidros elétricos como no Chevrolet Camaro, sendo dois botões para as quatro janelas. Com vigias nas colunas A, o monovolume elétrico deve oferecer ótimo espaço interno e porta-malas generoso.

Seat el-Born é o primeiro elétrico MEB revelado oficialmente

O motor elétrico tem 204 cavalos, enquanto as baterias entregam 62 kWh com 420 km km de autonomia, no ciclo WLTP. O tempo de recarga rápida com 80% é de 47 minutos em carregador de 100 kW. O Seat el-Born acelera de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos. A produção se dará em Zwickau, na Alemanha, onde a VW converteu sua fábrica para produção de elétricos. O Intelligent Park Assist permite condução autônoma de nível 2, como no Passat, por exemplo.

Seat el-Born – Galeria de fotos

[Fonte: Carscoops]

Seat el-Born é o primeiro elétrico MEB revelado oficialmente
Nota média 5 de 2 votos

  • th!nk.t4nk

    Bom, é só uma renderização por enquanto, então ainda pode mudar um tanto. Mas acho que vai dar um compacto legalzinho pra cidade. Sobre as “marchas”: nos elétricos é apenas o ajuste de recuperação de energia nas frenagens. Dá pra mudar isso com um toque (em paddle shifts, como nos Audi e-tron, ou numa haste).

    • Mr. Pereba

      Essa área onde tradicionalmente iria a manopla de câmbio sempre tem ficado simples demais nos elétricos. Somado a isso, a migração de praticamente todos os botões para as CMM acaba “limpando” demais os interiores. É um desafio enorme para os designers resolverem essa questão de aparência limpa porém sem ser simples demais.

      • th!nk.t4nk

        Dá uma olhada no e-tron quattro. Ele tem um interior mais tradicional e foi bem elogiado pela imprensa.

  • Alvaro Mendes

    Mais ma vez parabéns ao time de design da Seat.
    Volkswagen olhe e aprenda…

  • Apopololo

    Ultimamente eu estou gostando mais do design dos carros da Seat do que da Volkswagen.

  • Piston head

    Que carrinho show. Primeiro o Cupra agora este, Seat está mandando bem demais no design.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Ao menos não é um SUV.

  • Pedro Batista Corrêa Gomes

    Sono… Os caras investem bilhões pra criarem carros CHATOS, rs. É por isso que Tesla ainda vai dar muitas braças na frente desses caras. Bem que o ministro de tecnologia já cantou a bola: “por que vocês não fazem carros sexy como os americanos (da Tesla)”?

    • Mr. Pereba

      Cara tudo bem que gosto é pessoal, mas na minha opinião o interior desse carro dá um banho no Model 3 mais simples, que só tem um volante ridiculamente básico e aquela “TV 29” ali no meio do console. Quanto ao exterior, a Tesla não tem nenhum monovolume para podermos fazer uma comparação justa.

    • th!nk.t4nk

      Lembrando que esse carrinho não é pra ser concorrente de Tesla nenhum. É de um segmento popular. Quando a Seat lançar algo na faixa de preço dos Tesla, aí sim teriam obrigação de fazer algo super sexy (mas não num city car).

    • Paulo da Jabiraca

      A Porsche e a Audi já estão cuidando disso com o Taycan e o E-Tron GT, sendo que o primeiro terá até mesmo uma versão perua.

  • Ueldes Damasceno

    Vejo um Ford Fiesta “embunitado” bonito, mas repetido.

  • zekinha71

    Agora todos os carros vão ter a coluna C estilo i3, Kicks, Yaris.

  • Luis Burro

    Parece um Fit feito pela Nissan e Kia…só ñ curti muito esta frente de Tesla no “bico”,tem q ser assim?

    • Paulo da Jabiraca

      Se reparar um pouquinho mais e usar a criatividade, vai ver um Angry Birds nesse SEAT!

      • Luis Burro

        Todos os carros tem a cara de mau hj,com os faróis inclinados!

  • Luis Burro

    Bem q a Ford podia ter deixado o Fiesta assim,ñ sei o q a montadora pensa e ñ é a toa q o modelo deixou de ser o mais vendido!

  • Andre Cupertino

    Desnecessário esse detalhe de Agile na coluna C

  • Igor Guimasi

    Esse boquinha de penélope à lá Model 3 não sai da minha vista…

  • cepereira2006

    Bem que poderia vir para cá.

  • MaurícioVSP

    Lateral de Fit com toques de Agile e frente de Tesla, a traseira já é mais misturada um pouco….

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email