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Sem parentesco com chinês, Skoda Kamiq europeu é irmão do VW T-Cross

Sem parentesco com chinês, Skoda Kamiq europeu é irmão do VW T-Cross

A marca tcheca Skoda agora entra oficialmente na disputa por um lugar ao sol no segmento de SUVs compactos na Europa. A empresa do grupo Volkswagen revelou a versão local do Kamiq, ou melhor, o Skoda Kamiq do ocidente. Isto porque na China já existe um utilitário esportivo de mesmo nome, mas lá ele tem porte médio e plataforma PQ34 alongada.


No caso europeu, o Skoda Kamiq é um irmão maior do Volkswagen T-Cross brasileiro (e também chinês), visto que embarca na plataforma modular MQB-A0 com base do Virtus, ou seja, tem 2,651 m de entre eixos. Com 4,241 m de comprimento, 1,793 m de largura e 1,531 m de altura, ele é mais baixo que o crossover nacional.

Sem parentesco com chinês, Skoda Kamiq europeu é irmão do VW T-Cross

Com 400 litros no porta-malas, o Skoda Kamiq chegará ao Salão de Genebra 2019, em março, como o menor SUV da marca sediada na República Tcheca. Tal como aqui, o espaço interno para bagagens pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro bipartido, chegando a 1.395 litros e ainda com opção de rebatimento do encosto do passageiro, como no T-Cross.


Ostentando um design diferenciado em relação aos demais SUVs da Skoda, o Kamiq apresenta LEDs diurnos e repetidores de direção elevados, enquanto os faróis (que podem ser de LED) ficam mais abaixo, seguindo tendência nesse segmento.

Sem parentesco com chinês, Skoda Kamiq europeu é irmão do VW T-Cross

Na traseira, as lanternas em forma de bumerangue caem bem, enquanto a área envidraçada foi mais bem aproveitada com vigias maiores nas colunas C. Por dentro, o Kamiq segue a linha do funcional e tecnológico com cluster digital de 10,25 polegadas, assim como multimídia com telas de 6,5, 8,0 ou 9,2 polegadas.

O ar condicionado pode ser automático e um slot para carregamento indutivo para smartphones também é opcional. O Kamiq tem um conjunto de segurança avançado com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, detector de pedestres e ciclistas, alerta de faixa e ponto cego, alerta de fadiga, farol alto automático, entre outros.

Sem parentesco com chinês, Skoda Kamiq europeu é irmão do VW T-Cross

Pode receber também suspensão adaptativa Sport Chassis Control com redução de 10 mm na altura, além de quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual). Na mecânica, o Skoda Kamiq se resume aos motores 1.0 TSI com 115 cavalos e 20,4 kgfm, 1.5 TSI de 150 cavalos com 25,5 kgfm e, por fim, o diesel 1.6 TDI de 110 cavalos e 25,5 kgfm. O câmbio pode ser manual de seis ou DSG com sete marchas.

Skoda Kamiq 2019 – Galeria de fotos

Sem parentesco com chinês, Skoda Kamiq europeu é irmão do VW T-Cross
Nota média 3 de 2 votos

  • Domenico Monteleone

    Eis o interior que o T-Cross precisava ter. E se bobear essa traseira também ficaria melhor.

    • Não ficou luxuoso, mas está bem acertado pro segmento e de fato acima do T-Cross que na minha opinião está levemente abaixo da média do segmento, que já não é alta.

      • Luis Burro

        Acho q se o acabamento e os materiais fossem softtouch nem precisa ser luxuoso a nivel Premium,só ñ gosto de muito plástico!

        • Nem cabe luxo nesse segmento, mesmo o uso soft touch é limitado, seria interessante se tivesse em alguns pontos, mas o problema não fica só nisso, mesmo os plásticos duros tem diversas especificações que passam maior ou menor sensação de qualidade, as da VW também nisso deixam a desejar, parecendo ruins, passando sensação de simplicidade excessiva.

          • Edson Fernandes

            E vc ve…. a tentativa da VW trnasformar o ambiente em algo diferenciado com detalhes em branco, cinza e preto nem de longe conseguiram o feito por esse modelo que entrega tudo preto numa mescla entre black piano, preto absoluto e um preto voltado para cinza.

  • A VW poderia ter usado esse porte aqui, claro deixando mais altinho. Mas essa obsessão que as marcas estão tendo de criar um Compass Killer, bagunça tudo. E posso até estar errado, mas acho que vão quebrar a cara, pois o preço do Compass é relativamente competitivo, a marca tem aura premium e mais importante é que cerca de metade das vendas ou um pouco mais, são com descontos generosos para vendas diretas ( que não afetam o caixa da FCA por conta das isenções da fábrica de Goiana), como a VW já deixou claro que não vai se esforçar por vendas diretas, já dá pra imaginar o resultado.

  • Fabrício Sanches

    Não é irmão maior do T-Cross. Tem praticamente o mesmo tamanho.

  • th!nk.t4nk

    Basicamente um T-Cross europeu esticado. Algo me diz que em breve a Skoda estará vendendo esse carrinho bem completo por uns 20 mil €, a exemplo do que fazem com o resto do lineup.

    • Edson Fernandes

      Mas o interior deste consegue ainda superar o T-Cross. Curiosamente esse oferta tbm ar dual zone opcional.

      • th!nk.t4nk

        Então, o T-Cross europeu tem tudo isso também (até o ar dual zone) e o interior é melhorzinho que do brasileiro (dá pra optar por vários de acabamentos de melhor qualidade). Talvez por isso a diferença de preço entre ele e o T-Roc seja só de 10% nesse mercado. No Brasil simplificaram bastante o T-Cross e não baixaram preços, isso que é intrigante (ou revoltante?). Tá certo que deram uma esticada no carro, mas rolou aquela velha sacanagem da VW de cortar custos em tudo que podem. Merecem uma ignorada do consumidor pra diminuírem essa cara-de-pau.

        • Edson Fernandes

          Deixa o consumidor não comprar como a VW almeja, aí verá mais um produto ter que criar novas versões e sofrer como o Jetta. E pensar que eu até gostaria do Jetta….

  • Luis Burro

    É mais ousado no estilo um pouco,gostava do Yeti mas esta marca já estaria bem boa pra mim!
    Qual o grau de liberdade da marca dentro do grupo?Por vzs me parece q a Volks é total dominadora e as vzs q é liberal

    • th!nk.t4nk

      Eu daria créditos aos Tchecos. Eles se esforçaram muito pra aumentar o nível da Skoda, e conseguiram. O reconhecimento veio há pouco, com a decisão da VW de passar a fabricação da próxima geração do Passat pra Skoda. Baita responsabilidade. Isso mostra que os Tchecos chegaram finalmente a um padrão muito bom de fabricação.

  • Luis Burro

    Só ñ curti muito este painel cheio de vincos,deve dá um trabalho pra limpar já q a sujeira pode se encralacrar mais facilmente!

  • Debraido

    Diria que esse foi o melhor aproveitamento da MQB-A0 até o momento. A traseira da de 10 x 0 no primo mais caro T-Cross.

  • Tibúrcio

    Ultimamente os Skodas são feios demais!
    Esse comprova!

  • Faheina

    Sem parentesco com chinês mas, tem frente pior que muito chinês.
    No resto um baile no t-cross

  • Mauro Moraes

    O interior está bem melhor que o T-Cross. Traseira idem. Só a frente achei melhor no brasileiro.

  • vicegag

    Aquela régua, dá a impressão que se for tirada, aliviaria uns 5 quilos da tampa traseira, rsrs.

  • Dod 2019 New Era

    Deu um baile no T-Cross e eu não me surpreendo. Skoda e tambem a SEAT estão fazendo carros tão esteticamente superiores aos modelos da Volkswagen que anda parecendo que a marca de “baixo custo” do grupo é a VW com seus modelos sem graça, de formas simples e interiores dos anos 80.

  • Natán Barreto

    Que carro sem graça gente. Essa traseira tá um picolé de chuchu

  • R.C.B.

    Rapaz, bem mais limpo o visual, mas a semelhança com a lanterna do gol/polo é gritante..

    p mim, a cor preta acho a mais sensata, justamente por camuflar essa chapa.

  • Alvaro Mendes

    Simplesmente a Volkswagen consegue ter o pior design de todo o grupo… perde da Seat, da Skoda e claro da Audi.
    Não há desculpa para tal, principalmente no que se refere ao bom design, taí o exemplo dentro do mesmo grupo que conseguiu chegar em um resultado bem melhor.
    Que tal a Volkswagen esquecer de seus projetos para o Brasil e lançar apenas modelos Seat e Skoda aqui com seu logotipo como a Renault fez com a Dacia…

    • th!nk.t4nk

      Mas é a marca que mais vende. Por que eles iriam mudar o design, se o que eles oferecem hoje é justamente o que o consumidor quer? Caso contrário as opçoes da Seat e Skoda venderiam muito mais, e não é o que acontece.

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