Novamente sem chips, a Volkswagen dará mais férias coletivas para seus funcionários na fábrica de Taubaté, no Vale do Paraíba.
Cerca de 800 funcionários ficarão em casa entre os dias 8 a 20 de agosto, deixando assim um turno suspenso na planta que produz os modelos Gol e Voyage.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (Sindmetau), o aviso de férias saiu nesta sexta (22) e no dia 29, a fábrica fará uma parada técnica.
A VW informou aos empregados sobre a pausa no turno por meio de comunicado interno: “A Volkswagen do Brasil informa que protocolou junto às entidades férias coletivas de 20 dias para os colaboradores da fábrica de Taubaté/SP, a partir de 8/8/22, em razão da falta de semicondutores.”
Com a pausa, a posição de liderança provisória do Gol pode ser ameaçada, pois, o hatch popular da VW assumiu a ponta em junho e lidera o mercado em julho.
Se não houvesse essa parada, provavelmente ele poderia manter a ponta em agosto, há poucos meses de sair de linha.
Como se sabe, essa “melhora da morte” é semelhante à do Fox, porém, fazendo o modelo alcançar o topo, apesar de não receber nenhuma mudança para incentivar as vendas.
Na época do Fox, o hatch altinho eliminou opcionais e manteve apenas motor 1.6 num preço competitivo, o que o fez sair de cena em boa posição.
No caso do Gol, a VW nem precisa fazer isso, visto que o mercado está defasado em ofertas de carros novos e como a montadora conseguiu fazer muitas unidades em dois turnos, o hatch se apresenta ao consumidor na falta de opções.
Enquanto isso, na aparente desolação da Anchieta, a produção está reduzida pelo mesmo motivo, operando com um turno para fazer Nivus, Polo, Virtus e Saveiro.
No Paraná, até se consegue entregar volumes para manter o T-Cross como líder entre os SUVs em 2022.
[Fonte: Automotive Business]