Sem chips, VW dá férias coletivas e ameaça líder Gol

Novamente sem chips, a Volkswagen dará mais férias coletivas para seus funcionários na fábrica de Taubaté, no Vale do Paraíba.


Cerca de 800 funcionários ficarão em casa entre os dias 8 a 20 de agosto, deixando assim um turno suspenso na planta que produz os modelos Gol e Voyage.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau), o aviso de férias saiu nesta sexta (22) e no dia 29, a fábrica fará uma parada técnica.

A VW informou aos empregados sobre a pausa no turno por meio de comunicado interno: “A Volkswagen do Brasil informa que protocolou junto às entidades férias coletivas de 20 dias para os colaboradores da fábrica de Taubaté/SP, a partir de 8/8/22, em razão da falta de semicondutores.”

Com a pausa, a posição de liderança provisória do Gol pode ser ameaçada, pois, o hatch popular da VW assumiu a ponta em junho e lidera o mercado em julho.

Se não houvesse essa parada, provavelmente ele poderia manter a ponta em agosto, há poucos meses de sair de linha.

Como se sabe, essa “melhora da morte” é semelhante à do Fox, porém, fazendo o modelo alcançar o topo, apesar de não receber nenhuma mudança para incentivar as vendas.

Na época do Fox, o hatch altinho eliminou opcionais e manteve apenas motor 1.6 num preço competitivo, o que o fez sair de cena em boa posição.

No caso do Gol, a VW nem precisa fazer isso, visto que o mercado está defasado em ofertas de carros novos e como a montadora conseguiu fazer muitas unidades em dois turnos, o hatch se apresenta ao consumidor na falta de opções.

Enquanto isso, na aparente desolação da Anchieta, a produção está reduzida pelo mesmo motivo, operando com um turno para fazer Nivus, Polo, Virtus e Saveiro.

No Paraná, até se consegue entregar volumes para manter o T-Cross como líder entre os SUVs em 2022.

[Fonte: Automotive Business]

 

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.