Governamental/Legal Mercado Preços Segurança

Seguros poderão ficar 20% mais caros no Rio devido à onda de roubos de carros

rio-de-janeiro Seguros poderão ficar 20% mais caros no Rio devido à onda de roubos de carros

A cidade do Rio de Janeiro registrou em 2016 o mais alto índice de roubo de carros em 25 anos. Foram 41.704 registros na capital fluminense, o que disparou um alerta na Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).



De acordo com a entidade, o Rio tem hoje as apólices de seguro mais caras do país. Por conta do alto índice de roubos, as seguradoras deverão aumentar em 20% as apólices para novos contratos.

Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), não é somente o Rio que viu elevar o roubo de carros, mas seu entorno também. Niterói e as cidades da Baixada Fluminense tinham níveis estáveis, mas já estão acima da média.

Os bairros da Barra da Tijuca, Copacabana, Ipanema e Leblon também apresentam aumento no roubo de veículos. Por conta disso, os seguros acabarão encarecendo mais, isso sem contar o perfil do roubo. Antes, segundo a FenSeg, a preferência dos ladrões era por carros populares 1.0, mas agora são elevados os registros envolvendo picapes e carros importados.

As seguradoras apontam que o governo fluminense se mostra ineficiente no combate ao roubo de veículos, já que nem mesmo aprovou uma lei que regulamenta os desmanches e o comércio de peças usadas, o que ajudaria no rastreamento de veículos roubados. O Detran-RJ não possui um banco de dados com o registros dessas peças, que permitiria controlar esse mercado.

[Fonte: G1]

 

  • Uma coisa é certa: se a quantidade absurda de roubos continuam a crescer e o Estado pouco ou nada faz para atenuar esse problema, é pq tem muita gente poderosa e influente se beneficiando.

    Se algo está errado e continua errado mesmo com o conhecimento de todos, é pq alguém quer que continue assim.

    Rio de Janeiro é um caso complicado. Culturalmente é unico no país.

    Pessoalmente eu não aguentaria morar num lugar assim.

    Boa sorte aos nossos amigos cariocas, que são realmente resilientes.

    • Hugo Leonardo

      Verdade, “resiliente” é o adjetivo que melhor define o carioca nos últimos meses.

      • Junoba

        Meses ? Nas últimas décadas !

    • Lucas Vilanova

      Realmente é uma situação triste. Fui ao RJ em 2010, nunca tinha ido antes. A cidade é show de bola, os bares idem. Fui até ao baile funk na zona norte, famoso Furucão 2000, e foi “doidera” kkkkkkkk A parte de cima era como um camarote, as mulheres de saia curta, nem aí para quem tava embaixo… Hoje, mais velho, penso a cagada que fiz em ter ido a esse baile. Muito cara estranho, mal elemento. Hoje não tenho mais vontade de voltar a “cidade maravilhosa”.

      • Matheus_P

        Mau elemento

        • Lucas Vilanova

          Boa, esqueci de revisar o texto. Valeu garoto!

    • Nicolas97

      Os prédios antigos não tem garagem. Isso deve aumentar o índice de roubo.

    • Marcelo TB

      O CARA MORA NO KHU DO MUNDO E QUER FALAR MAL DO RJ.

  • invalid_pilot

    Aqui em SP existe esse tal registro de peças e mesmo assim não senti queda no valor dos prêmios.

    Seguro é uma verdadeira caixa preta, pois não se tem acesso aos dados que compõem as variáveis do cálculo de risco.

    • Lucas Vilanova

      Segundo o meu corretor, a seguradora tem acesso aos dados da polícia, de acordo com a região – CEP – e o modelo do carro. Acredito que seja verdade mesmo.

      • invalid_pilot

        CEP e modelo sao as coisas que mais interferem no prêmio, sem dúvida.

        Eu tenho curiosidade em entender como funciona exatamente

    • Ricardo Blume

      Pagamos sem saber como esse cálculo mágico é feito. No final das contas eles colocam o preço que querem e alegam milhões de coisas para que o povo aceite e não reclame. Eu chamaria isso de lobby e dos grandes. Combustíveis, medicamentos, seguros… tudo funciona da mesma maneira.

      • invalid_pilot

        Eu não quero acreditar nessa grande teoria da conspiração, mas as vezes é difícil

      • Nelson C

        Rapaz, a gente até reclama, cota em várias seguradoras, compara apólices, consulta outros corretores… mas o preço segue alto. E aí infelizmente não há mais o que fazer, não dá pra ficar sem seguro :/

  • sigma7777777

    Uma boa indústria de rastreadores poderia amenizar os roubos.

    • Matheus_P

      Eh um absurdo estarmos em 2017 e carros nao virem de fabrica com localizacao por gps atrelada dentro de alguma peça dificil de violar do carro…

    • zekinha71

      Como que se qualquer chinelero não soubesse desligar o rastreador em menos de 5 minutos.

  • Airplane

    Hell de Janeiro !

    • Marcelo TB

      SÃO PAULÁDENTRO.

      • Airplane

        Lá dentro do hell de janeiro !

  • Ricardo Blume

    Mais uma vez o povo pagando pela incompetência da nobre classe política brasileira.

  • Diogo Augusto

    Dizem também que o seguro de proteção aos danos também vai ficar caro, devido ao risco de balas perdidas

  • Fanjos

    Morei no Rio por quase 6 meses, isso em 2006,depois disso nunca mais quis chegar perto, SP não é uma maravilha, mas pelo menos nunca vi ninguém trocando tirando do meu lado ou mesmo ter que fugir a 140 km, rezando para não tomar um tiro enquanto atravessava a ponte para chegar na Ilha do Governador

    • leomix leo

      Isso em 2006, imagina hoje!? Meu primo foi ao Rio e se apaixonou, foi assaltado lá e achou normal.
      Falou que não existe noite melhor que a da Lapa, que conheceu muita gente bonita e estranha ao mesmo tempo, ficou em Um Hostel com uma galera da Holanda e foram fazer um passeio em uma comunidade, nesse passeio perderam tudo que tinham. Mesmo assim ele é apaixonado pelo Rio, passei de carro tem uns 10 anos, não tive a oportunidade de conhecer nada, mais arrisco a dizer que a localização geográfica e sua geografias são únicas, muito lindo, uma pena não ter tido um plano diretor para se expandir mais organizado, cresceu desordenadamente e mal planejada.

      • Fanjos

        Pois é não tenho ideia de como está hoje, mas como aqui no Huezil nada melhora….
        Eu achei o Rio bem bonito geograficamente falando, mas o imundo, todo sujo, muita gente folgada, o pessoal estaciona nas calçadas e acha ruim se vc não fizer o mesmo, é favela em basics todos os lugares, tirando a Urca e um canto ou outro, muita trombadinha para todos os lados, crianças carregando fuzil nas beiras da avenida como se fosse normal em uma área que chamam de “faixa de gaza” que era uma parte onde duas favelas rivais se chocavam, o Rio é uma aberração em termos de urbanismo, e agora que está falido não tenho ideia da situação.
        Sinceramente eu acho que o HuEzil nao tem solução, vc simplesmente se adapta e tenta sobreviver, mas pelo menos vc ainda pode trocar de estado ou cidade já que para fora do país hoje em dia está bem complicado,entso sinceramente se tivesse nascido lá eu daria um jeito, qualquer jeito de sair para outro lugar

        • Léo Faria

          Desliga a TV.

          • Fanjos

            E se tranca no quarto….

        • CharlesAle

          Pois é Fanjos, triste essa situação do Rio, principalmente agora que está falido.. E sabemos que, com essa falência, quem mais sofre são os pobres, pois os serviços públicos, ou vão despencar de qualidade, ou sumir totalmente.. Deus foi generoso com o Brasil, nos deu um país lindo, maravilhoso, mas o Brasileiro estraga tudo, infelizmente..

          • Uau!

            Não é o Brasileiro. essa história é longa e começa em Portugal…

  • Rbs

    Daqui de cima é que vejo o surgimento do endereço e o sumiço do lugar
    Antes tudo era bonito se perdia dava um sorriso hoje ate quando acho sinto vontade de chorar

    Agora o vento que vem de longe trazendo música de construção antes canto de passarinho e cheiro de plantação
    Que o avanço da cidade conheça a força do regressar pela singela paisagem da beleza desse lugar!

  • Mr. Car

    Isto não me afeta que meu carro tem oito anos, não é visado, e pelas minhas características de uso, não ter seguro é um risco calculado. De resto, o meu sonho dourado e pelo qual venho batalhando, é dar um pé beeem dado nos fundilhos desta terra de ninguém, desta verdadeira casa da mãe Joana que é esta cidade amaldiçoada que já morreu, esqueceram de enterrar, e está fedendo pacas, apesar de ainda venderem ao mundo como “Cidade Maravilhosa”. Eu chamo de “Cidade M*rdavilhosa”.

    • Matheus_P

      Morei de 2006 a final de 2007… Eh incrivel como o setor publico do RJ simplesmente NAO FUNCIONA. Da nojo

    • Fanjos

      Tenho um amigo que era professor de biologia por aí, quando voltava para SP ele vinha comigo para dar uns roles, arrumou um emprego em um cursinho pré vestibular por aqui e posteriormente entrou em uma faculdade para dar aula, está feliz aqui até hoje, mora em Moema e não sente saudades do Rio, não vai nem para visitar parente ele diz que quem quer, quem venha até aqui, ele acabou casando com uma menina mais branca que um papel sulfite, ele falava que no Rio todo mulher queria ser bronzeada, e ele sempre gostou das branquelas cor de rosa, em SP até que tem bastante.
      Mas uma coisa é certa, quando me aposentar eu vou para o interior de SP, ainda tem muita cidade bacana para se morar escondido.

      • Mr. Car

        Como já disse, Fanjos, é meu sonho e objetivo vazar daqui, de preferência neste esquema de “não voltar nem para visitar parente”, he, he! A meta número 1 disparado é Brasília, mas o interior de São Paulo seria uma segunda opção bastante satisfatória, pois já morei muitos anos atrás, e gostei demais. Em tempo: também sou chegado numa branquelinha, he, he!

        • CharlesAle

          Mr.Car. O Rio só irá melhorar a hora que TODOS os Cariocas de bem, e que ainda acreditam em uma melhora, se mobilizarem para que isso aconteça. O Paulistano tem essa característica, pode até fazer uma cagada brutal por exemplo, elegendo um péssimo prefeito, mas pode esperar que na eleição toma um pé na bunda homérico.Já os Cariocas são mais “tranquilos” mais conformados, e não percebem que a coisa piora dia a dia. Pois só a sociedade Carioca unida pode mudar esse quadro, do contrário, a coisa só vai piorar cada vez mais..E quem perde com isso é o Carioca, mais ninguém..

        • Junoba

          Mude pra uma serra no Sul do país, você vai gostar do frio…

      • Louis

        Mesmo no interior de SP, tem que procurar bastante para achar um lugar melhorzinho. Moro em uma cidade de 100 mil hab., e tenho vontade de ir para um local menor ainda.
        Basta dar uma volta pelas cidades, e ver casas cercadas de cerca elétrica, grades, alarmes, isso já é um sinal do que acontece.

    • moro no brasil ha 13 anos e meio e semana passada pela primeira vez fui assaltado, nove da noite perto de casa no meier, me fecharam com um carro desceram 2, um armado, levaram carteira e celular, o clio ainda bem que parece não interessar muito aos bandidos
      infelizmente não posso ir embora mas se poderia teria feito as malas ha muito tempo

    • Louis

      Também não estou pagando seguro de 1 de meus carros KKKKK, é bem velhinho, por isso não troco, risco calculado. Só tenho que manter distância de carro caro hehehhe

  • Thiago C

    Eita, acho que vou me mudar pro rio.

  • Diego

    Moro na cidade do RJ, não trocaria a Barra da Tijuca por outro Bairro ou estado do País.Aqui na Barra alguns aventureiros começaram a querer realizar roubos relâmpagos em sinais de trânsito, estacionamento de restaurantes, o “recado” foi dado pelo conselho de moradores do bairro que efetua generosas doações a PM, não há mais este tipo de crime em alta no Bairro. A questão vai muito além do roubo de carros, num ranking de cidades mais perigosas do Brasil não é o RJ a ocupar o topo, principalmente em relação aos homicídios, conforme a listagem a abaixo, a questão é simples, depende efetivamente onde você mora, violência ocorre em todo lugar do país e essas estatística são baseadas na população absoluta .

    Fonte: Exame/ Ago 2016

    Veja o ranking das capitais mais violentas:

    Fortaleza (CE) 77,3 mortes violentas para cada 100 mil habitantes)
    Maceió (AL) 69,5
    São Luís (MA) 69,1
    Natal (RN) 65,9
    João Pessoa (PB) 61,6
    Teresina (PI) 53,1
    Belém (PA) 51,2
    Salvador (BA) 48,1
    Cuiabá (MT) 47,4
    Aracaju (SE) 47,1
    Goiânia (GO) 46,7
    Manaus (AM) 41,6
    Porto Alegre (RS) 40,6
    Vitória (ES) 38,3
    Rio Branco (AC) 36,5
    Macapá (AP) 32,5
    Curitiba (PR) 32,4
    Recife (PE) 32,0
    Belo Horizonte (MG) 30,8
    Porto Velho (RO) 30,6
    Palmas (TO) 27,9
    Brasília (DF) 25,8
    Rio de Janeiro (RJ) 20,2
    Campo Grande (MS) 18,9
    Boa Vista (RR) 17,5
    Florianópolis (SC) 16,9
    São Paulo (SP) 11,4

    • Rick Rick

      Critério completamente equivocado para determinar qual cidade é a mais violenta, deveria considerar todos os tipos de crime. Sou de São Luís-MA onde a taxa de homicídios é alta por causa da briga de facções, aqui é perigoso (estamos no Brasil), agora nem se compara a probabilidade de ser assaltado como no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Outro dia no vi em um jornal que uma região de uma av movimentada de São Paulo, somente em 4 meses já tinha mais de 2 mil ocorrências entre assaltos, furtos etc, ou seja, são números gigantescos. Aqui não tem arrastão em praia e nem bandido com fuzil AK-47 nas favelas, exceto quando é assalto a banco no interior do Estado e nem morre um policial por dia como no RJ, claro a população do Rio é muito maior e isso deve ser levado em consideração. Mas se vc observar a taxa média de roubos e furtos por 100 mil habitantes, a do Rio e SP é maior que a média as outras capitais do Brasil.

      • Leo

        Exato. Sou de Brasília e aqui é muito evidente que os homicídios estão concentrados em hot spots. No Rio, infelizmente, não há hora nem lugar. E digo isso sem nenhuma satisfação, porque vou lá ao menos três vezes por ano a passeio e outras tantas a trabalho.

      • Diego

        Então pela sua lógica gera um contrassenso com o que você postou, já que citou apenas os assaltos e não todo tipo de crime, eu com todo respeito discordo, assim como no RJ, tenho certeza que em São Luiz existem ilhas de segurança, depende do quanto você pode pagar por segurança PRIVADA ou alguma parceria com segurança pública, agora, creditar alguma expectativa exclusivamente na segurança pública em todo país eu não o faria, os dados estão ai para ninguém questionar ou dizer o contrário.

    • CharlesAle

      Predominantemente as cidades do Nordeste são as mais perigosas, segundo os dados que aqui postou.

      • Nelson C

        Mas em locais bem mais concentrados. Não existe tanta democratização do acesso à violência, como no Rio. :P

    • Guedes

      A questão aqui não é homicídio. Estamos falando de roubo de carros

      • Diego

        E quem é você para falar o que é ou o que deixa de ser posto em pauta ? A questão compete a cada um levantar a que melhor lhe convir.

        • Guedes

          Sou um leitor como você também é. O site NA, que eu saiba, trata de assuntos relacionados a carro, não?
          Se você quer misturar assunto, misture à vontade. Fala aí de homicídio, roubo etc, tem tudo a ver com carros!

  • Sergio Quintela

    nao sei se ja saiu aqui no NA youtu. be/MTdLwJxdUU8

  • Junoba

    A cidade que já foi a capital de Portugal, jogada as moscas… O mundo da voltas.

  • Andre Henrique Melo

    Aumentar quero novidade.Vou ficar de queixo caído guando baixar.Nem com índice baixos de roubos isto acontece no Rio de Janeiro.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend