Finanças Gadgets Tecnologia Trânsito

Sem smartphones, Nokia investe em carros autônomos

nokia-here

Apesar de ter vendido sua divisão de smartphones para a Microsoft por US$ 7,5 bilhões, a Nokia continua seguindo seu caminho. A companhia finlandesa agora quer apostar nos carros autônomos. Para isso, criou o projeto Here, que contempla pesquisa e desenvolvimento de um sistema para guiar veículos de forma independente do condutor nos próximos anos.

O custo do projeto é de US$ 100 milhões e virá de um fundo da Nokia. A ideia é criar um mapa digital mundial para utilização em sistemas autônomos, rivalizando assim com o Google Street View. A digitalização das vias de todo o planeta será necessária para fornecer parâmetros aos dispositivos futuros.

General Motors e Nissan já anunciaram que terão carros autônomos em 2020, enquanto o Google já dispõe de veículos que rodam sozinhos e ainda identificam pedestres, sinas de trânsito, entre outros. Outros fabricantes estão em estágios diferentes de desenvolvimento dessa tecnologia.

[Fonte: Folha/Estadão]





  • José Eduardo D’Acampora Guazzi

    Quando criarem um busão autônomo dai eu fico feliz por acabar de vez com as greves anuais dos profissionais das empresas de ônibus.

    • pablo

      Vc ta reclamando pq eles estao cobrando melhores salarios e condições de trabalho ?

    • João Cagnoni

      Nada contra os motoristas de ônibus, mas por que raios ainda existem cobradores?

      • wasdyn

        João, eu particularmente sou favorável à presença do cobrador (tendo em vista a realidade autal da minha cidade). Moro em São Paulo e alguns anos atrás estudava em São Bernardo. Eu normalmente ia de busão (intermunicipal) pra faculdade. O ônibus era estilo ônibus de viagem (não tinha banheiro, mas as poltronas eram macias, reclinavam…) e só tinha o motorista, que fazia o papel de cobrador. Quando entrava alguém que ia pagar em dinheiro (ao invés de passar o cartão de ônibus) o cara tinha que conciliar a separação do troco com o ato de dirigir (dependendo da situação o motorista fazia esse papel de cobrador com o ônibus ainda parado no ponto, mas era bem raro isso acontecer [o motorista primeiro receber o dinheiro e dar o troco para todos para só então continuar a viagem]).
        O ideal, na minha opinião, seria um esquema como, se não me engano, funciona em Curitiba – a passagem é paga ainda no ponto de ônibus, não dentro dele (na prática você paga para entrar no ponto, não para utilizar o ônibus). Se eu estiver enganado peço que alguém me corrija.

  • CharlesAle

    Quando vi a foto,pensei que a Nokia ia fazer uma espécie de google street view!!!

  • Bruno Medina

    Se eu falar que vi um carro da Nokia hoje aqui em BH igual esse da foto com a câmera em cima vocês vão acreditar? hehe
    Ele saiu do estacionamento na minha frente e logo depois a câmera foi sendo erguida.
    Apesar do adesivo da Nokia achei que era treta do Google maps…

  • Vinícius

    Acho ruins os Smathphones da Nokia, acho que se for a primeira empresa a fabricar carros anonimos vai ser considerada ainda mais uma grande empresa de tecnologia.

  • João Cagnoni
  • Paulo Eduardo

    Mas isso não era um projeto dela em parceria com a Mercedes? O carro já existe a algum tempo. Parece que só não é comercializado por problemas de legislação:

    http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/09/mercedes-benz-mostra-carro-que-anda-sozinho-em-previa-de-frankfurt.html

    Mas esse mundo tá virado mesmo. Smartphone Motorola que não é da Motorola, Nokia que não é da Nokia … Vou te contar …

  • Raul Fontana

    here maps nunca me deixou na mão, e dava pra fazer download de mapas e usar offline, google maps não é melhor pra mim.



Send this to friend