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Sedã comum ou premium? Modelos de luxo brigam por espaço entre os tradicionais

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Recentemente publicamos uma matéria falando sobre a decisão de alguns clientes de marcas japonesas em mudar para o segmento premium nos EUA. Por lá, ainda existe uma boa diferença de preços entre o segmento médio (grande no Brasil) e os carros de luxo mais baratos.



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Modelos como Honda Accord e Toyota Camry começam na faixa dos US$ 22.000, enquanto os de luxo iniciam por volta dos US$ 30.000. Aqui, o segmento médio (compacto nos EUA) já passou da casa dos R$ 90.000. No entanto, o Audi A3 Sedan (protagonista da matéria americana) está sendo oferecido por R$ 94.700, ficando apenas R$ 1.000 acima do Toyota Corolla Altis.

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No segmento médio, além do Toyota Corolla Altis, existem outros modelos com preço acima dos R$ 90.000, tais como o Ford Focus Sedan Titanium (R$ 90.890) e Volkswagen Jetta TSI (R$ 92.890). Outras opções são: Subaru Impreza 2.0 4×4 (R$ 90.256) e Mitsubishi Lancer GT AWD (R$ 98.990). Há modelos de sedãs médios que ficam bem próximos dos R$ 90.000 em suas versões mais completas. No entanto, o Audi A3 Sedan está sozinho nessa briga com os médios.

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Quem enfrenta de fato o segmento de luxo é a categoria acima dos médios. O segmento dos grandes tem o Ford Fusion, que começa em R$ 98.700, mas seu preço máximo alcança R$ 128.700 na versão Hybrid. Nessa mesma faixa temos ainda o Nissan Altima por R$ 112.900 e o Honda Accord por R$ 119.900. O Volkswagen Passat parte de R$ 118.150 e o Peugeot 508 por R$ 112.190. Temos também os coreanos Kia Optima (R$ 107.900) e Hyundai Azera (R$ 114.000).

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Do outro lado, o segmento premium com preços até R$ 130.000, contamos com versões mais completas do Audi A3 Sedan, assim como seu irmão maior, o Audi A4, que parte de R$ 118.000. No entanto, o maior destaque entre os luxuosos mais em conta é o BMW Série 3, que parte de R$ 116.950. Por fim, em processo de renovação, as últimas unidades do Mercedes-Benz Classe C anterior partem de R$ 122.900.

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Diante dessas opções, temos consumidores que podem optar por mais espaço e conforto, ganhando ainda alguns equipamentos adicionais e até melhor performance. No entanto, o status de um carro de luxo – que foca mais em qualidade e segurança – pode fazer muita gente mudar de ideia e preferir maior destaque do que a discrição. Consumidores mais jovens tendem a aparecer mais em relação aos de maior faixa etária.

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A mudança para o segmento premium pode também significar a fidelização do cliente, fazendo com que ele não volte a ter modelos de marcas comuns. Essa é a principal estratégia dos fabricantes do mercado de luxo, pois adiantam a entrada de novos clientes, que se não tivessem opções mais acessíveis, só entrariam na marca daqui há alguns anos e após algumas trocas de carro. Ações como as da Audi, por exemplo, que decidiu mergulhar em direção ao segmento premium, aumentam as expectativas de quem está considerando um sedã médio top ou até modelos maiores, mas que não descarta partir para um luxuoso.

  • zeuslinux

    Como foi falado, quem concorre com os modelos de entrada das marcas premium são sedãs grandes e SUVs médios/grandes, que nem sempre cabem na garagem de muita gente. Com isso, um MB CLA ou um A3 hatch/sedan pode ser mais negócio do que comprar um Fusion ou uma Santa Fé.

    Eu mesmo já estou num nível que para trocar meu carro por um melhor provavelmente terei que partir para um carro de entrada de marca premium, já que os carros melhores de marcas não premium ou são grandes demais para minha garagem e para usar no dia-a-dia (só posso ter 1 carro por causa de garagem) ou tem preços similares ou até superiores.

    • Louis

      O tamanho também seria um motivo para eu deixar de comprar algo como Fusion… E não é por falta de espaço, pois tenho garagem ampla. É pela falta de praticidade de uma barca e pelo consumo mais alto.

      • Pacheco

        Andar com carro muito grande no transito vc perde em agilidade… nao vale a pena.

      • Leonardo M

        Já para mim o tamanho de A3 e MB CLA seria determinantes para eu não compra-los, nunca gostei de carro pequeno e a falta de conforto deles: ter que fazer malabarismos e ajeita banco para lá ajeita banco para cá, caso chame uma ou duas pessoas a mais para andar no carro.
        Outro problema que vejo nesses carros de entrada premium é que são premium só de nome: pouco equipados, acabamento simples, motores aquém do valor cobrado e etc.

        • Guest

          volante lindao do audi de entrada

          • GPE

            Caramba! Nunca tinha visto. O do Celta é muito mais bonito

            • Lem0nade

              E a versão de entrada além de não ter volante multifuncional também não tem Bluetooth, entrada USB ou auxiliar. Somente passa a ter esses itens na versão Attration que parte de R$ 99mil

          • Edson Fernandes

            Caramba!!! também não tinha visto!!!! Que coisa feia!!! E não dá para engolir pelo que custa.

    • Leandro1978

      Pois é, você estaria agindo de acordo com as suas necessidades, mas para muitos, o “negócio” é o Fusion, independentemente de qualquer coisa…

    • rspfreire

      Melhores opções de Sedan hoje no mercado são o Civic LXR com rodas aro 17 2015 e Focus Sedan SE 2.0 Powershift 2015, ambos na faixa de R$ 73 mil.

  • gesson

    Concordo com você, e também com a opinião de muita gente, não tem como comprar um corola altis sabendo que com mais 1000 reais eu levo um a3 sedan..meio irracional…..né

    • Caio Brandão

      Muito se fala nesse audi a3 sedan ”baratão”, mas essa versão ai de 95 mil é muito peladinha também, so compensa com o pacote Attractive, que salta o preço do a3 pra R$ 99.900 ( volante multifuncional e manopla de câmbio revestidos de couro sintético, borboletas para trocas manuais das marchas e sistema de áudio MMI, com rádio, navegador e Bluetooth ) , ou você ia querer ter um audi com esse volante lindão? e essa versão de entrada nem tem bancos de couro também..

      • CarLoverRS

        Concordo. Esse de 94k é muito pelado. Comprei a versão de lançamento, hoje rebatizada de Ambition. Paguei R$117k (R$127k na verdade pelo GPS) em março, mas depois que chegaram novas versões ela pulou para R$133k (ou R$143k c/ GPS).

      • Marcus

        Com todo o meu respeito ao A3 e as suas inúmeras qualidades, mas esse interior de Gol é muito triste de se ver. Brochante demais. Exageradamente simples pra um carro de R$100K. Quando vi pela 1ª vez não acreditei que se tratava de um Audi.

  • Marcos Vinicius Bittencourt

    Na minha condição financeira, não trocaria um sedan comum top por um sedan premium de entrada. Os custos vão muito além de apenas comprar o carro.
    Por fim, prefiro um Fusion Titanium à uma C180/320i.

    • Louis

      A questão da manutenção realmente pesa. Mas a dúvida: será que a manutenção de um Fusion não é equivalente à de um MB? Li uns relatos de donos de Passat que tiveram que pagar os olhos da cara quando precisaram trocar a embreagem DSG, não me recordo dos valores, mas era mais de R$ 15 mil….

      • Louis

        Achei um exemplo, fonte BCWS: Passat 2.0 2006:

        “Unidade do comando do motor trocada aos 90000 km dado que o carro simplesmente desligava sozinho em dias quentes (custo R$6600,00). Aos 113.000 km o cambio passou a dar trancos nas trocas de marcha sendo que foi-me sugerido pela agencia VW a somente trocar o óleo e o filtro que poderia dar resultado (custo R$ 1.300,00). Infelizmente a troca de óleo não surtiu efeito o que exigiu a desmontagem e troca dos discos de composite e demais vedaçoes. Na agencia VW custaria entre R$ 15.000,00 e R$ 20.000,00 para consertar. O cambio completo novo custa na agencia absurdos R$ 37.000,00.”

        • Thales Sobral

          Conserto de carro velho pode ser caro, mesmo. As revisões periódicas da Mercedes e BMW são bem mais caras que as do Fusion.

        • Gustavo73

          2006 usa o Tiptronic que é um at “normal”.

          • Louis

            Também fiquei em dúvida, mas de qualquer forma é um valor inaceitável.

            • Gustavo73

              Sem dúvida. Mas se for em uma css é assim mesmo. Meu cunhado já recebeu uma conta de 12 mil reais em uma da Mit para a TR4 2004 dele.

        • Pacheco

          Isso dai esta inflacionado so pq e uma passat. Eu tenho uma cherokee e tudo e mais caro so por ser jeep.

          Por isso concordo q e melhor ter um carro menor, pois a manutencao e menor tbm.

          Corolla vai dar muito menoa custo de manutencao q um A3 Sedan

        • CarLoverRS

          Quem compra carros premium velhos precisa estar disposto a garimpar peças e ter uma oficina de confiança. O cara precisa gostar muito do carro, comprar para rodar no final de semana, não para o dia a dia. Isso é suicidio.

          Um primo, gurizão, meu comprou um Passat 2004 em vez de um popular na mesma faixa de preço. Arrependimento do 2° ao ultimo dia… e olha que demorou muito para passar a encrenca para frente.

          • riccorreasp

            Você atua na área de informática, Cristiano?

            • CarLoverRS

              Tecnologia/Internet.

          • Edson Fernandes

            Meu Deus! Loucura!
            Eu tenho um 2001 que uso no dia a dia, mas não tem certamente o mesmo nivel de tecnologia que um Passat. O que permite que a manutenção não seja alta e eu consiga mante-lo sem problemas. Eu no passado pensei muito nesses Passat de 2006 (motores FSI e cambio tiptronic) mas desisti de uma possivel troca pelo custo de manutenção que sempre é alto.

            Curiosamente o meu que é Citroen (Xsara hatch), tem custo tranquilo para rodar.

            • CarLoverRS

              Eu já tive vontade de comprar uma BMW Z3 (99-02), mas só como carro de fim de semana. Só que quando estava animado a comprar uma, não encontrei nada bom ou com preço razoável.

              • Edson Fernandes

                Alias, a cada dia os usados estão cada vez mais detonados. Hoje eu entendo quem pede o preço mais proximo da FIPE ou acima dele, pois é um consumidor que faz o que todos deveriam fazer e mais um pouco.O que é uma pena.

                Não que eu espere que o cara que queira vender o usado, vá fazer uma revisão na hora de vender, mas é que o cara já surra o carro e o vende porque ele mesmo detonou.

                • andre oliveira

                  Isso é o que eu sempre falo e critico quem tanto fala mal dos usados.Se existem usados ruins, é porque tem donos piores ainda.Tudo bem, alguns já vem bichados de fábrica mas, a grande maioria sofrem do desleixo dos seus donos.Brasileiro gosta de ter carro, não de manter carro.

                  • Edson Fernandes

                    Eu vou além: Brasileiro não ama carros, gosta apenas para ser um meio de locomoção onde os reais apaixonados sofrem em virtude daqueles que se pudesse colocariam oleo da epoca dos carburados e acha que manutenção é oleo e combustivel.

              • Alessandro Lagoeiro

                Eu também só encontrei lixo quando procurei carros nessa faixa.

      • Marcos Vinicius Bittencourt

        Eu acho que manutenção devemos considerar o básico, como as revisões periódicas. No caso do Fusion temos revisões a cada 6meses ou 10kkm e tabeladas, já uma BMW 320i o próprio carro avisa quando tem que fazer revisão, variando de 4kkm a 8kkm.
        O cambio do Passat é caro? E quanto é de uma BMW? Uma revisão na Ford custa $400, na BMW $1000. O seguro (meu perfil) é 80% mais caro para o alemão.
        Por fim, a BMW custaria apenas $5k a mais na compra, mas custaria-me muito mais para mante-la.

        • GPE

          Revisão na BMW não passa de 6mil KM de jeito algum. A MB são 8mil KM fixos (não sei se é em todas as verões)

          • Marcos Vinicius Bittencourt

            To ligado, as BMW indicam quando o carro tem que parar. Tem relatos de donos que fazem revisões a cada 3500km!!!!

            • GPE

              A média é 5mil KM. MAs se o cara andar pisando sempre, isso cai. Agora isso é puro exagero do carro. Só esperar a garantia passar pra trocar o óleo a cada 8mil KM, feito a Mercedes faz

              • Marcos Vinicius Bittencourt

                O problema é que há algum motivo para o carro pedir uma revisão. O correto seria fazer sempre a revisão quando o carro pedir, pode não ser na CSS, mas tem que fazer.
                Desse jeito você faz uma analogia errada, porque poderia ser feita então a cada 10kkm, como fazem outros carros. Cada carro tem sua tabela de revisão, e esta deve ser respeitada.

                • GPE

                  Mas não é normal um carro pedir troca de óleo sintético 0w30 SN (última tecnologia) aos 5mil KM em uso normal. Pode ter certeza que isso é um abuso. Na pior das hipóteses era pra ser 8mil KM.

                  • Marcos Vinicius Bittencourt

                    Exatamente, não é normal, mas o computador do carro pede, então você fica refém e deve acabar trocando com medo de acontecer o pior, já que a garantia essa hora não estará mais lá para te salvar, apenas o seu cartão de crédito!

      • GPE

        Fusion com certeza é mais barato. E muito! Revisão básica (troca de óleo e filtro de óleo) na MB e na BMW é no mínimo 750 reais. Revisão acima de 20mil KM passa fácil de 1100. Fora preço de seguro e de peças como pastilhas de freio, suspensão etc…

      • GPE

        Fusion com certeza é mais barato. E muito! Revisão básica (troca de óleo e filtro de óleo) na MB e na BMW é no mínimo 750 reais. Revisão acima de 20mil KM passa fácil de 1100. Fora preço de seguro e de peças como pastilhas de freio, suspensão etc.

    • ObservadorCWB

      E será que uma garantia de CINCO anos contra UM ano do comum também não pesaria ? Analisando números de maneira mais fria podemos ter até mesmo a inversão completa da sua lógica. Pelo menos mantendo o carro até o esgotamento do período de garantia.

      • Marcos Vinicius Bittencourt

        E será que os filtros (ar, oleo, combustivel) de um alemão se acha em qualquer loja de lubrificantes? Uma 320i por exemplo exige revisões a cada 4kkm ou 8kkm, a depender do uso.
        As vezes manter um carro na garantia, com manutenções tabeladas pode não sair tão caro como se imagina.
        Vai comprar um pneu run-flat de uma BMW, vai trocar um farol de xenon de um Audi, para você ver a faca entrando no seu peito.

        • ObservadorCWB

          Concordo. Mas farol = seguro = custo hoje de R$ 150,00 da franquia. A revisão da BM é pelo “painel”..explico…o carro avisa o momento adequado da revisão. Pode ser período maior. E com certeza é melhor que a ridícula FORD e seus seis meses, independente do uso. Claro que os exemplos citrados por você estão corretos no caso dos Run-flat (vide o Mini e seus problemas). Mas estes podem ser comprados FORA das CSS sem atingir garantia do veículo. Aliás, em um mundo de Ebay, muita coisa pode vir de fora a um custo menor que CSS. Mas é ato que uma garantia maior livra o dono de dores de cabeça maiores também. O problema é que brasileiro não quer revisar seu carro nem na CSS, nem fora dela. Eu acredito muito mais nos planos de manutenção onde o dono DEVE fazer a revisão, do que no papo do antigo dono dizendo que fez todas as trocas de óleo, etc e tals. Mas é ponto de vista. A Mercedes por exemplo, consegue manter QUALQUER carro produzido por ela ORIGINAL. Claro que há custos. Mas os caras fabricam a peça se vc quiser. Isto é ATENDIMENTO PREMIUM. Até as famosas japas deixam o dono a ver navios. Os turbos dos anos 80 estão sucateados no brasil. Difícil ver um deles, tão desejados, ainda rodando.

          • Marcos Vinicius Bittencourt

            Minha seguradora (Azul) tem uma franquia para farol (150,00) e uma franquia para farol com xenônio (1.000,00).
            Quanto a revisão da Ford, pode ser ridícula quando comparamos com os ditos comuns, mas comparado com as alemãs eu considero ela melhor ou igual. No meu caso eu rodo aproximadamente 7kkm em 6 meses, teria que fazer a revisão por tempo e não por km (o oleo fica velho também, e não só mais fino).
            Tenho conhecidos que fazem revisão com 10kkm ou de ano em ano, com o ultimo que vier a acontecer!!! Como temos motoristas que se preocupam com o carro, temos outros que só abastecem e andam, nem uma mísera calibragem de pneu fazem.

  • Hewerson

    Fico preocupado com a questão do custo de se manter um sedã premium. Por exemplo, qual seria o custo de se manter um Corolla Altis e um A3 sedan?

    • CarLoverRS

      Para mim são carros com propostas totalmente diferentes. São próximos apenas no preço.

  • CarLoverRS

    Para mim a escolha nesta faixa de preço é totalmente emocional/pessoal. Pelo menos no meu caso foi. Comprei um A3 Sedan em março, comparei com muitos carros citados ai e outros de segmentos diferentes. No fim, minha decisão ficou entre 320i e A3 Sedan, optei pela Audi por um único quesito técnico, não usar pneus run flat (já tive experiências ruins com estes pneus).

    Meu histórico recente (2011-hoje) de carros é o seguinte: Focus Titanium (11/12), Civic EXS (12/13), Audi A1 (13/13), Audi A3 Sedan (13/14).

    • Pacheco

      Falam q esses pneus custam uns 1500 reais cada.

      • CarLoverRS

        Custam caro, não encontra em qualquer loja de pneus e como diz o fabricante eles não furam…. nas nossas estradas eles rasgam.

        Minha noiva tinha uma BMW 118i (12/12), voltando da casa dos pais dela no interior o pneu traseiro esquerdo rasgou ao passar em um buraco (pequeno)… foi um sufoco.

        • zeuslinux

          Basta colocar pneus normais neles. É um custo extra, com certeza, mas comparado ao valor desses carros não é absurdo.

          • CarLoverRS

            E adicionar um estepe solto no porta-malas? Para mim isso é um absurdo.

          • GPE

            Ok. Bota o pneu normal. E o estepe vai aonde? No teto?
            PQ no caso de um hatch se colocar o estepe solto na mala vc perde ela. NO caso de um sedan, vc diminui em 80% sua área útil. E não venha me falar de kit reparo de pneu. Eles servem apenas para pequeno furos. E se a roda amassar, ferrou. Pelo menos o run flat ainda segura com a roda amassada

            • zeuslinux

              Dá para colocar um pneu fino na mala, como muitos carros não premium já fazem. O meu usa estepe fino. Um a3 sedan não tem tão pouca mala assim

              • GPE

                Eu to falando do pneu fino mesmo. Experimente colocar ele na mala e vc verá como inviabiliza colocar qualquer coisa, principalmente em sedan. A mala fica rasa demais. NO hatch pelo menos dá pra colocar uma bolsa ou mala de viagem em cima

    • Davi Millan

      Ola! Eu estou nesse dilema da matéria e estou confuso. O audi a3 sedan é uma opçao muito forte pra mim, porém tenho receio de partir para uma marca premium. Bom, a manutençao é tao alta assim comparada aos tradicionais?

      (Obs: na Css da MB aqui de Floripa as revisões da clase a nao assustam como eu pensava, mas o seguro…)

      • Marcelo Amorim

        Pense direito,pq nao é somente comprar,manutencao e revenda importa muito!!

      • CarLoverRS

        Manutenção fica entre R$750-R$1500, realizada a cada 7.5mil KM.

    • Gustavo

      Queria saber o relato da compra, como algumas pessoas escrevem aqui pro NA.

      • CarLoverRS

        Acho que seria muito parcial. É apenas meu segundo Audi, mas virei fã da marca quando comprei o A1. Só troquei ele porque o porta-malas é minúsculo e percebi que precisava de mais espaço em algumas ocasiões.

        • Zoran Borut

          Mas você pode fazer um relato focado na parte prática, na manutenção, no uso diário, que nesse tipo de matéria é o que mais interessa às pessoas. Dá para informar bem, mesmo avisando de sua paixão pelo carro. Até nossos pais e filhos têm defeitos, rs.

          • CarLoverRS

            Boa. Vou anotar algumas coisas que percebo (gosto/não gosto) nessa semana e semana que vêm escrevo meu relato.

            • Edson Fernandes

              Cristiano, tirando o lado emocional, teve algum motivo para trocar os carros que vc teve desde 2011 em tão pouco tempo?

              • CarLoverRS

                Só o Focus, não aguentava mais os ruídos internos do carro. Parecia que estava tudo solto, isso me incomodava muito. E isso aconteceu porque a Ford me entregou o carro com o carpete molhado, só percebi quando cheguei em casa. Para solucionar eles removeram o carpete e mandaram secar. Com isso acho que as coisas não se encaixaram bem depois de montar novamente.

                Os demais foi por consumo/impulso mesmo.

  • Junoba

    Porque as pessoas comprar carros tão carros? os carros foram feitos para o trasporte, mas as montadoras mudaram tudo, se for por causa do conforto, é só comprar um com ar e direção. Eu acho que é pra mostrar que tem dinheiro, simplesmente pra ´´ostentar“ seus carros.

    • Lucas Baldo

      Eu pensei em mil coisas para dizer, mas prefiro acreditar que você foi sarcástico.

      • Junoba

        Desculpe se eu tenha me expressado mal, mas se eu fosse resumir oque eu quis dizer com isso, daria um enorme texto. Mas cada um tem sua opinião. Abraços.

    • Hw2

      e segurança não conta não? e alem disso, eu passo mais de 2hr dentro de um carro por dia, pq não usar algo confortável??

      Mas se eu tivesse muita grana, acho que pegaria o carro mais barato por CV possível, levando em conta segurança e depois conforto, independente de marca/status. Acredito que um Golf VII GTI seria a escolha, ou o Fusion mesmo…

      • AHSOliveira

        tá perguntando sobre segurança para um cara que tem um Effa M100 como foto de avatar!

        • GPE

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
          Bem lembrado

        • Junoba

          Eu coloquei a foto do M100 porque eu gosto , isso não tem nada a ver com segurança.

          • AHSOliveira

            Não resiste a piada! ele até melhorou em certos aspectos depois do dedo da Suzuki, mas inda não compraria.

            • Junoba

              Nem deve comprar mesmo, porque a Effa parou de trazer veículos para o Brasil. E você só encontra modelo até 2012, talvez eles pararam por causa do alto IPI de importação.

      • Junoba

        É claro que segurança conta, oque eu quis dizer é que algumas coisa são desnecessárias, tipo bancos aquecidos, sistema multimídia e rodas aro 20, por exemplo. Porque o simples não me pode satisfazer? Muitas pessoas ficam endividadas porque querem algo melhor, tire suas próprias conclusões, abraços.

        • Hw2

          entendi teu ponto de vista, mas isso é muito relativo, para uma pessoa pode ser desnecessário, mas pra outra pode ser a coisa mais importante, então vai de cada um, abraço.

        • Edson Fernandes

          Junoba, mas pera lá, vc já dirigiu um carro desses? Já viu a diferença desse para por exemplo um carro como um Gol com ar condicionado?

          Só para citar um exemplo do que eu também pensava: Quando eu tinha um Uno ELX 1995 1.0 (que meu pai tirou 0km e eu comprei 11 anos depois totalmente impecavel) um amigo que tinha uma Montana 1.8 Sport (completa) me disse exatamente isso: “Quando vc estiver com um carro mais completo, usar um ar condicionado, vc vai perceber o quanto ele fará diferença”.

          Isso que eu tinha esse pensamento como o seu. E então, comprei um C3. O MUNDO de diferença perante o Uno é realmente visivel. O conforto acustico, o conforto dos bancos, o rodar, tudo é realmente superior. Isso faz uma diferença gigantesca. E então, eu ainda quero ter um sedan médio (ou hatch médio) e já obviamente os test drives e sim, há um mundo de diferença do C3. Então funciona assim: Quando vc tem um tipo de carro e conhece um superior, percebe porque ele tem um valor maior. Não se trata somente de tamanho ou motor, mas a percepção do carro muda.

          Quando vc usar no dia a dia um carro superior e perceber a benesses que ele te dá, vai perceber porque quer um carro superior. Essa visão só parece ser quando vc não possui o produto e não conseguiu perceber a diferença.

          Claro que conseguiria conviver com um carro inferior ao C3, mas te digo tranquilamente que se depnder da minha vontade, não será dessa forma. No final do dia vc agradece a tudo que o carro oferece.

    • Lesilco

      Pobre qdo troca de carro e pra mostrar por vizinho, rico troca de carro pra ostentar e ninguém fala isso.

      • Edson Fernandes

        Então não tem ninguém que troca de carro para o seu proprio conforto?

        • Gustavo73

          Claro que não. Todos sem exceção fazem para mostrar a alguém. Todos tem problemas de auto-estima. Se não todos estariam andando de carro usado. Só não sei da onde eles viriam.

          • Edson Fernandes

            É que vc sabe né…. o cara que compra usado não quer se mostrar (ainda que compre um carro que um dia foi para se mostrar) e o que compra zero… sempre vai querer.

    • Marcus

      Da mesma forma você pode ter eternamente um emprego com salário apenas pra bancar seu custo de vida, se alimentar apenas de feijão com arroz, pois já supre suas necessidades, usar apenas havaianas, pois já é o suficiente pra não te deixar descalço, e por aí vai. Você pode ainda se mudar pra Cuba! Dizem que lá é muito bonito, e o governo local pensa da mesma forma que você.

      • Osni Duarte

        Ok, dar canelada é anti-jogo. Mas o cara mereceu!

      • Junoba

        Eu não estou pensando igual o governo cubano, oque eu estou querendo dizer, é que algumas coisas são desnecessárias, como comprar um carro de luxo, sendo que eles não valem oque custam, e ainda vão desvalorizar muito, sendo que eu podia estar investindo o meu dinheiro com outra coisa, espero ter esclarecido oque eu disse. Abraços.

        • Zoran Borut

          Mas, tio Patinhas, o que o senhor vai fazer com todo o dinheiro guardado na Caixa-Forte quando o senhor morrer?

        • Edson Fernandes

          Junoba, aí voltamos a outra questão: Qual sua percepção de preços para os carros de entrada? Vamos pegar o Gol… custa em média R$30000.

          Perceba que com o aumento da sua condição de vida e prioridades, vc passa a perceber que não só quer ter uma casa bacana (e estou falando de uma casa para vc e não para mostrar aos outros), vc começa a perceber que vc já fez viagens com seu carrinho 1.0 e percebe que poderia ampliar o conforto desse seu Gol 1.0 se tivesse um carro superior (como vc disse antes, com ar condicionado e direção)… vai percebendo que cada vez mais vc quer um pouquinho de conforto para sua vida para corresponder tudo que vc já passou no dia e que no transito vc quer ter mais tranquilidade.?

          Agora, considere que a pessoa que comprou um A3, já tem uma casa que vale mais de 1 milhão de reais, viaja todo ano para fora do país (ou outros estados do Brasil) e ter esse carro só corresponde ao nivel social e financeiro dela. De repente, vc percebe que vc pode ter um bom carro e além de tudo na sua vida, vc pode tbm ter um carro como um Audi.

          E não estamos falando que somente os que “se amarram em financiamento” fazem isso, mas o consumidor que tem condição e que para ele, assim como para eu tenho com meu C3 que posso mante-lo numa boa, passear, viajar… ele pode fazer com tranquilidade.

    • Sergio Pereira Dos Santos

      No meu caso Junoba, não só transporte, ando muito então a opção seria um carro com melhor conforto, econômico e seguro, coisa que “um carro” simplesmente não proporciona em si. O Golf MK7 atendeu minhas expectativas, por isso comprei-o.

    • GPE

      NEssa lógica, pra que um jeans de 800 reais reais, se um de 20 veste do mesmo jeito? Pra que um relógio de 30mil, se um de 20 reais marca a hora igual? Pra que uma bolsa de mulher de 15mil, se uma de 100 faz o memso efeito? Pra que uma casa de 300m2, se uma de 110 acomoda uma família de 4 pessoas razoavelmente?

      • Junoba

        Foi isso oque eu quis dizer.

        • GPE

          Mas eu questionei esse pensamento. Existem mercado pra tudo e todos. Quem quiser que compre coisa cara ou barata, boa ou ruim. Não resta a mim, nem a vc e nem a ninguém indagar isso.

        • HecMC

          Você fala mais focado nas pessoas que não tem condições de comprar um carro na qual não podem manter/pagar… Nisto concordo com você, tem muitas pessoas que compram um carro no qual não podem pagar. Mas se a pessoa tem condições para comprar e manter tal carro, isso já não é discutível. Cada um tem sua necessidade e poder de compra, basta ela escolher o melhor para ela, não para o vizinho.

        • Edson Fernandes

          MAs é aí que tá… será que vc não está analisando sua situação atual?

          Será que amanhã aquele apartamento simples de dois quartos atenderia no futuro uma familia maior? Será que vc mesmo não quer sair de um apartamento para morar numa casa para ter mais privacidade e mais espaço? Tudo isso tem que ser levado em conta.

          Se vc levar apenas por preços, nem mesmo os carros de entrda vc compra.

  • Ricardo

    Sou muito mais um Audi, pois Audi é Audi, não é apenas um sedã grande e cheio de equipamentos!

    • Osni Duarte

      E não esqueçamos que Audi é Audi, e vice-versa.

    • Mazembe 2X0

      E VW é VW , MB é MB, GM é GM , Jac é Jac e Dacia é Renault aqui no Brasil rsrsrs.

    • Zoran Borut

      Errado. Audi é Volks. rsrs

  • Roger Bersch

    Vale lembrar que o Azera está acima de todos os citados na matéria, tanto que nos eua ele custa $ 31 mil, mais caro que a CLA ( $ 29 mil ) e $ 1 mil a menos que a 320i, que custa R$ 134 mil. O a3 sedan está com um ótimo preço, já que é mais caro que os sedans médios, apesar de mais barato que o Azera, que é full-size, mas custando apenas $ 1 mil a menos nos EUA e chegando aqui por quase R$ 20 mil a menos é excelente, isso demonstra como o mercado pode ter preços bons, como o do A3, e razoáveis como do Azera, seguido pelos absurdos de todo o resto citado na matéria.

    • CarLoverRS

      Eu não trocaria um alemão premium por um Coreano. Prefiro a tradição alemã.

      • Edson Fernandes

        Depende da versão. Se for comparar a versão de entrada do Alemão, eu iria de coreano.

  • tech76

    Atenção: “No entanto, o status de um carro de luxo – que foca mais em qualidade e segurança – pode fazer muita gente mudar de ideia e preferir maior destaque do que a discrição.”; no quesito segurança as marcas premium e as marcas comuns, nessa faixa de preço, ou se equivalem, ou a marca comum se sobressai, como é o caso do Ford Fusion, o carro mais seguro dessa faixa de preço.

    • Edson Fernandes

      Só vale dizer que embaixo da estrutura do Audi, tudo é de aluminio, coisa que em uma batida a dissipação de energia é maior. Inclusive conta teto e paineis de porta em aluminio, isso o Fusion não tem em nenhum ponto de reforço.

  • Jonas Augusto

    Estou com uma duvida estou quase comprando um New Fiesta 2011 a 2013 (sem o bocão no para-choque) ou Focus MK1 1.6 Flex ou o 2.0 16V.
    Será que o custo de reparação é acessível em ambos modelos??

    • Edson Fernandes

      Se for dizer sobre o 1.6, ele terá custo semelhante aos modelos com o motor 1.6 rocam tendo apenas diferenças na suspensão que é mais cara e superior.

      Fora isso, o resto é tranquilo de manter (colocando em mente que peças de reposição para lataria e acabamento interno terá mais dificuldade de repor no caso do Focus). Esse mesmo Focus teve o motor Zetec 2.0 16v e o Duratec 2.0 16v. Ambos são mais caros de manter e pelo menos na minha pesquisa, vi que as peças do 2.0 zetec eram mais dificeis que se comparado ao Duratec que tem oferta de peças pois é produzido até hoje.

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