Sem chips e peças, VW dá férias de 20 dias na Anchieta

vw anchieta

A Volkswagen concedeu férias coletivas de 20 dias para 2,5 mil funcionários da planta de São Bernardo do Campo, Grande ABC.


Na fábrica da Anchieta, a operação atingirá cerca de um terço dos funcionários da unidade, com 8 mil pessoas trabalhando.

A suspensão dos trabalhadores começa no dia 9 de maio e afetará a produção, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A falta de chips e de outros componentes compromete a fabricação dos modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro.

Na empresa, o retorno ocorrerá no dia 28 de maio, o que deve afetar bastante as vendas dos quatro modelos da marca no período.

No Paraná, a Volkswagen cortou um turno de produção do T-Cross por falta de semicondutores.

Essa operação da VW em São José dos Pinhais colocou 580 trabalhadores em layoff por cinco meses, retomando o turno na segunda (2).

Já no Vale do Paraíba, a montadora retornou com os dois turnos para produção de Gol e Voyage, o que ajudará a dupla em seus últimos dias.

Tanto é que a VW já disponibiliza a linha 2023 dos dois populares, que sairão do mercado nacional nos próximos meses.

Com mudanças na planta do interior paulista, a VW prepara a linha para produção do Polo Track, que usará a base modular MQB.

A falta de componentes na cadeia de suprimentos está atingindo fortemente o setor automotivo e a Volkswagen está sendo duramente afetada.

Tanto que no mês de abril, a VW ficou em sexto lugar em vendas, dada a baixa disponibilidade de produto para vender.

De acordo com a Anfavea, a falta de chips no mercado já reduziu a produção nacional em mais de 100.000 unidades no primeiro trimestre.

Com três plantas de produção de carros no Brasil, a VW produz atualmente sete modelos no país, porém, esse número será reduzido para seis.

Isso porque a VW perderá Gol e Voyage, mas ganhará o novo crossover compacto em Taubaté.

[Fonte: Auto Data]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.