Chevrolet Citroen Fiat Ford Hatches Nissan Peugeot Volkswagen

Segmento dos hatches médios voltará a se agitar: C4 hatch, Focus 1.6, Bravo, Peugeot 308

citroen-c4-hatch-salao-automovel-2008 Segmento dos hatches médios voltará a se agitar: C4 hatch, Focus 1.6, Bravo, Peugeot 308







Se o segmento dos sedãs médios é um dos mais movimentados do Brasil, isso atrapalha outros nichos. Os hatches médios estão meio que abandonados. O Golf é o mesmo a mais de 10 anos. O Stilo está aí a 6 anos. O Astra é outro que já passou dos 10 anos de idade. Mas, anime-se! Muitas novidades vêm por aí para quem gosta de um hatch médio.

Citroen C4 hatch

O modelo chega no mês que vêm. Ele virá da Argentina, oferecido logo de cara com motores 1.6 e 2.0, ambos flex. O modelo será voltado para um nicho mais top, pois o C4 hatch não terá versão mais simples, de entrada. Desde o mais barato, que deverá custar 55.000 reais, ele já terá ar-condicionado, direção hidráulica e rodas de liga leve.

Volkswagen Golf

Se por um lado nós não teremos Golf VI no Brasil tão cedo, por outro lado a boa notícia é que o modelo atual sai de linha até 2011. Pode até ser um pouco antes, dependendo de suas vendas. O que a VW colocará no lugar é um hatch médio, um Golf latino-americano, praticamente o mesmo sedã que a marca planeja para mercados emergentes. E é claro que no Brasil ele se chamará Golf, pois esse nome tem muito peso em qualquer lugar que seja. A inspiração para o design desse hatch será o Golf VI.

ford-novo-focus-2009-argentina-brasil-1 Segmento dos hatches médios voltará a se agitar: C4 hatch, Focus 1.6, Bravo, Peugeot 308

Focus com novos motores

O Ford Focus vai ganhar o motor 1.6 flex na metade do ano. Esse motor será o Sigma, que ficará na casa dos 120 cavalos. O motor Duratec 2.0 16v será transformado em flex também, e protagonizará a briga pelo título de hatch médio mais potente do mercado com o 307, que tem 151 cavalos. Quando esses novos motores chegarem, muito provavelmente a geração anterior sairá de linha.

Fiat Bravo

Muitos anúncios foram feitos de que o Bravo chegaria ao Brasil em 2009, depois 2010, agora já falam em 2011. A crise mundial atrapalhou tudo. E mesmo para 2011, não é certo que ele venha para o Brasil. Uma grande parte de suas peças teria de ser feita aqui para que ele fosse viável. Já que o Stilo está bem fraco perante a concorrência, a Fiat vai fazer de tudo para ter um Bravo nacional.

fiat-bravo-oficial-1 Segmento dos hatches médios voltará a se agitar: C4 hatch, Focus 1.6, Bravo, Peugeot 308

Chevrolet Vectra GT

O modelo nunca vendeu bem, e por isso mesmo algumas alterações terão de ser feitas. Agora no meio do ano ele passará a ter a mesma frente do Vectra Next Edition, e também o mesmo motor, com 140 cavalos. Algumas versões baratas serão criadas, para que ele vá tomando o lugar do Astra.

Nissan Tiida

O Tiida terá algumas novidades visuais no segundo semestre, como retoques nos parachoques, grade, lanternas e painel. O motor 1.8 flex da Nissan Livina será então colocado nele, já que o motor é mexicano, assim como o carro.

peugeot-308-oficial-vazou-1 Segmento dos hatches médios voltará a se agitar: C4 hatch, Focus 1.6, Bravo, Peugeot 308

Peugeot 308

O Peugeot 308 chega na Argentina em 2010. Depois disso virá para o Brasil, só não sabemos exatamente quando. Como a plataforma é a mesma, não fica lá tão caro e complicado de se vender o 308 aqui. Diz-se que o 308 sedã terá uma traseira menos decepcionante.

[Fonte: Auto Esporte]



  • vi_recife

    E a Renault?

  • marcodoido

    Todas as principais montadoras trarão carros que são iguais aos europeus e a volksvagem que diz em seu comercial que todos a adoram vai trazer mais uma gambiarra com o nome de golf,mais uma lástima em vendas,parece que não aprende com seus erros né dona volks,2°lugar para sempre.

  • eu

    Seja educado nos seus comentarios.

    o 308 hatch não vem antes de 2011 não… o sedan é que vai ser produzido em 2010 na argentina, repetindo a estratégia que a citroen (mesmo grupo da peugeot PSA) fez com o C$, 1º o sedan e depois o hatch..

  • eu

    Seja educado nos seus comentarios.

    é c4 e não c$….ehehhehehe

  • DAniel

    O q será esse novo Golf?? Podia vir logo, haja visto a concorrência se mechendo desde 2008…
    Ainda aposto minhas fichas no Focus 1.6 Sigma, esses 120 cv anunciados saõ um deleite pra qualquer admirador do carro. Ele só com o 2.0mono e a carroceria antiga já incomoda o Astra em vendas!

  • Yuri Queiroz

    To loco pra ver o bravo!!!
    dependendo de quando ele chegar aqui acho que vou esperar lançar o bravo antes de comprar o linea o problema e que eu preciso de porta-malas e logicamente o do linea e maior do que o do bravo

  • RRRKKK

    Que bom .. novidades interessantes

    EBER!!!!!!!!!

    Hj estava passando perto da fabrica da Renault em Sao Jose dos Pinhais – PR
    e vi 3 Sanderos pretos com placa verde, ateh ai td bem … o detalhe principal nesses carros foram que todos tinham teto solar, infelizmente nao consegui tirar fotos, mas pelo menos deixo aki postado uma novidade, … será que vira uma nova versao mais completa

    parabens pelo blog

  • CAFerreira

    Penso que a reportagem foi infeliz ao esquecer do i30 da Hyundai!

  • peterson666

    haha hahahahaaha bravo ñ visse q o bravo podera nem vir ou antes de 2011 acho melhor vc se afundar em um linea daqui uns dois anos anos ele ñ vale nem a metade do q vc pagou

  • peterson666

    dependendo de quando ele chegar aqui acho que vou esperar lançar o bravo antes de comprar o linea o problema e que eu preciso de porta-malas e logicamente o do linea e maior do que o do bravo . haha hahahahaaha bravo ñ visse q o bravo podera nem vir ou até 2011 acho melhor vc se afundar em um linea daqui uns dois anos anos ele ñ vale nem a metade do q vc pagou
    :banana:

  • vtr2008

    [Comentario #142293 sera citado aqui]

    Seja educado nos seus comentarios.

  • Coyote74

    Pessoal do NA, uma correção: o hatch médio mais potente vendido no Brasil não é Citroen nem Peugeot de 151 cv com álcool, mas sim o do novo Subaru Impreza 2.0 hatch, que tem 160 cv SEM SER FLEX. Por outro lado, uma observação que quase nenhum brasileiro faz, esta potência foi atingida sacrificando-se o torque, que é de 186 Nm (que dá aprox. 18,9 kgfm – abaixo até de um 2.0 8v da GM). Os motores da Peugeot e Citroen também sacrificam um pouco o torque para ter potência, ficando abaixo dos 20 kgfm. Um motor bem balanceado é o do Sentra, que tem 142CV (sem ser flex) e quase 21 kgfm de torque. Abraços!

  • tonywalker

    Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!! Focus 1.6 Sigma!!!

    TOMARA QUE A REDUÇÃO DO IPI CONTINUE ATÉ A CHEGADA DELE!!!!

  • THOR

    Decepcionante é o interior do Vectra GT e a lanterna traseira do 308 que prefiro a atual do 307.

  • verde.10

    Vou de focus 2.0 Flex certeza!

    Inclusive eu vi um em teste com placa verde, rodas de liga leve pintadas de preto abastacendo atras do meu carro em uma bomba a ALCOOL aqui no ABC, e vi varios “equipamentos computadorizados” em cima do painel dele.

    Dos que são certeza para até fim desse ano eu sou Focus na cabeça!

  • Eduardo

    seria legal se a Ford aproveitasse a plataforma C1 do Focus e fabricasse o C30 na Argentina… eu iria até lá de joelhos comprar o meu, se não fosse depenado em relação ao carro que é vendido na Europa.

  • Paulo Kuster

    Esta de “Golf latino-americano” só pode ser piada, deve ser um “Frankenstein-Ching Ling”, uma “maravilha”. Não acredito que a VW não tenha se mancado com o lançamento enganoso do Golf 4,25 – “o novo Golf”, decepcionando os clientes da marca e matando seu principal produto. A concorrência vem chegando com armamento pesado (Bravo, novo Focus, C4, 308…) e a VW pensando em projetar um Golf para “mercados emergentes” ? Por que será que a VW não consegue mais ser líder de vendas? Por que?

  • Luis.J.R.

    Fiquei curioso como vai ficar esse novo golf!Será que também terá novos motores.Agora sim o focus vai aumentar o numero de vendas, como esse motor 1.6 de 16v de 120cv, vai vende muito.Mais peugeot tá demorando demais para lançar o 308 e cintroen também já tinha que ter lançado o c4 faz tempo!O astra pelo jeito vai ficar em produção mais uns dois ano, mesmo se a gm lançar as versões mais barata do vectra gt.E não duvido muito que virá o megane hatch, e quem sabé o i30 pode ser montado em goias.

  • higor

    mudamdo de assunto.alguem sabe se o uno mille economy faz mesmo 26 por litros

  • Mirax

    Éber, eu li em algum site, que o nosso 308 será na verdade um “307,5”, da mesma forma que a Peugeot fez com o 206, que virou “207”.

    Quanto ao 1.6 Sigma do Focus, ele será usado no novo Fiesta que será lançado aqui no Brasil.

    Agora a Ford deveria ensinar à VW como se faz motores modernos. Os seus “GT´s” usam o motor de 2 litros de cilindrada e os mesmos 120 cv do 1.6 Flex do Focus e novo Fiesta.

    Que vergonha VW!!!!.

  • luiz_2008

    O Bravo é muito lindo. Poderia vir logo para o Brasil…

  • cadeobravo

    Brother…
    alguem pode me dizer quando que vai chegar o Bravo pelo amor de deus??? eu to esperando esse carro chegar tem um tempao já… eu to falando serio… cada hora um diz uma coisa… se alguem puder me ajudar eu fico muito agradecido mesmo viu … eu to quase cortando meus pulsos aqui por causa desse carro… vai entender né…. se a fiat lancasse o bravo eu tenho certeza que muita gente ia comprar.
    A crise atingiu muitas pessoas mas não é pra tanto assim. Pode ter certeza… tem muita gente ai que ta ganhando com a crise. é só parar pra ver, a bovespa valorizou 11% nesse ano isso ´ta nos jornais !
    é que a mídia e algumas pessoas que foram atingidas pela crise tao fazendo essa tempestade no copo d’agua… se analisarmos os fatos vamos ver que não é bem assim… é so ir atras das informaçoes como eu fiz que voces vao ver… pode procurar no google pra ver ;)
    vcs tao vacilando fiat… e a peugeot tambem com o 308 … só que é dificil de falar porque é tudo controlado por quem tem mais dinheiro né… as grandes empresas que dominam nosso mercado atrapalham um pouco o lançamento dos carros da concorrencia porque isso é uma ameaça pra eles… mas isso ninguem sabe !

  • Rogério

    Estou esperando o Bravo.
    Este carro é lindo!
    Imaginem com os motores Tritec e o 1.4 turbo da Fiat. Vai ficar show!

  • peterson666

    Quanto ao 1.6 Sigma do Focus, ele será usado no novo Fiesta que será lançado aqui no Brasil.

    Agora a Ford deveria ensinar à VW como se faz motores modernos. Os seus “GT´s” usam o motor de 2 litros de cilindrada e os mesmos 120 cv do 1.6 Flex do Focus e novo Fiesta.

    Que vergonha VW!!!!.
    ñ conte com o ovo dentro da galinha os motores nem vieram ainda, eo 1,6 e 1.0 são os melhores q temos no brasil inclusive sendo melhores q os 1.8 do palio e corsa

  • peterson666

    bravinho so para 2011 fica chupando uma bala até lá :hauhau:

  • Jonas

    Golf para emergentes? A Volks aprendeu com a GM a colocar o nome de carro bom em gambiarra de categoria inferior para enganar brasileiro trouxa.
    Trouxa que compra porcaria, que em nenhum lugar do mundo seria aceita, paga caro em infinitas prestações, e ainda usa pra tentar mostrar pro vizinho que tá bem de vida. Tipicamente brasileiro. Me desculpem, mas o nosso povinho, generalizando, tem o que merece.

  • Charles

    acho q seria uma boa estrategia da fiat… traser o bravo para o brasil como uma nova era do estilo… acho q seria interesante… i o modelo ja tem fama… seria mais facil de vender do que um novo nome!!! nao achamm?

  • Filipe Augustus

    Seja educado nos seus comentarios.
    Se “bobiar” esse novo Golf nacional pode ser aquele Bora chines,só que hatch!!!!
    Ou pior!!!Vai que alguem decide promover o novo POLO a Golf!!!
    Vai saber!!!
    =D

  • bruno

    esse c4 ta showwwwwwwwwwwwwwwwwwww

  • fr_amaral

    Bravo! Bravo! I30 anos na frente na questão de preço! Vamo bora!

  • kristiang

    gostei muito do teste do Hyundai i30 feito pela Quatro-Rodas neste mes de fevereiro. Design atual, bom acabamento, completo inclusive com air-bags laterais, 5 anos de garantia e motor 2.0 16v, tudo isso por R$54.000,00!

  • saulo

    Ao que vemos a respeito de carro no estilo sedan, varios sao os comentarios.Agora, com relacao ao Polo sedan e na versa comfortline, nao temos nada o que discutir no que condiz em o mesmo ser um otimo carro…

  • Marcos

    Caramba, Focus 1.6, Bravo, C4 Hatch e 308… agora sim esse mercado tá ficando interessante, a VW e a GM que não se cuidem…

  • Comanche

    Sua fonte de informação sobre o Vectra Gt está lhe informando erradamente, pois o GT, já foi visto vários em cima de cegonhas já modificados para a linha 09, rumando para as concessionárias.
    Veja no site do carroonline.

    Quanto as outras informações referente ao Bravo…Golf VI lamento mas é tiro no escuro. É muito importante ser criterioso, para não cometer erros forçados.

    Aceite a informação do Vectra Gt é fato, e a opinião do comentário restante e não censure meu comentário, pois não estou faltando com a educação, apenas tecendo opinião.

  • VTR2008

    ————————————–

    Seja educado nos seus comentarios.

    [Comentario #142312 sera citado aqui]

    Amigo não fala bobagem, o torque dos motores Peugeot e Citroën é 20,4

    Kgfm (GASOLINA) e 21,6 Kgfm (Àlcool)…se informa antes de ficar idolatrando o Sentra!

  • wotan

    “Golf latino-americano”, em outras palavras: “Golf 3ºmundo”, Não esperem grandes coisas desse “golf”. vai ser uma porcaria de gol só que em tamanho maior, é o brasil vai de mau a pior, Bravo? adeus Bravo foi em bora no rabo do cometa da crise, com o fracasso do Linea e o Stilo fraco em vendas a fiat não arriscaria investir num modelo para vender umas 500unids/mes, vamos nos contentar com o Stilo por muitos anos ainda.

  • VTR2008

    ————————————
    SENTRA:
    GASOLINA
    Potência: 142 cv a 5.500 rpm
    Torque: 20,3 kgfm a 4.800 rpm

    ————————————-
    C4 Pallas Flex/307 Flex
    GASOLINA
    Potência: 143 cv a 6000 rpm
    Torque: 20,4 kgfm a 4.000 rpm

    ÁLCOOL
    Potência: 151 cv a 6000 rpm
    Torque: 21,6 kgfm a 4.000 rpm
    ————————————-
    Tem certeza que o motor do Sentra é o mais balanceado? o que importa bastante nas cidades é torque não é??? olha a rotação que o Pallas/307 chega no torque máximo e olha a do Sentra…
    o Sentra tem um excelente motor, um dos melhores do mercado, mas não é melhor que o do Pallas/307….

    Abs

  • Adenilson

    Acho que vou dar meu carro de entrada pra pegar o Focus 1.6 Sigma

    Meu tio trabalha na concessionária Ford

    ai vou lá: “Tio,reserve um Focus 1.6 do novo pra mim,vou dar meu Gol G5 de entrada.”

  • DAniel

    Esse HB da VW pode ser algo baseado no Lavida ou Bora ChinÊs, um low cost q eles criaram lá… A prospota pode ser interessante, mas daí a levar o nome Golf, veremos!

  • Mirax

    [Comentario #142357 sera citado aqui]

    Mas ninguém falou nos motores 1.8 da GM do Palio e do Corsa. Estes juntamente com os da VW, são os motores mais antigos do país.

    De vez em quando a VW aumenta 1 cv e diz que é um novo motor. Observe que o 1.6 HiTorque da VW é o menos potente entre os 1.6 fabricados no país.

    Até o 1.4 Econoflex da GM no Corsa, é mais eficiente que o 1.6 da VW.

  • EDBSB

    O I 30 da HYUNDAI deixa todos no chinelo.
    O custo benefício desse carro não tem comparação com nenhum outro hatch (que existe ou virá para o Brasil).
    Esperem o lançamento e confirmem o que estou dizendo.

  • CAFerreira

    [Comentario #142568 sera citado aqui]
    Concordo contigo EDBSB, vi o carro pessoalmente, sentei, olhei detalhes, enfim, tudo no carro é muito bem acabado e construído. O detalhe da batida da porta é realmente uma coisa fina. Só falta andar no “bicho”, sem falar nos cinco anos de garantia…

  • trone

    “O I 30 da HYUNDAI deixa todos no chinelo.
    O custo benefício desse carro não tem comparação com nenhum outro hatch (que existe ou virá para o Brasil).
    Esperem o lançamento e confirmem o que estou dizendo.”

    É uma beleza o I30. Só que se ocorrer qualquer problema mecânico, principalmente quando estiver viajando, torça para estar a menos de 1000 Km da concessionária mais próxima e conte com um carro reserva por um bom tempo.

  • superleo

    Parabéns à Ford pelos investimentos em motores e novas plataformas. Aprendeu com o período negro que passou no Brasil no início desta década e voltou a merecer a atenção dos consumidores.

    Quanto à VW, é difícil de acreditar que vão vender uma gambiarra qualquer com o nome de “GOLF” para nós. O Golf é o que é pela fama que construiu, um carro lendário! Nenhum outro carro pode receber esse nome impunemente. Será o maior tiro no pé dado pela empresa no país.

  • VW.VW.VW

    [Comentario #142568 sera citado aqui]

    Deve ser vendedor da Hyundai!

  • Allan

    Porque ninguem falou do subaru imprenza? ele compete com os outros!! ou tou errado?

  • PC

    O Stilo esta bem fraco perante a concorrencia? nao entendi essa reportagem…
    Ate onde sei o Stilo jah disputa a alguns meses a liderança com o golf, nessa categoria…e o astra soh aparece bem vendidow, pq as listas computam astras hatch e sedan juntos!

  • beto

    Gostaria de incluir nos comentarios o STILO, que continua sendo o melhor custo benefício no Brasil, quando se fala el Hatch Luxo.
    Conforto, inúmeros mimos eletrônicos (piloto automatico, cruiser control, teto maravilhosos, aro 17, visual moderno, etc…)
    Parabéns Fiat.
    Estou esperando o Stilo 2010, para trocar o meu 2009.

  • Renan

    esse focus 1.6 flex vai vir mesmo? ate qnd? e o valor, tem ideia? To na duvida do i30 e ele….abs


Send this to a friend